🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#1 Mensagem por Marcelo Ramos »

Olá a todos , e aos poucos vou colocar minha dúvidas e experiências ( desastrosas ) com esse nano Boyu Zumbo TL-550 - minha história é um pouco complicada mais vou resumi-lá .... um certo cumpadre meu....( amigão ) cansado de cuidar de seu aquário marinho resolveu me presentear , como sempre soube da minha paixão pelo msm, desde pequeno lembrava dos meus "cascudinhos, gold fish , carpa , etc... " , então um TL-550 Boyu , lindo maturado , com 17k de rocha , 1 yellow tang , 1 blue tang , 2 donzelinhas , 1 ..?? ( preto com pintas azuis ) , 1 moréia e 1 peixe cobra ( peço desculpa pois estou voltando ao mundo marinho agora e fiquei muitos anos afastados ). Bom , tranquilo que o meu amigo tinha todo o conhecimento necessário para essa mudança de cidade , o desmonte e remontá-lo, afinal de contas eram mais de 2 anos com o msm , tanto é que os tang estavam enormes para a capacidade do msm 128L , aprox. 14 cm ... vi um certo sacrificío e todo o processo foi estresante e hj após 4 semanas de intensivão...vi que tudo estava errado...4 dias depois uma infestação de íctio , começou e levando o yellow primeiro... o desepero , até noites em claro , Melafix e Iemanjá foram chamos para tentar , mais neste momento a biologia tbém tinha perdido por completo os principais indices como PH , NO2, NH4 e assim por diante......ou seja , intensos TPA`s , na tentativa do equilíbrio e nada , parecia que qto mais se fazia mais se perdia, algo desesperador , terrível e uma experiência triste pois os peixes sofriam com isso , e perdendo meus principais tang´s o blue , yellow e o preto ... ficou a turma da resistência.........2 donzelinhas , moréia e o peixe cobra..........

Cheguei ao ponto de quere devolver , frustado e chateado , foi quando lendo intensamente vi que tudo o que fizemos anteriormente ao processo de mudança estava errado , estress, troca de 80% da aguá aonde o msm estava sem troca parcial a muito tempo , toda a desmontagem sem muito critério ...enfim ... foi quando descobri que o problema não estava comigo ... e sim na confiança de que meu amigo sabia como fazer e me daria suporte até poder caminhar com as própias pernas.......e hj quero dar a volta por cima e praticamente desmontar e fazer algumas alterações para melhorar esse Nano.
Começando pelo vidro fazendo uma boa reforma e finalizando com bomba de circulação , skimmer, enfim hj entendo a dificuldade de um nano , principalmente pela explosão de algas....uma biologia completa da msm , acho que uma enciclopédia de algas dentro dele... não venço limpar.....

S.O.S mayday

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#2 Mensagem por Henrique_Franze »

Fala marcelo!! Que dó perder os peixes!!

Mas vamos lah, eu acabei, com o aquario montado, arrancando esse sump trazeiro e furando o aquario, to terminando de montar o movel, e colocar o sump pra rodar com um aquaribasso para 600l, uahauhauah
Mas penso no futuro, remontar ele como plug and play.
Começando pelo skimmer:

- se quiser manter o skimmer do lugar original vai ficar limitadisso por espaço, e não se engane pela propaganda enganosa de certas marcas, esse skimmer que vem nele, não serve nem pra 30 litros. E derrepente, um skimmer mais potente teria segurado a barra da mudança e salvado tudo.

- Só consigo pensar em dois skimmers para colocar nesse aquario com pouco adaptação, e como vai desmontar, acho que vale a pena, paesar de que dah pra adaptar montado mesmo.

1 - BMQQ maxijet1200, saiu o modelo novo, inclusive ganha espaço com a bomba na parte de baixo, mas o modelo novo, não vi nem funcionando, nem review nem nada.. procure comparaçoes com o BMQQ antigo com a maxijet, pois é um CAVALO!! Mas a bomba lateral te obriga a retirar a ultima divisoria do sump. A bomba do novo, é mais fraca, mudou alguma coisa do projeto, vale a pena procurar alguma comparaçao.

