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Bruno mendonca
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Iniciante.

#1 Mensagem por Bruno mendonca »

Boa noite pessoal.

Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Bruno, tenho 23 anos e sou de Hortolândia SP. bye1

Em segundo gostaria de pedir desculpas caso onde esteja postando seja um local incorreto pois como sou novo ainda estou um pouco perdido rs.

Bom vamos lá, eu a alguns anos tive algumas experiencias com aquaristas pois meu pai era amigo de um, o que acabou levando a outro e assim por diante. vi vários aquários marinhos e são realmente lindos, porem eu me apaixonei por um de água doce que tinha um tronco lindo no centro e todo plantado. Bem há algum tempo estou assistindo videos e vendo algumas coisas a respeito de montar meu aquário, porem é difícil pois não tenho amigos para tirar duvidas diretamente e ai um desses amigos do meu pai me indicou este fórum. Pelo mesmo gostaria muito de pedir ajuda a vocês. irei a baixo colocar algumas coisas que gostaria de ajuda se puderem me auxiliar ficarei muito feliz.

Projeto (o que espero realizar)

Aquário: 100 a 150 Litros. (Gostaria de saber com vocês a respeito de vidros de aquário, se são todos iguais ou pode ter alguns com o vidro mais grosso ou mais fino e se isso influencia no preço. Caso possuam alguma recomendação ficarei feliz se compartilharem).

Filtragem: Assisti a vários videos a respeito e estou pensando em um canister porem gostaria de saber o quantidade de litros/h seria ideal para um aquário deste tamanho, e também se o canister já faz a oxigenação da agua ou precisa de alguma outra bomba. (caso tenham sugestões a respeito fiquem a vontade para compartilhar).

Substrato: Estou pensando em areia fina, pois mantem os detritos na superfície evitando assim sanfonar. (Caso aconselhem outros).

Peixes: Galera esta eu gostaria da ajuda de vocês pois não encontrei um tópico ou site que mostra os tipos de peixes pertencentes a cada água ex: (ph neutro, alcalina etc) pelo mesmo tenho duvidas quanto aos peixes. alguns exemplos que eu encontrei e achei muito bonito é a (lindinha, bótia, cascudo leopardo, lago frenatus etc). Também gostaria da ajuda de vocês para saber o que significa um aquário de PH neutro, alcalino e por que cada peixei pertence a um biotipo, e também o que acontece se colocar um neutro e um alcalino. (Caso tenham links de espécie de peixes e tal podem mandar assim conheço os diversos tipos existentes).

Plantado ou artificial: Neste sub tópico também gostaria da ajuda de vocês. Um aquário plantado precisa ter algo por baixo do substrato de areia ou não? posso colocar um tronco dentro do aquários? ou acham melhor rochas e plantas artificiais para um iniciante (o que vocês sugerem?)

Testes: Galera quando fui em uma loja aqui perto o vendedor veio falando que para ter o aquário preciso comprar uns par de testes, de ph, amonia, etc. Porem pesquisando um pouco percebi que os mais experientes dizem que os vendedor querem empurrar muitas coisas nos iniciantes por isso preciso da ajuda de vocês referente a isso é realmente necessário? quais os principais?

TPA: Eu pesquisei um pouco e alguns aquaristas dizem que a TPA é a cada 15 dias para água doce, o que vocês acham?

Ciclagem: A ciclagem da água doce é de aproximadamente quanto tempo?. Uma duvida! Caso a ciclagem seja de 30 dias, e a TPA a cada 15, eu faço uma TPA mesmo no aquário vazio somente com a água no processo de ciclagem?

Bom amigos, acredito que por enquanto essas sejam as duvidas pairando sobre minha cabeça rs.

Quero agradecer a todos que me ajudarem e pedir desculpa caso fique mal explicado pois é meu primeiro post, espero que tenham paciência... Querendo assim construir uma amizade com vocês! ::inocent

Abraço a todos e fiquem com Deus. giveup

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Marco Vieira
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Re: Iniciante.

#2 Mensagem por Marco Vieira »

Bruno, bem vindo ao fórum.

Vou responder aquilo que conheço um pouco, e o pessoal aqui me corrige e complementa conforme necessário.

Aquário: como é iniciante, compre um pronto ou mande fazer com alguém indicado. Não recomendo montar um logo de cara. Além de espessura de vidro, tem questão de travas, maneira de colar, etc.

Filtragem: canister é show para água doce. Pense em algo de 3x a 5x o volume de água do aquário. A oxigenação da água ocorre pela troca gasosa na superfície. Logo, se a saída de água estiver movimentando bem a superfície, ela vai oxigenar, sem necessidade de bolhas. Outra coisa que oxigena a água são as plantas. Como pretende ter um plantado, isso não deve ser um problema.

