Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Sifonar ou não o substrato?
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Dahu
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 1 vez
Sifonar ou não o substrato?
Prezados,
Tenho uma dúvida daquelas típicas de iniciantes. Desde o início venho sifonando o substrato quando faço as TPAs. Como há acúmulo de sujeira no mesmo (em especial e um canto mais afastado da bomba de recalque), eu acreditava que a sifonagem fosse benéfica pois ajudava a clarear a água. Ontem comentei isso com um lojista que me respondeu de forma muito assertiva que não deveria fazer isso pois altera dramaticamente a biologia do aquário.
O que vocês me recomendariam?
Obrigado!
Tenho uma dúvida daquelas típicas de iniciantes. Desde o início venho sifonando o substrato quando faço as TPAs. Como há acúmulo de sujeira no mesmo (em especial e um canto mais afastado da bomba de recalque), eu acreditava que a sifonagem fosse benéfica pois ajudava a clarear a água. Ontem comentei isso com um lojista que me respondeu de forma muito assertiva que não deveria fazer isso pois altera dramaticamente a biologia do aquário.
O que vocês me recomendariam?
Obrigado!
- Marcus l lage
- Lipogramma klayi
- Apelido: luiz
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Re: Sifonar ou não o substrato?
Ola Dahu.Bom dia, comigo a loja que vou me falo que faz bem para o aqua, eñtão qual dos dois estar folando á verdade. vamos ver quem vai concordar com uma coisa ou outra aqui na sua pasta. pra gente saber o que agente faz realmente Um abs.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
vc tem cepas de bacterias no seu substrato, a camada superior vive de oxigenio e a camada inferior vive sem oxigenio, se vc mexe nisso mata as bacterias que estão mais no fundo e vivem sem oxigenio, mas mesmo assim eu sifonava o substrato do meu reef para exportar materia organica compactada e acho que isso é ótimo para evitar o crash do substrato.
qual a altura do seu substrato?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Matias Gomes escreveu:vc tem cepas de bacterias no seu substrato, a camada superior vive de oxigenio e a camada inferior vive sem oxigenio, se vc mexe nisso mata as bacterias que estão mais no fundo e vivem sem oxigenio, mas mesmo assim eu sifonava o substrato do meu reef para exportar materia organica compactada e acho que isso é ótimo para evitar o crash do substrato.
Olá Matias,
O substrato é bem espesso, 7 cm (postei uma foto do aquário abaixo). Usei 9 kg de "atlantic crushed coral" (camada inferior) mais 9 kg de aragonita (depositada sobre o crushed coral). Quando sifono creio que apenas 1-2 cm são perturbados.
Vou seguir seu conselho e continuar sifonando. Foi muito esclarecedor. Tenho uma quantidade boa de rochas no aquário e o substrato subjacente ís rochas continuará não sofrendo perturbação. Mesmo que o oxigênio penetre um pouco na faixa sifonada o substrato sob as rochas provavelmente seria suficiente para manter uma região anaeróbica. Ainda não conhecia esse crash do substrato.
Obrigado mais uma vez!
http://img718.imageshack.us/i/20101010brasilreef.jpg/
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
eu acho que é a melhor forma de exportar sujeira é instantaneo rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Evaristo Poggetto
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Dr. VAVA
- Contato:
Eu tb sifono o substrato, a parte superficial.
Uso rede de mosquiteiro na ponta, dobrada algumas vezes, e deixo a vazão média.
Desse modo a halimeda é mantida e retirando a parte superficial.
A sifonagem não deve ser feita como em áquario de água doce. Conforme explicação anteriores
Uso rede de mosquiteiro na ponta, dobrada algumas vezes, e deixo a vazão média.
Desse modo a halimeda é mantida e retirando a parte superficial.
A sifonagem não deve ser feita como em áquario de água doce. Conforme explicação anteriores
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Caros, durante um tempo estava com uma infestação de algas marron aqui no meu reef e após ler alguns tópicos sobre sifinagem do substrato em marinho resolvi tentar. Foi muito bom para remoção de materia orgânica e diminuir as algas marrom, porém percebi que sifonagens constantes realmente podem remover as bactérias benéficas do sistema e perdermos a qualidade da água.
Eu faço sifonação 1 vez a cada 3 meses durante a TPA.
Abraço.
Eu faço sifonação 1 vez a cada 3 meses durante a TPA.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436
><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436
><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
-
Tenho usado um sifão com válvula onde um pequena parte do substrato é sugado e depois devolvido por gravidade. Capricho apenas num canto do aquário (o mais distante da bomba de recalque) onde o acúmulo é maior. Creio que a área sifonada seja menor que 30% da superfície do substrato. Portanto, haverá sempre muito substrato intocável para as bactérias anaeróbias (principalmente o subjacente ís rochas). Tenho conseguido manter a água límpida apenas com a sifonagem, skimmer e os filtros bem básicos como perlon e uma esponja que veio com o aquário (nunca usei carvão ou purigem, por exemplo).