2 - Nano Tunze 9002 DOC, nem tem o que dizer desse skimmer não é, mas segundo o blasque que testou os dois, o BMQQ é mais robusto
http://www.XXXX.org.br/modules.php?name ... ic&t=36173

Não adianta tentar fugir desses dois modelos!! mesmo que as dimensõs sejam convidativas, veja o boyu do estevão_vargas aqui no forum, ele usa o bmqq, que aguenta todaaa aquela carga organica.

Agora o que mais vai ter que pensar:
1 - ventuinhas, vai precisar de um controlador, o Coel de 70 reais serve, jah controla o termotato e as ventuinhas, com histerese e tudo mais, caso queria trazer um controler dos estados unidos, compensa muito, pelas funcionalidades, pode ser os mais simples, como o aquacontroler Jr(US$150,00). Vai ter que pensar direitinho e cortar a tapa, e colocar ventiladores sobrando a superficie da agua, e outros mandando pra fora do aquario, pois no verão, sem chance, soh falta ferver!

2- reposiçao, Como vc vai usar o método de fazer a agua evaporar para se resfriar, vai precisar de um sistema para repor agua doce, se for fazer isso a mao(durante a ciclagem tudo bem) a variaçao de densidade vai ser alta, e não é legal!(caso compre o controlador ele jah tem os sensores e saidas para bomba de reposiçao)

3 - Circulação, tem que ter em mente que essas bombas de impeler de recalque, são inecifientes, e aumentar esse tipo de bomba, vai fazer a agua passar mais rápida no sump, diminuindo a filtragem, e fora que vai esquentar neh? e qualquer fonte de calor devemos evitar. Entaum vai escolhendo uma bomba pra vc trazer de lah!!! hahaha Eu diria pra colocar uma MP10 se animar, mas uma tunze nano tb é bem vinda!!
(Caso compre a controladora, compra uma stream compativel, para usar os modos de wave maker do controlador =) Mas nada como uma MP, é incomparavel!

4 - iluminação, aí eu nao sei o quanto quer ser ousado, mas se quiser colocar led, manda ver! É caro mais compensa... Mas nao te indico colocar, pois sei que vc vai ficar 1 ano e partir pra proxima montagem.. haah deixa isso pro proximo....
Mas fazer um up nessa iluminaçao vai ser necessario em algum momento, mas eu nao decidi ainda o que vou fazer.... vamos pesquisar juntos?

Espero ter ajudado, qquer coisa me chama no msn, me manda email, escreve aqui, liga ... fica a vontade pra perguntar tudo que quiser. e precisar... se nao souber, acho quem sabe pra vc! hahaha

Abração!

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#3 Mensagem por Marcelo Ramos »

Olá Henrique ,

muito obrigado pela ajuda e informações , é realmente o André Blaques não está brincando o cara consegue andar de Ferrari dentro Ibirapuera...rsrsrsr , é a história de vc montar um nano de 128l com trabalho igual ou maior de um aqua 600l , mas enfim vamos lá , sobre o skimmer NEW Mini Bubble-Magus QQ (http://www.cadlights.com/index.php?main ... cts_id=170) , gostaria de saber se vc conhece tbém o funcionamento do Berlin Air Lift 60 (http://www.redseafish.com/Prod121.asp) - esse tem umas medidas bem compactas .... agora talvez pensado em alterações viáveis tbém o Prizm para 40G . Sobre o controlador , por favor o que vc acha deste que achei no Ebay Mini Digital Temperature Controller Thermostat Aquarium ( http://cgi.ebay.com/Mini-Digital-Temper ... 8975439113) US$ 23,00 e parece ser bom.......

