🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Overflow hang-on

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alcarvalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Abr 2010, 14:18
Apelido: Andre Carvalho
Localização: Campinas, SP
Contato:

Overflow hang-on

#1 Mensagem por alcarvalho »

Alguém já viu um overflow desses pra vender aqui no Brasil? Será que funciona bem?

http://www.aqueonproducts.com/products/ ... erflow.htm

Acredito que não deva ser difícil fazer um desses em casa, eu estava pensando pra colocar um sump no meu aqua que não foi projetado para tal.

Outra dúvida que eu tenho, como se dimensiona o tamanho de um sump? O meu aqua tem aproximadamente 95L, por exemplo, qual seria o tamanho do sump indicado?

Valeu

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Overflow hang-on

#2 Mensagem por Matias Gomes »

André tem um amigo que estava fabricando isso, overflow box, mas não sei se funciona bem.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Overflow hang-on

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

Se for bem projetado, funciona bem sim, usa o principio dos vasos comunicantes, é o mesmo que um overflow comum mas sem furar o vidro.

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Overflow hang-on

#4 Mensagem por Henrique_Franze »

Entaum, to com o mesmo problema, e procurando a solução, gostaria de saber principalmente dos Exeperts ai, qual o risco de um sistema de overflow deste!

Quanto ao sump, quanto maior melhor, vc tem varias vantagens em maximizar o volume de agua do aquario, inercia quimica e de temperatura, dentre outras..
Um sump apertado eh ruim para mecher nele, eu vou usar o que couber no movel, e deixar espaço para um refugio!

Grande Abraço!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Overflow hang-on

#5 Mensagem por André Fonseca »

André,

Nosso xará, o André Varella, se não me engano ajudou a fazer um Overflow-box muito bem projetado e montado, que funciona perfeitamente!!!

Logo mais ele aparece aqui...

Sobre o Sump, é como o Henrique disse: quanto maior, melhor!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Overflow hang-on

#6 Mensagem por Nilo Otaviano »

O risco é entrar ar enquanto você estiver viajando, ai o overflow para de funcionar e a bomba de recalque continua jogando agua, transborda.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Overflow hang-on

#7 Mensagem por André Fonseca »

Nilo,

Pra isso não acontecer pode-se colocar um registro de ar e manter fechado...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Overflow hang-on

#8 Mensagem por Nilo Otaviano »

Mesmo assim, quando a agua vai caindo, ao longo do tempo, costuma levar ar também, e vai acumulando até interromper o trabalho do overflow, por isso tem sempre que ficar de olho e ter uma bomba de vacuo.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Overflow hang-on

#9 Mensagem por Matias Gomes »

ou usar esse brinquedinho aqui
viewtopic.php?f=2&t=3311
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Overflow hang-on

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Não sei porque, mas ainda não consigo visualizar essas coisas de forma tranquila.

Sou mais classico (e radical ao mesmo tempo), porque não fazer dois furos, de cerca de 3/4 de polegadas, pouco abaixo do vidro ?

Se for aquários como os boyus, os acrilicos são facilmente furados (com as ferramentas corretas), se adequa uma flange e joga a água para baixo, digo dois furos, pois, risco sempre existe.

Na frente do furo, fixa um egg grate por exemplo, para não correr o risco de descer nenhum animal e pronto.

Se o fundo for de vidro, complico um pouco, pois, envolve mais riscos. rssss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Overflow hang-on

#11 Mensagem por Henrique_Franze »

É de vidro!!! é todo de vidro, menos a divisória entre o aqua e o sump =S
To quase doido da cabeça aqui!

Avatar do usuário
alcarvalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Abr 2010, 14:18
Apelido: Andre Carvalho
Localização: Campinas, SP
Contato:

Re: Overflow hang-on

#12 Mensagem por alcarvalho »

Matias,

não entendi como funciona o brinquedinho lá, só de olhar as fotos.

Henrique e Renato,

O meu é de vidro também. Por isso pensei nessa solução. Pois furar o vidro, agora que o aqua já está montado, vai ser fogo.

Eu fiquei pensando fisicamente, nesse overflow box, e acho que ele não corre o risco de entrar ar no sifão, no caso de uma queda de energia.

Se você considerar que o cano que coleta água ou do sistema durso fica acima do final do cano do sifão do display pro overflow, a água nunca vai ficar mais baixa que isso, logo o cano do sifão não vai ficar exposto ao ar.

