🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeira Vez

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#161 Mensagem por Fmago »

Obrigado pelas respostas. icon_iCo01 Então não ha motivos para me preocupar, os Palhaços sao mesmo inconstantes e ele dorme sim, mas parado em algum canto, sem toca como os outros, no sump não ha necessidade de substrato e tambem nao vou aplicar nenhum calcio até que meus niveis estejam baixos e necessitem de complementos, na iluminação ja diminui para 10hs diarias e dentro de um mes passarei a ligar apenas por 8hs. Estou a procura de um peixe Centropige bem colorido e bonito como este da foto abaixo, mas não acho quem venda esses peixes,,, .Aguardo informações sobre lojas e vendedores particulares Se alguem souber fico grato.
Tambem está dificil achar informação util sobre os corais, ninguem diz sem rodeios e sem linguagem tecnica informações basicas sobre corais tipo assim: temperatura, alimentação, aluminação etc,,, eles só escrevem coisas gerais, sem nomes especificos e informações sobre cada um,,, se alguem tiver um site ou livro de referencia me indique por-favor.

Valeu galera,,, no aguardo,,, só pra lembrar: Vc´s são os mestres icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#162 Mensagem por Fmago »

Promeça de um jovem aquarista ( promeça é com ç ou ss ? ah sei lá, sei rodei em portugues ) Meu aquario tem 220L e este é seu resumo de parametros e seres vivos atual:
Os textes indicam Ph 8.4 = Densidade 1023 = Temperatura 25° = Kh 8 = Calcio 460 = Amonia, Nitrito e Nitrato 0 = tudo Ok.!
Um Yellow Tang, um Palhaço e uma Donzela alem de um Ofiuros, um Ouriço e dois grandes Paguros Eremitas alem de uns 30 Turbos e uns 5 mini-paguros.
Um coral de cada especie aqui citada: Mushroom, Galaxea, Brown Star Polyps, Mushrom GreenHairy, Carpet Brown, Cloves, Green Star Polyps, Trumpet, Colt Coral, Ricordeas e Blastomussa,,, todos ainda bebes bem pequenos.!
Nesta promeça pessoal firmo o compromisso de NíO SUPER LOTAR meu aquario ( icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 ) To brincando, sei que devo controlar quem entra em meu reef por espaço e por biologia de cada espécie, por isso mesmo afirmo meu compromisso em só adquirir mais uma ou duas especies de peixe e uma anemona Ok...

As fotos a seguir são das especies de Peixe e Anemona que estou a procura... elas foram conseguidas ao jogar os nomes no Google portanto se nao forem das especies em questão nao me "ofendam" que não estou aqui pra isso icon_rotfl2 vão ofender o google.!
Quero adquirir UM desses peixes em especial o primeiro e uma destas anemonas Ok,,, se souberem de alguem de confiança que os tenha a venda favor me informar o mais breve possivel:::: desde já meu muito muito muito Obrigado!!!
Centropyges : ( este seria perfeito, porem, acho dificil achar quem venda )
Imagem
Centropyge Bicolor
Imagem
Centropyge Flame
Imagem
Centropyge Potter ( meu preferido )
Imagem
Anemona ponta Roxa
Imagem
Anemona Branca ( show )
Imagem

Galera agradeço dicas e sugestões de compra Ok,,, amanhã mesmo vou sair a procura destas espécies aqui em Porto Alegre, estarei com meu Iphone no bolso e conectado todo o dia portanto se alguem souber de alguma dica me avise,,, valeu icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#163 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vc pretende ter corais ?

O primeiro é um ciliaris... ele cresce muito ... eu nao colocaria num reef desse tamanho.

Posso dar uma sugestao ? Posta em topicos separados as duvidas diferentes ... Fica dificil ler o topico inteiro e se lembrar de tudo q vc ja postou sobre determinado assunto e derepente sua duvida fica na primeira pagina e nao fica esclarecida
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#164 Mensagem por Fmago »

Valeu muito pela dica Celso,,, eu não sabia que podia ter outro tópico, pensei que cada um tinha o seu e ali colocava suas duvidas... hehehe,,, pode deixar que vou montar outros quando as duvidas forem plausiveis a varias opiniões... é que na maioria dos casos uma pessoa responde e ja esclarece entendeu... mas á propósito, vc conhece alguem que tem alguma destas especies a venda?

