🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clélio Andrade Jr.
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 156
Registrado em: 27 Jun 2010, 13:41
Apelido: clelio
Cidade: Sta Cruz do Rio Pardo
País: BR
Localização: Sta Cruz do Rio Pardo-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#1 Mensagem por Clélio Andrade Jr. »

Bom dia pessoal do Brasil Reef, estou pesquisando bastante pra poder começar a adquirir as coisas pra montar meu tao sonhado aqua marinho, e gostaria muito da ajuda e principalmente paciencia de vcs, pois sou totalmente leigo no quesito marinho.
De inicio tava querendo comprar um Boyu TL 450 de 58 litros, mas acabei lendo de varias pessoas dizendo que o aqua esquenta e tal, q nao é um bom custo x beneficio. Entao resolvi tentar eu mesmo ir comprando as coisas devagar, e nisso quero a ajuda e opinião de vcs nos seguintes itens.

1 - Pretendo montar um cubo de 50x50x50 (125 L), considerando que quero por uma camada de 8 cms de samoa pink, terei sobrando 42 cms acima, é uma altura ideal pra corais moles ou terá que ser mais alto/baixo?

2 - Skimmer, qual vcs me recomendam que tenha um bom custoxbeneficio e que atenda bem ao volume do aqua?
Esse Skimmer da Red Sea pra 200L não me serviria bem?


3 - Minha duvida maior vem aqui, e é em relação ao sump e os cortes q tem q ser feitos no aqua. Queria que fosse o mais simples possivel, visto que aqui na cidade não tem nenhum vidraceiro que seja especializado em aquas, por isso terei que me virar com oq tenho por aqui.
Se vcs pudessem me passar dimensões e qtas divisões o sump tem q ter eu pago uma cerveja hehehe
Ah, uma duvida muito besta aqui é a seguinte, a agua vai pro sump como forma de sifão não é? e retorna com uma bomba de recalque, e se por um acaso a energia acabar? oq pode ser feito?

bom turma, de inicio é isso, acredito que essa seja a parte mais complicada pra mim, depois iluminação e bombas de circulação é mais facil. agradeço imensamente quem puder me ajudar.
um grande abraço a todos!
Visite meu Nano Reef de 150lts
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. DT 31:8

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#2 Mensagem por Andre Varella »

Olá Clelio... bem vindo ao viciante mundo dos aquaristas marinhos..... icon_yahoo
Sobre este skimmer... não vale a pena (na minha opinião)... ainda mais se vc vai ter sump e espaço. Esse skimmer (AIrlift) é bastante ultrapassado já... prefira os que vem com bombas específicas para skimmers, e não adaptações ou compressores de ar, como no caso desse que escolheu. Existem muitas boas opções no mercado.... para todos os bolsos e gostos. Dê uma pesquisada por skimmers aqui no Fórum que vai encontrar muita discussão a respeito... ou então crie um tópico só sobre o skimmer... porque esse assunto rende... rsrs

Sobre o sump... a água pode descer por efeito sifão, mas isso só se o aqua não tiver overflow... seja por bota, curva, dirso, etc..... no geral, a queda para o sump é por transbordamento.... então quando acaba a energia, para de transbordar.

Dê uma olhada nos aquas do pessoal... no mostre seu aquário, que vc vai ver vários tipos de sump... daí depois, já conhcedno um pouco mais, pode nos falar mais ou menos o que vc imagina para darmos ajuda, poris não sabemos quanto espeço vc tem entre outros fatores que influenciam na escolha de como será o seump... entre eles, qual skimmer vai usar.

