🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeira Vez

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#181 Mensagem por Fmago »

Oi,,, obrigado Valter e Celso.! Valter a ideia de deixar o frigobar no alto e fácil, vou deixa-ló mesmo sobre um roupeiro ou seja o retorno caso a bomba no aquário desligue será instantâneo. Vou passar a mangueira com a ajuda de um amigo que pinta geladeiras e Nao vai me deixar fazer nenhuma merd icon_censored Vou começar com poucas voltas de mangueira e avaliar quanto de temperatura isso vai baixar, a distancia do aquário para o frigobar Nao vai chegar a meio metro e creio que Nao terei perda significativa de resfriamento, regulando aos poucos veremos e Celso como tive Aquarios Doces durante toda a minha vida conheço bem as temperaturas que a água ( 200L ) chegam nos dias quentes entre Dezembro e Abril e isso gira torno de 30' a 32' tranquilo, a duas semanas atras num simples calor de primavera registrei 27' e como tenho alguns corais Nao vou arriscar, a ideia do frigobar no quarto e antiga e agora vou aproveitar para ter um com a desculpa do aquário huashuashuas! Hj mais tarde vou postar uma foto e o resultado de uma pesquisa básica.! Ate mais.!
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#182 Mensagem por Fmago »

Em viagem... Pela primeira vez a automação total do meu aquário será testada por 3 dias, veremos no sábado quando retornar como estarão as coisas.! ? Espero que bem.! Porém mesmo em viagem estou pesquisando e em breve vou postar um resumo básico dos resulados desta pesquisa e das minhas próprias experiências.! Ate breve galera.!
Fmago

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Primeira Vez

#183 Mensagem por Felipe Esteves »

Na faculdade, fizemos um experimento de trocador de calor.

Para baixar 5º de temperatura na água (quase que instantaneamente, sem recirculação) utilizamos 6 metros de mangueira cristal e 8 kg de gelo com sal a um fluxo de 280 l/h.

Derrepente, acho que você vai precisar de uns bons metros de mangueira aí dentro.

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#184 Mensagem por Fmago »

Oi galera...! Voltei...! Nada como um feriadão pra curtir a vida,,, icon_clap
Aqui tudo tranquilo, a automação provou ser eficiente e com uma bateria simples ( igual a de alarmes residenciais = ideia do meu primo ) fico despreocupado porque pelo menos a bomba de retorno e circulação continuarão ligadas por um dia em caso de falta de luz.! No restante tudo numa boa, a luz liga e desliga na hora programada, o alimentador dá comida duas vezes por dia e quando estou em casa ofereço petiscos vivos ou pedaços de camarão e tal... Hoje fiz meus textes semanais e o Calcio levou 27 gotas para mudar de cor, ou seja 540 ..???... era sempre 450 ,,, algo errado em calcio marcar 540 ...??? todos os outros textes estão normais,,, ph 8.4 , densidade 1024 , temperatura 25° , amonia 0 , nitrito 0 , nitrato 0 , Kh 8 enfim,,, acho que ta tudo certo, só esse calcio tão alto me deixou um pouco sem noção, é normal subir ??? icon_headstars No aguardo de suas opiniões...! Desde já Obrigado... icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#185 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sem problemas em relacao ao calcio.

Ainda bem q deu tudo certo na viagem... eu costumo ficar grilado se nao esqueci nada até sair de Sampa...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Primeira Vez

#186 Mensagem por Renato Vidal »

Parabéns pela automação.

Em casa mantemos tudo automatizado, as vezes ficamos 15 dias passando pelo aquário somente para colocar ração (quando não estamos viajando, fazemos questão de fazer isso manualmente, apesar de ter o alimentador rss).

Porém, quando vamos sair para viajar, parece que deixamos de confiar, e refazemos todas ligações e testamos os equipamentos, para evitar panes. rsss


Quanto ao cálcio, somente precisaria se preocupar se o Kh tivesse dispencado, caso contrário, não esquenta não, foi muito kalkwasser mesmo .rsss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#187 Mensagem por Fmago »

