🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

[Ajuda!]Boyu marinho! Alterações

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

[Ajuda!]Boyu marinho! Alterações

#1 Mensagem por Raphael Punisher »

Fala povo blz?!

então montei meu primeiro mini marinho!
e tenho algumas duvidas!

ainda não tem peixe nenhum pretendo só colocar um casal de palhaços nele mas aceito dicas!
o aquario é aquele da Boyu que já vem "pronto" para marinho com skimer e etc....zumbo tl-450
mas tive que fazer algumas alterações nele....a 1ª foi colocar uma bomba extra de circulação e a segunda foi retirar a tampa dele! pois moro no Rio e estava esquentando muito a água. Tirando a tampa tive que colocar calhas suspensas em cima do aqua....e com isso tive 2 novos problemas!

-o 1º é a iluminação! o boyu tinha 2 PL de 18w 10000k metade branca metade azul....eu coloquei uma calha da Atmam com 2 T8 de 15w brancas 10000k e uma outra calha com uma sylvania aquastar tamb 15w e 10000k
a duvida é, substitui a altura ou ficou fraco d mais? recomendam colocar outro tipo de calha? ou esta é suficiente, coloquei as t8 pq essa calha suspensa da atmam só pega tubular grande nao cabe T5.....=/

-o 2º problema é a evaporação....ta evaporando bem mais rapido! eu posso colocar uma tampa de vidro ou de acrilico pra melhorar isso, ou vai prejudicar muito a iluminação?

3º-Agora tive um problema que o meu Dencimetro da Sera quebrou...era aqueles flutuates....estou pra comprar outro...qual aconselham? estava vendo no aquasn uns tipos...qual acham melhor custo beneficio? o site é:
AquaSN Densimetros
estão baratos?

4º-Outro problema que tive foi porque eu tinha mudas de corais pequenos em pedras bem pequenas....e não consegui colocar todas elas presas na pedra maior que está no meu aqua....usei durepox....
mas agora o problema....eu nao posso tirar os corais com a pedra grande de dentro do aqua certo....como eu vou conseguir colocar?

vou postar umas fotos de como ta o aqua atual só com as pedras encostadas mas td hora a conrrenteza derruma umas pedras e eu fico com medo de matar os corais ou até mesmo abter no vidro!
segue as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


é isso! espero que me ajudem!
abraço!
Editado pela última vez por Raphael Punisher em 03 Set 2010, 00:25, em um total de 3 vezes.

Marcelo Morone
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Dez 2009, 18:17
Apelido: Marcelo Morone
Localização: Rio de Janeiro

Re: 1º Marinho! Help!

#2 Mensagem por Marcelo Morone »

Fala cara,

Pow acho que se por uma tampa de vidro vai perder um pouco da iluminação e vai abafar mais o reef e não vai ter como por umas ventoinhas para refrigerar a água. Achei que ficou muito fraca essa iluminação, seria bom pegar algum projeto FVM de calha suspensa para por mais lâmpadas.

Abraço!

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#3 Mensagem por Raphael Punisher »

Sakei....mas tipo como posso evitar a evaporação então!?
tipo nem se eu colocar a tampa de vidro e aumentar a iluminação!?
me aconselha a colocar qual tipo de iluminação para esse aqua tão pequeno? +-60L


e as outras duvidas...alguem sabe me responder? o.o'

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#4 Mensagem por James Torres »

Raphael , a iluminação ta boa ... não coloca tampa de vidro não , vai atrapalhar a iluminação e aumentar a temperatura ...
Coloca uma ventuinha e um aquecedor com controlador de temperatura tipo COEL TLZ11 ,custa 75,00 no mercado livre ... o controlador val controlar a temperatura pra vc , ligando a ventuinha quando a temperatura aumentar e ligando o aquecedor quando ela cair ...
Quanto a evaporação de água , vc vai ter que colocar uma reposição de água por boia eletrica tipo ECLUSA ou boia por gravidade com reservatoria de água e uma bombinha de uns 200 l/h pra mandar a água do reservatorio para o aquario ... BOA SORTE ...

Marcelo Morone
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Dez 2009, 18:17
Apelido: Marcelo Morone
Localização: Rio de Janeiro

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#5 Mensagem por Marcelo Morone »

Eu acho que a iluminação ta fraca, pelo que vejo ai o pessoal botando HQI de 150W em nano de 80 litros. Eu tenho 3 T5 de 24w 15.000K da giesemann no meu nano de 70 litros e to achando meio escuro.

