Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Converti minha luminária Boyu PLB em Leds.
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: mafnet
- Data de Nascimento: 28 Ago 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 15 vezes
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Converti minha luminária Boyu PLB em Leds.
Bom dia a todos, gostaria de passar aqui minha experiencia de fazer minha luminária Boyu de lampadas PLB se transformar em luminária de LED, com direito até a mudanças de tonalidades das cores.
Em princípio pensava em comprar uma, mas os valores elevados me desamimavam, aí coloquei minha experiencia antiga e já quase esquecida em eletrônica em ação e após algumas pesquisas e leituras de posts aqui mesmo do fórum e de outras fontes resolvi fazer eu mesmo.
É claro que é só um início e da para melhorar e automatizar as fazes das cores da iluminação.
Vou tentar aqui passar o que eu fiz.
Primeiro andei bastante atras dos Leds na Santa Efigênia aqui em São Paulo, foi difícil, mas já existem lojas vendendo vários tipos de LEDs. O preço ainda é salgado, mas pechinchando consegui bons descontos.
Utilizei neste projeto a seguinte lista de materiais.
20 Power Leds de 3w Cool White
10 Power Leds de 3w Royal Blue
30 Bases dissipadoras estrela para os Leds
30 Resistores de 2.2 Ohms 2W
2 dissipadores de calor
1 Folha de adesivo dupla face termico
1 Cooler grande 12V
1 Fonte chaveada de computador, onde utilizei a alimentação de 5V para os leds e de 12V para o cooler
Muito fio e solda para interligar tudo isso.
Com muito cuidado e capricho montei a primeira calha e o resultado foi este.
Depois fiz a segunda, idêntica a esta. Deu um trabalho, mas o resultado final de acabamento me agradou.
Daí a segunda etapa. Desmontar a luminária para acoplar estas duas peças de leds e fazer as interligações. Aí vieram algumas surpresas boas e também ruins. Mas vamos lá vou contá-las.
As boas se deram por conta da fixação dos dissipadores nas próprias ranhuras internas da calha da luminária, que eu nem sabia que existia e já estava me preparando para alguns furos e muitos parafusos. E de maneira geral tudo ficou muito bem encaixado e preso, sem gambiarras. e ficou mais ou menos assim.
Depois coloquei o cooler, as proteções laterais e instalei uma chave a mais, sendo esta de 3 posições para que eu pudesse alterar o conjunto de cores que os leds irão trabalhar.
E depois de tudo isso quando coloquei para testar veio uma notícia ruim. Alguns dos fios que usei não tinham a bitola suficiente para aguentar o circuito todo e esquentaram bastante. Mas nada que me desmotivasse. Alterei a bitola dos fios e daí para frente tudo deu certo. Então, ao que estão pensando em montar sua própria calha cuidado especial com isso, pois chega a ser até perigoso, além de limitar a corrente dos leds.
Vou colocar agora algumas imagens de como ficou o resultado final.
Como era.
E agora como ficou.
Os resultados me agradaram. Agora vamos ver se agrada aos corais. rsrsrs
O valor total do material usado no projeto ficou mais ou menos em R$ 300,00, pois não comprei a fonte. Usei uma de computador que atendia tanto na potencia quanto na amperagem.
Bom foi mais ou menos isso. Levei um final de semana para fazer tudo isso.
T+
Em princípio pensava em comprar uma, mas os valores elevados me desamimavam, aí coloquei minha experiencia antiga e já quase esquecida em eletrônica em ação e após algumas pesquisas e leituras de posts aqui mesmo do fórum e de outras fontes resolvi fazer eu mesmo.
É claro que é só um início e da para melhorar e automatizar as fazes das cores da iluminação.
Vou tentar aqui passar o que eu fiz.
Primeiro andei bastante atras dos Leds na Santa Efigênia aqui em São Paulo, foi difícil, mas já existem lojas vendendo vários tipos de LEDs. O preço ainda é salgado, mas pechinchando consegui bons descontos.
Utilizei neste projeto a seguinte lista de materiais.
20 Power Leds de 3w Cool White
10 Power Leds de 3w Royal Blue
30 Bases dissipadoras estrela para os Leds
30 Resistores de 2.2 Ohms 2W
2 dissipadores de calor
1 Folha de adesivo dupla face termico
1 Cooler grande 12V
1 Fonte chaveada de computador, onde utilizei a alimentação de 5V para os leds e de 12V para o cooler
Muito fio e solda para interligar tudo isso.