Abraçuuu icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#165 Mensagem por Celso Suguimoto »

Poder pode... é q fica mais organizado.... senao pulveriza varias duvidas num mesmo topico... apenas isso. E eu sou meio preguiçoso de ler topicos longos...rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Primeira Vez

#166 Mensagem por fredy henrique »

Fmago, o que eu acho é que o seguinte
primeiramente eu não tenho aquário, o que eu sei é que eu li ou vi
mas até onde sei os "centropigue's" em geral gostam de beliscar uns corais, principalmente corais moles tipo os zoantus, mas também muitos dizem que
conseguiram criar alguns desses com corais sem muitos transtornos

vc não colocou um ai também bastante conhecido o centropigue coral beauty
Particularmente, prefiro o flame angel, vc deve achar dele para comprar em torno de uns 4 a 6 cm eu imagino
é um peixe que não tem um tamanho muito grande e seu aquário deve abrigar bem POR ENQUANTO
lembre-se bastante da parte do POR ENQUANTO porque vc já tem um yellow tang que é um peixe que vai crescer bem
ele gosta de bastante espaço para nadar; o flame por exemplo também vai crescer e ai vc vai precisar de um aquário maior.
vale lembrar que alguns peixes desses (que já não sei dizer quais) são peixes mais delicados e precisariam de 6, 9, ou até 12 meses de maturação do seu aquário
para depois vc poder coloca-los sem grandes riscos de perder seu investimento (pq além de ser uma vida o bixim custa caro né!!)

quanto as anemonas se vc for comprar eu te sugiro uma bbt anã (bbt = buble tip, devido a bolinha que pode ter na ponta dela, que surge quando ela faz simbiose com algum peixe palhaço)
são anemonas mais resistentes e tamanho menor. vale lembrar o tempo de maturação que por ventura possa ser necessário para colocar um animal desses
que mesmo sendo mais resistente que outras anemonas ainda sim pode ser bastante frágil ( acho que issu fez sentido né?! )

exemplo de bbt anã:

essa é a bbt rose ( pra min a mais bonita de todas )
Imagem
Imagem

e tem outras
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#167 Mensagem por Fmago »

Oi galera...! Olha o que andei descobrindo:

O termo coral é usado para designar animais marinhos do grupo dos cnidários, que possuem esqueleto calcário ou córneo. O hábito de viver fixo no fundo do mar fez com que os corais fossem durante muito tempo considerados plantas. Atualmente, sabemos que eles possuem diversas características típicas do reino animal, incluindo a organização do sistema nervoso e muscular, características celulares, metabolismo respiratório e alimentação. Os cnidários são um grupo de organismos que incluem, entre outros, as águas-vivas, medusas, anêmonas-do-mar, octocorais, corais-pétreos e corais-de-fogo. Apresentam corpo cilíndrico e cavidade gástrica com a estrutura de um saco aberto em uma extremidade (boca) e fechado na outra (ausência de ânus).

Gente, como é dificil encontrar informação sobre os tipos de corais e suas preferencias...!!! Ainda continuo em busca de dicas de sites, livros e todo tidpo de informação a respeito desse tema.! Obrigado
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#168 Mensagem por Fmago »