Grande abraço, André

Avatar do usuário
Clélio Andrade Jr.
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 156
Registrado em: 27 Jun 2010, 13:41
Apelido: clelio
Cidade: Sta Cruz do Rio Pardo
País: BR
Localização: Sta Cruz do Rio Pardo-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#3 Mensagem por Clélio Andrade Jr. »

obrigado Andre pela ajuda, então pelo jeito terei que estar repondo sempre a agua do aqua pra que esse transbordamento seja continuo não é? e essa agua que transborda tem que sair por um furo ou ranhuras na parte traseira?

existe alguma regrinha pro volume do sump?
abraços!
Visite meu Nano Reef de 150lts
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. DT 31:8

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

Clélio escreveu:Skimmer, qual vcs me recomendam que tenha um bom custoxbeneficio e que atenda bem ao volume do aqua?


O skimmer do Basso toca o seu aquário tranquilamente (mesmo que vc o encha de peixes cagões e exagere na comida, ja que ele é indicado pra até 600 litros e vc terá aproximadamente um terço disso com o sump). Além de tocar o seu aqua, não ser caro, ainda tem a facilidade na reposição de peças (nacionais) e ele ainda te ajuda com a s dúvidas. Acho (assim como muitas outras pessoas) o melhor custo beneficio no momento. Ele é usuário desse fórum também, é só mandar uma MP.

Clélio escreveu:Minha duvida maior vem aqui, e é em relação ao sump (...) Queria que fosse o mais simples possivel, visto que aqui na cidade não tem nenhum vidraceiro que seja especializado em aquas (...)


Vou usar uma caixa plástica (simples, barato e vc não depende de vidraceiro). Andei olhando na Telha Norte mas vc pode encontrar na Leroy Merlin, C&C etc. O sump não precisa ser de vidro. Não precisa ter divisão nenhuma (facilita muito a limpeza). Alguns aquaristas dizem que sump sem divisão pode dificultar a regulagem do skimmer, outros dizem que uma eclusa resolve o problema tranquilamente. A unica limitação (da ausência de divisão) é se vc quiser ter refugio ou RDSB no sump.

Clélio escreveu:e se por um acaso a energia acabar? oq pode ser feito?


Comprar um nobreak.

Clélio escreveu: (...) depois iluminação e bombas de circulação é mais facil.


Acho interessante definir a iluminação que vc quer usar pra adequar o formato do display, ja que o aquário muitas vezes faz parte da decoração da casa.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Clélio Andrade Jr.
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 156
Registrado em: 27 Jun 2010, 13:41
Apelido: clelio
Cidade: Sta Cruz do Rio Pardo
País: BR
Localização: Sta Cruz do Rio Pardo-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#5 Mensagem por Clélio Andrade Jr. »

Então, no quesito iluminação, tenho facilidades pra mecher com chapas/soldas de inox, e nisso faria uma luminaria pendente pra 4 T8.

Minha duvida maior ainda continua sendo em relação ao sump...como por exemplo regulagem da altura da agua dentro dele e tal.
tava vendo um skimmer da boyu de se pendurar do lado de fora do agua, assim sendo excluindo o uso do sump, será que presta?
Visite meu Nano Reef de 150lts
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. DT 31:8

Avatar do usuário
william najar
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Jul 2010, 21:15
Apelido: Marcelo
Cidade: Santa Cruz do Rio Pardo
País: Basil

Re: Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#6 Mensagem por william najar »

Ola amigo acho que sou a luz do fim do tunel,por conhecidencia sou de santa cruz e tenho um aqua de 200l ,eu acho que sou o unico da cidade(rsrsrsrs)por enquanto né,assim que vc quiser vem em casa dar uma olhada e esclarecer suas duvidas,ai vc paga a brejá rsrsrsrs

Avatar do usuário
Clélio Andrade Jr.
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 156
Registrado em: 27 Jun 2010, 13:41
Apelido: clelio
Cidade: Sta Cruz do Rio Pardo
País: BR
Localização: Sta Cruz do Rio Pardo-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda pra montagem de cubo,novato ao extremo!

#7 Mensagem por Clélio Andrade Jr. »

te mandei mp william
Visite meu Nano Reef de 150lts
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. DT 31:8

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”