🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
viniciusnolima
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Abr 2024, 16:52
Apelido: VNL
Data de Nascimento: 26 Mai 1992
Cidade: Paulinia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#1 Mensagem por viniciusnolima »

Boa Tarde Pessoal!!

Tenho um aquário de 250L 100(C)x50(A)x40(L), hoje está com uma luminária caseira, só leva corais fáceis....

Tenho orçamento por volta de R$2k via mercado livre, e quero futuramente tocar corais mais difíceis...
Vi que nesse valor tem algumas opções da OceanTech que tem controle via App etc...

Ai a minha dúvida:
Compensa colocar 3 luminárias OceanTech Artika (Vantagem: Caso dê problema em alguma, as outras duas conseguem tocar)
Ou
Compensa colocar 1 luminária OceanTech Nour Plus Marine 100cm (Iluminação mais espalhada)


Infelizmente acho que a marca não disponibiliza o espectro dela (medição de PAR)

Att

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Acho que essas luminárias são fracas, não vai mudar muito.
Infelizmente iluminação é caro, te recomendo ficar de olho em opções usadas melhores ou se tiver paciência procurar algum projeto diy.

viniciusnolima
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Abr 2024, 16:52
Apelido: VNL
Data de Nascimento: 26 Mai 1992
Cidade: Paulinia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#3 Mensagem por viniciusnolima »

Leonardo Orito escreveu: 26 Abr 2024, 04:52 Acho que essas luminárias são fracas, não vai mudar muito.
Infelizmente iluminação é caro, te recomendo ficar de olho em opções usadas melhores ou se tiver paciência procurar algum projeto diy.
Isso é verdade, infelizmente para uma MAXSPECT esta bem longe ainda ^^
Acabei pegando 3x Spectra Aqua Knight V3, pois vi um pessoal reclamando da Artika na questão de queda de energia...

Com elas da para ir levando... Ai no caso vou refazer meu projeto diy, que é controlado via Arduino.

Vlwss!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

viniciusnolima escreveu: 26 Abr 2024, 09:45
Leonardo Orito escreveu: 26 Abr 2024, 04:52 Acho que essas luminárias são fracas, não vai mudar muito.
Infelizmente iluminação é caro, te recomendo ficar de olho em opções usadas melhores ou se tiver paciência procurar algum projeto diy.
Isso é verdade, infelizmente para uma MAXSPECT esta bem longe ainda ^^
Acabei pegando 3x Spectra Aqua Knight V3, pois vi um pessoal reclamando da Artika na questão de queda de energia...

Com elas da para ir levando... Ai no caso vou refazer meu projeto diy, que é controlado via Arduino.

Vlwss!
Nos classificados tem uma razor pra venda por 1500, essa tocaria seu aquário por um bom tempo

FagnerDelfim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Dez 2020, 10:37
Apelido: Fagner
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#5 Mensagem por FagnerDelfim »

Aproveitando o tópico para não abrir um a mais sobre o mesmo tema...
Vocês acham que uma luminária Ocean Tech Nour para marinho de 60cm/63w atende bem a montagem de um aquário de 60x40x50 onde vão ser mantidos softs e LPS? E provavelmente uma anemona BBT no futuro.

Já agradeço de antemão!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

FagnerDelfim escreveu: 09 Jun 2024, 23:27 Aproveitando o tópico para não abrir um a mais sobre o mesmo tema...
Vocês acham que uma luminária Ocean Tech Nour para marinho de 60cm/63w atende bem a montagem de um aquário de 60x40x50 onde vão ser mantidos softs e LPS? E provavelmente uma anemona BBT no futuro.

Já agradeço de antemão!
acho que vc está confundindo o modelo, a de 60cm dessa luminaria não tem 63w de potencia.
eu acho uma luminaria bem porcaria pro preço dela, um aquario com 50cm de altura vai ficar com par bem baixo no fundo, talvez você consiga manter lps bem no topo das rochas.

FagnerDelfim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Dez 2020, 10:37
Apelido: Fagner
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#7 Mensagem por FagnerDelfim »

Leonardo Orito escreveu: 10 Jun 2024, 12:51
FagnerDelfim escreveu: 09 Jun 2024, 23:27 Aproveitando o tópico para não abrir um a mais sobre o mesmo tema...
Vocês acham que uma luminária Ocean Tech Nour para marinho de 60cm/63w atende bem a montagem de um aquário de 60x40x50 onde vão ser mantidos softs e LPS? E provavelmente uma anemona BBT no futuro.

