🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas sobre LEDs

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Andre Duarte
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Andre_Duarte
Data de Nascimento: 07 Jan 1976
País: BR
Curtiu: 1 vez

Dúvidas sobre LEDs

#1 Mensagem por Andre Duarte »

Boa noite amigos.
Estou planejando montar minha luminária de LEDs, mas paira uma dúvida: de quantos LEDs eu preciso para iluminar bem o meu reef?

Hoje, tenho apenas corais moles e o primeiro trumpet que tenho buscado manter bem, a pesar das lâmpadas T5 não mostrarem um bom desempenho para esse tipo de corais, no meu caso. Talvez pela altura, ou outro fator que ainda estou pesquisando e buscando acertar.

Como meu aquário é relativamente alto (60cm de altura), acredito que com lâmpadas de led, vou ter um a iluminação mais adequada e com um consumo menor de energia, a que hoje, estou usando 8 lâmpadas de 54w.
As medidas gerais do aquário são: 130cm (c) x 60cm (a) x 50cm (l). Pretendo colocar , logo que possível alguns SPS e outros LPS como frogs e hammers.

Algum dos amigos pode me dar umas dicas?

Abrs
André Duarte

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Dúvidas sobre LEDs

#2 Mensagem por alex braga »

Andre de principio eu ja aconselho, esqueça economia de energia, leds nao são milagrosos e a eficiencia de uma lampada t5 nao é muito menor que a do led, principalmente se não forem bons leds, se vc usa hj 425 watts de t5 vai precisar de pelo o menos 350watts de led para ter a mesma qualidade de iluminação, a melhoria ai se dara pelo uso de lentes que te darao maior par no fundo do aqua, outra coisa, 60 cm nao é muita coisa para t5 deveria estar indo tudo muito bem por ai, a luminaria fica muito alta em relação a lamina dagua??
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Andre Duarte
Apelido: Andre_Duarte
Data de Nascimento: 07 Jan 1976
Curtiu: 1 vez

#3 Mensagem por Andre Duarte »

Oi Alex,
na verdade não.
As lampadas são presas na tampa do aquário, e por questões de limite de espaço na época em que mandei fazer o aquário, acabei por fazê-la baixa. A distancia é de 15cm entre as lampadas e a lâmina d'água. Hoje, os corais até têm crescido bastante aqui no aquário e pela primeira vez em 8 meses estou conseguindo manter um trumpet bicolor com boas condições, a pesar de ainda não totalmente aberto. A melhora tem sido gradual, até porque estou conseguindo manter a água com parâmetros muito bons.
O interesse na luminaria de LED era mesmo mais pela economia de energia que é tão louvada por aí. Mas pelo que você está me dizendo eu estaria praticamente trocando 6 por meia-duzia, certo?
Sem contar que seria todo um investimento novo, que ficaria, na melhor das hipóteses em torno dos R$600,00 ou mais. Talvez o problema aqui seria a quantidade de PARs e não necessariamente a quantidade de luz no aquario. Você acredita que o uso de canaletas ou outra solução parecida poderia me ajudar?
André Duarte

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#4 Mensagem por alex braga »

andre tem refletores para t5 tipo canaleta que melhoram muito o aproveitamento da lampada, essas 8 t5 deveriam estar fazendo um "sol" ai no seu aqua. elas nao tem nada em cima para refletir a luz?. trocar t5 por leds tem varios beneficios a economia de energia nao e uma delas mas vc tem ganho de par. controle sobre o equilibrio entre branco e azul e nao tem o custo de trocar todo ano o que acaba no fim das contas tornando o led mais barato que a t5

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Recebeu Curtir: 59 vezes

#5 Mensagem por Daniel San »

O que é ótimo na iluminação de LED é que eles não esquentam a água como as T5.

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#6 Mensagem por alex braga »

por acao direta da luz nenhuma das 2 esquenta a agua. diferentemente das hqi. o que pode acontecer. no caso de se usar tampa no aqua e a temperatura das lampadas ou do dissipador influenciar na temp do aqua

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”