🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Me ajudem com essa doenca!!

Responder
Mensagem
Autor
grd0123
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Mar 2024, 18:34
Apelido: Marcus vieira
Data de Nascimento: 09 Jan 1984
Cidade: Sao paulo
País: Brasil

Me ajudem com essa doenca!!

#1 Mensagem por grd0123 »

Senhores gostaria muito da opiniao de vcs pra uma doenca em questao… tudo comecou acredito eu com um palhacinho anow q eu coloquei no aquario mesmo apos a quarentena com cobre. Estou perdendo os peixes um de cada vez, tinha 5 pqlhacos variados e morreram todos, um gramma, um bahianus, um borboleta… enfim, uma doenca que parece q o peixe vai nascendo umas manchas brancas e vai perdendo a cor perde o apetite fica letargico, notei num aldebraensis uma respiracao ofegante e os peixes maiores, ficavam nadanado contra a correnteza na bomba de circulacao.. por momentos vi eles se esfregando nas rochas, a principio achei q fosse ictio mas sao manchas e nao bolotas, por fim ele fica coberto com um excesso de muco ou um veu esbranquicado a acabam morrendo, pensei tbm em odinium mas os peixes demoram uns 5 dias pra morrerem e vai um de cada vez… enfim, tirei os q sobraram e coloquei num aquario hospital com cobre a 0,3… meu aquario tem 500l, skimmer filtro uv, filtro carvao…
Parametros
Kh 8,5
Nitrito 0,2 fostato 0,1, nitrato nao me recordo, mantenho a temperatura entre 26 a 26,3 graus, salinidade 1024…

Por ultimo perdi um mandarim que estava ha 4 dias no aquario hospital…

Vou descobrir como coloco uma foto aqui e mandar o mandarim p vcs verem como ele morreu e como estava a pele dele, parece um veludo, mas ngm sobreviveu ate agora mesmo com o cobre no aquario hospital. Coloqui hj um comprimido de metronidazol respeitando a dose de 10mg/l… brookynella?

grd0123
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Mar 2024, 18:34
Apelido: Marcus vieira
Data de Nascimento: 09 Jan 1984
Cidade: Sao paulo
País: Brasil

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#2 Mensagem por grd0123 »


Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#3 Mensagem por Leonardo Orito »

Tem todo jeito de ser odinium mesmo.
Qual o cobre que está usando? Aqui no Brasil o único que presta mesmo é o cupramine, esses outros que vendem bem mais barato são outra composição, aí vc tem que usar mais baixo senão ele é tóxico pro peixe, porém não mata os parasitas.

grd0123
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Mar 2024, 18:34
Apelido: Marcus vieira
Data de Nascimento: 09 Jan 1984
Cidade: Sao paulo
País: Brasil

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#4 Mensagem por grd0123 »

cupramine mesmo que estou usando... concentacao 0,3

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#5 Mensagem por Leonardo Orito »

Então já está fazendo o certo, agora pelo menos 4 semanas de tratamento

Avatar do usuário
Ivan Rose
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 521
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 110 vezes
Recebeu Curtir: 43 vezes
Contato:

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#6 Mensagem por Ivan Rose »

Doença do Veludo (Oodinum) dinoflagelado

Sintomas: O peixe bate-se e coça-se em pedras e, principalmente, acelera a respiração (o normal é 60-90/min e pode chegar a 200-300/min). Surgem pequenos pontos brancos ou pequenos cistos castanho-amarelados em todo o corpo e nadadeiras, parecendo ser, o animal, aveludado.
Descrição: Essa é a doença mais frequente e fatal dos peixes marinhos. Os Oodinuns rapidamente deslocam-se às guelras do animal, provocando uma lenta asfixia. Portanto, faz-se necessário um rápido tratamento.
Tratamento: Medicação contendo cobre, porque hipossalinidade não funciona nessa infecção.
Prevenção: Observar a boa qualidade da água e temperatura evitando-se estresse no animal, pois provocará diminuição do muco protetor da pele e, assim, a entrada de parasitas é facilitada.

Créditos: http://www.biologico.agricultura.sp.gov ... s-marinhos
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

grd0123
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Mar 2024, 18:34
Apelido: Marcus vieira
Data de Nascimento: 09 Jan 1984
Cidade: Sao paulo
País: Brasil

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#7 Mensagem por grd0123 »

Obrigado pelas informacoes senhores.. mas o cobre nao adiantou absolutamente nada pros peixes, fiz banhos de formalina nos peixes q sobraram e eles foram perdendo o “veludo” jah no primeiro banho..

Agora eh deixa-los no aquario hospital por 60 dias soh p garantir q extermine tudo do aqua principal. Ainda nao sei o q era, mandei pra um amigo veterinario ele disse q nao dava p saber por foto q precisaria ver no microscopio, mas mandou eu dar banho de formalina dia sim dia nao alternando com metronidazol numa dose de 50mg/l e apos 1 semana, deixa-los no cobre.. “algum produto desse vai tratar empiricamente” e realmente acredito q a formalina foi quem os tratou…

grd0123
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Mar 2024, 18:34
Apelido: Marcus vieira
Data de Nascimento: 09 Jan 1984
Cidade: Sao paulo
País: Brasil

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#8 Mensagem por grd0123 »

Detalhe, apos uma semana pediu p deixar no cobre por 21 dias

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1062
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: Me ajudem com essa doenca!!

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

o tratamento com cobre muitas vezes leva vários dias para começar a aparecer a melhora.

Você falou que estava mantendo o cobre a 0.3, isso seria 0.3 PPM? se for isso não vai fazer efeito mesmo, a dose a ser mantida é de 2 PPM, se a doença for odinium isso é o minimo para ser efetivo e o recomendado é manter o peixe por 30 dias nesse tratamento.

ao meu ver seu amigo veterinario fez uma boa recomendação e como não tem como ter certeza da doença fez um tratamento que pega as mais provaveis, espero que os animais se recuperem, só se atente a concentração do cobre para não correr risco de não tratar direito e voltar a ter problemas.

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”