Fala galera do BrasilReef ...! icon_Snorkle

Hoje foi "o dia" hehehe,,, acordei as 6:40 da madruga com o "corpo" me avisando que a sala estava alagada, tapete destruido e movel e paredes com umidade tipo alagamento,,, icon_headstars icon_wacko Em desespero completo levantei e corri pela casa de cueca e sem chinelo,,, icon_rotfl2 A primeira coisa que me passou pela cabeça foi vazamento, vidro rachado, perda total, peixes mortos enfim, desastre absoluto... icon_crybaby Felizmente foi só um susto, algo tampou o sifão da descida do reef para o sump e vazou agua pelo lateral do reef... peixes ok, corais soft idem... Troquei os perlon que por distração minha devem ter saturado, testei varias vezes a bota de descida e aparentemente tudo voltou ao normal... aproveitei para trocar todos os filtros, de amonia de nitrato e nitrito, perlon e carvão ativado, limpei o skimmer que infelizmente ta dando trabalho pra regular novamente... vamos ver se ainda nessa madrugada eu consigo regular direitinho.! Salinidade esta em 1023 desceu 1° e vou aguardar até amanhã para fazer todos os textes e ai sim decidir se recoloco agua salgada e tento equiparar o parametro anterior... Foi um sustinho, mas muito util para me fazer acordar de uma ideia de que daqui pra frente era só admirar o reef... A vigilancia tem que ser constante...!!! bye1

Em breve vou postar uma foto com todos os seres vivos do meu aquario identificados e com dicas, informações e curiosidades que estou garimpando na web, que dificuldade para achar informações sobre corais.! Até breve galera,,, bom findi...! icon_joia
Fmago

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeira Vez

#188 Mensagem por Henrique_Franze »

Que susto!!!

Confira bem o que aconteceu pra nao deixar acontecer novamente!!

To curioso pra ver como está tudo aí! To sumido que to corrido...

Abração!

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#189 Mensagem por Fmago »

Fala galera,,, como foi o findi.? Aqui no Sul tivemos uma pequena amostra do que será o verão com temperaturas que chegaram a 38' e a água do aquário chegando a 28' no inicio da tarde de ontem,,, pela primeira vez notei um coral hoje ( galaxea ) bem estranho, sem abrir e com uma aparência desbotada, provavelmente causada pela mudança brusca de temperatura que ocorreu entre sexta e sábado onde registramos ao dia máxima de 36' e na madrugada mínima de 12',,, ehhh galera primavera aqui no sul e assim mesmo o negocio oscila mesmo.! Fico feliz pelos peixes que estão todos numa boa e pela própria galaxea que se revelou frágil e portanto deixa de ser foco no reef, meu objetivo sempre foram os peixes coloridos e os que eu realmente desejo comem corais portanto, hehehe,,, deixa acontecer,,, ainda bem que todos os corais que tenho comprei como mudinhas de R$15 mas estão bem grandinhos e faceiros,,, vou ter que esperar mais um mês para comprar o frigobar e realizar a experiência do resfriamento será ate bom porque já estará realmente quente e os corais que aguentarem ate lá serão recompensados com água em temperatura agradável imperando neste caso a máxima que diz: "só os fortes restarão.!" Duvida do momento: Com a chegada do verão surgiram os besouros e insetos da luz, hoje mesmo contei uns 4 que caíram no reef, de um so encontrei asas e pequenos pedaços boiando.! Duvida; e perigoso? Pode intoxicar? Uma tela sobre a água? Ou deixa comer que e proteína??? Sábios e aquaristas experientes favor colaborar.! Boa Semana a todos !!! icon_joia
Fmago

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeira Vez

#190 Mensagem por Henrique_Franze »

Já ouviu falar de Geochiller?

Abraço!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#191 Mensagem por Celso Suguimoto »

: Com a chegada do verão surgiram os besouros e insetos da luz, hoje mesmo contei uns 4 que caíram no reef, de um so encontrei asas e pequenos pedaços boiando.! Duvida; e perigoso? Pode intoxicar? Uma tela sobre a água?


Perigoso nao... mas se for muito constante uma telinha pode minimizar.

Qto a temperatura eu aqui em Sampa uso dois ventiladores de geladeira com um controlador.... mesmo com HQI de 250W dá conta...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#192 Mensagem por Fmago »

Encomendei um ventilador de aquário no ML o vendedor me disse que entre 1 e 2 graus ele baixa tranquilo, se funcionar vou comprar mais 1,,, vou pesquisar sobre Geochiller valeu pela dica Henrique,,, Celso acho que vou apelar mesmo pra uma telinha porque e muito inseto, esta semana chega o ventiladorzinho,,, duvida : ele deve apontar para a água ou para as lâmpadas ??? Deve ligar a 27' ou 28' ??? Valeu galera vcs são d+. icon_iCo01
Fmago

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeira Vez

#193 Mensagem por Henrique_Franze »

Para a agua, ele vai resfriar por evaporação, e com isso consumir mais agua doce de reposição, segura tranquilo =D

Apesar que é bem recomendado ter um coolerzinho nas lâmpadas, para a vida útil..

