🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#1 Mensagem por aparecido ramos »

ola amigos,estou terminado a montagem do meu aqua de 150x50x50 e agora so falta o mais
complicado a luminaria estou queremdo colocar hqi 2x150w e estou cheio de duvida a primeira queria saber
quanto vou gastar com estas duas lampadas por mes na realidade pq muitos falam que o reator gasta tambem
fiz calculos e deu 300w x 8 horas dia deu 72kwh,ou 300 x 10horas dia deu 90kwh, estas minhas contas estao coretas, tenho que adicionar quanto amais para o reator quem pode me ajudar

2° pergunta qual a distacia que poso deichar acima da agua para nao esquentar muito pretendo deichala
suspensa para refrigerar melhor.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vc tem q considerar as perdas do reator e se for usar um transformador vai ter mais perdas ainda... Cada reator tem um consumo diferente... depende do fabricante .
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

Re: duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#3 Mensagem por aparecido ramos »

obrigado por responder amigo, nao pretendo uzar tranformador , qual fabricante voce me indica?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu uso Keiko.... o modelo multifator.. existem dois padroes de lampadas (Philips e Osram) q variam na tensao e corrente. Como cada marca pode ter um padrao diferente eu uso um modelo multi da Keiko... se nao me engano VQM

A diferença entre padrões de Lâmpadas está entre tensão de ignição (acendimento) e corrente na lâmpada ( controle de potencia )
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#5 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Para chegar a esse cálculo você precisa de quatro passos:

1. Pegar a potência de um aparelho elétrico (esse número, em watts, vem no próprio aparelho ou em seus manuais).

2. Dividir essa potência (P) por 1.000.

3. Multiplicar pelo tempo em que o aparelho ficou ligado (T).

4. Multiplicar pelo custo do kWh de sua concessionária de energia. A conta de luz traz o valor do kWh (kilowatt/hora).

Resumidamente, você terá P (potência) dividido por 1.000 vezes T (tempo). O resultado deverá ser multiplicado pelo valor do kWh.

Exemplo prático: o chuveiro. Uma média de potência é 5.000 watts. No caso de um banho de 20 minutos, a conta será: P (5.000 dividido por 1.000 = 5) multiplicado por T (tempo, que foi 20 minutos por dia x 30 dias = 600 minutos, ou 10 horas). Então, basta multiplicar 5 por 10 horas = 50. Aí multiplique pelo valor do kWh de sua conta (exemplo, R$ 0,30). Só com o banho o gasto será de R$ 15 por mês.
icon-aplauder icon_bangin

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#6 Mensagem por mauricio nogueira »

entao pessoal, to nesse dilema tambem... tenho um aquario nas exatas medidas do amigo acima, atualmente uso T5 mas precisava dar um up na iluminação, sei q as hqis sao um aspecto lindo no reef, mas ai vem a duvida, quanto irei gastar de energia? esse é o calcanhar de acquiles... pois dinheiro nao da em arvores heheheh

duas hqis de 150wts iriam cobrir essa extenção de 150cm?

e ai aparecido? o que vc acabou resolvendo?

abraço

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: duvidas com calculo de consumo de hqi 150w me ajudem.

#7 Mensagem por Marcio Gielfi »

Para uma HQI 150 W usando reator de alto fator de potencia voce pode considerar um consumo de 175W por lampada ...
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”