Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Seria uma praga? Poderiam me ajudar a identificar?
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Dahu
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 1 vez
Seria uma praga? Poderiam me ajudar a identificar?
Prezados,
Iniciei no hobby há três meses com um Sera Bio 130L, ainda estou esperando por um maior amadurecimento para acrescentar mais vida (tenho turbo snails, mini-paguros e poucas mudas de corais mais resistentes) e tenho acompanhado acompanhado com cuidado a físico-química da água (tudo ok aparentemente).
Estou preocupado com um crustaceozinho cuja população explodiu em dois dias:
Tem dez pernas portanto parece ser um decápoda...
Para terem uma idéia da quantidade inclui uma imagem de uma rocha mais escura (está sobre todas as rochas, fundo e vidro):
Já li bastante sobre aiptasias e planárias mas não encontrei menção a esse ser.
Seria realmente uma praga? O que poderia fazer?
Muito obrigado desde já!
Dahu
Iniciei no hobby há três meses com um Sera Bio 130L, ainda estou esperando por um maior amadurecimento para acrescentar mais vida (tenho turbo snails, mini-paguros e poucas mudas de corais mais resistentes) e tenho acompanhado acompanhado com cuidado a físico-química da água (tudo ok aparentemente).
Estou preocupado com um crustaceozinho cuja população explodiu em dois dias:
Tem dez pernas portanto parece ser um decápoda...
Para terem uma idéia da quantidade inclui uma imagem de uma rocha mais escura (está sobre todas as rochas, fundo e vidro):
Já li bastante sobre aiptasias e planárias mas não encontrei menção a esse ser.
Seria realmente uma praga? O que poderia fazer?
Muito obrigado desde já!
Dahu
-
- Apelido: Eduardo Piza
-
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: Seria uma praga? Poderiam me ajudar a identificar?
amigo isso ai é base alimentar do seu reef, os mandarins se alimentam deles e um grande numero de peixes tb, fique tranquilo que essa praga é ótima rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Matias Gomes escreveu:amigo isso ai é base alimentar do seu reef, os mandarins se alimentam deles e um grande numero de peixes tb, fique tranquilo que essa praga é ótima rsss
Muito obrigado Matias!
Fiquei assustado com o crescimento muito rápido em dois dias.
Como tenho apenas 130L estava planejando colocar dois palhacinhos apenas. Acha uma boa idéia acrescentar um mandarim também? Andei lendo que o "mandarin spotted goby" (Synchiropus picturatus) é um peixe interessante por controlar outras pragas. Seria esse o mais indicado para um volume pequeno a ser compartilhado com mais dois palhaços?
Obrigado mais uma vez!
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Aqui em casa, em algumas épocas, surge mais desses "bichinhos", mas os peixes fazem a festa.
Só o casal de palhaços vão dar conta de comer sim. rsss
Renato Vidal escreveu:Aqui em casa, em algumas épocas, surge mais desses "bichinhos", mas os peixes fazem a festa.
Muito obrigado Renato!
-
Dahu escreveu:Matias Gomes escreveu:amigo isso ai é base alimentar do seu reef, os mandarins se alimentam deles e um grande numero de peixes tb, fique tranquilo que essa praga é ótima rsss
Muito obrigado Matias!
Fiquei assustado com o crescimento muito rápido em dois dias.
Como tenho apenas 130L estava planejando colocar dois palhacinhos apenas. Acha uma boa idéia acrescentar um mandarim também? Andei lendo que o "mandarin spotted goby" (Synchiropus picturatus) é um peixe interessante por controlar outras pragas. Seria esse o mais indicado para um volume pequeno a ser compartilhado com mais dois palhaços?
Obrigado mais uma vez!
Jóia?
Não é necessária a inserção do mandarim. Mas caso opte por colocar, ele deve ser inserido apenas após 7/8 meses de aquário montado (ou seja: aqua muito bem estabilizado, com uma quantidade muito boa de micro vida, que é a base alimentar deste incrível animal).
Este peixe pode ser mantida em um aquário "pequeno" como o seu (não é exigente quanto a espaço).
Boa sorte!
- Celso Suguimoto
- Moderador Global
- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 398 vezes
Apesar do mandarim nao ser exigente no quesito espaço, ele padece cedo em um aquario de dimensoes pequenas. O problema dele é alimentar... um aquario de 400 litros pelo menos pra manter sua necessidade por alimentos vivos...
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
-
Celso Suguimoto escreveu:Apesar do mandarim nao ser exigente no quesito espaço, ele padece cedo em um aquario de dimensoes pequenas. O problema dele é alimentar... um aquario de 400 litros pelo menos pra manter sua necessidade por alimentos vivos...
