wilson_antunes escreveu:Eu adicionaria mais 250g de carvão e cerâmica, caso consiga, e introduziria mídias removedoras de Amonia x Phosfato x Nitrato. Existem Midias da Searchem (Matrix) e algumas placas "tipo esponja" que você recorta. Existem placas especificas para eliminar cada um destes elementos. Se conseguir introduzir estas mídias, isso reduzira a necessidade de adicionar condicionadores como o PRIME.
Outra sugestão é colocar agora durante a ciclagem um Biostart, da Sera por exemplo. E lembre-se que as mídias de cerâmica para reter biologia não devem ser enxaguados com agua corrente e quando for limpá-las use agua do próprio aquário, pois o carvão e demais mídias servem para filtrar, mas as cerâmicas são usadas para manter colônias de bactérias nitrificantes.
Existem 2 condicionadores INCRIVEIS que garantem a saúde e alta taxa de reprodução de meus ciclideos, que é o uso do Chicld Trace e Sal do Malawi/Victoria, ambos da Searchem.
Eles não são corretores, eles cumprem o papel de colocar na agua elementos biológicos existentes nos lagos africanos e o sal, além de elementos, funciona como um tampor para garantir um <acronym class="id16" title="PH: Potencial de hidrogênio"><b>PH</b></acronym> Alcalino e Dureza mínima, comum nos lagos africanos.
Com estes elementos você terá um aquário super equilibrado, peixes muito saudáveis e com cores vivas!
Ah .. é super critico! Na hora de escolher os peixes ... não sou um dos radicais que limitam só peixes tanganika ou só malawui, só onívoros ou algueiros, porém, não misture extremos, mais importante que manter espécies do mesmo lago (a não ser que queira montar um biopo, o que eu acho maravilhoso e é o melhor para os peixes) busque aqueles com alimentação similar! Peixes algueiros se comere muito alimento com proteínas desenvolve rapidamente doenças devido mal funcionamento do sistema digestivo.
E caso faça o que eu fiz (que não é o que eu recomendo, mas ao escolher este caminho busquei a melhor forma de manter o equilibrio), sempre dou alimentos para os algueiros e spirulina forte primeiro e quando estão satisfeito, ofereço uma pequena quantidade (normalmente alimento até com a mão ou coloco na direção onde os onívoros estejam) alimentos genéricos de ciclideos onívoros e tanganika, assim os herbívoros ficam satisfeitos e já reparei que os onívoros sacaram que faço essa rotina e deixam para comer mais quando coloco o alimento que eles mais gostam!
Seguindo essa linha nunca tive baixas, doenças, meus peixes estão lindos e com grande taxa de nascimento (eu não separo, deixo seleção natural e observei que os peixes - não sei porque - não se interessam em perseguir crias pequenas) comprei pouquíssimos peixes e estou com o aquário cheio devido as crias.
Espero ter ajudado! E reforço, não sei qual será a fauna e flora que pretende, mas se eu for recomendar algo .. recomendaria mesmo lago e alimento .. fiz diferente, busquei alternativas saudáveis, manter parâmetros comuns de 2 lagos .. e ao longo dos quase 5 anos desse aquário tenho certeza que estão vivendo muito bem e não apenas sobrevivendo.
deve ser lindo seu aquario depois deixa foto ae pra gente ver!!!
para mim adicionar mais mídias acho que vou precisar usar um filtro só com ceramica e outro com carvao e mídias removedoras de Amonia x Phosfato x Nitrato. tenho 2 filtros externos de 800 L/h... será que fica melhor?
a água do aquário está com 31º devido ao forte calor aqui... vou comprar hoje collers de pc para tentar resfriar a agua! será que da certo?
valeu pelas dicas... vou tentar executar todas!
abraços