Substrato: areia fina é legal, mas sujeira aparece mais. Fica mais fácil de sifonar, mas não elimina a sifonagem (nada elimina, ela é necessária). Se usar areia fina, fique atento à circulação da água, se for forte no fundo, vai fazer buraco. Eu já tive esse problema em um plantado. Aqui já vem parte da resposta do plantado/artificial, existem muitas plantas que não precisam de substrato, é o que o pessoal chama de plantado low tech. Então elas vão bem na areia sem necessidade de nada a mais.

Peixes: vai muito do seu gosto, da qualidade da água que sai da sua torneira, e do que vai colocar no aquário. Por exemplo, se colocar um tronco, a água vai acidificar e ficar escura. Nesse tipo de água, vão bem os neons (ainda que sejam bem chatos de cuidar, morrem fácil), bandeiras, etc. Porém se a água da sua torneira for alcalina, as trocas de água vão ter que ser mais criteriosas, baixando o PH da água a ser trocada até os parâmetros do aquário. Logo tem que se planejar, ver a sua disposição para ficar acertando a água, etc. Não conheço um lugar que divida as espécies por PH, salvo os ciclídeos, que são de água alcalina. A questão do PH e a influência nos peixes tem relação com a capacidade dos peixes de absorver o O2 (água ácida tende a ter menos), ao metabolismo do peixe, etc. E não é só PH, pense no GH (dureza geral) e na temperatura. Todos os peixes devem ser compatíveis com estes parâmetros para viverem bem.

Plantas: falei um pouco antes. Plantando low tech é fácil de manter e fica bonito. Particularmente não gosto de plantas artificiais, mas é gosto. Dentro do que vc se propõe, de ter tronco, as amazonenses ficam lindas e grudam no tronco. Com base nas plantas que definir, você avalia o que vai precisar de iluminação.

Testes: PH, KH (reserva alcalina, ligada ao tamponamento do PH), GH (dureza geral), NH3/4(amônia), nitritito (não lembro a definição icon_assobiando ) e nitrato são essenciais. Procure marcas boas (eu uso SERA), são caras, mas duram bem e diminuem a chance de leitura errada. Outros testes são necessários apenas para fins específicos.

TPA: troco 20% a cada 15 dias. Se necessário por algum motivo, adianto o cronograma, mudo o volume. TPA é uma grande aliada, desde que não se varie os parâmetros de maneira brusca. Deve ser algo planejado, porque normalmente vc desliga tudo no aquário para fazer. Então treine enquanto está ciclando :P

Ciclagem: 30 dias normalmente são suficientes, faz uma TPA no 30º dia, espera uma semana, mede parâmetros e pode habitar. Porém se ainda tiver muita alga, tem alguma coisa errada, e pode ser necessário um tempo maior. Tem que ver em quanto tempo o aquário "matura", se vai acelerar biologia, etc. E pode fazer TPA durante a ciclagem também, não tem crise.

Faltou Parâmetros: PH, KH e GH vão variar de acordo com os peixes/plantas que vc quiser. Amônia é zero, não é meio, nem um. É altamente tóxica, principalmente em PH ácido (abaixo de 7). Depois da amônia, vai ter Nitrito/Nitrato, que é exportado por TPA apenas. Amônia sobe com aumento da carga orgânica (procure sobre o ciclo do nitrogênio). Logo, cuidado ao habitar o aquário, nunca coloque muitos animais de uma só vez. Sempre tenha em mente que medir parâmetro é tirar uma foto, não é um filme, logo eles podem variar no decorrer do dia (PH é um que varia na madrugada/manhã/tarde). O que não pode é ter variação brusca. Temperatura é outro que não pode ter variação brusca. Um bom controlador de temperatura (COEL, por exemplo) é recomendado. Eu particularmente não confio em termostato, mas já vi muita gente usando e sem grandes variações.

Se eu tiver dito algo errado, o pessoal corrige. Se tiver mais dúvidas, manda aí.

Abraço

Marco

Fabio Vicente
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Re: Iniciante.

#3 Mensagem por Fabio Vicente »

Olá Bruno, seja bem vindo.

Primeiramente, você precisa se decidir qual tipo de aquário você quer para definir equipamentos, substratos e filtragem. Por exemplo, se você montar um com plantas artificiais, você precisará de aerador e um canister não se faz totalmente necessário. Pense no resultado final que você deseja, e a partir disso trabalhe o projeto.

Vamos às dúvidas. Vou tentar complementar o que o Marcos já expôs.

