Como alguns sabem (ou não) estou ciclando um aquário marinho de 125 litros (link na minha assinatura).
Consegui um kit da Microbe-Lift (Special Blend e Nite Out II) para testar a eficácia deles.
Eles afirmam que existem bactérias vivas, de cepas especiais nas garrafas. O Special Blend é para conter bactérias anaeróbicas (para a desnitrificação, que é a conversão do nitrato em nitrogênio gasoso), e o Nite Out II bactérias aeróbicas nitrificantes (convertem amônia em nitrito e nitrito em nitrato).
Buenas, vamos às impressões.
Já sabia de ler relatos que o Special Blend tem cheiro ruim. Bem... cheiro forte tem (se enfiar o nariz na garrafa). Cheiro de estação de tratamento de esgoto, com reator anaeróbico, mais especificamente, cheiro de sulfeto de hidrogênio (lembra ovo podre).
Como eu trabalho na área (e desde pequeno visito estações de tratamento, pois meu pai é químico industrial), o cheiro não é exatamente desagradável, apenas me lembrou algumas estações de tratamento que já visitei.
Como o sulfeto de hidrogênio é um gás que sai de solução extremamente fácil, ao dosar a dose inicial (30ml para 125 litros), não notei nenhum odor no aquário (o H2S é rapidamente oxidado a sulfato).
O odor ao abrir o frasco foi um bom sinal para mim, pois conheço esse odor, residual do processo de digestão anaeróbica. Ou seja, existem (ou existiam) bactérias no frasco.
Outro bom sinal que encontrei, foi o tapete bacteriano (chamado de zooglea). Como todos que possuem aquário com filtragem biológica sabem, as bactérias não gostam de viverem sozinhas, por isso criam biopolímeros para se alojarem, ajudar a fixar nutrientes, além de isolar elas do oxigenio.
Na foto abaixo, a zooglea é visível na forma de uma marca marrom na parede do frasco:
(o líquido está mais embaixo, horizontal, a zooglea é a mancha marrom na diagonal mais acima)

Como as bactérias estão bem alojadas, para dosar o produto é necessário uma agitação BEM vigorosa, para desmanchar esse tapete e liberar as bactérias, para que quantidades com concentrações aproximadamente parecidas sejam inseridas no aquário.
Aqui o copo dosador, já com o Special Blend bem homogeneizado:

Certo, produto dosado... mas ficou a dúvida: ainda existem bactérias vivas ali dentro?
Buenas, bora tirar o pó do microscópio!
Na foto abaixo tentei fazer uma técnica chamado campo escuro, onde a iluminação é oblíqua, iluminando somente os sólidos e fazendo com que o fundo fique negro. Com uma ampliação de 100x, diversas colônias podem ser vistas (sim, bactérias são MUITO pequenas para se ver com 100x):
(a oval branca à esquerda é somente reflexo interno, ainda não tenho um microscópio adequado para fotos, daí vai na adaptação mesmo)

Ampliando para 400x, dá para se notar os detalhes de uma colônia de bactérias, inseridas na zooglea:
(as próprias bactérias ainda são pequenas demais para aparecerem na foto, mas felizmente já dá para notar o movimento desorganizado de MILHÕES de organismos!)

Ao vivo é algo parecido com o vídeo abaixo, mas não tão intenso (essas do vídeo são bactérias diferentes, só postei como forma de exemplificação)
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=M5YEu4qD13I[/BBvideo]
Infelizmente minha objetiva de 1000x está irremediavelmente riscada (microscópio já tem 30 anos!) e não consegui nem foto nem vídeos, infelizmente.
Hoje os parâmetros do reef eram o seguinte:
Temperatura 26°C +- 0,5°C
Amônia 2ppm
Nitrito 0,1ppm
Nitrato indetectável
Vou dar até amanhã para elas se "ambientarem bem, antes de entrar com as bactérias nitrificantes do Nite Out II.
Pretendo fazer testes de desnitrificação, usando uma pequena dose do Special Blend, em água doce e nitrato suficiente para chegar a 20ppm.
O mesmo teste será feito com o Nite Out II, mas com hidróxido de amônia, para ver o potencial de nitrificação!
Esses testes serão iniciados domingo.
Continuem ligados!
Abraço