🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvidas/Problemas na ciclagem do meu aquario

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Rodrigo Faust
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
País: Brasil

Re: Duvidas/Problemas na ciclagem do meu aquario

#21 Mensagem por Rodrigo Faust »

Leonardo Orito escreveu: 17 Set 2024, 06:24 O refratômetro tem que ser calibrado toda vez que for usar, ele vem com a chave para isso.
É um aparelho sensível a mudanças de temperatura e pode perder a calibração de um dia para o outro.
E para piorar tem refratômetro que dá certo calibrar com água ro e tem refratômetro que não calibra direto com ro e deveria usar uma solução padrão.
Em todo caso se não tem solução é melhor calibrar com ro mesmo ou até mesmo no meu caso eu calibro com água da torneira mesmo e funciona.
Toda vez que for calibrar tem que limpar bem a lente e a capinha, eu passo água da torneira mesmo e seco muito bem, se ficar resíduos de sal ou gota de água sua medição vai sair errada.

Esquece os outros parâmetros, a primeira coisa que tem que estar certa e estável é salinidade
No fim acabei fazendo um teste... Na embalagem do sal diz que 35g em 1 litro deveria atingir 1025 de salinidade. Peguei exatamente 1 litro de agua, coloquei a quantidade de sal indicada e de fato bateu em 1025 no meu refratometro... Então passei a acreditar mais na calibragem do refratometro.
Ao longo dos ultimos dias fui ajustando a salinidade do aquario até atingir 1026 e consegui estabilizar. Ai com a salinidade ajustada, amonia e nitrito zerados, decidi comprar os primeiros peixes icon_comemorando
Comprei 2 Ocellaris... Um comum e um Snow Storm :-D Depois de aclimatar eles eu fiquei um pouco preocupado pois parecia que a circulação dentro do aquario estava muito forte pra eles. Por enquanto desliguei a unica bomba de circulação que estava ligada porque parecia que eles estavam fazendo muuuuuito esforço pra nadar no aquario. Quando desliguei eles me pareceram mais tranquilos.

Eu tenho 2 bombas de circulação 3.000l/h da SunSun (https://encurtador.com.br/M8bGG). Quando ligava as 2 ao mesmo tempo movimentava todo o substrato e fazia varios buracos... Tentei variar a posição, angulo, mas nada deu certo. Desde então vinha deixando somente 1 ligada. Acontece que mesmo com essa unica bomba de circulação ligada (além da bomba de recalque) parece que a circulação esta muito forte para os Ocellaris. Desliguei essa também e agora estou rodando o aquario somente com a bomba de recalque. Agora preciso pensar como vou fazer em relação a circulação. icon_bangin

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 32 vezes

#22 Mensagem por Leonardo Orito »

esses peixes vivem no mar com circulação muito mais forte que seu aquario, é você que tá se desesperando a toa, eles levam uns dias porque geralmente nas baterias de loja não tem circulação, mas se acostumam rápido

Rodrigo Faust

#23 Mensagem por Rodrigo Faust »

Sim... Preocupação de quem é inexperiente no ramo hahaha Nos primeiros dias deixei a bomba de circulação desligada até eles irem se acostumando e eu também ficar mais tranquilo. Esses dias comprei um torch e percebi que a circulação no aquario estava muito baixa mesmo. Liguei uma das bombas de circulação em direção a bomba de retorno do sump pra tentar gerar uma circulação mais aleatoria. Olhando para o torch parece que a circulação ficou bem boa assim. Os peixes estão mais acostumados e não parecem sofrer tanto.

Nesse periodo meu GSP abriu completamente, está bem bonito e começou a crescer icon_comemorando Ja consigo ver a base roxa começando a se espalhar pela rocha. Além disso como comentei comprei alguns corais novos, segue algumas fotos abaixo... Um torch (que me fugiu o nome), uma Goniopora Red e um Zoanthus (que também esqueci o nome agora icon_assobiando). Todos parecem ter se adaptado bem até o momento. Me surgiu uma duvida se eu deveria alimentar esses corais ou se só com a iluminação eles ja dão conta de crescer e se desenvolver?

Agora estou com um novo problema... Estou tendo um surto de algas marrons filamentosas. Desde que montei o aquario ainda não tinha tido nenhum surto de algas... imagino que esse seja o processo natural de maturação do aquario. A minha duvida é: Devo fazer alguma coisa a respeito disso ou deixar que elas se estabilizem por conta propria? Sera que deveria comprar mais paguros/snails pra tentar reduzir um pouco esse surto? (No momento tenho 4 paguros e 4 turbo snails). Estou alimentando os Ocellaris 1x por dia, as vezes em dias alternados, em bem pouca quantidade - Não imagino que o surto seja por excesso de alimentação... Na ultima vez que medi o nitrato estava entre 5 e 10. Alguma dica sobre o que fazer a respeito das algas?
Aqui tem um video que eu fiz das algas do meu aquario. Esse video ja tem alguns dias, no momento a situação é um pouco pior.

