🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo Reef 360L! Projeto em análise.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RenatoHilkner
País: Brasil

Novo Reef 360L! Projeto em análise.

#1 Mensagem por RenatoHilkner »

Galera, como vão?

Estou transferindo um marinho de 175l para um aquário de 360l padrão (120cump. x 60alt. x 50 larg.).

Pretendo usar o seguinte projeto, mas gostaria da opinião de vocês pois não tenho nenhuma experiência com um verdadeiro REEF, apenas aquas marinhos com poucos peixes, zoantus, etc.

DISPLAY: Padrão, com 7~10 cm de halimeda e com "pleno" composto por 2 placas de FBF sobrepostas (cerca de 3cm). Pretendo dessa forma ter o sistema jaubert. Alguma sugestão?

CIRCULAÇíO: Além dos 4600l do recalque (que alguns afimam não poder ser utilizado como circulação - ainda analisarei o assunto), 2 Sunsun JVP- 101b 3000L/H ou 2 NY Koralia 3 - 3900L/H.

ILUMIMNAÇíO: Já providenciei um conjunto de leds de alta potência. deverá chegar em alguns dias e criarei também um tópico sobre a montagem.

FILTRAGEM: O aqua tem furo de descida e subida (descida 2" - subida 3/4"). Usarei desde o início o sistema de zeolitos + vodka difundida pelo Júlio Monteiro.

O projeto propriamente dito:

Não tem muito segredo, na verdade é bem simples. A água descerá direto para uma Bombona de 50 litros (aproximadamente 60cm de altura - sistema aberto). Na marca de 30 cm haverá um furo na bombona que mandará a água para o SUMP. Assim, a bombona será preencida com +- 25cm de aragonita + halimeda (Deep sand bed - DSB) + 500 bioballs em sistema dry wet. Antes de tudo haverá uma tela com espuma e perlon, para evitar que a bombona se transforme em uma caixa de decantação e, assim, uma sobrecarga de matéria orgânica no DSB.

Ou seja, a bombona fica metade cheia. Nesta metade, será o DSB, na metade de cima será o dry wet.

Depois a água cai para o SUMP, onde existem 3 compartimentos, no primeiro terei apenas o Skimmer e providenciarei um reator de zeolitos. Segunda etapa para carvão e terceira para 2 bombas de recalque 2300 l/h.

PS: Skimmer boyu dt 1516, é novo e tocava bem o aqua de 175, mas nesse acredito que deva trocar em breve! Alguma sugestão?

Como não pretendo usar reator de cálcio (pelo menos por ora), verificarei se o nível de cálcio e reserva alcalina serão satisfatoriamente repostos pelo DSB e o Sistema Jaubert. Alguma sugestão ou experiência a compartilhar?

Fiz um super design gráfico no paint (pãts, desculpem, foi uma piada), mas logo providencio fotos.

Imagem

Agradeço qualquer ajuda.

Abraço a todos, Renato.

Ps: essa é minha primeira postagem, não sei se inclui da forma correta a foto.

Darlan Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: ARQUITETO
País: BRASIL

Re: Novo Reef 360L! Projeto em análise.

#2 Mensagem por Darlan Alves »

FALA RENATO...BLZ!?

PARABENS PELA INICIATIVA....

MONTAR REEF É UMA DELICIA NÉ!? FICAMOS IGUAL CRIANÇA.....AHAHAHAHAHA

SOBRE A SUA MONTAGEM, NíO POSSO DIZER O QUE ESTA CERTO OU ERRADO....VOU DIZER O QUE ESTA DIFERENTE DO MEU...

NO MEU CASO EU USEI ARAGONITA, UNS 7 CM...MAS NAO USEI PLACAS DE FUNDO...LI EM ALGUNS LUGARES QUE É DESNECESSÁRIO....MAS VAMOS DEIXAR O PESSOAL QUE ENTENDE MAIS COMENTAR....

SOBRE A ILUMINAÇAO, LEGAL....LED É MUITO LEGAL....PASSA DEPOIS MAIS DETALHES SOBRE COMO É O KIT, POTENCIAS.....

