Meu aqua tem 200l no display e 70l no sump, brutos, aproximadamente.
Mede 100x40x50cm
Montei ontem - 30-10-2013.
Comprei o móvel e os vidros na Ocean Glass e demais equipamentos da seguinte maneira:
Importados:
1x AI Vega com controle
1x Luminária LED 165w chinesa (vou vender uma das duas e ficar com apenas uma)
1x Bomba recalque 2350l/h
2x Bombas circulação 4700l/h
1x Skimmer BM NAC5
1x Refratômetro
1x Filtro UV 9w
1x Reversor de Osmose
1x Aquecedor com termostado Marineland 300W
1x Sistema de refrigeração com 4 fans
Testes: Cu, pH, Ammonia, Nitrito, Nitrato, Carbonato, Fosfato e Cálcio.
Comprados no Brasil:
Aqua, Sump e móvel da Ocean Glass
20Kg de Dry Rock
30Kg de Fiji Pink
1 Kit da RedSea para ciclagem (não recordo o nome)
250l água natural do Francis.
Enfim, ontem consegui terminar de montá-lo e enchê-lo, portanto, venho apresentá-lo a vcs. Pretendo postar as atualizações e evoluções, bem como obter ajudar com relação a diversas dúvidas que vão surgindo.
Algumas delas são:
1. o sistema possui ao total cerca de 270l, couberam apenas cerca de 180l. As Dry Rock apesar de grandes são bem leves, logo, bem porosas, por isso gostei delas. A desvantagem é que ocupam bastante lugar no aqua. Há algum problema na baixa litragem, ou é normal? De acordo com as fotos, o que acham das disposição delas? Pensei primeiro em fazer uma caverna com duas rochas e uma outra sobre elas, depois desisti em razão de área de sombra. O que acham?
2. coloquei a princípio 20kg de substrato, porém não cobriu a bota, aí coloquei mais 10kg, o resultado foi uma camada muito grossa e menos espaço para água, o que acham disso? Pensei em retirar um pouco.
3. achei minha bomba de recalque (Aqueon 630 - 2350l/h) meio bruta pro sistema. A água do retorno que saem nas duas laterais do aqua está formando dunas nos cantos do substrato conforme foto. Coloquei um registro na subida da água impulsionada pela bomba para diminuir o fluxo, porém não sei se convém fazer isso - se não vai estragar a bomba.
4. outro problema é o bendito barulho de ralo da água que desce pela bota. Apesar dos dois registros, um na subida e outro na descida, não consegui regulá-los de maneira que o nível se mantenha igual. Ora sobe muita água, ora desce muita. Me parece que tem algumas maneiras de eliminar este barulho, alguém sabe como? Exite algum macete para regular o fluxo que sobe e desce também?
5. em que altura da água deve ficar a luminária?
6. o vão da bota por onde desce a água deve estar com cerca de 1cm, devo diminuir esse espaço? o que devo usar? devo colocar uma tela, ou grade, sei lá, para que não tenha perigo de descer algo além de água? Onde consigo tal material e o que costumam usar?
7. achei minhas bombas de circulação também meio brutas para o sistema (uma 4700l/h e uma 3600l/h) estou correto ou não? Talvez deixar apenas a mais potente ligada já seria suficiente? A que altura elas devem ficar da superfície?
8. uma pergunta idiota, como fixo o perlon no sump?
No início o skimmer estava no máximo e transbordando, então calcei ele com 5cm de cano pvc e o problema parou. Hoje de manhã ele já deu uma amaciada, pois a espuma abaixou. A partir de agora acho que conseguirei regulá-lo.
Acho que por enquanto é isso, se alguém puder dar algumas dicas eu agradeço.
Vou retirar este densímetro que pelo jeito não serve pra nada.
Vou providenciar uma tampa mais alta pro móvel amanhã, para instalar a iluminação.