Acredito que por enquanto essas são as dúvidas cruéis ...agora ao invés das ventuinhas... um Chiller como o o do André um Canister , o que mais dentro daquele Boyu vc acho interessante e importante , claro que nosso amigo lá acelerou aquela Ferrari com gasolina podium , mas até aonde uma aditivada tbém vai bem , entendeu ...rsrsrs

Obrigado

Grande Abraço

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#4 Mensagem por Marcelo Ramos »

Esqueci mais uma coisa Henrique , a HQI é realmente necessária ?? Isso dentro de um Boyu dá para fazer café .... esquenta demais..........

Abs

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#5 Mensagem por Henrique_Franze »

hha, não precisa de HQI, nem de canister nem de chiller, pode deixar que as ventuinhas vao dar conta, só tem que colocar a reposiçao, pois com a evaporação a densidade sobe e a reposiçao a densidade desce, entaum repondo constantemente, vc nao deixa variar...

Eu mandei o link do andre, pra vc ver as imagens só do skimmer. Ele é aquarista antigo, jah tinha todas essas coisas lah, teve uma doença e teve que desmontar o aquario, e montou esse, para nao ficar sem, usou o que ele jah tinha.

Agora, até onde deve chegar um boyu, eu acho que aqui:
http://www.XXXXXXXX.org/forum/topic.a ... C_ID=99608

Mas as evoluçoes podem ser escalaveis, nao precisa fazer tudo de uma vez só, primeiro adaptar o skimmer, na ciclagem vc ve a reposição, e a iluminaçao soh depois que precisar com os carais mais exigentes, a original dele vai bem pra muuitos corais..

Quanto ao controlador, ai compensa comprar o nacional da coel tb, que soh tem duas saidas, pra resfriar e pra esquentar, o aquacontroler jr que eu te falei, é que é relativamente bem barato nos estados unidos,
- controlador wave maker
- 3 times
- 1 timer de skimmer
- ph
- temperatura
- aquecedor
- resfriador
- e mais um monte de coisa.. acho que sao 5 entradas e 8 saidas.

se for comprar cada timer custa 70 reais, o controlador de temperatura mais 70, jah deu... :P
Fora que ele liga no computador, controla por lah, mostra grafico da sua temperatura e ph.. é bm legal.. mas é um luxo, só pq vai pra lah, entendeu? Opcional.

Grande Abraço!

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#6 Mensagem por Marcelo Ramos »

Pô , eu acho que vale muito a pena Henrique esse aquacontroller (Neptune Systems AquaController Jr with Serial Port + Temperature Probe ) show de bola, eu vi que vc tem o seu Boyu desde Junho /julho não é isso ??
Então meu problema é meio parecido com o do André , mas ainda restaram uns sobreviventes e estou resolvendo aqui com um amigo da loja para ver o que faço com eles ... 1 casal de donzelinhas, 1 moréia e 1 Acanthophthalmus Kuhlii
( peixe-cobra ) , como eu ganhei tudo , minha paixão eram os Tang´s mas se foram , então vou desmontar, limpar e fazer um up , mas sabemos do limite para um nano , então investir e ficar limitado é complicado, ou seja , tenho experiência de apenas 1 mês , mas já estudei tanto que as vezes até atrapalha são inúmeras opiniões aqui e fora e o que acabei chegando a um veredito : tudo quase sempre é TPA , então é fundamental um filtro RO , ter em casa um filtro dionizador parece fundamental como um bom sal Red Sea , por exemplo , e um excelente skimmer, me corrige se estiver errado ......

abs

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#7 Mensagem por Henrique_Franze »

Bom, Marcelo, vamos por partes! rs

Onde vc mora? Seria bom nos encontrar... rs

Aquarismo é um vicio, logo vem a segunda montagem, use este como aquario escola! Custos baixos! =)
Tangs realmente, sao peixes nadadores, judiação colocar nesse aquario pequeno.