Aquário: Devem ser feitos com vidros laminados e nunca com temperados. A espessura influencia o preço, peso e montagem. Leve o peso em consideração na hora de montar o móvel. Com relação à montagem, um aquário de 150 L pode ser feito com vidros de 5 mm e travas francesas, ou feito com 7 mm sem travas. Vidros com espessura maior são mais caros, porém mais seguros. Um aquário bem confeccionado dura por décadas, então não vale a pena economizar aqui. Pesquise na internet "Calculadora de Aquário", você encontrará boas referências para determinar a espessura do vidro, baseado no tamanho do aquário.

Filtragem: Canister é excelente para plantados, pois causa pouca perturbação na superfície e diminui a troca gasosa. Isso significa que pouco oxigênio entra no aquário, mas por outro lado, pouco CO2 é perdido, e no caso de plantado isso é recomendado, pois as plantas irão utilizar o CO2 e converter em oxigênio, oxigênio esse que os peixes irão consumir. Veja que com isso não há necessidade de emprego de aeradores. Porém, se montar com plantas artificiais ou até mesmo com poucas plantas, será necessário o uso de aeradores para agitar a superfície da água e otimizar a troca gasosa.
Caso resolva montar sem plantas naturais, você pode utilizar filtros hang-on, pois a cascata formada por esse tipo de filtro auxilia na agitação da água e torna desnecessário uso de aerador.

Peixes: Sites como "Aquarismo Paulista", "Aqua Hobby", "Fish Base" entre outros apresentam bons dados sobre parâmetros da água para cada espécie. Para uma relação de espécies por tipo de água, pesquise em sites de lojas. A "RS Discus" faz esse tipo de apresentação em seu site. E é importante verificar a compatibilidade entre as espécies não somente com relação aos parâmetros de água, mas também com características de cada espécies, por exemplo se são territoriais, agressivos, de cardume. Inserir peixes agitados, como barbos sumatra, com peixes tranquilos é inviável. Isso evita estresse no aquário, e estresse é uma das principais causas de doenças nos peixes.

Plantado ou artificial: Eu particularmente não gosto de nada artificial no aquário, seja plantas ou enfeites. Sujam muito, é difícil limpar, e os mais baratos costumam perder cor com o tempo e ficar encardido. Os de melhor qualidade são caros, bem caros.
Já plantas naturais, quando bem combinadas e distribuídas no aquascaping, torna o aquário em verdadeiras obras de arte. A questão do substrato é de extrema importância para um plantado. É ligado diretamente ao tipo de plantas que irá compor o paisagismo. Há plantas de não necessita de substrato férteis e há outras em que é imprescindível a camada fértil. Algumas vão bem com pouca iluminação enquanto outras necessita de iluminação intensa. Há uma incrível variedade de espécies que atende à todos os gostos e bolsos, e é necessário muito estudo para conseguir harmonizar isso, porém lhe garanto que o resultado do seu esforço vale muito a pena, basta uma pequena pesquisa na internet sobre "aquário plantado" e verá quantas belas montagens aparecem no resultado.
Existem livros sobre o assunto, a grande maioria em inglês, onde você encontrará informações sobre plantas aquática. Pesquise sobre "Takashi Amano" que você encontrará boas referências. E claro não poderia deixar de citar duas obras do brasileiro Rony Suzuki, em português, "Aquapaisagismo: Introdução ao aquário plantado" com co-autoria de Maurício Xavier e "Guia de plantas aquáticas".
Plantados é um assunto extenso, e podemos tratar disso aos poucos.
Há também um consenso quanto ao uso de areia como substrato para plantados: Nunca use areia fina. Areia fina se compacta e impede o crescimento das raízes das plantas. E também, não fica mais fácil de sifonar não. Você acaba retirando parte da areia em casa sifonagem. Prefira areia grossa, cascalho fino, ou basalto.

Testes: Exatamente como já citado. Vendedor empurra mesmo, afinal é o ganha-pão dele. Ele irá oferecer aceleradores de biologia entre outros produtos que não são tão necessários. Porém, infelizmente, há aqueles que empurram demais. Nesse caso, troque de loja.

Ciclagem: você sempre encontra as receitas de bolos, dizendo o que fazer e o tempo. Quase que unanimidade de 30 dias. E sim, esse é o tempo médio, porém o período de ciclagem não tem data certa para acabar. Ele termina quando os parâmetros estão estabilizados, e isso se verifica através de testes. Aquaristas experientes, com bom conhecimento em ciclo de nitrogênio e química do aquário conseguem acelerar a ciclagem para menos de 15 dias. Mas isso tem um preço: gastos com produtos químicos, biológicos e testes. Talvez demore até 45 dias para ciclar de maneira natural, porém sem nenhum gasto. E o mais importante no aquarismo é PACIÊNCIA. Coisas boas demoram para acontecer, já as ruins são instantâneas. Tenha isso em mente antes de fazer alteração no aquário, seja dosando produtos ou inserindo animais e plantas sem quarentena.

