🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com RO)?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Oliver Stasi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Jun 2010, 00:32
Apelido: Oliver Stasi
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil

Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com RO)?

#1 Mensagem por Oliver Stasi »

Essa eh para os mais experientes do forum.

Tenho lido aqui a respeito de deionizadores, deoinizadores com RO ou desmineralizadores. Tenho tentado entender quao deles comprar para minhas TPA's.
Pelo o que entendi aqui o ideal seria comprar um deionizador com RO. Ai fui a duas lojas (respeitadas) onde costumo comprar corais e peixes em SP e as duas me disseram duas coisas diferentes:

Loja 1 - Que so um desmineralizador ($ 350,00) ja bastaria.

Loja 2 - Um deionizador com RO ($1.270,00) daria conta da tarefa.

Fora a diferenca em preco foi absurda, qual seria a melhor opcao, custo/beneficio/duracao da resina, ideia de preco?
Recomendam alguma loja com bons precos e servico em SP?

Obrigado antecipadamente.

Avatar do usuário
Rubens Girardi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Jul 2010, 01:16
Apelido: Rubens Girardi
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Pirituba - São Paulo -SP

Re: Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com

#2 Mensagem por Rubens Girardi »

Olha eu tenho RO+DI e paguei 690,00 e em 3x, se quiser te passo uma mp.

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

O melhor é DI e RO, a membrana RO depois das resinas, e antes das resinas carvão ativado e filtro de micra.

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com

#4 Mensagem por Fernando Duso »

O problema de usar só deionizador é que a qualidade da água será boa mas a resina perde a sua eficiência rápido.

Então a médio prazo o RO+DI acaba sendo melhor negocio e tem mais qualidade na água retirada.

Um bom modelo seria cartucho de polipropileno 5 micras , bloco de carvão ativado 5micras , RO, DI nessa sequencia.

E como o Rubens falou o meu paguei ano passado R$590,00 com membrana de 50GD, pesquise melhor, em lojas de aquários costuma ser bem mais caro este filtro.

Outra coisa que considero interessante com relação ao filtro e colocar uma derivação de saída depois do RO e antes da resina, você vai poder utilizar essa água para beber, assim você não teria mais gasto com água mineral de bombona e teria água de qualidade isenta de metais pesados, agrotóxicos, bactérias etc.

Faça uma cotação passando um e-mail para o Igor aquashoulder@gmail.com


Abraço
Fernando

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com

#5 Mensagem por fabio simoes »

Eu sinceramente não vejo tanta necessidade de um RO, além do fato de exigir um trabalho extra, pois você vai ter que descartar muita água que sai dele.... mais um cano para encher o saco.

O que considero ideal é meu sistema (por isso o uso...KKKKKKKKK): filtro de micra - carvão ativado - resina mista purolite/desmi - tapwater (usando a carcaça original do tapwater ou comprando seu refil e colocando em outra carcaça), somente o tapwater consegue tirar o silicato da água... quem duvida: teste de silicato antes e depois do tapwater....

Compre no classificados, em loja eles te empurram um morato da vida - caro e nem tão eficiente para DI (pouca resina).

Comprei o meu do IGOR, o cara é gente boa, indico.

abraços

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Como diria Einstein Tudo é uma questão de relatividade.

Somente o RO não vai atender 100% para purificar a água, o principio do filtro de Reverse Osmose é fazer com que a água passe com pressão por camaras, com filtros de minima espessura que vai permitir em teoria que apenas as moléculas de água passem, porém, é sabido que alguns minerais possuem moléculas menores e mais volateis que a água, e vão passar também pelo filtro, além disso, o desperdicio de água é grande, já que apenas 1/3 em média da água vai ser filtrada, o restante é descarte (que, é claro, pode ser reaproveitado para plantas ou piscina) em tempo, inclusive o cloro da torneira passa pelo RO.

Somente Deionizador, existem duas midias no mercado, uma importada e outra nacional que consegue retirar de fato os minerais presentes na água da torneira inclusive silicatos, mas, vamos ao principio, a água vai passar por uma camara (toda água que entra sai filtrada) cheia de resina deionizadora, que em teoria, vai fazer com que a água perca toda carga eletromagnética presente nela, como a única molécula eletricamente nula é a água H2O, toda e qualquer outra substancia vai ficar na resina.

Isso em teoria, pois, sabemos que com o passar do tempo, a resina tende a saturar e começa a permitir a passagem de minerais com a água.

Então, o que é melhor?

O melhor é que a água tenha 000 particulas sólidas presente nela, ou seja, tão importante quanto investir em um filtro, é comprar um TDS para medir a qualidade da água que sai do filtro.

Um deinizador voce mesmo pode fazer, não vai gastar mais que uma hora para monta-lo e menos de 80 Reais em peças, o carvão ativado e o perlon, serve apenas para eliminar o que é mais denso na água, permitindo assim uma vida útil maior para a resina, que, em média, filtra entre 400 e 600 litros de água por litro de resina. Se considerarmos que uma boa resina custa em torno de 60 Reais, o custo beneficio é excelente.

Os dois equipamentos juntos seria excelente, porém, sera um investimento (ao meu ver) desnecessário, já que um deles (o deionizador) faz sozinho o serviço, e estando atendo a resina medindo a qualidade de água na saida, voce vai ter segurança na água, importante ressaltar que no caso do filtro RO, as membranas também devem ser tocadas com certa frequencia, pois, ficam saturadas e aumentam o desperdicio da água com o tempo.


No fórum Faça Voce Mesmo, existe um projeto feito por mim de deionizador, simples de montar e em casa usamos dele (coisa de 3 anos).
viewtopic.php?f=36&t=239


Faça sua escolha e boa sorte

Abraço
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Ajuda dos + experientes (deionizador ou deionizador com

#7 Mensagem por Fernando Duso »

Uso o filtro de RO sem bomba ligo no cano que vem da rua que tem mais pressão é o descarte da água é de 60% é alto mas regar plantas, dar água aos animais, maquina de lavar roupa cada ciclo consome uns 50L dependendo da maquina até mais o desperdício é zero.

Quanto a sílica tem membranas de RO não industriais que retiram sílica também segue modelo no link abaixo.
http://reefwarehouse.com/hisilicate-rem ... -3473.html

Um sistema RO com essa membrana que citei acima e resina mista se torna inicialmente mais caro mas se paga em menos de 6 meses, a resina do tapwater pra tirar sílica devido ao seu alto preço e a pouca durabilidade a médio prazo se torna mais caro que investir num filtro de RO + DI, no meu ver o custo beneficio é melhor com mais qualidade de água, além da vantagem de poder usar a água para beber.

Abraço
Fernando

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”