Com muito cuidado e capricho montei a primeira calha e o resultado foi este.
Depois fiz a segunda, idêntica a esta. Deu um trabalho, mas o resultado final de acabamento me agradou.
Daí a segunda etapa. Desmontar a luminária para acoplar estas duas peças de leds e fazer as interligações. Aí vieram algumas surpresas boas e também ruins. Mas vamos lá vou contá-las.
As boas se deram por conta da fixação dos dissipadores nas próprias ranhuras internas da calha da luminária, que eu nem sabia que existia e já estava me preparando para alguns furos e muitos parafusos. E de maneira geral tudo ficou muito bem encaixado e preso, sem gambiarras. e ficou mais ou menos assim.
Depois coloquei o cooler, as proteções laterais e instalei uma chave a mais, sendo esta de 3 posições para que eu pudesse alterar o conjunto de cores que os leds irão trabalhar.
E depois de tudo isso quando coloquei para testar veio uma notícia ruim. Alguns dos fios que usei não tinham a bitola suficiente para aguentar o circuito todo e esquentaram bastante. Mas nada que me desmotivasse. Alterei a bitola dos fios e daí para frente tudo deu certo. Então, ao que estão pensando em montar sua própria calha cuidado especial com isso, pois chega a ser até perigoso, além de limitar a corrente dos leds.
Vou colocar agora algumas imagens de como ficou o resultado final.
Como era.
E agora como ficou.
Os resultados me agradaram. Agora vamos ver se agrada aos corais. rsrsrs
O valor total do material usado no projeto ficou mais ou menos em R$ 300,00, pois não comprei a fonte. Usei uma de computador que atendia tanto na potencia quanto na amperagem.
Bom foi mais ou menos isso. Levei um final de semana para fazer tudo isso.
T+
-
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Nao tenho
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 23 vezes
-
Re: Converti minha luminária Boyu PLB em Leds.
Marco Ferro escreveu:Ficou muito bem feito, parabens!
Obrigado..
- Eduardo Arcos
- Apelido: Du Skywalker
- Data de Nascimento: 03 Jul 1982
- Curtiu: 1 vez
Parabéns Marcelo, ficou SHOOOOOOWWWWWW......
Excepcional, muito legal mesmo, notei que ficou muito mais viva as cores de seus peixes, o aquário ficou muito bem iluminado.
Parabéns mais uma vez.
Excepcional, muito legal mesmo, notei que ficou muito mais viva as cores de seus peixes, o aquário ficou muito bem iluminado.
Parabéns mais uma vez.
Reef Skywalker - Boyu HS62: viewtopic.php?f=99&t=24780
-
Eduardo Arcos escreveu:Parabéns Marcelo, ficou SHOOOOOOWWWWWW......
Parabéns mais uma vez.
Valeu Eduardo!! Tentei fazer de um jeito bem clean! Acho que consegui rrsrsrsrs!!!
Obrigado pelos conselhos sobre a intensidade dos LEDS!!
-
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: JonasMM
- Data de Nascimento: 13 Set 1981
Marcelo,
Parabens pela luminaria, gostaria de uma ajuda, estou montando um reef praticamente com o mesmo tamanho e gostaria de saber a evolução dos seus corais com a quantidade de leds que colocou.
Fico no aguardo e abs,
Parabens pela luminaria, gostaria de uma ajuda, estou montando um reef praticamente com o mesmo tamanho e gostaria de saber a evolução dos seus corais com a quantidade de leds que colocou.
Fico no aguardo e abs,
-
- Apelido: Wilson Jr
- Data de Nascimento: 30 Nov 1987
- Recebeu Curtir: 1 vez
Ficou muito massa Marcelo =D
Só uma dúvida, qual bitola de fio vc usou antes que esquentou? E qual usou depois?
Vlw... o/
Só uma dúvida, qual bitola de fio vc usou antes que esquentou? E qual usou depois?
Vlw... o/
-
- Apelido: Thomas
- Data de Nascimento: 17 Mai 1986
- País: BR
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
parabéns, ficou 100%!
verificou se na creeled o preco n eh melhor? pelo menos, mesmo com o frete, fica mais barato q aqui na cidade..