Esqueci de responder ao Fredy,,, cara se eles crescerem demais ótimoooo icon_yahoo Será uma excelente desculpa pra montar um aquario ainda maior...
Olha a ideia que eu tive agora: Imaginei um tubo de vidro da minha altura com uma tampa de acrilico com lampadas e uma ventuinha dentro jogando calor pra fora,,, na parte de baixo uma base de acrilico esconde um sump redondo com um skimmer e alguns filtros... no sistema de bota funcionaria, usando canos transparentes para decida e retorno com uma unica bomba de retorno e uma bomba interna de circulação do tipo magnetica - vou fazer um projeto e tentar me explicar... dentro desse tubo uma linda Vespa do Mar ( popular Mãe Dágua ou Agua Viva ) o que voces acham ??? quem sabe O QUE sobre elas ??? vivem em aquarios ??? comem o que ??? vou pesquisarrrrrrrrrrrrr muitttttooooo icon_comemorando icon_comemorando icon_comemorando icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars
Surtei nessa ideia e vou fazerrrrrrrr ,,, vou juntar dinheiro,,, importar o bixo sei laaaaaaa.... me ajudem ,,,, icon_bangin icon_bangin
E não tentem me desistimular,,, me deem informaçõesssssssss POR FAVOR !!! NO AGUARDOOOOO icon_yahoo surtei nisso icon_clap
Fmago

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Primeira Vez

#169 Mensagem por fredy henrique »

Fmago, até que sua idéia é um tanto quanto exótica
iehuiehiuehuiehu

não é querendo te desestimular, mas na hora que vc ver o preço de um tubo de acrílico
com uns 60 cm de diâmetro ( se é que existe ) e a sua altura, vc vai desistir logo de cara
esses dias eu procurei saber o preco de uma placa de acrílico de 1,10x0,45 com duas dobras fazendo tipo um U pra montar um aquário sem quinas na frente do display e o cara me deu o preço de 650
quase bati nele. caboco devia tá meio surtado! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#170 Mensagem por Fmago »

Oi Fredy,,, meu amigo vc nao me desistimula não, até porque sei que é caro, mas nada como ser "ex" de alguem que tem uma fabrica que produz vidros curvos e canos de vidro de todas as bitolas para industrias de balcões e refrigerações, resumindo, vou conseguir um tubo de vidro ou acrilico literalmente "nas coxas" se é que vc me entende,,, icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Já entrei em contato com um site gringo que vende as Vespas do Mar, la eles vendem tudo sobre esse bixo até a comida... agora é esperar a resposta e juntar grana,,, ta na hora de entrar na garagem e vender a velha bateria, cd´s, jaqueta de couro, botina, aquela roda de liga leve que sonhava usar um dia, enfim,,, fazer grana.! icon_yes
Uma braço e até breve.,.. vamos continuar nessa longa jornada do descobrimento... aguardo dicas e informações e desde ja
muito muito muito Obrigado ...!!! Vc´s são "o cara" icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#171 Mensagem por Fmago »