Muito obrigado Celso e Eduardo,
Fiquei entusiasmado com a explosão da base alimentar dos peixes e resolvi antecipar a introdução dos palhacinhos. Ontem comprei dois pérgulas. Devia ter esperado mais... A adaptação foi aparentemente tranquila ontem. Mas hoje os dois pobrezinhos passaram a nadar meio de lado hoje e com dificuldades para descer na coluna d'agua. Agora a noite estão quase de lado na superfície. Pelo aspecto não sobreviverão a essa noite. Fui muito cuidadoso até aqui e pensei que já estaria em condições de recebe-los. Verifiquei a água hoje e estava tudo ok (NH3 = 0, NO2 = 0, NO3 = 25, KH = 8, etc..). Mesmo assim fiz uma TPA de 20%.
Introduzir peixes aos três meses e meio não era recomendado, eu já sabia. Estava contando com a resistência dos palhaços. Será que há algo mais de errado no aquário?
Valeu!
-
Dahu escreveu:Celso Suguimoto escreveu:Apesar do mandarim nao ser exigente no quesito espaço, ele padece cedo em um aquario de dimensoes pequenas. O problema dele é alimentar... um aquario de 400 litros pelo menos pra manter sua necessidade por alimentos vivos...
Muito obrigado Celso e Eduardo,
Fiquei entusiasmado com a explosão da base alimentar dos peixes e resolvi antecipar a introdução dos palhacinhos. Ontem comprei dois pérgulas. Devia ter esperado mais... A adaptação foi aparentemente tranquila ontem. Mas hoje os dois pobrezinhos passaram a nadar meio de lado hoje e com dificuldades para descer na coluna d'agua. Agora a noite estão quase de lado na superfície. Pelo aspecto não sobreviverão a essa noite. Fui muito cuidadoso até aqui e pensei que já estaria em condições de recebe-los. Verifiquei a água hoje e estava tudo ok (NH3 = 0, NO2 = 0, NO3 = 25, KH = 8, etc..). Mesmo assim fiz uma TPA de 20%.
Introduzir peixes aos três meses e meio não era recomendado, eu já sabia. Estava contando com a resistência dos palhaços. Será que há algo mais de errado no aquário?
Valeu!
Espantoso. Sobreviveram í noite. Estão com um aspecto um pouco melhor. Voltaram a tentar descer um pouco na coluna d'água, mas ainda com dificuldades. Ainda parecem que não conseguem afundar. Continuam a se alimentar dos bichinhos que mencionei no início do tópico. Ontem comeram um quantidade espantosa deles.
Esse hobby é viciante. Eu e minha esposa dormimos muito preocupados com os palhacinhos e acordamos mais cedo para ver como estavam. É muito triste infringir sofrimento a essas criaturas por falta de paciência nossa...
-
Joia Dahu?
Três meses e meio de ciclagem é um bom período (a minha ciclagem durou apenas 40 dias....).
Os palhaços tem uma natação "meio" esquisita mesmo. Os meus, no período da noite, também ficam nadando próxima í superfície, meio "de lado". Até aí não vejo problema nenhum. Só que durante o dia eles deveriam nadar no restante do aquário (os meus passeiam o tempo inteiro).
Como estão os demais parâmetros?
Para os palhaços, o ideal seria um PH de 8.2 e densidade entre 1022 e 1024. Como são peixes resistentes, "aceitam" temperaturas entre 24 e 29 graus (mas não se esqueça de que a temperatura não deve oscilar muito!!!). Como está a temperatura? Durante a noite, está caindo muito?
Abraço!
Três meses e meio de ciclagem é um bom período (a minha ciclagem durou apenas 40 dias....).
Os palhaços tem uma natação "meio" esquisita mesmo. Os meus, no período da noite, também ficam nadando próxima í superfície, meio "de lado". Até aí não vejo problema nenhum. Só que durante o dia eles deveriam nadar no restante do aquário (os meus passeiam o tempo inteiro).
Para os palhaços, o ideal seria um PH de 8.2 e densidade entre 1022 e 1024. Como são peixes resistentes, "aceitam" temperaturas entre 24 e 29 graus (mas não se esqueça de que a temperatura não deve oscilar muito!!!). Como está a temperatura? Durante a noite, está caindo muito?
Abraço!
-
eduardobsb escreveu:Joia Dahu?
Abraço!
Obrigado pelas dicas Eduardo,
Eles estão se recuperando. Ontém já nadavam com menos dificuldade. Ainda não percorrem o aquário inteiro e parece que tem dificuldades em descer ao fundo. Mas foi praticamente uma ressureição. O aspecto era de que o fim estava muito próximo...
A densidade estava a 1024, o pH a 8,3 e a temperatura em 26,5oC. Mesmo sem chiller a temperatura tem se mantido num intervalo bastante estável (a variação é sempre inferior a 2oC). A única medição que ainda não fiz foi a de fosfato.
Aproveitando... você poderia dar uma dica quanto í frequência da alimentação dos palhaços?
Valeu mais uma vez,
Abraço!