🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Começando.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Começando.

#1 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Olá pessoal,
Sempre fui um adorador de aquarismo, desde criança meu pai me incentivou a fazer alguns e tal
sempre de água doce mesmo. Já tive alguns bem grandes e outros pequenos, mas meu grande sonho sempre foi um áquario marinho.

Ontem me surgiu a oportunidade de começar, existe uma loja aqui no centro da cidade que está fechando e por isso está vendendo mais barato e facilitando pagamentos.

Lá existe um áquario pequeno com apenas 4 peixes palhaços.
Segundo o dono da loja aquele áquario está montado a 3 anos e esses peixes já vivem nele pouco mais de 2 meses.

Ele tem por volta de 25Litros e o vendedor disse que está completo, com tudo o que preciso.
O valor é R$800 do jeito que está com os 40 peixes.

O vidro é daqueles curvos e sextavado com acabamentos e tudo certinho
tem um coral bem bacana onde tem entradas para os peixes e tudo mais.

Me interessei por ele por ser algo simples e que eu possa começar a entender e aprender sobre a manutenção
para poder evoluir gradativamente, pois sei que começar com algo grande vou gastar uma boa grana e não vou saber
tratar dele como deveria.

O que acham? Está legal para começar?
Obrigado.

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Começando.

#2 Mensagem por Andre Varella »

Olá THelon.
Com 800 reais vc monta um aquário maior.... com equipamentos muito melhores com certeza, além de novos.
Um aqua de 25 litros não vai comportar nem 2 palhacinhos... quem dirá 4. E outra... com certeza num aqua desse tamanho não deve ter skimmer... lâmpadas devem ser comuns, já bem usadas.... e um aquinha pequeno assim em 3 anos já deve estar quase saturado.
O que vc chamou de coral bacana deve ser nada mais que uma rocha.... sem vida.
N aminha humilde opinião vc pode montar algo bem melhor com essa mesma grana.... e sobre ter o minimo para começar, tem muita gente aqui no Fórum para te ajudar.... é só ler bastante... ter paciência, etc.

Abraço, André

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Começando.

#3 Mensagem por Valter Pereira »

Bem vindo Thelon.

Cara, primeiro, procure saber tudo o que envolve esse aquário, se possui skimmer, quais equipamentos possui, iluminação, etc.
25 litros pra 4 palhaços eu acho muito pouco. Aqui nos meus 80L eu acho q com 5 peixes ja está demais... E tmb achei um pouco caro o valor.
Controle um pouco a empolgação, pesquise um pouco mais.
Talvez com esse valor vc consiga montar um nano maior e mais adequado ao que vc deseja.

Um aqua pequeno assim qualquer alteração é grande coisa para os animais, eu acredito ser mais dificil de manter e acompanhar os parâmetros.

Dê uma olhada aqui no fórum mesmo nas 5 aulas de aquarismo, vc consegue ter uma boa noção inicial do que é necessário para manter um aquário saudável. E verifique se esse aquário que está sendo oferecido a ti possui tais condições.


Alias... como disse o Andre... em 3 anos de uso esse aquário ja deve estar saturado. É capaz até de vc arrumar mais dor de cabeça.

Boa sorte.
Abráss

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Começando.

#4 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Obrigado pelas respostas pessoal,
Quanto a montar um do zero eu pesquisei bastante de ontem para hoje em fóruns e lojas
Liguei para várias e vi orçamentos e todos os valores que tive foram bem superiores a esse para pouco diferença.

Pelo que falaram seria um risco muito grande pegar esse aquario então vou guardar meu desejo por mais alguns anos até
acabar meus estudos e poder juntar a grana para montar. icon_frusty

Obrigado pelos alertas icon_drunk

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Começando.

#5 Mensagem por Andre Varella »

Thelon... de onde vc é?
Se vc quiser montar um aqua de 50 a 100 litros com essa grna montya... e bem montado por sinal.