Royal blue dá um tom massa nos corais.. a moreia banana q tenho ficou rosa, kkkkk..
atualmente uso 12 white 8 blue 6 cyano e 4 violeta, ficou balanceado, e os corais agradecem..
verificou se na creeled o preco n eh melhor? pelo menos, mesmo com o frete, fica mais barato q aqui na cidade..
Royal blue dá um tom massa nos corais.. a moreia banana q tenho ficou rosa, kkkkk..
atualmente uso 12 white 8 blue 6 cyano e 4 violeta, ficou balanceado, e os corais agradecem..
-
jonasmm escreveu:Marcelo,
Fico no aguardo e abs,
Bom dia, com, os leds os corais cresceram bem mais e suas cores ficaram bem bonitas. Porém agora estou comprando leds de 10W 20000k que já deve estar chegando para trocar estes. Quero deixar um pouco mais forte a iluminação. Também fiz uma b****a. Colei umas lentes e ficou ruim, na hora de remover estraguei vários leds. Mas é isso, vivendo e aprendendo.....
-
Wilson Jr escreveu:Ficou muito massa Marcelo =D
Vlw... o/
Tinha colocado fio de 1mm paralelo e depois troquei por de 2mm. Lembrando que na ligação que fiz (paralela) vai um par de fios e resistor para cada led.
-
Tinha colocado fio de 1mm paralelo e depois troquei por de 2mm. Lembrando que na ligação que fiz (paralela) vai um par de fios e resistor para cada led.[/quote]
Entendi... =D
No meu caso vou usar os drivers e não vou precisar de resistor... talvez assim não esquente... =D
Entendi... =D
No meu caso vou usar os drivers e não vou precisar de resistor... talvez assim não esquente... =D
-
Wilson Jr escreveu:Tinha colocado fio de 1mm paralelo e depois troquei por de 2mm. Lembrando que na ligação que fiz (paralela) vai um par de fios e resistor para cada led.
Entendi... =D
No meu caso vou usar os drivers e não vou precisar de resistor... talvez assim não esquente... =D[/quote]
Sim, com o driver a montagem é mais simples. Usei resistores pq achei os drivers caros!! rsrsrs
-
Eu comprei os meus da china (ainda não chegaram lol)
Paguei R$125 em 20 leds de 3w (10 brancos e 10 azuis), 20 lentes de 80º e 2 drivers dimerizaveis de 36w cada. =D
Paguei R$125 em 20 leds de 3w (10 brancos e 10 azuis), 20 lentes de 80º e 2 drivers dimerizaveis de 36w cada. =D
-
Wilson Jr escreveu:Eu comprei os meus da china (ainda não chegaram lol)
Comprei meus leds de 10W lá tbm. Estou esperando chegar....
- alysson watanabe
- Apelido: Alysson
Pretendo fazer o mesmo com uma luminária boyu T5 de 60 cm.
Vou usar em um plantado lowtech.
Estou aguardando chegar os seguintes itens.
1 driver JGF 50W dimmerizável.
8 leds cree xp-e cool whiter
5 leds cree xp-e royal blue
3 leds cree xp-e red
16 lentes 90º
Pretendo fazer dessa forma.
Vamos ver como vai ficar.
Vou tenta colar os leds diretamente nas barras de alumínio que sustentam as T5, caso esquente muito tentarei adaptar dissipadores.
assim que tiver tudo em mãos posto o projeto.
Vou usar em um plantado lowtech.
Estou aguardando chegar os seguintes itens.
1 driver JGF 50W dimmerizável.
8 leds cree xp-e cool whiter
5 leds cree xp-e royal blue
3 leds cree xp-e red
16 lentes 90º
Pretendo fazer dessa forma.
Vamos ver como vai ficar.
Vou tenta colar os leds diretamente nas barras de alumínio que sustentam as T5, caso esquente muito tentarei adaptar dissipadores.
assim que tiver tudo em mãos posto o projeto.
Editado pela última vez por alysson watanabe em 26 Mai 2014, 00:14, em um total de 1 vez.
- alysson watanabe
- Apelido: Alysson
- Luiz Paulo Di Gesu
- Apelido: Neneco
- Data de Nascimento: 18 Jul 1980
- Recebeu Curtir: 5 vezes
coloca ai o link de onde compraram os materiais da china!!!
-