Raphael Igor escreveu:Tomas, aqueles discos que estavam nadando desordenadamente, você os perdeu?
há criação com discos que realmente não colocam substrato, fica mais fácil para realizar a limpeza, mas estéticamente fica ruim, feio na minha opnião.
A maioria das estufas não usam substrato nas criações mesmo, e foi justamente por causa da sujeira que decidi remover tudo, e a cada passo ia perdendo um disco ou outro por erros bestas, e até por pressa. Agora restaram apenas 03, estou pensando em adquirir mais, porém, só depois de chegar num layout definitivo.
Estou estudando baixar a temperatura para a casa dos 28, assim eu posso tentar fixar musgo de java em certos troncos ou fazer uma cortina no background com ele. O problema é que o musgo sofre e desenvolve lentamente em temperaturas mais elevadas. Já tentei com a configuração atual, entre 28,5 e 29,5 sem sucesso, o musgo morre.
Pelo que tenho lido o problema maior entre discus x temperatura, é sua variação quando brusca. Creio que se eu manter pelos 27,5 até 28 ficaria bom para os dois.
E assim de pouco em pouco vou ornamentando até chegar em algo simples e que me agrade.
Hoje também colhi umas folhas de amendoeiras, assim que secar vou inserir no aquário.
EDIT
Parei para fazer os testes agora, já que ontem a mudança foi um tanto brusca com a adição do substrato (levantando muita poeira), diversas TPAs, remoção dos troncos para assentar o substrato corretamente.
O primeiro teste de amônia, bem amarelado, ou seja, zerada.
O segundo teste de nitritos, nenhuma tonalidade rosa, ou seja, zerado.
O terceiro não sei o que dizer, é um teste de dureza em carbonatos kh, pinguei a primeira gota e ele já foi para uma cor rosa, nem passou pelo tom verde. No manual diz para contar as gotas até o momento que a solução começar a ganhar uma cor esvermelhada. LOL. - EDIT - Lendo agora no site da Labcon ele informa que, "Em caso de água muito mole desenvolverá já na primeira gota a cor final, vermelho.". Ou seja a água está perfeita para os discus.
pH em 6,6 caiu um pouco depois da adição da areia de piscina, costumava sempre estar na casa dos 6,8.
Foto rápida meio se angulo de como ficou com a areia.
Os peixes passaram a ofegar agora, portanto inclinei o filtro de espoja para que criasse uma movimentação na flor d'agua.
E um videzinho do teste kH que eu não entendi direito da qual é dele.
[videos]https://youtu.be/hioYUyHIqQc[/videos]
De bônus uma sementinha que brotou no algodão que fica em contato com a água do aquário, vamos ver se vai rolar uma hidroponia :D