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Começando.

#6 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Sou de Santo André - São Paulo

O problema é que o cara ia me parcelar esse valor em 4x
será que consigo com condição de pagamento assim?

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Começando.

#7 Mensagem por Valter Pereira »

Thelson.. aqui pelo fórum vc consegue encontrar boas referencias de vidraceiros, pessoal que fornece equipamentos mais em conta e apoio do pessoal todo que gosta de parpitar por aqui.

Com certeza vc consegue montar um bom aquário por esse valor, nem que seja aos poucos, um mês compra o móvel, terminando de pagar compra o aquário, depois o sump, depois iluminação, substrato, rochas.... e depois de um tempo vc ja tem tudo o que é necessário para iniciar com bons equipamentos.
E nesse meio tempo começa a participar mais do fórum, fazer algumas pesquisas e aprender bastante, de modo que quando iniciar o aquário vc ja terá uma boa experiência para poder tocar o aquário tranqüilo, sem problemas e sem dor de cabeça.

O mais comum é comprarmos um aquário na primeira oportunidade que encontramos e em pouco tempo os problemas vão surgindo, nisso bate o desespero e corremos pra procurar ajuda.
Tendo o conhecimento antes podemos prevenir problemas e resolver antes de tudo.


Quando resolvi iniciar no marinho, optei pelo aquario da boyu MT-50, que possui 80L, ja vem com iluminação, sump com esponja, carvão, ceramica e uma bomba de recalque. Só acrescentei uma outra bomba de circulação e um skimmer, fora as rochas e o substrato. Gastei ao todo R$900,00 e fui pra casa feliz da vida. Somente 1 mês depois eu coloquei pra ciclar.
Hoje ja tenho vontade de montar um de 400L e colocar os animais que nesse nano eu não posso.

Mas enfim..
O mais importante é a paciência.
Não desista do seu grande sonho. É um gasto alto, mas muito gratificante.

Abráss

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Começando.

#8 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Muito obrigado mesmo pessoal,
vou dar uma pensada.. O cara da loja é de confiança pois já conheço ele a vários anos e tal.

Irei conversar com ele e ver melhor os detalhes do áquario, li bastante coisa aqui e acho que já da para ter uma idéia do que precisa
e o espaço necessário para os peixes.

Na verdade eu ainda nem vi o áquario, apenas me falaram dele.
Vou lá hoje a amanhã digo como foi.

Para vocês terem uma idéia eu vou tirar a TV do meu quarto para por ele
e esse tamanho é o máximo que consigo.

Fico realmente agradecido.

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Começando.

#9 Mensagem por alex braga »

Thelon vc viu esse aqua la na shopfish?? cara o dono la mete a faca ate quando ja quebrou rsrsrsrs, eu sou de santo andre tb se vc quiser vir ver o meu aqua ele serve de otimo exemplo de como se fazer algo razoavel gastando o menos possivel rsrs, é so mandar uma mp, todo domingo eu estou em casa blz!! inclusive eu tenho um vidro com sump traseiro jogado aqui, precisa de uns ajustes no sump, da 50lt no total eu dou ele pra vc e te ajudo com o que faltar, mais do que dinheiro o que mais se precisa nesse hobby é paciencia
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Começando.

#10 Mensagem por Renan Kfouri »

Ta aí uma atitude BEM legal do Alex.

Passando pra deixar minha recomendação da loja Acquaterapia do Shopping Central, dentro do Wall Mart. Comprei meu aqua usado lá, 200 Lts, com móvel, equipamentos, etc, completo (se quiser ver meu topico está na assinatura) por R$1.500,00. Deu um "probleminha" mas o atendimento foi 100000%.

FikDik!

Abs.
Renan

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Começando.

#11 Mensagem por Gabriel Ferrari »

daqui a pouco explico que fiz :P
obrigado pelas opiniões

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Começando.

