🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Azitromicina para eliminar as cianos.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mário Neto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 336
Registrado em: 10 Nov 2009, 09:49
Apelido: Mario
Localização: Guarulhos
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Azitromicina para eliminar as cianos.

#1 Mensagem por Mário Neto »

E ai rapaziada gostaria de saber a opinião de vocês sobre o uso da azitromicina para eliminar as cianos bacterias e os seus riscos para o reef.
Abraços...
"Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar"...
Don Ramón Valdés (Seu Madruga)

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Azitromicina para eliminar as cianos.

#2 Mensagem por alex braga »

a azitromicina vai matar alem das ciano as bacterias do aqua, como esta a circulaçao? uma boa circulaçao e pouca carga organica ja garantem um aqua livre de ciano
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Azitromicina para eliminar as cianos.

#3 Mensagem por Robson Sandrini »

Azitromicina é uma eritromicina melhorada. Tem um espectro mais amplo que a eritromicina principalmente pra bactérias gram (-) [ciano é gram (-)] e algumas propriedades no organismo que a tornam mais interessante que a eritromicina em muitos casos. Trabalho com quase 30 médicos diferentes, só os mais velhos (acho que uns 2) ainda usam eritromicina, todos os demais usam azitromicina nas indicações antigas de eritromicina.

No aquarismo nunca li ou ouvi falar de alguém que usou azi (não significa que não existam) acho que pq o uso da eritromicina já está "consolidado" e a substância foi muito difundida no uso do Red Slime. Eu só usaria antibiótico se todos os outros fatores que garantem a existência das cianos estivessem adequados e mesmo assim elas teimassem em aparecer. Mesmo assim minha primeira opção seria eritromicina.

Os riscos são os mesmos da eritro: superdosagem, morte de organismos, morte de bactérias benéficas, desestabilização de parâmetros (se não me engano a eritro altera um pouco o pH mas não tenho certeza e a morte de muitas bactérias aliada a um skimmer ruim ou no limite do sistema pode detonar outros parâmetros do aqua) e o desenvolvimento de resistência por parte das bactérias (motivo pelo qual o uso de antibióticos deve ser muuuuuuuito bem pensando no aquarismo, assim como o é - ou deveria ser - na aplicação em humanos e animais, pra evitar a criação de bactérias super-resistentes, como já temos na medicina). Se eu uso eritro e por algum motivo (há vários motivos) a bactéria nao morre, há a probabilidade de que ela (e todo o produto de sua reprodução) torne-se resistente ao antibiótico. Poderia usar quilos de eritro que o ciclo de vida da bactéria não seria suficientemente afetado para erradicá-la. Ai partimos prum antibiótico "mais forte" e assim sucessivamente, até não termos mais opção de antibiótico para matar a bactéria.

[]´s

R.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”