🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas de Iniciante

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
guilherme iori
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2010, 03:45
Apelido: Guii
Localização: Maringá - PR

Dúvidas de Iniciante

#1 Mensagem por guilherme iori »

Olá Boa Noite.

Bom sou novo aqui no fórum e no mundo do aquário salgado e tenho muitas dúvidas.
Tenho em mente ano que vem ou no final desse ano montar um nano reff de 60l
50x30x40 e sump traseiro 50x10x40, corais pretendo ter corais moles como zoanthideos e mush E xenia.
Mas tenho muitas dúvidas.
Qual iluminação usar? Quantos watts?
Skimmer qual?
Circulação?
Substrato?
Rochas vivas, quantos quilos?
Quanto aos peixes queria colocar 1 casal de ocellaris, eles caberiam nesse aquário?
E os corais quero ter esses:
-Sun coral
-Xênia Pom Pom
-Yellow Polyps
-zoanthideos
-Ricordea
Uma anemona Bubble(acho que é assim que escreve) Caberia nesse aquário?
Precisa de algum suplemento para esses corais, alimentar como é o caso
Do sun coral e da anemona?
Quando devo usar Kallker (não sei se é assim que escreve), Vodka?
Bom é só isso, e me de dicas de produtos mais baratos, corais e etc, pois ter 14 anos é meio difícil Arrumar grana alta.

Espero respostas!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas de Iniciante

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Guilherme, parabéns pela decisão de montar um reef, isso é tão bom que não vai querer largar mais. rsss


Quanto as perguntas, pesquise muito, pelo forum afora, e vai encontrar grande parte das respostas, a vantagem de um fórum, é que voce vai contar com a opinião de vários aquaristas que passaram ou se adequaram em situações semelhantes.



Qual iluminação usar? Quantos watts?

Bem, se a inteção é os moles e alguns LPS, pode ser lampadas PL ou T5, dependendo do comprimento do aquário, algo em torno de duas PL de 36 watts por exemplo, ou mesmo 5 T5 de 24 Watts (assim fica bem forte).


Skimmer qual?

Para essa litragem, existe algumas opções da boyu e outras marcas chinesas, que geralmente dão conta do recado, observe bem o espaço que ele ocupa, já que espaço é o fator limitador nessa montagem.


Circulação?

Um recalque (do sexto vidro para o display) dividido em duas saidas, pode gerar toda movimentação necessária, ainda mais para softs e LPS que geralmente não são tão exigentes quanto a circulação, mas, pode também colocar uma bomba tipo stream no display (koralia nano por exemplo).


Substrato?

A escolha, vai do gosto, granulometrias menores permitem que a altura não seja tão grande, eu iria de aragonita 1, coisa de 6~8 cms de altura.

Rochas vivas, quantos quilos?

A questão é como montar as rochas dentro do display, em geral, quatro ou cinco rochas de pequena para média, voce consegue compor uma boa "paisagem".


Quanto aos peixes queria colocar 1 casal de ocellaris, eles caberiam nesse aquário?

Sim, um casal de palhaços, junto com um goby por exemplo e mais um peixe pequeno.
Ou, o casal de palhaços e um peixe anjo anão (centropigue) vai bem também.


Uma anemona Bubble(acho que é assim que escreve) Caberia nesse aquário?

Sim, cabe, com a atenção apenas de coloca-la em um lugar com boa claridade, sem sombra.


Precisa de algum suplemento para esses corais, alimentar como é o caso
Do sun coral e da anemona?

Para os corais, a manutenção dos nives de calcio e Reserva Alcalina dentro do ideal, é suficiente para o desenvolvimentos deles, no caso do suncoral e da anemona, a alimentação é necessária e precisa ser regular (1 x por semana por exemplo) para nanos, não indico o sun coral, pois, ao alimenta-los, colocamos muitos nutrientes na água, e isso pode dificultar a manutenção do nitrato do aquário.


Quando devo usar Kallker (não sei se é assim que escreve), Vodka?