SOBRE O SKIMMER......PROCURA OS SKIMMER DO FREDERICO RAMOS E DO BASSO......SíO MUITO BONS!

SOBRE ANEXAR AS FOTOS EU COSTUMO FAZER O SEGUINTE...

QUANDO VC ESTA ESCREVENDO O POST, TEM A BARRA ONDE VC ESCOLHE O TIPO DE LETRA, TAMANHO...ETC.... NESTA MESMA BARRA TEM A FIGURA DA CARA DE UM SAPINHO AMARELO...CLICA NELA....DAI VAI APARECER UM LOCAL PARA VC CARREGAR A FOTO.....VOCE VAI UPLOAD...DEPOIS VAI APARECER UM MONTE DE LINK....COPIA O LINK....PODE SER "DIRECT LINK" OU "FORUM LINK"....

TENTA AÍ E COLOCA UMAS FOTOS PRA GENTE VER...

ABRAÇO!
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768

________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

Ajudando com a foto:

Imagem

RenatoHilkner escreveu:DISPLAY: Padrão, com 7~10 cm de halimeda e com "pleno" composto por 2 placas de FBF sobrepostas (cerca de 3cm). Pretendo dessa forma ter o sistema jaubert. Alguma sugestão?<br style="text-shadow: none;"><br style="text-shadow: none;">

Não use plenum, ja está meio ultrapassado. Não recomendo halimeda (experiencia própria, uso no meu aqua e me arrependo muito), pelos grãos serem muito grossos junta muita sujeira (prejudicando a qualidade da agua) e í medida que se dissolve vai liberando fosfato, então sempre terá um pouco de fosfato no aqua por causa da halimeda. Recomendo uma camada de 6~10cm de aragonita (até mesmo a nacional), sem plenum, só o DSB.

RenatoHilkner escreveu:O projeto propriamente dito:<br style="text-shadow: none;"><br style="text-shadow: none;">Não tem muito segredo, na verdade é bem simples. A água descerá direto para uma Bombona de 50 litros (aproximadamente 60cm de altura - sistema aberto). Na marca de 30 cm haverá um furo na bombona que mandará a água para o SUMP. Assim, a bombona será preencida com +- 25cm de aragonita + halimeda (Deep sand bed - DSB) + 500 bioballs em sistema dry wet.

Dry wet ja está ultrapassado, junta MUITA sujeira e aumenta MUITO o nitrato.

Quanto mais simples for a montagem do aqua, melhor. Apenas um DSB, um bom skimmer, circulação e iluminação apropriadas (além do aquarista, é logico) já são suficientes para se ter um belo aquario.

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#4 Mensagem por RenatoHilkner »

Darlan, muito obrigado pelas dicas.

Iniciar um aquário é sempre bom. Quando se inicia a montagem de um sistema totalmente desconhecido, é melhor ainda! icon_joia

O sistema LED foi enviado dos EUA no dia 01/08 e deve chegar no final do mês. Importei 144 leds de 3w com respectivos acessórios. O sistema parece promissor, o pessoal tem usado 48 leds por kit num aqua como o meu. Comprei o sufuciente para 3 kits, primeiro porque se trata de um sistema novo, e parece difícil acreditar de início que 144w sejam suficientes para tocar um aqua de corais (então talvez eu utilize 60 leds - 180w, oq ainda é muito pouco). Os leds restantes eu pretendo utilizar num futuro projeto. Chegando vou postar fotos do kit e da montagem. Valeu também pelas dicas do Skimmer.

Nilo, obrigado pela ajuda na foto. icon_iCo01

Vivendo e aprendendo, não sabia que estava ultrapassado tanto plenum como dry wet. Nem sabia que halimeda liberava fosfato.

As bioballs devem ser usadas no SUMP pelo menos, para ajudar a criar a colônia de bactérias necessária para o sistema de zeolitos + vodka?

Já estou até pensando em aposentar o SUMP e usar um aqua normal como "casa de máquinas".

Abraços,

Renato

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

RenatoHilkner escreveu: (...) e parece difícil acreditar de início que 144w sejam suficientes para tocar um aqua de corais (então talvez eu utilize 60 leds - 180w, oq ainda é muito pouco).