Já agradeço de antemão!
acho que vc está confundindo o modelo, a de 60cm dessa luminaria não tem 63w de potencia.
eu acho uma luminaria bem porcaria pro preço dela, um aquario com 50cm de altura vai ficar com par bem baixo no fundo, talvez você consiga manter lps bem no topo das rochas.
Rapaz... aqui no anúncio diz que tem 63W...

https://www.mercadolivre.com.br/luminar ... 4440511708

É essa mesmo que você ta falando?

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#8 Mensagem por Leonardo Orito »

FagnerDelfim escreveu: 11 Jun 2024, 21:46
Leonardo Orito escreveu: 10 Jun 2024, 12:51
FagnerDelfim escreveu: 09 Jun 2024, 23:27 Aproveitando o tópico para não abrir um a mais sobre o mesmo tema...
Vocês acham que uma luminária Ocean Tech Nour para marinho de 60cm/63w atende bem a montagem de um aquário de 60x40x50 onde vão ser mantidos softs e LPS? E provavelmente uma anemona BBT no futuro.

Já agradeço de antemão!
acho que vc está confundindo o modelo, a de 60cm dessa luminaria não tem 63w de potencia.
eu acho uma luminaria bem porcaria pro preço dela, um aquario com 50cm de altura vai ficar com par bem baixo no fundo, talvez você consiga manter lps bem no topo das rochas.
Rapaz... aqui no anúncio diz que tem 63W...

https://www.mercadolivre.com.br/luminar ... 4440511708

É essa mesmo que você ta falando?
Não essa é a plus eu tava vendo a nour normal.
Ainda assim não recomendo, esse tipo de luminária usa leds fracos e não tem lente, mas sei lá eu não conheço nenhum aquário legal que use luminária desse tipo.

Ciro Costa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2024, 15:57
Apelido: Ciro
Data de Nascimento: 15 Mar 2001
Cidade: São Luís de Montes Belos
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#9 Mensagem por Ciro Costa »

Olá, bom dia. Aproveitando o tópico queria perguntar sugestões de luminárias custo benefício para um nano. Meus planos são de manter corais softs e lps e, muito mais para frente, sps mais tranquilos como seriatopora caliendrum ou montipora digitata.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#10 Mensagem por Leonardo Orito »

Ciro Costa escreveu: 13 Jun 2024, 11:25 Olá, bom dia. Aproveitando o tópico queria perguntar sugestões de luminárias custo benefício para um nano. Meus planos são de manter corais softs e lps e, muito mais para frente, sps mais tranquilos como seriatopora caliendrum ou montipora digitata.
depende do tamanho do nano, as luminárias em geral tem o mapa de par, procure uma luminária que te de pelo menos 200 par no topo das rocha e em torno de 70 nas extremidades.

Ciro Costa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2024, 15:57
Apelido: Ciro
Data de Nascimento: 15 Mar 2001
Cidade: São Luís de Montes Belos
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#11 Mensagem por Ciro Costa »

Minha ideia é um nano em formato de cubo de 35 a 40 cm ou um aquário de 50 cm de comprimento e no máximo 35 cm de altura. Vi um modelo da zetlight, a za1201, mas não vi muitas reviews ainda. Já apareceram para mim também vídeos sobre a artika da ocean tech e a aquaknight, mas não encontrei mapa de par dessas luminárias.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#12 Mensagem por Leonardo Orito »

aquario baixo assim acho que qualquer uma vai funcionar

Ciro Costa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2024, 15:57
Apelido: Ciro
Data de Nascimento: 15 Mar 2001
Cidade: São Luís de Montes Belos
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#13 Mensagem por Ciro Costa »

Muito obrigado pela ajuda

Avatar do usuário
Ivan Rose
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 521
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 110 vezes
Recebeu Curtir: 43 vezes
Contato:

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#14 Mensagem por Ivan Rose »

@Ciro Costa ... em um cubo de 50cm, 60W de potência real já irá lhe atender bem... existem várias opções no mercado hoje... aí vai depender do gosto e do bolso $$$...
Se optar colocar uma luminária caseira, posso lhe ajudar com o projeto... qualquer coisa é só chamar...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

grd0123
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Mar 2024, 18:34
Apelido: Marcus vieira
Data de Nascimento: 09 Jan 1984
Cidade: Sao paulo
País: Brasil

Re: DUVIDA ILUMINAÇÃO AQUARIO MARINHO

#15 Mensagem por grd0123 »

Amigao, se vc quiser eu te eneino a montar uma luminaria diy com pecas boas, leds bons que vc nao vai gastar tudo isso nao e fica com uma potencia de 300w, com controladora

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”