Kalkwasser (hidróxido de cálcio) é usado para repor os níveis de cálcio, na água do mar, encontramos como ideal entre 400 e 450 ppm de cálcio, no aquário, as TPAs e o substrato vai ajudar a manter um bom nível, conforme os corais que possuem esqueleto (LPS e SPS) crescem, eles consomem o calcio do sistema e, quando o calcio começar a baixar, voce vai precisar repo-lo usando ou o kalkwasser ou bio calcio, mas isso, com base na evolução dos parametros.

A Vodka, usamos para reduzir os indices de nitratos e fosfatos do aquário, uma meta é sempre zerar esses dois elementos, a vodka vai servir de alimentos para um grupo de bactérias que, vão sintetizar esse nitrato e fosfato, ajudando o sistema a consumi-lo, mas isso, é caso sejá necessário mesmo, após a ciclagem, uma boa TPA vai dar inicio a colocar animais no aquario, nesse momento, começamos a acompanhar o nitrato, se ele começar a subir, diversas medidas podem ser tomadas (e devem) como reduzir a quantidade de alimentos, melhorar skimmer entre outras, a vodka surge também como uma opção.



Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

guilherme iori
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2010, 03:45
Apelido: Guii
Localização: Maringá - PR

Re: Dúvidas de Iniciante

#3 Mensagem por guilherme iori »

Valeu pelas repostas, já respondeu metade de minha dúvidas. 8-)

A iluminação eu posso usar aquelas que são metade branca e metade azul? Ou outras Pode me falar qual seria melhor?

E o skimmer qual você acha melhor? Boyu vi uns comentarios que é fraquinho, ou era apenas comentarios?

Se eu usar uma sb2000 no recalque, terei que usar mais alguma na circulação ou a sb ja da conta?

O substrato poderia usar aragonita e Halimeda uns 5kg de cada daria?

E o sun coral vi em um fórum o cara retirava ele do aquario para alimenta-lo poderia fazer isso também?

As rochas colocarei uns 5kg a 8kg, você sabe me informar o preço da RV's

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas de Iniciante

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Guilherme

A iluminação eu posso usar aquelas que são metade branca e metade azul? Ou outras Pode me falar qual seria melhor?

Pode até pode, mas, tudo vai depender dos corais que vai pretender ter, esse tipo de lampada são aceitaveis para corais tipo Soft (moles) e alguns LPS, então, dependendo da escolha dos animais, pode ser pouco.


E o skimmer qual você acha melhor? Boyu vi uns comentarios que é fraquinho, ou era apenas comentarios?

É complicado dizer sobre eficiencia de skimmer, existe modelos melhores e mais caros, porém, um boyu para 400 litros vai ser excelente em um aquário de 50, mas existe melhores opções sim, tunze e weipro por exemplo, possui modelos Hang on (de pindurar no vidro) que são bem legais.


Se eu usar uma sb2000 no recalque, terei que usar mais alguma na circulação ou a sb ja da conta?

Se dividir a entrada dela de forma a movimentar a superficie da água (gerando oxigenção/troca gasosa) e outra movimento o meio e a parte de baixo do reef, sim, pode ser feito com uma SB 2000 todo o serviço.


O substrato poderia usar aragonita e Halimeda uns 5kg de cada daria?

Misturar substratos, por mais que no começo fiquem separados, depois, mistura tudo, como a quantidade é pouca e, para não perder muito espaço no display, a altura não vai ser tão alta, optaria por um substrato com mais área para fixação de bactérias, usaria somente aragonita mesmo. Mas, é só uma opinião.


E o sun coral vi em um fórum o cara retirava ele do aquario para alimenta-lo poderia fazer isso também?

Pode, mas deve dar uma mão de obra rsss



As rochas colocarei uns 5kg a 8kg, você sabe me informar o preço da RV's

Dificil dizer, pois cada região ou época, tem um preço diferente, acompanhe nos tópicos dos classificados, desmontes costuma ter bons preços.


Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”