🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Guia para montagem de aquário marinho definitivo (amador)

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
GusSandrin
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 09 Mar 2001
País: Brasil

Guia para montagem de aquário marinho definitivo (amador)

#1 Mensagem por GusSandrin »

GUIA DEFINITIVO DE COMO MONTAR UM AQUÁRIO MARINHO (AMADOR)

1- parametros, quanto maior seu aquário menos os parâmetros vão variar (alguns dizem que quanto maior mais fácil, mas lembre que quanto maior mais caro, veja o que cabe no seu bolso)

2- tamanho, invista em algo definitivo, não adianta você estar comprando um aquário de 20L depois um de 40L depois um de 200L e por fim um de 800L, pense no dinheiro que você vai gastar montando cada um deles, então se quer montar um de 100L reveja seus pensamentos. Aguarde mais uns meses, ou deixe a luminária por último e compre logo o de 600-800L.

3- Outra dica que vou te dar é a seguinte, antes de montar esse de 800L compre um pequeno e veja se realmente você quer um aquario marinho, sei que parece completamente contraditório a dica anterior mas eu sou apaixonado por aquário, porém algumas pessoas desistem após ver o trabalho e despesas, alguns aquaristas como eu preferem ter o aquário mais lindo do mundo comparado a suas próprias casas ou coisas como carros e motos, um relato meu: já vi aquarista com aquário que superava facilmente 30 mil morando em casa de aluguel na favela sem meio de transporte próprio ou outras coisas parecidas, apos ver isso segui acompanhando esse aquarista que vendeu mudas de seus corais e montou sua própria loja, a paixão por algo não pode ser medida

3.1- bomba, existe bomba tanto para água doce quanto para marinho e sim, as bombas para marinho são feitas levando em conta o sal, para que não estraguem, a bomba do seu aquário tem que ter potencia de 10x a litragem dele, se for um aquário de 100L tem que tem pelo menos 1000L/h

4- não economize em vidro e sump, sei que vai te aparecer tranquilo ter um vidro mais barato, você vai ficar até feliz, (até que ele estoure e você perca corais e peixes que valem mais que o triplo desse vidro, sump e luminária todos juntos), o sump é outra coisa em que não se economiza, você vai montar um sump que tenha parte do perlom, parte de decanter, parte de skimmer parte de mídias, se possível 2 partes de mídias, e por fim parte da bomba, (não necessariamente nessa órdem procure saber qual a melhor parte que eu tambem não sou um guru, fogo-se pessoas que te falam que da pra fazer com menos, faça o MELHOR é isso que você quer para o seu aquário.

5- as mídias e o substrato, compre a melhor mídia e o melhor substrato que der, da pra tocar com um areia estranha e uma mídia de telha que você acha por aí? Até dá, mas pense o seguinte, essa mídia e esse substrato vão te acompanhar por toda a vida desse aquário, pra você trocar eles vai ter que ciclar tudo novamente e pqp, se a ansiedade de ciclar sem nada dentro é grande imagina quando já se tem uma fauna própria.

5.1- a água do seu aquário é tão importante quanto as mídias, existe sal tanto pra peixe (usado em lojas para exibir os peixes) quanto para coral que é o que usamos nos nossos aquários então fique ligado nisso, compre um sal de qualidade recomendado por outros aquaristas que tenham sucesso.

6- luminária, vou te falar, essa eu considero a parte mais importante do aquário depois das mídias, você até pode ter um aquário com um vidro qualquer, um sump lateral qualquer, uma mídia podre, um substrato que eu n recomendaria para um inimigo, mas se você não tiver uma boa luminária, esqueça, você jamais tera coral, não tem essa de coral facil, coral só é fácil de se manter quando o ambiente é bom, ai vira até praga. Então não economize na luminária é ela que vai te dizer se você poderá ter coral ou não e sinceramente se você for ter um marinho pra ter só peixe, melhor fazer um de água doce.

7- rochas, rochas são um termo abstrato, não tenho um grande conhecimento sobre tipos de rocha, mas pelo que eu sei é: só compre rochas próprias pra marinho, aquelas rochas naturais feitas +- de coral morto ou algo do tipo, são a perfeição, podem te oferecer umas coisas estranhas por ai, como cristais, cimento, umas massas, rochas vivas já cicladas, esqueça toda essa merrrrr, você vai comprar rocha padrao, morta. Rochas cicladas podem vir com diversos tipis de animais prejudicias ao seu aquário, um bom exemplo disso foi um grande amigo que seguiu perfeitamente todos os passos e na hora da rocha pegou uma viva que tinha anêmona aiptadia, no próprio ciclo do aquário a aiptasia dominou o aquário e ele teve que refazer tudo