Abraço!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Raphael

Primeiro, seja bem vindo a BrasilReef, toda a galera esta aqui com as mesmas intenções, rsss aprender muito e trocar experiências.


Quanto as dúvidas,

Raphael Punisher escreveu:-o 1º é a iluminação! o boyu tinha 2 PL de 18w 10000k metade branca metade azul....eu coloquei uma calha da Atmam com 2 T8 de 15w brancas 10000k e uma outra calha com uma sylvania aquastar tamb 15w e 10000k
a duvida é, substitui a altura ou ficou fraco d mais? recomendam colocar outro tipo de calha? ou esta é suficiente, coloquei as t8 pq essa calha suspensa da atmam só pega tubular grande nao cabe T5.....=/


Quanto a iluminação, tudo vai depender do tipo de corais que pretende manter no reef, pelo visto, já colocou alguns softs, se a intenção for essa (softs e alguns LPS) a iluminação é suficiente sim, agora, se voce for querer SPS e tridacnas a coisa muda de figura.
Do jeito que esta, da para tocar os softs de boa, uma anemona menos exigente também (passiflora ou bubble tip), para os peixes, é indiferente.


Raphael Punisher escreveu:-o 2º problema é a evaporação....ta evaporando bem mais rapido! eu posso colocar uma tampa de vidro ou de acrilico pra melhorar isso, ou vai prejudicar muito a iluminação?


Aqui, discordo que isso seja um problema, lembre-se que, quando a água evapora, é sinal que esta trocando temperatura com o ambiente, então, é isso que esta contribuindo para a manutenção da temperatura, o que, em reefs com baixa litragem (abaixo de 200 lts) é fundamental, pois não é um trabalho fácil

É importante sempre lembrar que o que evapora é água (H2O), então, a reposição tem que ser constante e com água doce também, tente montar algum sistema de reposição automatica, com o auxilio de eclusa ou bóia, e uso água boa para isso, ou deionizada ou de filtro de reverse osmose, para não inserir nutrientes prejudiciais ao sistema.


Raphael Punisher escreveu:3º-Agora tive um problema que o meu Dencimetro da Sera quebrou...era aqueles flutuates....estou pra comprar outro...qual aconselham? estava vendo no aquasn uns tipos...qual acham melhor custo beneficio?


Densimetros de flutuar, ou mesmo de colocar água dentro, não são 100% confiaveis, o mais indicado e com custo não tão superior aos densimetros, são os refratometros, além de precisos, são muito mais duraveis e confiaveis.


Raphael Punisher escreveu:4º-Outro problema que tive foi porque eu tinha mudas de corais pequenos em pedras bem pequenas....e não consegui colocar todas elas presas na pedra maior que está no meu aqua....usei durepox....
mas agora o problema....eu nao posso tirar os corais com a pedra grande de dentro do aqua certo....como eu vou conseguir colocar?


Bem, geralmente, o mais indicado seria ter montado a estrutura do que voce pretente, usando durepox ou mesmo linha de nylon para fixar as rochas, e depois, ir colando as mudas nessas rochas.

O que pode fazer, é usar durepox sim, dentro da água mesmo, sem retirar as rochas.

Prepare a mistura do durepox, observe bem a posição das rochas e onde pretende cola-las, leve o durepox (dentro da água mesmo) até a rocha que vai servir de base e fixe a outra por cima. Segure firme por alguns momentos, depois deixe que o durepox vai secar, só vai demorar um pouco mais.

Lembre-se de deixar a circulação desligada, para evitar que isso tire a rocha do lugar que voce inicialmente colou.


Boa sorte no reef

Abraço

Renato Vidal
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

Raphael Punisher escreveu:Sakei....mas tipo como posso evitar a evaporação então!?

Vc tá sem sistema de refrigeração agora, certo? Se optar por ventoinhas a evaporação aumenta. O ideal (e infelizmente mais caro) seria um chiller.

[]´s

R.

