Há exatos 6 anos desmontei meu Nano que já estava a 2 anos comigo, desmontei porque tinha nascido minha segunda filha e estava meio complicado $$$ mantê-lo com a atenção merecida.

Este Nano tinha 0,50 X 0,50 X 0,60 com sump traseiro e era um terceiro filho!
Passados estes 6 anos, comecei a planejar meu segundo Reef, mas, desta vez um pouco maior.
O Aquário cresceu um pouquinho e agora tem 1,00 X 0,40 X 0,50 com sump de 0,70 X 0,30 X 0,40.
Tocado por:
Luminária: Boyu com 4 Pl´s de 36w (intenção é substituir por uma luminária em Led);
Resfriamento: 4 Ventoinhas de 12X12, ligadas a um sensor da Fullgauge TIC 17C, onde mantenho a tenperatura entre 26,8 e 27,1 (Acho q até Julho de 2014 compro o chiller);
Recalque: Resun de 3000 l/h (ajuda bastante na circulação - monstrinha pra este tamanho de Reef);
Skimmer: NY 600 Cônico (muito bom, tira muita sujeira, porém ele é tocado por uma SB 2000 com impeler modificado e por isso sempre q há falta de energia ou é desligado tem uma manhã para poder voltar a funcionar normalmente as vezes ele volta sozinho mas isso não é sempre

Circulação: Hoje tem uma Sum Sum 3000 l/h, mas como ainda não modifiquei o retorno está um pouco bagunçado a circulação. Colocarei a volta por dois furos que mandei fazer na trava;
Biologia: tenho 2 litros de cerâmica no sump + algumas rochas vivas;
Foto Período: das 15:30h às 23h - 7:30 horas de iluminação
Reposição de água doce: Uso um sensor da Icos
Ainda não terminei minha montagem, está faltando:
Quadro elétrico;
Fechar o móvel (apenas depois de comprar o chiller);
Tampa (só depois da Luminária em Led);
Aumentar o cano da descida da água;
Um shark Bag ou algo parecido, hoje uso perlon;
Circulação: Saída do recalque.
Até o dia 22.01.2014 tinha:
Animais - Astreas, paguros, mini paguros, Nudibranquio e um Ocelaris;
Corais - GSP, Ducan, Xênia, alguns Zoantos, Mush Green Tonga e um Leather Log Tentáculo.
Hoje dia 10.02.2014 além dos citados acima tem:
Animais: outro ocelaris (sendo Black) e uma anêmona BBT anã;
Corais: Dois Hammers Solomom um com 2 bocas e outro com 6 bocas, Cloves Japônico, Zoantos Watermelom, Leather Finger Green (este chegou quase morto - problema na transportadora), Leather Devils Hand (ainda se acostumando)
Vamos ao que interessa:
Dia de pegar o aquário em Barbosa (muito bom por sinal) 17/10/2013:

Dia da Montagem 30/11/2013 (Halimeda, Rochas e água todas coletadas em uma praia e em menos de 3 horas já estava no Reef):

Terceiro dia após montado água totalmente cristalina:

Observem que estava com pouca RV, isso foi um erro meu! Deveria ter posto logo todas as RV´s que ocupariam a parte interna do Reef. Coloquei mais RV´s uns 30 dias depois e aí eu já estava com os parâmetros todos ótimos para começar a introduzir os animais e este erro fez com que aumentasse toda a carga orgânica em meu Reef. Levando mais uns 12 dias para normalizar.
Skimmer Novo e ainda sem tirar nada de sujeira 01/12/2013:

Primeiras microvidas do Reef 11/12/2013:

O Skimmer já fazendo seu papel 08/01/2014:

bservem que estou usando Perlon na descida da água como falei acima.
A Astrea fazendo sua devida função no Reef 16/01/2014:

Resfriamento hoje feito por Ventoinhas 4 de 12X12 - 21/01/2014:

GSP (Green Star Polipo) - comprado a Lucas Cabral 21/01/2014:

Leather Umbrela Long Tentáculo - Comprado a Ciro da Vida Marinha 21/01/2014:

Ducan - Comprado a Lucas Cabral 21/01/2014:

Colônia de Sunset - Comprado a Luzitânio:

Nudibrânquio - Coletado 21/01/2014:

Zoantos Nacional - Coletado 12/01/2014

Uma geral do dia 22/01/2014

Ducan, Zoa Watermelom, Cloves Japônico e Hammer dia 09.02.2014

Leather Devils Hand 09.02.2014

Com pouco mais de um mês no reef o Black já em simbiose com a bbt anã!
O leather finger Green que estou recuperando está dentro deste pote aí do lado.

Não consegui identificar que tipo de alga é esta, nasceu aí mesmo (vou matê-la controlada)

Nasceu dentro do Reef, acho q nas Rv´s já veio o ovinho tem dois deste do tamanho de uma moeda de 1 centavo, minhas filhas adoram eles!!

Adoro este Zoantos

Olha o safado que estava em uma colônia de zoantos

Abraços
Comentários, sugestões, críticas, alertas, etc.. São sempre bem vindos!!!