Ah... Antes desse surto eu fiz uma mudança na configuração da iluminação. Antes a luminaria ligava as 11 horas e fazia uma rampa até atingir 100% de potência as 14 horas, ai então fazia uma rampa de descida até 0% as 23 horas. Agora ela liga as 10:50, faz uma rampa rapida até 100% de potência as 11 horas e ai faz uma rampa de descida até as 20 horas onde atinge 80% no azul e 0% no branco... ai reduz até 0% no azul ao chegar as 23 horas. Fiz essa mudança porque achei que os corais se beneficiariam mais com a luz em potencia maxima por mais tempo (Além de que alguns corais ficam mais bonitos e vibrantes com mais luz azul a noite). A luminaria é uma AquaKnight V3 60W. Seria esse o motivo do surto de algas?

Resumindo:
Antes: 11 horas ligava (Azul 30% / Branco 30%) --> 14 horas (100% Azul / 100% Branco) --> 23 horas (0% Azul / 0% Branco)
Agora: 11 horas liga (Azul 100% / Branco 100%) --> 20 horas (80% Azul / 0% Branco) --> 23 horas (0% Azul / 0% Branco)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#24 Mensagem por Leonardo Orito »

eu estava de férias e acabei não vendo, mas como estão as algas?
aquario novo vai passar por uma fase de algas, eu gosto de reforçar a equipe de limpeza nesse periodo

Rodrigo Faust

#25 Mensagem por Rodrigo Faust »

Leonardo Orito escreveu: 15 Out 2024, 12:36 eu estava de férias e acabei não vendo, mas como estão as algas?
aquario novo vai passar por uma fase de algas, eu gosto de reforçar a equipe de limpeza nesse periodo
Seja bem vindo de volta :lol:

Como eu disse esta um pouco pior em relação ao video mas está meio que estável no momento... Eu diminui levemente a potencia da iluminação e minha ideia é começar a fazer TPAs semanais a partir de agora pois desde que coloquei os primeiros peixes ainda não tinha feito nenhuma TPA (a primeira TPA dessa nova sequencia foi nesse ultimo domingo). Eu também pensei na possibilidade de aumentar a equipe de limpeza, só que eu não to muito confiante de que eles estão comendo essas algas porque os "fiapos" estão meio longos. De qualquer forma acho que vou comprar mais alguns paguros. Ontem fui numa loja e la eles vendiam uns caranguejos que não lembro o nome (acredito que seja um mithrax? mas não tenho certeza). Decidi comprar um pra ver se ajuda a limpar também. Acredito que a questão das algas esteja sob controle e daqui um tempo deve ser resolvido.

Mas no momento eu estou com um problema bem mais serio e que me preocupa. Percebi na ultima semana que uma das cabeças do meu torch estava meio irritada e fechada. Achei que um paguro tivesse passado por ali então não dei muita importância. Uns dias depois a outra cabeça também estava retraida e comecei a me preocupar. Procurei em uns foruns gringos e descobri sobre uma planaria comedora de euphylias. Dando uma olhada bem de perto no torch eu vi umas 3 planarias malditas icon_chair . Seguindo orientação de alguns posts que eu vi lá eu tirei o torch do aquario, joguei agua de RO nas planarias, removi os ovos com uma escova, fiz um dip com Reef Dip da Seachem e coloquei o torch de volta no aquario. Apesar de ter caido um pouco de agua de RO no torch eu a todo momento estava submergindo ele em agua salgada do aquario para não deixar ele muito exposto a agua de RO.
Desde então o torch esta todo retraido e estou com medo de perder ele icon_cry_smile Aqui vai uma foto e um video de como ele está no momento.
Imagem

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#26 Mensagem por Leonardo Orito »

Todo coral que vc vai colocar tem que fazer uma profilaxia, eu gosto bastante do revive como dip para as pragas mais comuns e água oxigenada para algas.
Torch não é um coral muito recomendado para iniciantes, morre fácil. Eu recomendo começar com Hammer que é mais resistente

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

#27 Mensagem por Daniel San »

Se o refratômetro não for ATC, igual ao da imagem, a temperatura da água usada para calibração deve ser a mesma temperatura da água salgada que quiser aferir a salinidade
Pode usar água de torneira mesmo para calibrar, não interfere em nada para o uso em aquário

Rodrigo Faust

#28 Mensagem por Rodrigo Faust »

Leonardo Orito escreveu: 17 Out 2024, 06:53 Todo coral que vc vai colocar tem que fazer uma profilaxia, eu gosto bastante do revive como dip para as pragas mais comuns e água oxigenada para algas.
Torch não é um coral muito recomendado para iniciantes, morre fácil. Eu recomendo começar com Hammer que é mais resistente
Ah sim... esse torch (e outros corais que eu comprei) eu fiz a profilaxia com o Reef Dip da Seachem antes de colocar no aquario. Inclusive no dia que coloquei eles sairam até algumas praguinhas mas não vi nada de planarias naquele momento. Acredito que o coral estava com alguns ovos que vieram a eclodir depois pois eu só tinha um GSP no meu aquario... não faz sentido ter surgido completamente do nada uma planaria comedora de euphylias. Infelizmente não tenho nenhum aquario quarententa pra poder observar os corais/peixes antes de colocar eles no display.