8-ciclagem do aquário, você nem precisa de luminária para ciclar seu aquario, então quando for comprar seu aquário gaste bem no vidro e no sump e por fim junte o dinheiro da luminária enquanto cicla ele, a ciclagem do aquário é uma das partes mais importentes, no inicio dele é a mais importante, não caia em conto de ciclagem em um dia, aquário novo que já vem com peixe, isso é tudo balela, você pode até comprar aquelas ampolas de bactérias vivas mas você vai aguardar os mesmos 50 dias de ciclagem, isso é o ideal, no mínimo, 30 dias (que eu já não recomendo), se possível, cicle esse aquário por 90 dias, seria a perfeição pra ele, já vi gente ciclar pro 6 meses e quanto mais tempo se cicla um aquário, Melhor ele progride no futuro, claro que não estou esperando que você tenha essa paciência de ciclar por 6 meses, nem sonho com isso. Mas pense o seguinte, se você quiser ter estrela, ouriço, corais mais difíceis, você terá que aguardar pelo menos 8 meses, eu recomendo até 1 ano (uma última dica, se estiver morrendo de ansiedade você pode colocar um casal de Palhaços, alguns paguros e turbos com 30 dias de ciclo, não mais que isso, vá com calma

9- até aqui eu espero que você tenha comprado um bom aquário, um bom sump, uma boa bomba, uma boa luminária, uma bomba adequada, tenha pelo menos 50 dias de ciclagem, suas rochas, substrato e mídias sejam de uma boa qualidade e que você não tenha economizado nelas colocando apenas o minimo, então parabéns, você tem um aquário de extrema qualidade, mas isso não quer dizer que você não terá problemas com nada, sinceramente se seu aquário passar muito tempo sem problema algum, desconfie, tem coisa errada aí (piada com fundo de verdade), agora é hora de você escolher seus animais, corais também são animais, mas você deve começar apenas com alguns peixes, já que quando você coloca um animal novo ele ira criar um pequeno pico de amônia.

9.1- peixes, quando for escolher seus peixes pesquise bem. Veja se é um peixe dócil ou bravo, verifique se ele come corais, veja se ele gosta de cardume ou de viver de forma solitária, veja se ele pula, com quais outros peixes ele se dá bem ou com quais peixes a existência é impossível, procure uma loja de boa qualidade e verifique a procedência do animal, nunca se sabe se aquele é um peixe fora do padrão ou peixe velho quase em seu leito de morte.

9.2- peixes marinhos não são baratos, você não vai encontrar nada a baixo de 35 reais (nemo) e a maioria estará acima de 60 podendo chegar a 5000 ou mais um único exemplar, então desconfie de coisas baratas

9.3- hora de colocar o peixe em seu aquário, você acha o que ? Que é comprar ele, furar o saco e jogar dentro do seu aquário?, começou a sonhar depois te tanto tempo?, vamos supor que você teve a decência de pesquisar sobre o peixe e comprar em uma loja confiável, agora você vai levar o peixe para sua casa, furar o saco, colocar em um pote limpo e começar os procedimentos, a primeira coisa que você vai fazer é aclimatar esse peixe, eu recomendaria, até deixar em uma quarentena, mas eu conheço um iniciante quando vejo um, então para aclimatar você fará o seguinte, vai começar a adicionar água do seu aquário no pote que está com a água da loja, você pode fazer isso por gotejamento, após igualar parametros e tempetura, você ira colar esse peixe no DIP, o que é isso? Um produto que vaibl eliminar a maior parte dos parasitas, bactérias ou qualquer outra coisa que você não queira no aquário, após isso, você pode colocar seu peixe no aquários.

10- água, agora é a hora de ter uma boa água, se você comprou um sal de boa qualidade ele já deve vir com todos os nutrientes que você precisa, se você é trouxa e pulou essa explicação, chegou a hora de mudar isso, vamos colocar parametros nesse aquário para ser um aquarista de qualidade, os testes básicos/médios que você vai precisar são os seguntes: salinidade, PH, KH, Cálcio, Magnésio, nitrato e fosfato (a maior parte dos problemas se resolvem com isso), quais os parametros ideias? Se vira, tudo depende do que você quer, mas uma média seria: sal: 1024, ph: 8,3, Kh: 8-10, Cálcio 420, mg: 3x ca.

11- hora de colocar os corais, você ja ciclou bem esse aquário, ja tem peixes, ja tem uma boa luminária e uma boa água (eu espero), vamos começar com corais fáceis, como corais softs e se der certo, coloque corais mais difíceis, não vá comprando corais caros, teste se aquela modalidades de coral pode vingar no seu aquário antes de vender seu carro por um belo coral

Aceito opiniões, melhorias, adições extras... mande aí que corrijo e adiciono

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”