Oi galera...!
Hoje eu acho que cheguei ao 'meu' limite, digo o limite do reef,,, pelo menos foi este o acordo que fiz comigo mesmo... chegando aos 4mil reais em uma montagem que levou 3 meses e muito carinho e trabalho.! Nesse meu "acordo pessoal" ficou fechado comigo mesmo que CHEGA de comprar... icon_comemorando Hoje comprei um peixinho muito show, azulão com umas pintinhas brancas simplesmente o mais lindo que eu ja ví ( amanhã posto fotos e o nome, o vendedor me falou mas esqueci ) comprei uma linda esponja verde musgo, um coral Scolymia e um Leather ( tudo em mudinhas lógico ) mais duas rochas e um peixinho verde com listras que parece um sapo e fica escondido o tempo todo ( ja me arrependi,,, hehehe,,, mas dizem que ele limpa os outros peixes ??? hehehe ) amanhã vou tirar muitas fotos e postar aqui. Como a ideia era mesmo ter 4 peixes chegamos ao 'limite do aquario' com um Yt, um Palhaço, uma Donzela e esse "o mais lindo de todos" Azulão com pintinhas que comprei hoje, fora o tal 'maria da toca' acho que foi esse o apelido que o vendedor falou.!
Comprei tambem um tubo de CombiSan ( for invertebrates, micro-organisms and marine fish, "Made in France" ) paguei R$102 o tubo de 250ml -- alguem sabe me dizer algo a respeito ??? não usei ainda mas me parece ser muito bom, 2ml por semana para cada 100L agua. Se alguem ja usou ou sabe o que é favor me contar sua experiencia... Para tudo... me esqueci da "decisão" que tomei vou comprar um Frigobar para meu quarto, se liguem na IDEIA::: icon_yahoo
Meu aquario fica no canto da sala exatamente na parede que da fundos para a lateral da minha cama no quarto :idea: Idealizem: Uma bomba com controle de vazagem, uns 15 metros de mangueira transparente fina ( pouco mais que as mangueiras utilizadas em bombinhas de ar para aquarios doces ) um furo na parede, dois furos um em cada lateral do frigobar, cola quente, forrando todo o fundo do frigobar com uma serpentina feita com a mangueirinha, deixando uma parte em cima solta para no caso de necessidade extrema colocar dentro do congelador,,, uma ponta da mangueirinha ligada a bomba dentro do sump, a mangueira passa em serpentina com mais de 20 voltinhas dentro do frigobar e a outra ponta da mangueirinha volta pro sump ou pro aquario com um gira-gira na ponta icon-aplauder E ainda uso o frigobar quando precisar,,, junto com o ventilador para dispersar o calor das lampadas ( o que baixa uns 2° ) creio que vai funcionar ou pelo menos ( nem que eu tenha que por umas barras de gelo que posso fazer no freezer ) vai ajudar durante o verão...! icon_joia
Como me nego a pagar quase 2mil num schiller e só tenho mudas de corais soft SEJA O QUE DEUS QUISER ou melhor SEJA O QUE A NATUREZA DESEJAR...! Agora fechou a torneira,,, daqui a UM ano, la no final do inverno do ano que vem mando fazer um novo movel e um novo tanque de pelo menos 500L e usarei este de 220L como sump e o sump deste vira reservatório...hehehe!!!

Galera amanhã posto fotos, quem souber algo sobre o CombiSan por-favor me diga e quem tiver a fim de dar uma dica ou pitaco na ideia do frigobar ( o que ta meio raro aqui ) por-favor estou a espera...! Desde já Obrigado.! icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fernando Cunha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 135
Registrado em: 11 Jul 2009, 18:43
Apelido: Fernando Cunha
Localização: Campinas - SP

Re: Primeira Vez

#172 Mensagem por Fernando Cunha »

Fmago,
Obrigado por avisar que encerrou as compras, pois assim posso vender a anemona para outra pessoa. Boa sorte com o aquário. Estude bastante, e também observe como as coisas funcionam na prática.

Abraços
Fernando Cunh@

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#173 Mensagem por Fmago »

Pior Fernando,,, me esqueci de voltar a falar com vc,,, mas parece que pelo correio é "perigoso" hehehe.,, sem contar que nao tenho maturação suficiente para ter anemona e tal... e tambem fiquei com medo dela se despedaçar e destruir tudo com suas toxinas... vamos ao frigobar,,, achei por R$200 usado,,, ta na mão... experiencias começam em breve.! Alguem ai tem algo a dizer em relação a isso???
Fmago

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#174 Mensagem por Celso Suguimoto »

Comprei tambem um tubo de CombiSan ( for invertebrates, micro-organisms and marine fish, "Made in France" ) paguei R$102 o tubo de 250ml -- alguem sabe me dizer algo a respeito ??? não usei ainda mas me parece ser muito bom, 2ml por semana para cada 100L agua


Vc poderia ter economizado se tivesse perguntando antes de comprar... esse produto caiu em descredito há anoas atras pois sua formulacao nao era exatamente o q dizia na embalagem.

A melhor forma ainda de repor elementos traços, é uma boa TPA (troca de água).... a maioria desses suplementos sao meio superfluos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#175 Mensagem por Fmago »

O Celso, Nao me leve a mal mas "perguntas" aqui estão um pouco fora de foco também, só para Tê dar um exemplo estou a dois dias perguntando o que acham da ideia do frigobar ( só para usar um exemplo ) e ate vc mesmo entrou aqui, deu essa dura e Nao me aconselhou sobre o frigobar nem pro bem nem pro mal! Hehehe ?!!?!!? Mas valeu pela dica, agora vou usar, mal Nao faz! O que Nao diminui soma.! Bom Findi galera.
Fmago

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#176 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vamos q vamos icon-aplauder
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeira Vez

#177 Mensagem por Henrique_Franze »

Fmago, o tópico está confuso, eu não achei sua pergunta sobre frigobar até agora, faça assim, um resumo das questões em aberto, perguntas curtas e numeradas.