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#8 Mensagem por Raphael Punisher »

Fala gente vlw pelas dicas!!!


agora Renato, você falou que se eu quiser colocar outros tipos de corais mais exigentes deveria mudar a iluminação certo?
qual você aconcelharia colocar então para 60L?
e outra coisa....estou deixando ligada a ilumonação das 11h ís 23h...programadas com um timer.
e to percebendo que onde tem a calha da Atmam com as duas t8(15w cada e 10000k) bem em baixo dela na areia e nas pedras está ficando meio marrom....e onde tem a outra calha com a sylvania aquastar(uma de 15w 10000k) nao fica, continua tudo branquinho...isso seria excesso de iluminação? falta de iluminação? ou muito tempo de iluminação? o.o

vou postar uma foto só pra ter uma noção do que eu to falando:

Imagem

Imagem

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#9 Mensagem por Raphael Punisher »

UP! icon_Snorkle

Avatar do usuário
Leo_Bras
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 29 Jun 2010, 14:40
Apelido: Leo
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#10 Mensagem por Leo_Bras »

Olha Raphael, não sou muito experiente mas acredito que isso faça parte da maturação do aquário... quando o aquário é recem formado até ele estabilizar, pedras e areias ficam com aspecto marrom devido a algas, depois somem rápido e aparecem as verdes, então pedras e algumas partes do substrato ficam esverdiadas, essa demora mais para sumir do que as marrons, varia de aquário para aquário..

Depois que as verdes sumirem ai começam a aparecer as tão esperadas calcáreas....as rosas

Outra coisa que pode influenciar para o substrato ficar com partes esculras é a circulação, se tiver algum "ponto morto" em seu aquário vai parar sujeira e o substrato acaba ficando escuro...

Você pode tentar diminuir o aparecimento de algas, diminuindo o fotoperiodo.... mas elas não vão sumir totalmente pois é normal no amadurecimento do seu aquário!!!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Quanto as algas, o Leo disse tudo, elas vão aparecer, seja com pouca, com muita ou com excesso de luz, elas vão estar presentes.

Para evita-las, equipe de limpeza, água para reposição e para fazer as TPAs de excelente qualidade, pouca comida para os peixes e boa circulação.

Quanto a surgirem aqui e não ali, acredito que seja mais pela circulação da água no sistema e disposição de nutrientes do que as lampadas propriamente ditas, lampadas com temperatura de cor mais baixa, tendem a emitir raios alaranjados, avermelhados e amarelados, estes são mais adequados para o aumento das algas, quanto maior a temperatura de cor, menor a incidencia (não que não va te-las, porém menos).


Para LPS mais exigentes e alguns SPS, no minimo uma boa incisão de luz, como as T5 (não sei se é possivel nas medidas do seu reef) ou então a HQI, porém ai, a adaptação é necessária, para melhorar o trabalho com temperatura, pois a HQI tem foco de calor direto, esquentando bem a água.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Duvidas no primiero Marinho!

#12 Mensagem por Raphael Punisher »

Fala gente vlw ai a ajuda!

o reef ta evoluindo! hj a noite quando chegar em casa eu posto novas fotos! ta começando a aparecer as algas rosas....

mas percebi que alguns corais não estão abrindo como antes....to achando que a iluminação ta realmente meio fraca....
vcs falaram de HQI e T5....mas quantos Wats seriam?
tem problema se tiver muita iluminação? pode queimar os corais? ou não quanto mais iluminação melhor? o aqua de comprimento tem 40cm....seria +- o tamanho da calha em largura...mas em largura tem mais então daria para colocar umas 3 lâmpadas t5 ou uma calha de hqi grande....

eu vi esse anuncio no mercado livre....mas achei meio estranho pelo preço:
Luminária T5 28w -com Lâmpada e Reator R$25,00

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Boyu marinho! Alterações

#13 Mensagem por Raphael Punisher »

então vou postar fotos....acho que é melhor pra ajudar vendo a situação!
Tipo se comparar as fotos de agora com as fotos de antes, dá pra ver que alguns corais estão sem cor e outros nem abem mais....tipo o roxo e o bem amarelo!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Esses dois não abrem mais! o Roxo +- no meio da pedra e o bem amarelado no topo! só o amarelho mais escuro que ta abrindo....
Imagem


Alguem sabe o que fazer? se é realmente iluminação, sabem quantos wats eu coloco? e nesse aqua pode colocar uma HQI ou fica muito forte?

abraço!

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Boyu marinho! Alterações

#14 Mensagem por Raphael Punisher »

up! icon_Snorkle

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”