Venho mais uma vez (como um aquarista semi iniciante) recorrer aos universitários…
Tenho um aqua Boyu EC-600, utilizo ele sem tampa e com iluminação Maxspect Ethereal, na filtragem utilizo perlon, bio glass e sera mini, pra quem já viu meu outro post, sei q n é o aqua ideal, mas o vendedor me passou a perna (visto q seria meu primeiro aqua e n entendia mt), então adaptei da melhor forma, e agora inclusive já montei um novo de 200L + sump, só q estou aguardando ciclar então o Boyu permanece funcionando
A grande questão é: estou com um zoanthus q tem perdido pólipos sem mais nem menos, inclusive demorei a perceber, pois tem sido tão devagar q me parecia q nada estava acontecendo. Abaixo tem uma foto do antes (qnd comprei, há 2 meses atrás) e o depois (de hoje) dele, as fotos estão em link pq nunca consigo inserir fotos aqui no fórum.
Enfim, os pólipos simplesmente foram sumindo, não vi nenhum peixe sequer se aproximar dele (tenho apenas 2 ocellaris e 1 pseudochromis), os paguros e turbos estão sempre andando em cima dele, mas não percebi nada de estranho, tenho apenas turbo snails, paguros mini e alguns pata amarela, e nenhum outro coral ou anêmona.
Os parâmetros não medi pois só comprei os testes agora q montei um aqua de 200L, pois pra um de 66L como esse meu Boyu, apenas as TPAs seriam suficientes pra manter apenas um Zoanthus pequeno, sendo feitas de 25% semanal com sal MBreda SPS e água RO; temperatura sempre entre 25 e 27 (regulado pra 26; 25 e 27 são margem de erro), fotoperíodo de 9h diárias, e circulação por JEBAO SW4 no mínimo, por ser um reef pequeno.
Por fim, tb não vi nenhum dos bichinhos comendo nenhum pólipo, notei q 1 uma vez se soltou, um pequeno, e saiu voando pelo aquário, inclusive ele morreu, mas fora isso nunca vi mais nenhum solto, e tb é impossível q sejam sugados pela bomba pois tem a tela e eu tb veria no perlon de qualquer forma, fora q boiariam pelo aquário todo… Ah, e na foto do antes ele está bem fechado pq era o primeiro dia dele, tinha acabado de comprar, e na de hj tb está fechado pq essa hora ele já tá dormindo
Me ajudem pf

https://ibb.co/YTt0yPB
https://ibb.co/c668bpB