- Coloca a anêmona pro palhacinho sim!
- Parametros ok, muito bom!!
- Gostei muito da sua pesquisa sobre o cnidários! Parabens, posso te indicar a wikipedia, leio ela todo dia!
- Centropig nacional, coral beauty, acho que só, o flame geralmente come corais, tem que dar muita sorte, e experiencia, se ele comer, tem que tirar trocar por outro... imagina o transtorno. É pra quem está muito afim mesmo.

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#178 Mensagem por Fmago »

Olá meus amigos! Nessa madrugada de domingo vou seguir a dica do Henrique e organizar o fórum! Amanha vou postar uma foto muito legal que consegui tirar após um bom tempo aguardando que todos os seres vivos do aquário estivessem visiveis, ainda os nomeiei e coloquei curiosidades e alguns dados sobre eles na própria foto! Acho que ficou legal! Vamos então a única pergunta ou duvida que esta no tópico, vamos começar a semana: Frigobar para resfriar o reef; leiam, reflitam, analisem, comentem e dêem sugestões na minha ideia: :idea: Meu aquario fica no canto da sala exatamente na parede que da fundos para a lateral da minha cama no quarto Idealizem: Uma bomba com controle de vazagem, uns 15 metros de mangueira transparente fina ( pouco mais que as mangueiras utilizadas em bombinhas de ar para aquarios doces ) um furo na parede, dois furos um em cada lateral do frigobar, cola quente, forrando todo o fundo do frigobar com uma serpentina feita com a mangueirinha, deixando uma parte em cima solta para no caso de necessidade extrema colocar dentro do congelador,,, uma ponta da mangueirinha ligada a bomba dentro do sump, a mangueira passa em serpentina com mais de 20 voltinhas dentro do frigobar e a outra ponta da mangueirinha volta pro sump ou pro aquario com um gira-gira na ponta E ainda uso o frigobar quando precisar,,, junto com o ventilador para dispersar o calor das lampadas ( o que baixa uns 2° ) creio que vai funcionar ou pelo menos ( nem que eu tenha que por umas barras de gelo que posso fazer no freezer ) vai ajudar durante o verão...! Entenderam a ideia?
Fmago

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Primeira Vez

#179 Mensagem por Valter Pereira »

Boas Fmago..

Ja vi essa idéia do frigobar pela net... o cara teve sucesso, mas vc deve tomar cuidado na hora de furar o frigobar, para não atingir nada importante para o pleno funcionamento do frigobar... pode acabar te dando é dor de cabeça a mais...
No caso o cara tinha colocado a mangueira pela porta mesmo, a borracha do frigobar se moldava na mangueira, sem furar nada nem perder calor.

O numero de voltas da mangueira no frigobar vai depender da perda que vc terá no caminho entre o frigobar e o aqua e no resultado que pretende alcançar.
Pretende deixar ligado o tempo todo? isso pode ser ruim em dias frios.. aumentando a variação da temperatura. O ideal seria deixar a bomba que jogaria a agua pro frigobar ligado a um controlador de temperatura, mas ai o problema seria o tempo que a mangueira ficaria com agua dentro do frigobar, poderia congelar ou atingir uma temperatura muito baixa, o que complicaria na hora de devolver agua no aqua... um choque térmico.
Pra evitar isso vc deveria deixar o frigobar acima do aqua... para se desligasse a bomba a agua escoaria de volta ao aqua, não ficando nada no frigobar.

Enfim.. é um assunto complicado.

O sucesso vai depender do planejamento do projeto.

Boa sorte com a idéia.

Abráss.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#180 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ai no Rio Grande do Sul é tao quente assim ? Eu mantenho meu reef com 2 HQI de 250W apenas com ventiladores.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”