Só não vai colocar tela entra as lampadas e a agua ...

Abraço!

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#194 Mensagem por Fmago »

Eai galera blza...! icon_joia
Quanto tempo sem postar nada, desde o dia 8...! Muito trampo e pouco tempo livre pro hobby...! Ontem porem fiz uma mudança geral e apesar do trabalho acho que deu muito certo. Como montei meu reef seguindo a ideia de filtragem com placas e substrato com bombas ( tipo agua doce ) ontem foi o dia de reverter esta situação e deixar somente uma fina areia branca de praia no fundo do reef, alem de trocar o painel de fundo por um todo preto e dar uma geral no sump com direito a limpeza no skimmer, montagem de uma camada de conchas e filtragem com placas no fundo do sump, ficou excelente e de facil manutenção, alem de ser fantastico o metodo para equilibrar ph e me livrar de amonia e demais sujeiras, agora ficou assim: no reef somente a circulação com a bomba de duas helices 6000L/h e o gira-gira, e poem gira nisso, agita legal a agua. Na bota tem telas com perlon, mais perlon na queda para o sump ( trocados semanalmente ) Ja dentro do sump tem dois sacos com resinas, um com carvão ativa, filtros porosos para amonia, nitrito e nitrato nos desniveis e mais o skimmer, alem do filtro de placas com uma bomba de 1000L/h e uma grossa camada de conchas que a cada 30 dias posso facilmente retirar e lavar porque deixei sobre uma tela bem pratica de remover... O frigobar chegou mas ainda não pude fazer o primeiro texte do metodo de resfriamento já que a temperatura tem se menatido estavel aqui no sul, depois de uma semana de calor temos tido dias de primavera mesmo, a temperatura no aquario esta entre 25 e 26° com pequenas oscilações entre estes graus.! Os peixes estão bem e fora uma pequena caida na salinidade que amanhã mesmo compenso do resto está tudo "numa boa".! Caraca, estamos em Novembro, as rochas estão começando a ficar verde e rosa, parece que o ciclo esta se fechando...! É isso galera, dicas e sugestões são bem vindas.!
Lógco que não iria faltar a duvida do dia:
Quando cai a salinidade qual é a melhor maneira de por o sal na densidade ideal novamente??? Batendo um pouco da propria agua do aquario com sal ( red sea ) novo ou fazendo uma tpa com agua nova??? Lembrando que nesses meses todos nunca retirei os 30% em tpas, apenas completei com agua atravez do reservatorio. Fico no aguardo, valeu.! icon_iCo01

Vejam como ele ficou com esta nova roupagem:
Imagem
Peixe Restart icon_rotfl2
Imagem
Gostei desta nova organizada, acho bonito e tal, mas nunca consigo deixar totalmente natural, não tenho o feeling pra deixar natureba "entendeu" sempre fica meio arrumadinho, não tenho o dom, alguma dica? icon_headstars icon_rotfl2 icon_rotfl2
Imagem

Feito galera... até breve...! E desde já icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01
Fmago

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeira Vez

#195 Mensagem por Henrique_Franze »

Vc tirou o substrato? Trocou ele? Se fez isso Refaça os testes hoje a noite urgente, amonia, nitrito e nitrato!!!!! icon_censored

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#196 Mensagem por Fmago »