ESSE CARA usou 216 w em LEDS num aqua com o mesmo comprimento do seu. Mas olha a distância que ele teve que deixar as luminárias do aqua pra não queimar os corais (ele não usou dimmer). Se ele tivesse usado menos LEDS (ou um dimmer) poderia ter deixado as luminárias mais próximas do aqua (e teria um consumo menor).

Imagem

[]´s

R.

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#6 Mensagem por Nilo Otaviano »

RenatoHilkner escreveu:As bioballs devem ser usadas no SUMP pelo menos, para ajudar a criar a colônia de bactérias necessária para o sistema de zeolitos + vodka?

Não precisa, bio balls também acumulam sujeira. Mas se você tiver paciência pra limpar com agua salgada (pode ser o descarte da TPA) 1x por semana pelo menos, pode usa-las.

Num aquario de rochas vivas as rvs fazem o papel das bioballs.

Outra coisa: Você vai usar os zeolitos em um reator, certo? Se for solto no sump ou numa bag não funciona.

RenatoHilkner escreveu:Já estou até pensando em aposentar o SUMP e usar um aqua normal como "casa de máquinas".

É uma boa idéia, pode até usar isso:

Imagem

icon_joia

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#7 Mensagem por Nilo Otaviano »

Outra coisa que eu mudaria no seu projeto é ao invéz de 60cm de altura e 50 de largura colocar 60cm de largura e 50 de altura icon_joia

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#8 Mensagem por RenatoHilkner »

Robson, muito show esse projeto, né?!

Eu já tinha visto. Nsse caso a pessoa utilizou lentes de 20º nos leds, por isso cada calha tem um feixo de luz estreito o suficiente para ficar a mais de 1,5m da superfície. No meu caso utilizarei lentes de 60º. Mas o esquema é muito parecido!

Nilo, pensei justamente em uma caixa dessas. São muito mais práticas,resistentes e baratas que o vidro. Meu único problema é, se por um acaso entupir a descida da água, não corro o risco de transbordar o aqua, uma vez que a bomba continuará mandando a agua do SUMP até que se esgote?

Quanto aos zeolitos, farei com reator sim, no esquema liga e desliga por períodos de 3h.

Já encomendei a aragonita para o display e o DSB. Acho que no fim de semana começo a colocar o projeto em prática!

O display, infelizmente, já está montado. Era um plantado até pouco tempo atrás.

Obrigado pelas dicas. Mais informações são sempre bem vindas.

Postarei fotos até amanhá.

Abraços

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#9 Mensagem por Nilo Otaviano »

RenatoHilkner escreveu:Meu único problema é, se por um acaso entupir a descida da água, não corro o risco de transbordar o aqua, uma vez que a bomba continuará mandando a agua do SUMP até que se esgote?

Pra evitar isso é só fazer um ladrão.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#10 Mensagem por Robson Sandrini »

Renato,

Ele usou lentes de 40º (mensagem 43 do tópico). Também gostei do projeto das luminárias e das cores dos corais sob os LEDs (um dos projetos que me estimulou a optar por eles). Já o aqua em si não faz minha cabeça, não gosto de BB nem da disposição das rochas dele. Vai postando sua evolução pra gente! Sou fã de quem se dispõe a fazer esses projetos ( icon_iCo01 ), pra quem é leigo parece que vcs tão construindo uma bomba atômica!

Um video do aqua do Santoki de Junho:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v9rW7Fz7T1E[/youtube]

[]´s

R.

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por RenatoHilkner »

Robson, obrigado pela correção.

O projeto da luminária me tomou alguns dias (e noites) tentando entender amperagem, potência, voltagem, input AC, output DC, intensidade luminosa e temperatura de cor dos diferentes tipos de led e drivers. Se vale a pena, descubriremos daqui alguns meses ou anos (e seremos conhecidos ou como as cobaias de um projeto que não deu certo, ou como inovadores se tudo correr bem). Você fez uma luminária de LEDS? Estou tentando ser paciente até os produtos chegarem, mas postarei fotos desde a embalagem até o projeto concluído, pode ter certeza. rsrsrs

Nilo, só uma dúvida. Quando você fala em ladrão, você se refere íquele T que é colocado logo acima do registro de descida, com um tubo que sobe por fora do aqua até o limite da superfície e desce novamente até o sump, para evitar transbordamento?

