🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Nanda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Jun 2010, 23:56
Apelido: nandaguimaraesss
Cidade: Recife
País: Brasil

MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#1 Mensagem por Nanda »

Gente, por favor me ajudem!!!!!!!
Estou fazendo um projeto de movel de aquario marinho pra minha casa, fui na loja que vai monta-lo hoje e me disseram que para meu aquario - que sera de 1,50 de comprimento, 55 de altura (- 7 cm de cascalho e - 3 encima = 45 parte visivel) e 40 de profundidade - eh necessario 15 cm de DISTANCIA ENTRE A AGUA E AS LUZES. So que se eu botar uma tampa de 15 CM no movel que estou projetando vai ficar desproporcional demais. Ele disse que os ventiladores tem 12 cmX 12cm e alem disso ele n pode aproximar mt as luzes da agua.
Pesquisei mt na internet sobre distancia da agua as luzes, mas n tem mt informacao. Entao achei este site.
Na verdade minhas duvidas sao:

EXISTE ALGUM TIPO DE ILUMINACAO SUPER MODERNA QUE POSSA FICAR BEM PROXIMA DA AGUA??

QUAL O MENOR TAMANHO DE VENTILADORES QUE EXISTEM NO MERCADO ATUALMENTE PARA RESFRIAR UM AQUARIO DE 1,50Lx55AX40P ????

POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBS.: MEU AQUARIO SO TERA PEIXES!!!!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Para a tampa ser mais baixa, voce pode usar luminária com lampadas T5, ou mesmo LED, as T5 já são acessiveis, os LEDS ainda em fase experimental, mas tem muita gente elogiando.


Os ventiladores no display, servem para auxiliar o sistema de refrigeração (chiller) ou mesmo para resolver tudo, voce pode coloca-los no sump, assim, não interfere na tampa, existe modelos de 10 cms, mas teria que ser uma boa fileira deles no display.


Boa sorte
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Nanda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Jun 2010, 23:56
Apelido: nandaguimaraesss
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#3 Mensagem por Nanda »

Renato,
para usar as T5, qual seria a distancia minima delas ate a agua?

Eu nao vou ter SUMP, vou usar um equipamento que fica do lado do aquario e faz o trabalho do SUMP. Vc comc erteza sabe qual eh!!!

=)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#4 Mensagem por Renato Vidal »

na luminaria para T5, geralmente tem uma proteção após as lampadas (acrilico), voce pode coloca-las a partir de 5 cms da água, desde que, a água não respingue nos componentes elétricos.

O único problema, é que vai acumular sal na proteção de acrilico das lampadas, vai dar uma certa mão de obra para limpa-las (acredito que quinzenalmente).




Quanto ao sump, verifique bem, postando qual o equipamento e pedindo sugestões, pois, o sump foi feito para facilitar nossa vida e deixar o menor número de equipamentos a mostra.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Nanda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Jun 2010, 23:56
Apelido: nandaguimaraesss
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#5 Mensagem por Nanda »

Renato,
ele disse que as luzes n podem ficar mt proximas a agua pois eles esquentam mt a agua.

Qual o menor ventilador (que n seja fraco, pois o aquario eh grande) que vc conhece? Pois eles terao que ficar instalados na tampa, proximos as luzes, ai n adianta eu poder fazer as tampas pequenas, por causa das luzes e nao poder fazer pq nao caberia os ventiladores..

Ele vai usar um skimmer, que ficara do lado de fora do aquario fazendo o tratamento da agua que o SUMP faria.

Ele disse que este skimmer custa em torno de 600 a mil reais, eh a unica referencia que tenho dele. Nao sei mais de nada. Vc conhece???

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Quanto a luminaria, usando lampadas tubulares (T5), se ele colocar ventoinhas dessas de computador mesmo (pequenas) na luminaria, intercalando, uma jogando ar para as lampadas e outra fazendo a exaustão desse ar quente, é suficiente sim, ou então, outra opção, seria, caso o vidro não esteja pronto, baixar um pouco a altura do aquário, para 45 cms por exemplo, se for ficar embutido na parede, voce faz uma moldura de madeira e cobre essa diferença, e por dentro, a luminaria ganha mais espaço, a luminaria em si, para as T5 é bem estreita.

Quanto aos ventiladores, voce pode colocar por exemplo, em uma das laterais, uma linha deles, soprando o ar para a linha d'agua, e do outro lado, outra linha retirando o ar e forçando que ele seja renovado.


Observe nessa imagem do reef do Matias.

Imagem



Para o skimmer funcionar, ou ele esta em uma repartição com água, ou é do tipo que trabalha fora do sump, esses geralmente são mais caros.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Nanda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Jun 2010, 23:56
Apelido: nandaguimaraesss
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#7 Mensagem por Nanda »

Renato, era exatamente desta forma do aquario do Matias que eu estava pensando em fazer. Mas eh desta forma que eu precisaria de no minimo 12 cm, pq eh o tamanho da ventilador...

Estes ventiladores de computador que vc diz que sao menores, tem qual tamanho??? Sera que eles ventilam bem mesmo??? Pq o aquario vai ter 1,50...
Entao eu posso usar as T5 ate 5 cm de distancia da agua? Ou tem que ser mais distante????

Obg pela ajuda!!!

Nanda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Jun 2010, 23:56
Apelido: nandaguimaraesss
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#8 Mensagem por Nanda »

Renato,
seu eu quisesse usar esta ventuinha que achei aqui no site, http://loja.nautilusaquarios.com.br/loj ... ind__tunze quantas eu precisaria?? Sera q ainda necessitaria chiller?

Nanda
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Jun 2010, 23:56
Apelido: nandaguimaraesss
Cidade: Recife
País: Brasil

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#9 Mensagem por Nanda »

Renato,
quais os modelos que vc disse de ventiladores que tem 10cm???
Vc conhece menores que 10??

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Ja vi ventoinhas de 10 até 20 cms. Pesquise no google, acho que são de lojas de equipamentos eletronicos.



Dessas da Tunze, acredito que dois conjunto de cada lado, mais uns tres conjuntos pelo fundo do aquário seja suficiente.



Quanto ao calor, outras variaveis são importantes, quantidade de bombas (e qualidade delas), o local onde o reef vai ficar tem que ser bem ventilado, e por ai afora.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: MODERNIDADE nas luzes de aquario marinho

#11 Mensagem por Matias Gomes »

Nanda vc precisa colocar um chiller para não ter dor de cabeça depois,´ou coloca ventiladores grandes pois os pequenos não vão resolver, a iluminação de T5 como o renato falou é uma ótima opção, mas faça o reef com 1,60
as lâmpadas de 80w tem 1,50mt de comprimento.
tem ventuinhas eletricas de 8x8 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... x-110v-_JM
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”