🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sixline morre após Cupramine

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Sprthgs
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Kamel
Data de Nascimento: 17 Mar 1988
País: Brasil

Sixline morre após Cupramine

#1 Mensagem por Sprthgs »

Galera boa tarde.
Possuo um aquario quarentena de 40 litros, no qual estou usando Cupramine e teste de cobre da Seachem para quarentenar os peixes.
Inicialmente montei o aquario, coloquei um occelaris e um fridmani para quarentena, segui as orientacoes do fabricante (20 gotas pra 40 litros e apos 48h mais 20 gotas) e apos fiz o teste de cobre, dando 0,5mg/l como manda o fabricante, mantive os 14 dias sem problemas e coloquei os peixes no aquario principal.

Após troquei 8 litros de agua (20%) deste aquario quarentena e repus o cupramine ate dosagem de 0,5 mg/l, feito isso (Após) inseri outro occelaris e um sixline. Para minha triste surpresa pela manha o occelaris esta morto. Mantive occelaris os 14 dias sem problemas, colocando no aquario principal.

Fiz novamente troca de 8 litros de aqua do aquario quarentena, repuz o cupramine a 0,5 mg/l e comprei outro sixline. Duas horas apos colocar em quarentena notei que ele ja estava virando e mesmo eu tirando ele do aquario com cobre ele tambem morreu.

Gostaria de saber se alguem ja teve esse problema de sixline com cupramine ou se identificaram algo errado que estou fazendo.

Fiquei com algumas coisas na cabeça:

1 - Será que o sixline nao tolera a dosagem de cobre de 0,5 mg/l mesmo o fabricante dizendo e recomendado essa dosagem (fabricante menciona ser seguro para todos os peixes)

2 - É realmente necessario utilizar cobre na quarentena ou existe outra forma segura para realizar a quarentena

3 - Será que a dosagem de 0,5mg/l já de inicio causou choque de adaptacao ao peixe? (Minha adaptacao foi pelo metodo de gotejamento por 2 horas)

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

Re: Sixline morre após Cupramine

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Qual a salinidade da quarentena?
Tem monitorado a amônia?

Sprthgs
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Sprthgs »

Salinidade 1025
Amonia zerada atraves do teste amonia alert da seachem.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

Eu sou sincero que não tenho muita experiência com quarentena, se eu fosse fazer possivelmente usaria cobre, mas não é a única maneira, vc pode fazer hipossalinidade deixar em 1008, ou o que chamam de tank transfer method.

Sprthgs
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Sprthgs »

Se eu deixar o peixe 40 dias em um aquario quarentena sem utilizar nenhum metodo, será que é eficaz tambem para evitar doenca no aquario principal a ponto de nao utilizar cupramine ou hipossalinidade?

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

sim e não, isso é o que chamam de quarentena de observação, se durante 40 dias o peixe não manifestar nenhuma doença eu acredito ser seguro colocar no display.

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

#7 Mensagem por Daniel San »

Na realidade quarentena é um termo genérico muito usado, mas nem sempre o período usual é de 40 dias
Quando não se conhece o patógeno, ou a intenção é profilática, 40 dias pode ser muito tempo ou pouco tempo. Impossível determinar sem conhecer o período de incubação do agente patogênico
Um parasita intracelular pode ficar no organismo do peixe por anos e se manifestar em um curto período de baixa imunológica do animal

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”