Não há risco de drenar todo o display, também, já que o a água do display pára de cair pra dentro da caixa coletora do overflow box uma vez que o nível dela ficar abaixo do nível desta caixa, dentro do display.

Talvez colocar dois sifões para garantir, seja uma boa idéia.

Estou pensando seriamente em projetar um desses pra colocar no meu. Se eu fizer, vou postar aqui no 'Faça você mesmo'. :)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Overflow hang-on

#13 Mensagem por Matias Gomes »

alcarvalho escreveu:Não há risco de drenar todo o display,

não tem como pois ele só desce a água que cai no coletor que tem um nivel baixo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Overflow hang-on

#14 Mensagem por Fabio Alves »

...a um tempo atraz precisei fazer um overflow no sump do lago aqui de casa E PESQUISANDO NA net...


Agradeço desde ja o aoutor deste projeto, pois não lembro onde encontrei, salvei no meu desktop junto com o texto explicando, achei muito bom e que funciona, pois eu ja tenho um muito parecido, mas não tive tempo pra refazer com os respiros..

ai vai o texto e a foto:

Imagem

o Funcionamento é simples, a mangueira 01 vc puxa ar com a boca até começar vir água pela mangueira, ai vc imediatamente tanta esta mangueira sem deixar entrar ar novamente nela e vai ver que o sifão começa a funcionar...no começo é lento até sair todo o ar de dentro dos tubos, depois de alguns segundos fica normal...

a mangueira 02 é responsável em esvaziar o tubo de descida de água pro sump evitando que toda a água que esta dentro do sifão seja sugada pra dentro do sump caso acabe a energia.

Exemplo; acabou a energia, a bomba de retorno parou de jogar água pro aqua, mas o sifão ainda continua a puxar e vai esvaziar o captador e consequentemente vai puxar ar, certo? Seria isto se não tivesse a mangueira 02, que vai puxar ar antes do sifão, pois a ponta dela esta acima da entrada de água do sifão. A mangueira 02 puxando ar..desarma o sifão, mas mantem água dentro dele, do ponto que ela esta ligada até a entrada do sifão.

Com isso quando a bomba de retorno voltar vai encher o captador, o nível de água sobe, fecha a mangueira 02, a pressão na entrada do sifão aumenta, empurrando água pra dentro dele...que pelo fato de estar cheio d´agua vai começar a funcionar novamente...

obs: só começa a funcionar novamente quando o nível de água do captador ultrapassar a altura da curva do sifão aonde temos ligado a mangueira 01....


...mais uma vez agradeço e espero q o INVENTOR apareça para tirarmos outras duvidas...rss

VALEWWW

Heber
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 79
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:42
Apelido: HAM
Localização: Ina - JP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Overflow hang-on

#15 Mensagem por Heber »

so que esse aí de cima nao coleta a agua da superficie, deixando acumular aquela nata branca e feia.

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Overflow hang-on

#16 Mensagem por Alex Costa »

Eu fiz e usei um durante um tempo, seguindo os esquemas dos fórus de DIY que tem por aí....
Funcionou, mas deu pau algumas vezes...
Achei que fosse problema de execução ou de projeto e fui procurar na net...
Achei VÁRIOS relatos em sites gringos de gente dizendo que tinha tido problemas com esses overflows box "de marca" que tem por aí...
Acabei comprando um display novo furado e nunca mais uso overflow box...

Avatar do usuário
alcarvalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Abr 2010, 14:18
Apelido: Andre Carvalho
Localização: Campinas, SP
Contato:

Re: Overflow hang-on

#17 Mensagem por alcarvalho »

Alex,

interessante saber que tem gente por aqui que já usou. Você poderia nos dizer que tipo de pau que deu?

Ainda estou inclinado a fazer um desses, hehehe... cabeça dura, né. :?

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Overflow hang-on

#18 Mensagem por Andre Varella »

Alex.... já que meu Xará me citou aqui.....
Construi um com um colega... cópia de ummodelo da Reef Octopus, mas feito em vidro. Usei uma broca diamantada e uma dremell p fazer os recortes corretos. Funciona muito bem sim, e o lance do acúmulo de bolhas citado pelo colega é facilmente resolvido, utilizando-se de uma bombinha de vácuo como ele disse ou melhor... vc usa a prórpia queda da água, criando um sistema tipo venturi, que tira o ar acumulado na parte superior quando houver... fica automático.....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”