#12 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Pessoal sou realmente muito agradecido a todos vocês icon_iCo01

Eu pensei muito nos últimos dias, pesquisei bastante e cai em outro problema.
O espaço... Esse áquario daria certinho no móvel que tenho a TV do quarto e se eu pegar qualquer coisa maior
ele iria ficar com partes para fora o que não seria legal pelo peso.

No meu quarto tem uma mesa que o tamanho daria para um de 50L porém ela é de vidro e certamente cederia...
Tentei bater um rolo com a minha mãe no móvel da sala que fica outra TV, porém ela disse que não ia desmontar a casa
por causa do áquario, mas pelo que vi até eles chegarem a um tamanho que o áquario não suporte vai demorar de 6 a 1 ano e isso me da tempo para ver o que faço. icon_frusty

Fui na loja ontem e conversei com o cara vi tudo que tinha no áquario e tal e realmente ele está bem completo
com tudo o que precisa, até reservatório de agua doce que achei que não encontraria ele tem.

Está com uns 4 ~ 5 kg de rocha viva e com bastante "entradas" para eles nela.

Os 4 peixinhos são tão pequenos que chegam a se perder dentro do áquario, são praticamente do tamanho da minha unha.
Caso eles cresçam muito rápidamente e eu veja que o áquario não está suportando, eu tento passar eles para alguém caso eu não tenha ainda condições fisicas de ampliar o áquario.

Fiz muitos orçamentos e pesquisas e por tudo que esse áquario tem o preço está legal, nem a baixo e nem acima da média
pelo tamanho e comprimento. O vidro é curvado e tem bons acabamentos, sinceramente ele ta bem legal.

Se eu fiz besteira... por enquanto não está aparecendo vamos ver com o tempo, mas foi um grande passo para eu iniciar nesse hobby, já desenterrei um livro que tenho e pretendo ser bem ativo aqui no fórum para cuidar muito bem desse meu áquario, mesmo que seja pequeno e o trabalho não seja tão duro irei me dedicar ao máximo para que ele fique sempre bem controladinho.

Agradeço muito a todos vocês.

alexbraga escreveu:Thelon vc viu esse aqua la na shopfish?? cara o dono la mete a faca ate quando ja quebrou rsrsrsrs, eu sou de santo andre tb se vc quiser vir ver o meu aqua ele serve de otimo exemplo de como se fazer algo razoavel gastando o menos possivel rsrs, é so mandar uma mp, todo domingo eu estou em casa blz!! inclusive eu tenho um vidro com sump traseiro jogado aqui, precisa de uns ajustes no sump, da 50lt no total eu dou ele pra vc e te ajudo com o que faltar, mais do que dinheiro o que mais se precisa nesse hobby é paciencia


E ae Alex!
Cara fico extremamente agradecido pela sua disponibilidade em mostrar e ajudar, porém quando vi sua mensagem já estava com o áquario em casa. Mas a sua iniciativa foi bem legal. Obrigado.

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Começando.

#13 Mensagem por Valter Pereira »

Thelon... deu certo com o skimmer? como estão as crianças?
Bem vindo a esse mundo de malucos!
Boa sorte icon_clap

Gabriel Ferrari
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Set 2010, 13:58
Apelido: Thelon
Cidade: SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Começando.

#14 Mensagem por Gabriel Ferrari »

Valeu Valter!!! vou postar as fotos das minhas crias. hehehe
inclusive do Skimmer montado.

Estou agora regulando a densidade da água que por algum motivo não está legal,
estava com 1016 consegui subir para 1018.

Ai como já tinha mexido muito nele ontem achei melho dar um tempo para continuar a regular
já que a diferença está relativamente pouca.

Se eu fiz besteira ou não, eu ainda não sei. Mas que estou MUITO FELIZ com meu aquario estou
Agora é aprender a mexer certinho, levantar uma grana e arrumar um espaço (O que ta dificil na minha casa hehehe) e fazer um grande e ideal icon_clap

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”