🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

camarão bailarino não está comendo aiptasias

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

camarão bailarino não está comendo aiptasias

#1 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Olá pessoal, gostaria de pedir a ajuda de vocês pois coloquei dois camarões bailarinos no aqua, com a intenção de que eles comam as aiptasias que estão começando a se espalhar pelo aqua, só que já fazem 12 dias que eles estão lá e nada deles come-las nenhumazinha por enquanto.É normal isso, além disso estou com dificudade para alimenta-los?O que poderei fazer?
Cristiano Alexandre

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#2 Mensagem por Nilo Otaviano »

Se forem pequenos (3cm>...) eles não comem mesmo, e podem ser falsos bailarinos também... As aiptasias maiores você mata com kalk e deixa as menores pra eles.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Cristiano eles são mais ativos durante a noite.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#4 Mensagem por Cristiano Alexandre »

E como faço pra saber se são falços?E pra alimenta-los, tenho apenas 2 Ocelaris, o que deixa muito pouco resto de comida pra eles e eles passam o tempo todo escondido, aqua é novo e não sei se teria outro tipo de alimento pra eles?E quanto ao kalk, eu uso bio calcio pode ser?
Cristiano Alexandre

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#5 Mensagem por Julio Monteiro »

Cristiano,
O Matias se referiu a matar as aiptasias com Kalk. Nesse caso não pode ser subtituído por Bio Calcio.

O Kalk (Kalkwasser) é apenas Hidróxido de Cálcio, que você pode comprar em lojas que vendem produtos químicos e costuma ser bem barato. Você pega uma colher de café desse pó com cerca de 100 ml de água. Coloca essa mistura em uma seringa, espeta a seringa nas aiptasias e injeta nas maledetas. Nessa operação, o ideal é desligar a circulação por alguns minutos e depois religar normalmente.

Não aplicar quantidades muito grandes pois o Kalk tem PH bem alto e pode alterar o PH do aquário.

Quanto aos bailarinos, se você conseguir postar uma foto dos seus podemos ajudá-lo a identificar.

abraço

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#6 Mensagem por Nilo Otaviano »

Faz isso que o Julio falou.

Quanto í alimentação não se preocupe, eles se viram.

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#7 Mensagem por Flávio Wyinz »

Cristiano, embora o Nilo tenha sugerido isto...

Nilo Otaviano escreveu:As aiptasias maiores você mata com kalk e deixa as menores pra eles.


Eu tive uma experiência muito ruim com injeção de kalk, pois as aptasias derretiam e seus pedações pareciam reproduzir-se no aquário, depois que comecei a fazer isso piorou tudo, uma verdadeira infestação.
Para acabar com tudo tive que comprar um Cooper Band e nunca mais tive nenhuma (já faz 3 anos).
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Lars Nilsson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Abr 2010, 12:16
Apelido: Nilsson

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#8 Mensagem por Lars Nilsson »

Oi Pessoal,

pelo que sei tem que aplicar na abertura bucal e não simplesmente injetar no bicho.

Se aplicar sobre a "boca" da pra ver as bichinhas se enchendo com a substância e logo murcham e morrem sem aparentemente soltar pedaços que proliferam.

Usei, por sugestão da loja que me oriente, AIPTISIA-X " Aptisia eliminator kit da Redc sea.

Voltaram em bem menor numero, pois acho que ja estavam no aquario qundo fiz o tratamento inicial e não dava pra ve-los.

Abraços

Nilsson

Avatar do usuário
Cristiano Alexandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 08 Fev 2010, 19:05
Apelido: Cristiano
Localização: São Bernardo do Campo, Baeta Neves
Curtiu: 1 vez

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#9 Mensagem por Cristiano Alexandre »

Valeu mesmo galera pelas orientações, vou ver se encontro o hidróxido de cálcio, pois meu aqua é pequeno, 120 litros e não dá pra ter um cooper band,e vou ver se consigotirar fotos dos camarões pois eles só ficam atrás das rochas, aí eu ís posto aqui,por enquanto valeu mesmo, abraços.
Cristiano Alexandre

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 26 Abr 2010, 17:40
Apelido: Isaac
Localização: São Paulo
Curtiu: 2 vezes

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#10 Mensagem por Isaac Poderoso »

Se eu colocar os bailarinos de 2 cm no meu aqua, as aiptacias comem eles.....rsssss, zoeira daqui 3 semanas ja coloco os meninos pra elimina-las :D:D:D:D:D

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#11 Mensagem por Flávio Wyinz »

Lars Nilsson escreveu:Pelo que sei tem que aplicar na abertura bucal e não simplesmente injetar no bicho.
Se aplicar sobre a "boca" da pra ver as bichinhas se enchendo com a substância e logo murcham e morrem sem aparentemente soltar pedaços que proliferam.

Lars, na época que tentei a aplicação fiz de várias maneiras, aplicando com agulha no corpo e/ou na boca da aptasias, sobre a boca dela, na base, etc e de todos os modos elas derretiam e proliferavam. Para dar fim mesmo foi somente com o Cooper Band.


Cristiano, vale a pena tentar, pois é o método mais barato, porém observe com cuidado se este procedimento não vai desencadear uma manifestação.

Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Lars Nilsson
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Abr 2010, 12:16
Apelido: Nilsson

Re: camarão bailarino não está comendo aiptasias

#12 Mensagem por Lars Nilsson »

Oi Flavio

Fiz a primeira aplicação faz mais de mês e só ontem fiz o segundo round e não tinha 10% do que tinha um mês atrás. Quem sabe o "remédio" que citei tem alguma formulação diferente.
No produto vem escrito pra "aplicar sobre todo o disco oral , pois deste jeito elas não conseguem soltar as planulas que são os descendentes"
Sumiram também duas aptasias bem pequenas que estavam grudadas no silicone. Espero que tenha sido os bailarinos.

Abração

Nilsson

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”