🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montagem nano de 12lts

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
fabiowoj
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Set 2010, 14:45
Apelido: fabiowoj
Cidade: RJ
País: Brasil

Montagem nano de 12lts

#1 Mensagem por fabiowoj »

Fala pessoal, tenho aquários desde meus 10 anos, só que sempre água doce. Hoje com 28 anos casado, com um boyu-mt508 com água doce e plantado com CO². Pois bem, minha primeira postagem aqui no fórum. (já sou participante de outros foruns na rede)

Ou seja, depois de muitos anos resolvi iniciar com marinho, porém sem muito espaço mas muita determinação.

Sei que muitas pessoas são contra nanos e mais ainda menores de 30lts.

Tenho um aquário de 12lts que estou montando e vejo muito sucesso nele. Vai ser um [highlight=#4040FF]FO[/highlight] para não me preocupar tanto com temperatura, cálcio etc... Pretendo colocar 1 Ocelaris além de 3 mini-paguro e 3 turbo. Recomendam mais algo? Será que dá pra colocar 1 casal de ocelaris?

Comprei sal da Red Sea, aragonita e já tinha algumas conchas.
Coloquei o sal na medida proporção dita pela red sea e deixei batendo com uma bomba submersa no balde durante 4 horas.

Detalhe, não consegui de jeito nenhum água destilada, ou tratada com RO.

Finalmente coloquei a água no aquário com uma bomba submersa para circulação. Mas como o aquário é pequeno, a temperatura da bomba influenciou e muito a água do aquário além de ocupar muito espaço no aquário. Temperatura atual do aquário 26º, com a bomba submersa foi para [highlight=#FF0000]35º (cruzes)[/highlight]

Minha maior briga então vai ser com a temperatura. Vou fazer tudo externo.

Já encomendei duas bombas externas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155205482-bomba-externa-_JM

Estou pensando em comprar esse skimmer para adaptá-lo externo com minhas bombas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155299379-skimmer-resun-sk-05-nano-marinho-resun-autorizada-_JM


Me indicaram que somente com o skimmer daria conta sem a necessidade de filtro adicional. é verdade?

outro detalhe, coloquei este produto também indicado, conhecem?
http://www.rsdiscus.com.br/loja/produto-102848-4001-prodibio_start_up__kit_2_ampolas_bio_digest__stop_ammo

Em relação a iluminação vou fazer um projeto de LED mesclando com branca e azul. Justamente por não ter corais e não esquentar a água.

Para decoração, pretendo colocar corais falsos, sei que muita gente abomina esta prática, mas.... hehehe...

Recentemente comprei alguns que gostei muito no ebay: vejam a lista abaixo:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350395848593
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120623831091
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350395847683
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=350395847925

Acredito não conseguir colocar todos no aquário, mas quando chegar faço alguns testes. Sobrando guardo para o futuro... =)


Vou colocando fotos em breve e durante a montagem.

Sugestões são muito bem vindas.

Avatar do usuário
Anderson Vacilotto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Nov 2009, 16:09
Apelido: Boy
Localização: São Caetano do Sul

Re: Montagem nano de 12lts

#2 Mensagem por Anderson Vacilotto »

Esse eu vou acompanhar, mas atualiza com bastante fotos blz. icon-aplauder
Não tenho vicio só bebo e fumo quando jogo

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Montagem nano de 12lts

#3 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Fabio.

Com essa litragem, o ideal, seria somente um filtro hang-on. Fazendo TPA semanal ou cada 15 dias não precisa de tudo isso...não. Acho eu.

fabiowoj
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Set 2010, 14:45
Apelido: fabiowoj
Cidade: RJ
País: Brasil

Re: Montagem nano de 12lts

#4 Mensagem por fabiowoj »

Anderson, pode deixar que vou lotar de imagem nesse tópico. :-D

Evaristo, pois é, um hang-on seria ótimo, mas não tenho espaço para nada ao redor e atrás do aquário. Bem limitado o projeto né? Vou puxar com a bomba externa até o skimmer que estaria um pouco distante do aquário e então outra para retornar ao aqua.


Acredito que no final da semana já estou com a luminária de led ou pelo menos parte dela pronta.

fabiowoj
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Set 2010, 14:45
Apelido: fabiowoj
Cidade: RJ
País: Brasil

Re: Montagem nano de 12lts

#5 Mensagem por fabiowoj »

Pessoal, após medir PH e KH tenho os seguintes valores:
PH: 7,3
KH: 5,5


Os dois estão totalmente fora do que deveria estar.

Outra observação é o fato da água ter ficado amarelada, alguém saberia porque? Coloquei purigen ontem pra ver se ele resolve.

Início do aquário: 24/09/2010

Outra novidade, comprei os equipamentos para a iluminação, sendo todo de led. São 3 fitas de led branca e 2 fitas de led azul. Siliconadas(a prova d`água) que ficarão fixadas no vidro da tampa do aquário. Hoje a noite estarei colocando algumas fotos sem a luz e com a luz.
Enquanto as bombas externas não chegam, deixei a interna ligada para movimentar a água mesmo deixando com 35º.

até breve... =)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Montagem nano de 12lts

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Fabio,

Parabéns pelo inicio nesse mundo, logo logo voce da um jeito quanto ao espaço. rsss


Poste as imagens sim, quanto a temperatura, é o grande martirio dos reefs com menos de 100 litros, tudo influencia, então, a area ser bem ventilada e ventoinhas ou um ventilador dedicado ao reef pode ajudar bastante.

O skimmer da contra da filtragem sim, mas não deixe de fazer TPAs frequentes, quinzenalmente por exemplo.

Quanto ao BioDigest, é um ótimo colonizador de bactérias, vai ajudar bastante a acelerar o processo.


Qual substrato e rochas esta usando e qual o volume deles?
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

fabiowoj
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Set 2010, 14:45
Apelido: fabiowoj
Cidade: RJ
País: Brasil

Re: Montagem nano de 12lts

#7 Mensagem por fabiowoj »

Segue fotos de como está o início do aquário....

Aqui está a bomba e o purigen. Como está no início, deixei o purigen ali simulando um filtro pois está perto de onde a bomba puxa. Não tenho outro lugar pra colocar ainda, nem sei se terei... hehe...
Imagem

Vista por cima do aquário com as fitas de led e a fiação. Não sou expert no assunto mas tudo soldadinho e com cola quente pra fixar, menos as fitas que já são autocolantes.
Imagem

vista da iluminação dos leds.
Imagem

Detalhe que as luzes por serem de led esquentam muito pouco, vou ver com o tempo se influencia na temperatura do aquário, mas o vidro que elas estão presas (as fitas de led) fica bem quente pois o led esquenta na base.

Vidal, não projetei ventilador, mas acho que vou fazer algum sim quando fizer a tampa. Estou usando Aragonita.

Neste momento quando terei de fazer a TPA, pois está sem nenhum animal no aquário...? E está com BioDigest e StopAmmo.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”