Primeiro, tem aquário de tudo quanto é jeito! =)
- com TPA sem TPA,
Dá pra comprar agua na loja, como o volume desses aquários é baixo, tem muita coisa que nao precisa.
Esquece de comprar nada que vc não precisa na hora!! Senão vai acabar com um amontoado de coisas, filtro Di ou RO, não precisa agora, nem sal, nada, vc pode comprar agua natural filtrada entregue em casa dependendo a onde mora, por 60 centavos o litro.

Então vamos para o que precisa!!

Quando vai pros USA?

Decida primeiro o que vai comprar lah!! Skimmer, olhou os dois modelos?
Controlador, eu acho que vale a pena, se tiver um dinheiro e jah que vai pra lah, senão era luxo...

O que acha? Abraço!

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#8 Mensagem por Marcelo Ramos »

Ok Henrique , é as vezes sou meio " atropelado msm " , bom vamos lá moro em Sampa msm , próx. ao Shopping Anália Franco , ZL , estou indo para EUA em outubro , começo do mês ... então determinados produtos o ideal é comprar pela internet e entregar no máx. até 5 dias úteis para ter a certeza do recebimento do produto . Desta forma observei o + importante até agora o skimmer , e alguns equipamentos principalmente os que podem pesar , pois apesar de hj muita coisa passar batido na alfandega via correio ( compras ebay ) o que ainda faz muita diferença é a tx de envio principalmente por ser em $$$ , e como o msm está em forte queda temos que aproveitar ...( hj R$ 1,71 ) .
Concordo plenamente que podímos se encontrar pois as dúvidas são grandes e quando digo que meus tang´s foram embora .... é literalmente embora deste mundo... uma explosão de íctio só não acabou com os resistentes msm, pois gostaria pelo menos da " Dóli . Meu objetivo seria algo como o do André ou Estevão, sei que os caras devem ter um tempo de estrada ... mas todas as informações são importantíssimas para mim , gostei muito do link que vc me mandou e pensava algo daquele jeito , quanto a vc , conseguiu ver o lift ( da Red Sea ) ... tem alguma informação melhor sobre ele ou o mini da Bubble Mugs QQ ?????

Quanto ao filtro eu achei RO , um custo muito bom ( á partir de US$60,00 ) com até 10 estágios ... como moro em apartamento ( por isso um nano ...rsrsr ) achei que seria mais prático e seguro...mas enfim concordo que devo usar esse de lab. pois meu amigo anteriormente chegou a perder peixes de R$ 1.500,00 ... e assim vai ..... , vc não acha uma boa idéia ???

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#9 Mensagem por Henrique_Franze »

Claro que sim, tem que ir devagar, com coisas baratas, porém boas.
Minimizar as perdas e aprender muito, vc vai ver quanta coisa boa vai aprender esses tempos, sobre quimica, biologia, e muito mais. Qual sua profissão?
Eu moro perto de campinas, em artur nogueira, quando der vamos nos encontrar sim!

Quanto ao skimmer, eu iria de BMQQ ou de TUNZE (que sao valvula venture).
Esse air lift, funciona, é pequeno, barato, masss.. é de uma tecnologia mais antiga, ele leva uma bomba de ar que fica fazendo aquele barulho insuportavel, e tem que substituir aquela pedra porosa, eu nao gosto nem um pouco, fora que comparado com o depempenho dos outro dois, é fraquinho.
Se eu estiver enganado de modelo me avisa!

Esse RO de 10 estagio pode US$60,00?? me manda o link e trás um pra mim, rs... será mesmo? Mas agua, como é pouca, vai poder comprar a agua, e depois com o tempo vc compra o que precisar... soh o que precisar.

Abração.

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#10 Mensagem por Marcelo Ramos »

Henrique , americano no que se refere a capitalismo é tudo meio loko msm ( eu adoro ) , mas é assim os preços 98% off um dia no outro preço normal ... olha o link do filtro .. este no caso não é específico Reef serve tbém para uso pessoal mais um RO de 10 estágios...http://www.amazon.com/Portable-Reverse- ... .........tá o link... outra coisa acho que tem que ser então o Bubble msm , só que o BMQQ maxijet1200 , só usadinho msm no ebay , pois o novo vem com bomba atman e tem o mini ... ??? o que vc acha ??