Calma meu amigo Henrique,,, pelo visto eu não consegui explicar exatamente o que eu fiz, portanto, vamos la:
Montei meu aquario com um sistema de PLACAS no fundo e 2 Bombas uma de cada lado tipo aquario doce, vc deve saber como é... Sobre estas placas coloquei uma camada grossa de pedaços de conchas e sobre as conchas uma telinha bem fina, sobre a telinha coloquei areia do mar.! Fiz portanto um sistema de filtragem muito usado em aquarios de agua doce, com filtragem de placas de fundo e sobre as placas um substrato. Até aqui vc entendeu? Na terça feira decidi retirar o sistema de placas e as duas bombas assim como as conchas, deixei apenas a areia da praia que peneirei e deixei somente a areia branquinha. Levei o sistema de placas para o sump, assim como a camada de conchas moidas, fiz no sump um sistema de filtragem com as placas e utilizo uma das bombas lá. Agora meu reef ficou mais bonito, sem os fius das bombas das placas e somente com uma fina camada de areia branca no fundo que lembra muito uma praia do Caribe hehehe clapping_02
Fiz textes hoje pela manhã ( 2 dias após a troca ) e esta tudo normal, menos a salinidade que caiu e 1º marcando 1022 ,,, vou fazer uma tpa e resolver o problema.! Farei novos textes a cada 2 dias por 1 semana para monitorar precisamente os niveis e a evolução desse novo sistema de filtragem totalmente concentrado no sump que agora tem: Na bota que leva a agua do aquario para o sump tem telas com perlon, mais perlon no cano da queda para o sump ( trocados semanalmente ) Ja dentro do sump tem dois sacos com resinas, um com carvão ativado, filtros porosos para amonia, nitrito e nitrato nos desniveis e mais o skimmer, alem do filtro de placas com uma bomba de 1000L/h e uma grossa camada de conchas que a cada 30 dias posso facilmente retirar e lavar porque deixei sobre uma tela bem pratica de remover.

Espero que agora tenha ficado bem explicado hehehe... Resta as duas duvidas que ninguem me ajudou ainda:

1 ) Quando cai a salinidade qual é a melhor maneira de por o sal na densidade ideal novamente??? Batendo um pouco da propria agua do aquario com sal ( red sea ) novo ou fazendo uma tpa com agua nova??? Lembrando que nesses meses todos nunca retirei os 30% em tpas, apenas completei com agua atravez do reservatorio.
2 ) Nunca consigo deixar a arrumação das rochas totalmente natural, não tenho o feeling pra deixar natureba "entendeu" sempre fica meio arrumadinho, tipo, rocha sobre rocha sei lá, não fica com aparencia natural como vejo em algumas fotos aqui mesmo no forum, não tenho o dom, alguma dica?

No aguardo...! Valeu icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#197 Mensagem por Fmago »

Oi gente... só pra deixar BEM CLARO fotos do velho sistema de filtros com placas que esta semana eu RETIREI do meu reef.!

Imagem
Imagem

Sobre estas placas havia uma camada de conchas moidas, uma tela fina e uma camada de areia do mar... Hoje o fundo do reef só tem uma areia fina e branquinha... Ficou bem mais bonito,,, No Sump o filtro de placas segue fazendo seu trabalho somado aos demais filtros mecanicos e biologicos. Afinal, filtro nunca é demais.!

Abraço
Fmago

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Primeira Vez

#198 Mensagem por Alessandro Lima »

Inspirador este tópico e seu aquario, alias tópicos de montagem detalhada e acompanhada como essa, é sempre inspirador, logo começa o meu. Eta anciosidade rs.

Parabéns ai.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Primeira Vez

#199 Mensagem por Felipe Esteves »

Acho que pra ficar natural, primeiro passo seria tirar estes esqueletos ai...rs

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeira Vez

#200 Mensagem por Henrique_Franze »

Mago, se alguns lessem isso que vc fez com o substrato, cairiam com os olhos esbugalhados e infarto fulminante... rs

Eu prefiro o substrato assim, claro, que aquele filtro de fundo, que por mim tiraria inclusive do sump.

Vc disse que tem duas resinas, que resinas são essas? Filtros porosos são quais? Siporax?

Seguinte, quando o aquário ta ciclando, as bactérias estão povoando o aquário, o tempo de ciclagem coincide com as bactérias anaeróbicas(Que morrem na presença de oxigenio) proliferarem na área anóxica do substrato, a camada mais funda, onde a agua com oxigenio não chega.
Quando vc remexeu o substrato o que aconteceu? Bactérias anaeróbicas morreram todas.

Como está amônia, nitrito e nitrato, faça amônia todos os dias...

Pode ser que a biologia das rochas, mais o filme de bacterias dos vidros do sump, dessa cerâmica ou siporax, segurem a onda da amônia, mas provavelmente vc vai ter um pico de nitrito, se isso acontecer, é melhor tirar esse tang dai, levar pra um aquário hospedar, que eles são bem sensíveis.

Já que fez assim, vamos esperar a biologia do aquário se refazer, e arrumar umas dicas pro seu aquário ficar bem legal..


Abraço!
O lance pro aquascaping ficar natural, é não encostar rochas nos vidros, talvez só no de traz...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”