🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montagem de leds - Dúvidas

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Renato Acconcia
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Renato CA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Montagem de leds - Dúvidas

#1 Mensagem por Renato Acconcia »

Pessoal, sou analfabeto em eletrônica e comprei 4 leds de 3w para incrementar minha luminária de t5, já comprei os leds e o driver dimerizável com 52v de saída, tem um fio branco no driver marcando dim, posso deixar ele souto até comprar o arduino? qual a melhor fonte para esses leds? posso usar uma fonte de 12V e 2A ou 3A? Obrigado!! Se alguém puder me enviar ou colocar um post com esquema de montagem, agradeceria muito ....!!! []s.

Renato Acconcia
Contato:

Re: Montagem de leds - Dúvidas

#2 Mensagem por Renato Acconcia »

Pessoal, tenho uma fonte de 19v e 1,6A, posso usar essa fonte?

Renato Bazzani
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RBazzani
Curtiu: 36 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

#3 Mensagem por Renato Bazzani »

Ola Renato

Qual o modelo de seu driver para saber qual fonte vc poderá usar?
Há qual é a tensão de seus leds pois se colocar em serie isso é importante saber também.
Ex: se for de 3V ficaria 12V em serie os 4 leds. ai a fonte teria que ser 12V.

Abraço
Renato
Imagem

Renato Acconcia
Contato:

#4 Mensagem por Renato Acconcia »

Pessoal, Renato, essas são as especificações:
LDD-1000WH Driver Dimerizável, leds cree 3wCREE LED XP-E Cool White
Potência: 3w
Corrente Máx. de trabalho: 1000mA
Tensão de Trabalho (à 700 mA): 3,3 V
CCT: 5000K-8300K
Ângulo de Abrangência: 120°
Cor: Cool White
Tamanho da base: 15mm
Incluso: Base Redonda Dissipadora e 1 Emissor led já soldados.

Tiago Souza
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Tiago
Data de Nascimento: 06 Nov 1984
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Tiago Souza »

Olá Renato,

Acho que comprou o driver na CreeLed.com.br né? : http://www.creeled.com.br/fontes-driver ... /Mean-Well

A utilização dele é muito simples.

A tensão que você colocar na entrada (tem que ser tensão constante), vai sair a tensão de entrada menos 2 Volts, independente se a entrada é 5V ou se é 54V (a tensão máxima a ser colocada segundo o dadasheet).

Não sei se chegou a ver as notas que coloquei dentro do produto, mas vai aí novamente abaixo:

1) A tensão de saída do driver será menor 2 V que a tensão de entrada. Exemplo: se sua fonte possui 24V sua tensão de saída será 22V.

2) Para o funcionamento deste driver, faz-se necessário uma fonte externa de alimentação em corrente contínua com tensão máxima de 52V (ou menor).

3) A corrente máxima que o driver utilizará será de 1A. Cuidado com os leds que aguentam até 700mA, como o violetas, eles poderão ser queimados se elevados a esta corrente. Preste bem atenção se seu circuito possui leds que não aguentem 1A de corrente contínua. Mesmo assim caso queira utilizar, limite seu dimmer à 0,7A fazendo medições antes de qualquer ligação. Esta corrente também pode ser limitada pela programação do ARDUINO ou outro controlador programável.

4) Para calcular o número de leds máximo que você poderá colocar em série com esse driver, basta dividir a tensão de saída (de acordo com a fonte que você colocará) pela tensão de trabalho do led. Por exemplo: o leds XML trabalha a uma tensão de 2,9V. Caso eu coloque uma fonte na entrada do driver de 54V, terei na saida 52V (sempre a saída são 2V a menos que a entrada) e assim poderei utilizar 52/2,9 = Aproximadamente 17 leds.

5) Este driver possui o melhor rendimento do mercado, não se assuste se ele não esquentar praticamente nada e estiver geladinho :-) . Divirta-se!!!

Tomei a liberdade de olhar seu pedido icon_assobiando e você tem em mãos:

1x LED Royal Blue Actínico 3W - 450nm
1x LED Violeta / True Violet 3W - 420nm
1x Mean Well Dimerizável LDD-H
2x CREE LED XP-E Cool White

Para você montar o circuito, vai ser bem simples:
Imagem
a) Solde os leds em série, na ordem que achar interessante, sempre o positivo do anterior no negativo do próximo.
b) Conecte seu circuito à uma fonte de 12 a 14V, qualquer uma que aguente pelo menos 1A, ou seja, Potência = Voltagem x Corrente = 12W
c) Ligue a fonte aos leds.
b) Caso não for utilizar Arduino nesse momento, deixe o pino/fio do dimmer sem nenhuma fiação. Assim ele ficará sempre ON.

Um bom circuito gerador de PWM é esse: [BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=HpPufF7MVvE[/BBvideo]

Não vai gastar nem R$5,00 reais a montagem e você vai poder dimmerizar a corrente conforme for necessário e poderá utilizá-lo até tiver seu arduino pronto, apenas uma sugestão.

Veja se ficou claro, se não, não deixe de perguntar!!

Abraços,
Tiago Souza
creeledbrasil@gmail.com

Tiago Souza
Contato:

#6 Mensagem por Tiago Souza »

Renato Acconcia escreveu:Pessoal, tenho uma fonte de 19v e 1,6A, posso usar essa fonte?

Você vai poder utilizar esta fonte sim, desde que aumente mais um led, vou explicar porque:

Entrada - 19V
Saida do driver LDD = 16V
Tensão necessária em cada led = de 2,9 a 3,3V
16V/3V = 5,3 Leds
Assim se você colocar mais um led no seu circuito (total de 5 leds) você terá 3,2V em cada led, que ainda é aceitável.

A potência da sua fonte é: P=VxI = 19V x 1,6A = 30W Vai ter potência de sobra ainda!!

Grande abraço,
Tiago

Renato Acconcia
Contato:

#7 Mensagem por Renato Acconcia »

Thiago, só mais uma pergunta: já montei os leds com essa fonte, posso ligar no aquário até chegar mais um led? tenho que comprar outro led, pois aqui em Poços não tem pra commprar!!

Tiago Souza
Contato:

#8 Mensagem por Tiago Souza »

Renato Acconcia escreveu:Thiago, só mais uma pergunta: já montei os leds com essa fonte, posso ligar no aquário até chegar mais um led? tenho que comprar outro led, pois aqui em Poços não tem pra commprar!!

Bom, o led Violeta pode sofrer um pouco, devido à corrente de 1A (caso não for utilizar o dimmer agora).

O melhor mesmo seria colocar o quinto led para essa fonte ou mesmo utilizar alguma fonte de computador velha que tiver em casa de 12V.

Posso enviar pra você por carta registrada, sem problemas.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”