Pessoal,
Como alguns já sabem, eu estou com um reef que ganhei de um amigo, porém o SUMp que veio com ele, depois de pesquisar, percebi que não é apropriado, pois ele não tem nenhuma divisão, ou seja, a água desce pelo overflow, passa pelo skimmer e volta pela bomba para o display, mas sem nenhuma divisão dentro do sump.
Vou montar um novo sump, um pouco mais comprido e com as divisões conforme o desenho, o que acham, está ok, ou preciso mudar algo?
Obrigado
Alessandro
Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Projeto de SUMP - o que acham?
- ale_nevesbr
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Alessandro Neves
- País: Brazil
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Darlan Alves
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: ARQUITETO
- País: BRASIL
Re: Projeto de SUMP - o que acham?
A DISPOSICAO TA LEGAL SIM...
QUAL SKIMMER VC VAI USAR!?
SO FICA ATENDO A COLUNA DE AGUA NECESSARIA PARA O PLENO FUNCIONAMENTO DO SKIMMER...
'E INTERESSANTE QUE O LOCAL ONDE O SKIMMER VAI FICAR TENHA UMA COLUNA D'AGUA CONSTANTE....
NO CASO DESTE SEU DESENHO, IMAGINE SE POR ALGUM MOTIVO O OVERFLOW PARA ME MANDAR AGUA! O LOCAL ONDE ESTA O SKIMMER VAI FICAR SECO EM ALGUNS MINUTOS....A MUDANCA QUE EU FARIA 'E NAO COLOCAR A SAIDA DO SKIMMER DIRETO PARA A PROXIMA PARTE....DEIXA DE MODO QUE A AGUA SAIA DO SKIMMER E CIRCULE NESTE COMPARTIMENTO DO SKIMMER E DEPOIS SAIA POR MEIO DE TRANSBORDAMENTO.....
ENTENDEU?
NAO TO DIZENDO QUE ESTE SEJA O UNICO JEITO,,,MAS 'E COMO EU FARIA!
ABRA'CO!
QUAL SKIMMER VC VAI USAR!?
SO FICA ATENDO A COLUNA DE AGUA NECESSARIA PARA O PLENO FUNCIONAMENTO DO SKIMMER...
'E INTERESSANTE QUE O LOCAL ONDE O SKIMMER VAI FICAR TENHA UMA COLUNA D'AGUA CONSTANTE....
NO CASO DESTE SEU DESENHO, IMAGINE SE POR ALGUM MOTIVO O OVERFLOW PARA ME MANDAR AGUA! O LOCAL ONDE ESTA O SKIMMER VAI FICAR SECO EM ALGUNS MINUTOS....A MUDANCA QUE EU FARIA 'E NAO COLOCAR A SAIDA DO SKIMMER DIRETO PARA A PROXIMA PARTE....DEIXA DE MODO QUE A AGUA SAIA DO SKIMMER E CIRCULE NESTE COMPARTIMENTO DO SKIMMER E DEPOIS SAIA POR MEIO DE TRANSBORDAMENTO.....
ENTENDEU?
NAO TO DIZENDO QUE ESTE SEJA O UNICO JEITO,,,MAS 'E COMO EU FARIA!
ABRA'CO!
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768
________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________
viewtopic.php?f=25&t=3768
________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________
- ale_nevesbr
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Alessandro Neves
- País: Brazil
- Recebeu Curtir: 1 vez
-
- Plectranthias pelicieri
- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
ale_nevesbr escreveu:(...) porém o SUMp que veio com ele, depois de pesquisar, percebi que não é apropriado, pois ele não tem nenhuma divisão, ou seja, a água desce pelo overflow, passa pelo skimmer e volta pela bomba para o display, mas sem nenhuma divisão dentro do sump
O fato de não ter nenhuma divisão não torna o sump inapropriado (eu já acho exatamente o contrário), dá pra usar esse mesmo, não ter divisão facilita muito a limpeza do sump. Meu tio se matava pra limpar um sump cheio de divisões, trocou por um sem divisões, melhorou até os parâmetros do aqua (pq com muita divisão pode te dar preguiça e a limpeza fica inadequada) Pra limpar o sump sem divisões (uma caixa plástica, na verdade) ele não demora nem 1/5 do tempo que usava pra limpar o outro. E depois que vc consegue acertar as coisas não há microbolhas no display nem instabilidade de nivel d´água (problemas frequentemente relatados mas logo resolvidos por quem adotou esse esquema prático de sump).
[]´s
R.
- Andretti Figueiredo
- Holacanthus clarionensis
- Curtiu: 3 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
Eu gosto das divisões, mas não tantas...pode diminuir bem essas ai.
Por exemplo, a última (compartimento do recalque) não tem função nenhuma.
Na primeira (skimmer) a água já poderia passar por baixo, fazendo o nível na segunda divisória.
E se usá-las não esqueça de deixar um espaço consideravel para a limpeza.
Abraço !
Por exemplo, a última (compartimento do recalque) não tem função nenhuma.
Na primeira (skimmer) a água já poderia passar por baixo, fazendo o nível na segunda divisória.
E se usá-las não esqueça de deixar um espaço consideravel para a limpeza.
Abraço !
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
A idéia é boa.
Sou a favor das repartições, com isso, o nivel de água no skimmer é sempre constante, o que facilita a regulagem e o resultado do skimmer.
A dica do Darlan é perfeita, não deixe o skimmer jogando a água para o próximo espaço, o skimmer trabalhar no seco, na maioria das marcas, vai queimar bombas.
O espaço entre os vidros com função de quebra bolhas, não precisa ser maior que 2 cms entre uma lamina e outra.
Vou colocar a imagem do meu aqui, de repente serve de idéia também.
Sou a favor das repartições, com isso, o nivel de água no skimmer é sempre constante, o que facilita a regulagem e o resultado do skimmer.
A dica do Darlan é perfeita, não deixe o skimmer jogando a água para o próximo espaço, o skimmer trabalhar no seco, na maioria das marcas, vai queimar bombas.
O espaço entre os vidros com função de quebra bolhas, não precisa ser maior que 2 cms entre uma lamina e outra.
Vou colocar a imagem do meu aqui, de repente serve de idéia também.
- Lipogramma klayi
- Apelido: luiz
- País: Brasil
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Parabens Ale.......muito boa a sua sump já eu estou em quanto á minha. Mais já que estamos falando da sua cade caixa de repo...o de agua doce cade