🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Marcelo Salvo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Out 2009, 00:21
Apelido: Marcelo Salvo
Localização: sp

Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#1 Mensagem por Marcelo Salvo »

Seria uma longa história pra contar, mas tentarei resumir o que der.

Não entendia nada e nem gostava de aquários (hj com o pouco q conheço e entendo já sou apaixonado). Comecei a montar meu nano por incentivo de 2 primos que ganharam esse aquário que hoje é meu de alguém que até agora não sei e estava encostado na casa deles. Tinha o vidro, o skimmer com bomba e uma caixa p/ perlon e cerâmica. Resolvi encarar. Era fim de ano comecei a pesquisar e em janeiro ele já estava ciclando no escuro. E só agora há um mês comecei a povoar. Haja paciência ..rs

É um projeto em forma de trapézio (olhando o aqua por cima) com o sump traseiro. Vendo as fotos fica mais fácil de entender e fiz um desenho pra explicar o problema com o skimmer que tb ajuda.

Medidas (vista de cima):

...........26,5cm........
....... ________........
..... /__Sump__ \......
.... /...............\....45,5cm
..../.................\....
.../____Display ___\...altura = 32cm / então ((54+26,5)/2)*45,5*32 = 58,... estou certo na conta?
.......... 54cm

Como o sump nunca fica até a boca desconto uns 8 litros no chute (jurava q eram 45, agora q parei pra pensar na conta).


Setup:
- 4kg de areia branca + 2kg de halimeda (acrescentada dpois pois estava subindo muita areia)
- 3,5kg de rocha viva
- Água inicial de torneira + Aquasafe Tetra + Sal Coral Pro Red Sea
- Skimmer DIY com SB520
- Recalque: SB1000 l/h rodando com válvula um pouco fechada (600/700l/h)
- Cirulação: 1 bomba stream (n lembro a marca)
- Iluminação: 1 PL 36W Branca/Actinia - 10000K + timer
- Controladora Coel TLZ12
- Resfriamento: 1 cooler 12cm 110V
- Aquecimento: SarloBetter 80W
- 1kg de cerâmica + perlon

Parâmetros:
Temp. Agora no inverno 25 a 25.5ºC (n sei como vai ficar no verão)
PH 8,2
Amônia 0
Densidade 1023 a 1024
O resto nunca fiz teste

Animais:
- 1 Ocellaris (o outro pulou do reef sábado)
- 3 camarões bailarinos
- 1 ofiuros
- 1 mini estrela
- 1 anêmona haiti
- 1 muda de kênia
- uma esponja (q nao sei pra q serve)
- tento manter em média 10 mini paguros e 10 turbosnails

!!Problemas de montagem!!

Acho que os dois maiores problemas que tive foram com o recalque e principalmente com skimmer.
O recalque, nas primeiras fotos tem uma mangueira branca fazendo uma curva dentro do display bem no meio e ficava preso com o peso da RV, esse acho q resolvi: Coloquei um cano verde desses com uma série de furos q usam em aquários doce, tampei uma ponta com durepox e enterrei no substrato e conectei na bomba. Parou de levantar areia, ajuda a circulação e não cai mais, mas ainda é um cano solto. Caso tenham ideias, serão bem vindas!

Imagem
Cano do recalque

O skimmer
foi e ainda é um parto pra mim, apesar de hoje funcionar legal até. É um projeto DIY, não sei se baseado em algum existente.

Imagem
Imagem
Imagem
esse cano pra baixo da bomba foi adaptação minha ---- no fundo o tal cano curvado do recalque antigo

Ele tem um problema que corre um grande risco de rodar sem água, pois o nivel da água ficava sempre abaixo da bomba no caso de queda de energia. Tentei resolver de algumas formas até perceber que certos tipos de bomba e certas profundidades não servem ou nao injetam ar no corpo do skimmer.

Imagem
os desenhos são meio complicados, mas veja as fotos se ajudam a entender

Imagem
Hoje está funcionando com nivel de água acima do perlon e cobrindo toda caixa de ceramica tb, eliminando o ciclo da água pelas caixas. Porem o manual do skimmer diz que o nivel deve ser 1mm acima da bomba d'agua, o que pra mim nao faz muito sentido quem projetou criar essas caixas.

