🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação - Lâmpadas/Reator

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Iluminação - Lâmpadas/Reator

#1 Mensagem por Raphael Punisher »

Fala gente,

estou montando uma calha para 03 lâmpadas T5 para um mini reef de 60L.
e me deparei com o seguinte problema....qual reator?


....fui á uma loja de iluminação para comprar os reatores para lâmpadas T5 e tive a seguinte informação do vendedor:

"Reator é tudo igual, tanto pra T5, T8, T11, T12....não faz diferença. O que muda é o Wats. Um reator de 30W acende qualquer lâmpada de 30W, tanto faz se é T8, T5, etc...."

essa informação é verdadeira?
qualquer reator funciona para lâmpadas T5?
Ou precisa ser um reator especial pois a lâmpadas são mais fortes? pq já vi T5 de 6400k....e as T5 de aquário são de uns 12000k ne?

icon_bangin

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#2 Mensagem por fredy henrique »

Raphael Punisher, até onde eu sei, o que importa é a potencia do reator.
porque ele serve para alimentar a lampada e essa questão de temperatura da cor depende apenas da lampada.
quem sabe alguem discorde né? mas se alguem tiver opniao diversa da minha, falem ai pq tbm quero saber! :-D
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#3 Mensagem por Nilo Otaviano »

Tem reatores especificos para T5 se eu não me engano, e precisam ser HO (High output).

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#4 Mensagem por Raphael Punisher »

Nilo Otaviano escreveu:Tem reatores especificos para T5 se eu não me engano, e precisam ser HO (High output).



Então pra que serviria o High output?
e já que tem diferença, tem alguma marca ou modelo que eu tenho que comprar? tipo eu chego na loja e falo oque?
pq eu pedi reator pra lâmpadas T5 e ele falou que era qualquer reator que servia..... icon_headstars

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#5 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Raphael. Eu tambem vou colocar t5 no meu aqua de 108x35x50 175lt se vc nao encontrar um resposta aqui no forum coisa que eu acho difisio e so colocar na inter...reatores para lampadas t5 com 21w ou outros w.... e quando abri a pasta clique em imagem que vc vai ter as respostas quer ter. Um abs icon_yahoo

Raphael Punisher
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Jul 2010, 13:19
Apelido: Punisher
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#6 Mensagem por Raphael Punisher »

eu comprei uma da boyu mesmo.....

aquelas suspensas, são 03 lâmpadas T5 de 14w 2 Brancas e uma Azul...total 42w mais a T8 Rosa de 15w
vamos ver como fica!

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#7 Mensagem por Marcus l lage »

Ola meu amigo vc esfava dependendo delas com urgesia. diz um grande icon_iCo01 que a preça e inimiga tambem no aquarismo giveup boa sorte: Um abs

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#8 Mensagem por fredy henrique »

Raphael Punisher, dependendo do que vc quiser criar nele vai ser fraco
mas para corais moles acho que fica bom.
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 23 Fev 2010, 10:20
Apelido: LuizTapia
Localização: Porto Seguro/BA
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#9 Mensagem por LuizTapia »

Olá Raphael!

Bom respondendo a tua pergunta.

Sim, lâmpadas T5 necessitam de reatores especiais que são chamados de "Reatores de Alto Fator de Potência".

Existem marcas como OSRAM e LUXXEL.

Espero ter ajudado!! icon_joia

Abraços!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia
Atual --> Nano do Tapia 2 - A Fenix

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Iluminação - Lâmpadas/Reator

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Raphael,

Para manter peixes, corais moles e LPS menos exigentes, vai tranquilo, para SPS (montiporas e acroporas) vai precisar de mais luz, mas, uma boa montagem, com corais moles e LPS bem escolhidos pode surprender pela beleza e diversidade de cores.

Para as lampadas T5, sim, é necessário reator especifico, na verdade, ligar, liga com qualquer um com mesma wattagem, porém, isso vai determinar a vida útil da lampada, com uma T5 que não é tão barata, é adequado utilizar o equipamento que vai permitir utilizar toda a vida útil dela.

As lampadas T5, diferem das outras tubulares por, além de serem mais finas, possuem tres bandas de fosforo, contra 2 bandas das outras tubulares, é como se a lampada tivesse tres queimas de gases em seu interior ao mesmo tempo, enquanto as outras, apenas duas.

Ou seja, a diferença real na iluminação, não é somente (por exemplo) 39 watts no mesmo tamanho de uma lampada de 30 Watts e sim, 1 terço a mais de iluminação que uma lampada T8, então, 30 Watts - equivale a 45 watts, consumindo 39 watts.

Para garantir essa potencia í lampada, foi desenvolvido um reator eletronico especifico para ela, por isso, a importancia de comprar um reator para T5, possivelmente (espero que não seja isso mas ... ) o vendedor não possui para te vender, e, esta empurrando outra coisa.



Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”