Abraços,

Renato

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#12 Mensagem por RenatoHilkner »

Fala galera.

Acabei não tendo tempo de desmontar o aqua de 175l e montar o 360l nosse fds.

Mas aproveitei para adiantar a aquisição de um produto.

O SKIMMER REEF OCTOPUS OCTX - 200 irá substituir o boyu dt1516. Sei que o octopus é considerado um dos melhores skimmers do mercado. Acredito ter feito uma boa aquisição.

Nilo, busquei a aragonita. Serão 36kg, sendo 9kg de samoa pink para ficar por cima de tudo. Mas apesar do fosfato, colocarei um pouco da halimeda que tenho no fundo e o restante no DSB. Isso irá acelerar a biologia e o DSB posso retirar a qq momento.

Abandonei a idéia da bombona. Será uma caixa acrílica maior (mesmo pq o octopus não cabe no meu sump).

Já desmontei meu 175l. Agora é colocar a mão na massa!

Abraços,

Renato

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

#13 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Renato,

na minha opinião, o DSB e as bioballs não são necessárias. As bactérias vão se instalar em quantidades suficientes nos zeolitos, não sendo necessário outro local para que isso ocorra.

Sucesso para você.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#14 Mensagem por Robson Sandrini »

RenatoHilkner escreveu:Se vale a pena, descubriremos daqui alguns meses ou anos (e seremos conhecidos ou como as cobaias de um projeto que não deu certo, ou como inovadores se tudo correr bem).

Tem gente aqui no fórum (assim como em outros) que já descobriu, e tá feliz da vida. Se vc investir em LEDs de qualidade, pode ficar tranquilo.

RenatoHilkner escreveu:Você fez uma luminária de LEDS?

Imagina, sou capaz de deixar o quarteirão inteiro sem iluminação tentando trocar uma lâmpada, um zero em eletrônica e afins. icon_bag

RenatoHilkner escreveu:SKIMMER REEF OCTOPUS OCTX - 200 irá substituir o boyu dt1516. Sei que o octopus é considerado um dos melhores skimmers do mercado. Acredito ter feito uma boa aquisição.

Esse skimmer é igual o do Basso, nunca vi (li) um aquarista insatisfeito com ele. É pra mil litros? Comprou o modelo interno ou externo? Conseguiu ouvi-lo funcionando? Dizem que é bem silencioso. [/quote]

[]´s

R.

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#15 Mensagem por RenatoHilkner »

hahhaha

Robson, somos muito parecidos quando a questão é eletrônica então!

Chegaram os leds vindos de um fornecedor, logo postarei fotos. Os leds e drivers do outro fornecedor foram parados na alfandega e taxados icon_crybaby..... Foram liberados dia 16, logo devo receber.

Não coloquei o octopus pra funcionar ainda. Meu sump é pequeno pra ele, então to ciclando o aqua com o boyu até trazer o sump novo (resolvi utilizar um aqua 80x40x40 que estou desativando). A espectativa é grande e também postarei novidades.

De resto, tenho a acrescentar que o aqua está ciclando há uma semana. Foram cerca de 15kg de halimeda e 36kg de aragonita por cima. Está com uma camada bem espessa, cerca de 12 cm ou mais, o que acho bom por 3 motivos: 1 - sistema jaubert; 2 - criação de biologia; 3 - diminui pra cerca de 50cm na altura, o que melhora a iluminação.

Consegui rochas vivas também.Tinha cerca de 10kg e comprei 27kg de uma pessoa que fazia manutenção no aqua de um resaurante que fechou. As rochas estão perfeitas, rosinhas. Se alguém tiver interesse, me manda MP que passo o contato (em campinas).

Já coloquei o biostart e comprei 12 ampolas de biodigest, to dosando 3ml de vodka ao dia, mas ainda não consegui colocar o reator de zeolitos a funcionar (o reator ta pronto, mas to com o problema de falta de espaço no sump).

Abraço a todos, até mais

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”