E apenas corrigindo, a amônia é menos tóxica em pH ácidos e mais tóxicas em pH alcalinos. Mas veja, ainda que peixes mantidos em pH ácido conseguem tolerar mais amônia, essa ainda é toxica e deve ser controlada.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

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Re: Iniciante.

#4 Mensagem por joaocursini »

Boa noite, Bruno!

Existem várias maneiras de pensar em como montar seu aquário, tais como:

"Tenho X R$ de limite."
" Tenho espaço de X tamanho que quero colocar o aquário."
" Gosto de X peixe."

Enfim, maneiras não faltam para se iniciar. Normalmente os empecilhos são outros! rs

Partindo de algum ponto, como peixe, tamanho, investimento, entre tantos outros, fica mais fácil e várias dessas duvidas apresentadas por vc, por aí só, desapareceram...

Existem "equipamentos" específicos para Aquarios plantados, outros para ciclídeos africanos, jumbos e por aí vai.

Vc comentou sobre botias... tenho um aquário com tópico aqui no fórum, apenas montado pra elas.

Dê uma olhadinha lá!

Abç


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Re: Iniciante.

#5 Mensagem por joaocursini »

Puxa, informei errado. Estou usando o aplicativo e pensei que estava no forum onde tenho um tópico do aquário das botias.

Me enganei! Rs


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Bruno mendonca
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Re: Iniciante.

#6 Mensagem por Bruno mendonca »

Bom noite amigos,

Primeiramente muito obrigado pelas respostas iniciais icon-aplauder

Referente a água eu acabei esquecendo um fator importante a respeito, No aquário marinho geralmente se passa a água da torneira por um sistema (não me lembro o nome) que são canos de pvc, onde um contem carvão ativado, e no outro resina mista, para a água ficar com o ph zero. Minha duvida é agora que vocês mostraram os pontos de vista pensei bem e resolvi em optar por um aquário de ph neutro plantado. Para o mesmo um aquário de água doce é necessário realizar este mesmo procedimento já que vou realizar as TPA e a ciclagem dele no ph neutro? ou caso não seja necessário qual o tipo de água devo usar? ex: corrente, deixar a água parada um tempo etc.

Pessoal estou muito feliz de vocês tirarem um tempo para compartilhar o conhecimento de cada um.

Gostaria de saber se o site faz eventos ou encontro dos usuários etc. se possuem grupo no whatsapp etc.

brigadão galera clapping_02

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Re: Iniciante.

#7 Mensagem por joaocursini »

Existem condicionadores de água, assim vc apenas pinga as gotas indicadas do produto na água de torneira mesmo e mais nada...

Sobre o pH, vc precisa medir qual é oq sai da torneira de sua casa e acerta-li para sua necessidade. Isso pode ser feito de várias maneiras (com produtos ou outros tamponadores / "reguladores").



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Marco Vieira
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Re: Iniciante.

#8 Mensagem por Marco Vieira »

No aquário salgado,a água de reposição e a usada na tpa para fazer mistura com sal, passa por um filtro di ou osmose reversa. O pH não zera, o que você remove são as impurezas. Normalmente, o ph fica neuro mas se guardar, tende a acidificar.

Não é necessário em aquário de água doce. Salvo se sua água da torneira for muita suja, um aquasafe é suficiente. Aquasafe remove componentes nocivos da água, como cloro.

Atingir um ph neutro é possível se a água da torneira for neutra ou se usar condicionadores para acertar o ph. Mas manter a água neutra, passa por ter reserva alcalina KH, e não ter muita matéria orgânica (troncos, folhas em decomposição, sujeira) ou matéria alcalina (conchas, pedras alcalinas como mármore e outras). O substrato deve ser inerte. Deve ficar atento porque cascalho de rio pode vir com tronco (impuro) e basalto pode vir com pedra calcárea (impuro).

Areia de filtro de piscina é uma boa. Se optar por substrato para plantado, veja se ele pode alterar o pH. Existem vários tipos, alguns podem ficar em contato com a coluna dágua, outros não.

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Re: Iniciante.

#9 Mensagem por Aquarioemfamilia »

Alô galera!
Caso precisem ciclar o seu aquario, sugiro assistir a este video!
Procurei usar uma linguagem facil para quem está comecando no assunto!
[videos] https://youtu.be/fTE8qm_KNGA[/videos]

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