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#11 Mensagem por Henrique_Franze »

Entaum isso que eu nao sei, eu prefiro a maxi-jet, outro dia tinha um usado por 250 reais no XXXX... =S
Mas se vc fosse comparar com o air-lift, jah seria bem melhor..

O modelo com a maxi-jet vc encontra sim, procura em mais lojas..
Minha primeira escolha é ele, mas o tunze é muito bom, não sei se conhece, mas é uma das top 10 melhores marcas de produtos para aquarismo mundial, é alemã. BM é chineza... rs

Quanto ao filtro, eu acho que ele nao serve para aquario, esse carvao que ele usa, tem fosfatos, e ele nao usa resina, mas é claro, vc pode comprar e trocar o carvão e adicionar a resina mista, acho que fica mais barato que comprar um no brasil, mas o que seria bom mesmo é um especifico para aquarismo! Vc acha lah por cerca de 200 dolares, RO + DI, ai sim...

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#12 Mensagem por Marcelo Ramos »

è sobre essa questão do filtro realmente vc não é o primeiro a me dizer isso , mas vamos ao skimmer ... o tunze é este que vc está falando http://www.marinedepot.com/Tunze_Nano_D ... UH-vi.html - este pelas dimensões é show , se for bom .. claro...

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#13 Mensagem por Marcelo Ramos »

Henrique .....!!! olha lá é essa a danada ???.. só que com maxijet 1000 ... realmente quanto a preço e a questão da bomba ser lateral prejudicou um pouco a adptação pois acredito que o modelo com a bomba embaibo seria mais fácíl , talvez nem adptação precise ...mais o preço parece ser bom pelo produto....http://www.fish-street.com/bubble_magus ... gory_id=88

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#14 Mensagem por Henrique_Franze »

O tunze é esse mesmo, mas precisa mexer no sump pra baixar o nivel, e nao sei se o copo dele dá, acho que vai ter que cortar parte do plastico, tem gente que corta um pedaço do copo, e cola uma plastico reto,, hahah fica feio, mas funciona...

Se ele nao for melhor que o BMQQ, pelo menos eh tunze.. hahahah

Essa loja é na china... rs =) viu os preços, mas eh como vc falou, tem o frete.. ahh se for comprar na china ou na europa, tem que prestar atençao se é 110 ou 115v e 60Hz os modelos 50hz nao funcionam no brasil!

Abraço!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#15 Mensagem por Henrique_Franze »

Vc nao ta on no msn?

Abraço!

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#16 Mensagem por Marcelo Ramos »

sim , mas não visualizo vc on-line ....

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#17 Mensagem por Marcelo Ramos »

Henrique_Franze, Henrique_Franze,

dr_marceloramos@hotmail.com

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#18 Mensagem por Henrique_Franze »

Te add, fala comigo mesmo off

Marcelo Ramos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Set 2010, 13:13
Apelido: Marcelleza
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#19 Mensagem por Marcelo Ramos »

Ok .!!

A questão do skimmer , se vc tiver alguma loja gringa para me dar uma dica melhor , pois realmente aquela chinesa o frte EUA ou Brasil diferença é de US$ 1,00 ...rsrsrs ... o problema é a questão da voltagem tbém , se for 220v aí a potencia em hertz é a msm ??

abração

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: REEF NANO BOYU ZUMBO TL-550 !!! ALTERAÇÕES ??

#20 Mensagem por Henrique_Franze »

Potencia é em watts, rs
A frenquencia de trabalho da rede eletrica, aqui no brasil é de 60hz, na europa e asia costuma ser 50hz.
220v 60hz, serve aqui pra gente, mas dificil achar, sendo 60hz serve!

Abraço!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”