De qualquer forma hoje o torch está com uma cara melhor... ele ja abriu uns 70% e parece estar se recuperando. Acho que não vou perder ele. :-)

Rodrigo Faust

#29 Mensagem por Rodrigo Faust »

Daniel San escreveu: 17 Out 2024, 19:28 Se o refratômetro não for ATC, igual ao da imagem, a temperatura da água usada para calibração deve ser a mesma temperatura da água salgada que quiser aferir a salinidade
Pode usar água de torneira mesmo para calibrar, não interfere em nada para o uso em aquário
Hmmmm interessante... Valeu pela dica Daniel icon_joia

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#30 Mensagem por Leonardo Orito »

Rodrigo Faust escreveu: 19 Out 2024, 17:15
Leonardo Orito escreveu: 17 Out 2024, 06:53 Todo coral que vc vai colocar tem que fazer uma profilaxia, eu gosto bastante do revive como dip para as pragas mais comuns e água oxigenada para algas.
Ah sim... esse torch (e outros corais que eu comprei) eu fiz a profilaxia com o Reef Dip da Seachem antes de colocar no aquario. Inclusive no dia que coloquei eles sairam até algumas praguinhas mas não vi nada de planarias naquele momento. Acredito que o coral estava com alguns ovos que vieram a eclodir depois pois eu só tinha um GSP no meu aquario... não faz sentido ter surgido completamente do nada uma planaria comedora de euphylias. Infelizmente não tenho nenhum aquario quarententa pra poder observar os corais/peixes antes de colocar eles no display.

De qualquer forma hoje o torch está com uma cara melhor... ele ja abriu uns 70% e parece estar se recuperando. Acho que não vou perder ele. :-)
Nenhum dip mata ovos, eles podem vir no coral e depois eclodir.

Que cor são essas planárias ?

As de euphilia são brancas ou transparentes, se forem marrom ou vermelha é um problema pior

Rodrigo Faust

#31 Mensagem por Rodrigo Faust »

Ah sim... imagino que foi exatamente isso que aconteceu.

Não tirei nenhuma foto das planarias no momento em que tirei elas mas elas eram IDÊNTICAS a essa da foto e desse video. De qualquer forma tenho inspecionado bem o coral todos os dias e não tenho visto mais nenhum sinal de planaria ou ovos nele.
Imagem

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

#32 Mensagem por Daniel San »

Rodrigo Faust escreveu: 28 Ago 2024, 14:55
Imagem

Com a bomba de circulação direcionada no mesmo sentido da bomba de recalque, o retorno das impurezas e do filme de gordura que se forma na superfície da água do aquário para o sump fica mais difícil. Se posicionar a bomba de circulação no lado direito do aquário, direcionada para o lado esquerdo e em diagonal voltada para a superfície da água, pode-se melhorar significativamente esse aspecto

Essa configuração cria um fluxo mais eficiente, ajudando a empurrar as partículas em suspensão e a gordura para o sump, onde podem ser filtradas adequadamente. Além disso, melhora a oxigenação da água e permite que a iluminação penetre sem barreiras na superfície da água, o que é muito benéfico.

Rodrigo Faust

#33 Mensagem por Rodrigo Faust »

Daniel San escreveu: 20 Out 2024, 11:25
Com a bomba de circulação direcionada no mesmo sentido da bomba de recalque, o retorno das impurezas e do filme de gordura que se forma na superfície da água do aquário para o sump fica mais difícil. Se posicionar a bomba de circulação no lado direito do aquário, direcionada para o lado esquerdo e em diagonal voltada para a superfície da água, pode-se melhorar significativamente esse aspecto

Essa configuração cria um fluxo mais eficiente, ajudando a empurrar as partículas em suspensão e a gordura para o sump, onde podem ser filtradas adequadamente. Além disso, melhora a oxigenação da água e permite que a iluminação penetre sem barreiras na superfície da água, o que é muito benéfico.
Eu ja dei uma arrumadinha nisso... Essa foto é antiga hahahaha mas super agradeço a dica. icon_joia Quanto mais informação melhor. Cada dia a gente melhora um pouquinho hahaha
Aqui vai uma foto de como está o posicionamento da bomba de circulação hoje em dia. O grande problema é conseguir posicionar ela de uma forma que não fique fazendo buracos no substrato... Nessa posição ela ainda faz um pouco no canto esquerdo oposto a ela, mas bem lentamente.
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”