Imagem

Imagem

Imagem
sem o skimmer

Imagem

Fotos de como estava e como esta agora.
Imagem
frontal
Imagem
lateral

e atual! (cheio de alga vermelha) .. ahh e minha estrela lá em cima boiando no isolamento por causa dos bailarinos.
Imagem


Pessoal, me desculpem, tem tanta coisa que nem eu teria saco pra responder, mas dêem uma foça ai, qq opinião, idéia, sugestão vai ajudar!! To sendo meio guerreiro com esse nano.

Grande abraço e grato com quem conseguiu chegar até o fim do tópico!
Valeu!
Marcelo Salvo

Marcelo Salvo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Out 2009, 00:21
Apelido: Marcelo Salvo
Localização: sp

Re: Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#2 Mensagem por Marcelo Salvo »

Poxa .. ninguém nem pra dizer "Meu deus!! Que Frankstein é esse!?!?" ??

rs ...

icon_bag

Avatar do usuário
LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Fev 2010, 10:20
Apelido: LuizTapia
Localização: Porto Seguro/BA
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#3 Mensagem por LuizTapia »

Opa Marcelo!!!!

Eu sou novato nesse negócio e também estou montanto um nano (veja aqui) e a montagem do meu sump foi um parto para achar a melhor disposição das coisas, mas ao meu ver você fez bem!

Grande Abraço!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia
Atual --> Nano do Tapia 2 - A Fenix

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

O cálculo da capacidade tá certo (se não mudaram as regras da matemática como estão fazendo com o português). Eu daria uma olhada no nitrato e fosfato. As cianos estão tomando conta. Essa dupla água de torneira + Aquasafe é uma bomba relógio pro sistema. Não tem como vc descolar um DI? Tem uns "faça vc mesmo" por aqui.

[]´s

R.

Marcelo Salvo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Out 2009, 00:21
Apelido: Marcelo Salvo
Localização: sp

Re: Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#5 Mensagem por Marcelo Salvo »

Luiz .. esse negócio de sump traseiro dá uma dor de cabeça as vezes. Mas depois de muitos testes parece q deu certo a disposição, mas toda vez penso em mudar mais. E o seu tá bem organizadinho e rodando legal. Só toma cuidado com as malditas microbolhas. Acho q o termpo de circulação da água no meu sump é mto rápida e não consegui resolver isso ainda. :roll:


Robson, realmente estou numa batalha com as algas. Culpa de iniciante e teimoso. Mas desde que coloquei os peixes passei a usar DI e removi boa parte dessa alga manualmente. Fiz uma TPA de 40% há uns 20 dias atrás e todo sabado faço TPA pequena (3 litros) pra conseguir segurar a bronca até dar fim as algas. Estou até dando ração na boca do peixe pra não sobrar nada na água. Alguma dica??

Me disseram q as cianos podem estar relacionadas ao fotoperíodo, não faço idéia.

abs!
Marcelo

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#6 Mensagem por Robson Sandrini »

Eu mediria nitrato e fosfato, mostraria o quão sobrecarregado está seu sistema (ou não já q vc não tem muito organismo). Esse skimmer tira meleca? As cianos estão concentradas nas rvs (acho q tá aí sua fonte de comida pra elas) , dá pra direcionar sua bomba pras rochas? Vc dosa vodka?

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Meu Nano 50 litros e Minhas dúvidas

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Marcelo

Voce disse tudo, esta sendo realmente guerreiro, mas eu diria que esta indo muito bem.

Apenas não entendi muito bem o skimmer, já fiz alguns DIY, toquei meu reef (800 litros) por dois anos com skimmer DIY e nunca tive problemas, mas esse skimmer tem área de mistura (ar+água) muito pequena, ele chega a jogar a espuma (sem muita água) para o copo coletor?

As cianos são complicadas, geralmente alguns fatores fazem elas prosperarem, excesso de carga organica, baixa circulação e baixa oxigenação.

Temos que sempre lembrar que alta carga organica pode ser da comida que sobra e, quando não sobra, mas alimenta muito os peixes, dos dejetos deles, afinal de contas, tudo que entra na boca, parte vira energia e grande parte vira "coco" icon_comemorando

As cianos vão se multiplicar em áreas de pouca circulação e consequentemente maior acumulo de residuos organicos.

Além das TPAs, sifonar (sugando mesmo) as rochas e movendo o substrato, vai ajudar a eliminar mecanicamente parte delas, mas, será necessário alguma medida para evitar que elas estejam ai.

Rever circulação, quantidade de comida e nível do nitrato, rever skimmer.



Vou acompanhar também.

Abraço e boa sorte.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”