Denis P Lima escreveu:[align=justify]Boa Tarde, Pessoal.
Estou montando algo similar com o jarduino, apenas estou modficando o codigo, removi o controle de bombas de circulação, inseri dois sensores de PH, um de ORP, estou montando um condutivimetro para medir EC/TDS/Salinidade, Controle do Reator de Calcio e fazendo um Web Server para acessar as informações via WEB. Quando chegar meu Arduino e os sensores, posto um GIT.O modulo de internet é o ENC J60 -- é cabo, não wireless.Para controle do led fiz os drivers de corrente contante e entrada PWM. Estou usando dois sensores de PH mas o correto seriam tres, dois para monitorar o aquario( sensores de PH tendem a se descalibrar e se houver diferença significatica de medidas entre os dois soa um alarme) e um para o reator
TPA automatica e dosadoras não acho necessario e modifiquei o controle das ventoinhas para fuzzy a fim de minimizar o barulho e o consumo.
Um adendo possivel é um sensor shunt para verificar o bom funcionamento da bomba de recalque (medindo a amperagem da bomba) e se houver algum problema desliga-lá e ligar uma auxiliar.
Ps. Eu não vi em nenhum dos modelos um atrasador para skimmer quando houver falta de energia, programavel 1-10 min...Faltou energia demora X minutos para religar..
Se alguem lembrar de algo necessario, pf poste aqui.
Abraços,
Denis[/align]
Opa Denis,
Fiz uma compra de um kit do Uno com vários sensores e comprei alguns avulsos como o wireless por exemplo.
Ainda não chegaram, vc poderia me passar o link ou nome destes sensores de PH, TDS, salinidade ou qualquer outro que sirva para medir parâmetros da agua ?
Como não manjo nada de eletrônica, enquanto o uno não chega estou fazendo diversas pesquisas, além dos fontes era interessante fazer um projeto de um box pronto, meu interesse vai além do aquário, fazer automação da casa inteira, utilizando como front end um app mobile e um box wireless por cômodo. Já existem vários no mercado, mas quero fazer para aprender mesmo. Mas isto está mais pra um sonho a longo prazo.
O que vai acontecer mesmo é a automação do reef. Meu sistema já tem iluminação com uma excelente programação, alimentação automática, e minha reposição é por gravidade, chiller e aquecimento já funcionam com seus respectivos controles de temperatura. Claro que a ideia de centralizar o controle é ótima, porém estou preocupado mesmo em ter um controle dos parâmetros que hoje é um problema para muita gente, além de claro coisas básicas como temperatura que por falha dos equipamentos podemos vir a ter problema e nada melhor do que receber um sms nos avisando :)
Como o objetivo tb é o aprendizado, devo criar um repositório tb no github, pois vou criar minha solução do zero em c#. Não sei se é o caso do Jarduino que não cheguei a ver os fontes, mas pelo que puder observar na net muita gente que entende de eletronica mas sem boas práticas de programação faz muita coisa e os códigos são bem fraquinhos, outro motivo para começar do zero.