🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

sou novato...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

sou novato...

#1 Mensagem por joao.paulo »

oi pessoal!!!
antes de mais nada quero dizer que é um prazer voltar ao aquarismo (esta certo o termo?).. criei peixes por muitos anos mas estou "fora" tambem por muitos anos mas de volta agora.... muito coisa mudou,,, nossa!!!!!.... skimmer, sump, etc etc..... meu Deus que dificil !!! rsrrs... mas sei que trocando ideias e com a ajuda de vcs eu consigo,,,,OBRIGADO!!!
galera, eu tenho aqui um aquario boyu para dividir ambiente,,, ele tem uns 240 lts de capacidade total,,, quero montar um aquario de agua salgada simples e por isso nao pretendo colocar o sump. a minha ideia é um canister e um skimmer,,, lendo aqui descobri que aquele antigo filtro de placas embaixo do substrato nao é legal, nao é mesmo??
em relaçao ao skimmer,,, sei que tem externos e internos,,, é claro que eu preciso de um externo mas nao faço a minima ideia de como ele funciona,,, o externo eu posso colocar embaixo do aquario, dentro do movel ou ele tem que ficar grudado no vidro do lado de fora?
é possivel usar um skimmer interno dentro do aquario??
e o canister???? é usual no aquario de agua salgada???
alguem pode me sugerir marcas e modelos para que eu ja possa começar a comprar os equipamentos? (preciso de algo nao muito caro ja que vi skimmers de ate cinco mil!!!!!) nao tenho como gastar muito...
alguem tem , se é que existe, o nome de algum livro que me de a base pra recomecar??
galera, to começando do zero mesmo e talvez minhas perguntas soem meio ridiculas mas é a mais pura inocencia e falta de experincia de um apaixonado pela vida marinha que nao acompanhou a evoluçao dos aquarios.... conto com a ajuda e paciencia de vcs,,,,,

muito obrigado a todos
grande abraço,,,
JP

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: sou novato...

#2 Mensagem por antonio carvalho »

meu caro colega de hobby! eu sou antiquado tambem! sou do tempo que quem bombava em reef era yanko seljan junior! as placar só serve para dar trabalho! acredite! o samp e fundamental! tem muita coisa alem de skimer! carvão, perlon! etc, e skimer dentro do tanque é malvadesa! sai muitas bolhas! fica feio! faça um aqua pequeno e use como samp! um abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: sou novato...

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Antes de tudo bem vindo.

Tem uns artigos do Julio nesse mesmo forum de iniciantes q servem como referencia boa pra quem tá começando.

Canister e´usado mais em água doce... já vi aquarios de água salgada com, mas fica estranho.

Vc poderia optar por um modelo com sexto vidro.... assim economiza na bomba de recalque e tamanho de skimmer... tem varios assim no mercado...

Outra dica é garimpar nos classificados... vira e meche tem algum desmonte.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#4 Mensagem por joao.paulo »

antonio carvalho escreveu:meu caro colega de hobby! eu sou antiquado tambem! sou do tempo que quem bombava em reef era yanko seljan junior! as placar só serve para dar trabalho! acredite! o samp e fundamental! tem muita coisa alem de skimer! carvão, perlon! etc, e skimer dentro do tanque é malvadesa! sai muitas bolhas! fica feio! faça um aqua pequeno e use como samp! um abraço!

antonio, obrigado pela atençao,,,,
mas me fala, como é que a agua desce pro sump ??? imagino que ela retorne com uma bomba e desca por gravidade... mas como é que nao trasborda?? rsrssr me desculpe,, como falei antes, parece ridiculo mas sao duvidas reais... rsrrs rssr :oops: nao briguem comigo!!! rsrrsrsrs
obrigado!!!

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#5 Mensagem por joao.paulo »

Celso Suguimoto escreveu:Antes de tudo bem vindo.

Tem uns artigos do Julio nesse mesmo forum de iniciantes q servem como referencia boa pra quem tá começando.

Canister e´usado mais em água doce... já vi aquarios de água salgada com, mas fica estranho.

Vc poderia optar por um modelo com sexto vidro.... assim economiza na bomba de recalque e tamanho de skimmer... tem varios assim no mercado...

Outra dica é garimpar nos classificados... vira e meche tem algum desmonte.

oi celso!!!
obrigado por sua atençao......
vc deu uma ideia boa,,, esse sexto vidro imagino que seja um sump dentro do volume total do aquario né?,,,, daria pra eu fazer nesse com certeza,,, mas e o volume disso? vc tem uma dica pra me dar?,,,, ai daria pra colocar o skimmer dentro dele, né????
obrigado!!!

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#6 Mensagem por joao.paulo »

galera, essa é a forma certa de responder mesmo????
valeu!!!

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: sou novato...

#7 Mensagem por antonio carvalho »

joão paulo! sexto vidro é bom sim! e vc pode colar ele com 15 centimetros e colocar o skimer dentro! se optar por samp! tem que furar o vidro e fazer uma descida! a agua que cai para o samp é a mesma quantidade que a bomba de recalque joga para o tanque!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: sou novato...

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

é mais ou menos assim

Imagem

Tem varios modelos ja prontos... ou se for mandar fazer é só copiar as medidas de um aquario já pronto.

O ideal é ter um compartimento para skimmer, outro pro recalque e um pra reposicao de água...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: sou novato...

#9 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Celso,
To começando um marinho também e já troquei algumas ideias aqui no forum, originalmente queria fazer uma filtragem "dentro" do aquario, interessante a proposta de desenho que apresentou ao João, eu ainda não tinah visto isso.
Devido a critica da maioria colocando "quase" como obrigatório o SUMP embaixo refiz meu projeto e coloquei toda minha ideia no topico abaixo esperando que os EXPERTS aqui me ajudem também ..

De uma olhada no meu topico e me diga se posso pensar em "abortar" o SUMP embaixo e fazer uma filtragem na extremidade esquerda do aquario com esse esquema ai que mostrou ao João.

viewtopic.php?f=45&t=5842

João, dá uam espiada na ideia que to montando, vê se derrepente ajuda você também, pois acho que estamso na mesma situação.

abcs

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#10 Mensagem por joao.paulo »

pessoal, alguem conheçe quem possa fazer o furo no fundo do meu aquario??? conversei com uma pessoa que faz mas nao garante (disse que o risco de estourar o vidro é muito grande) tenho um boyu modelo zdt 1015, gostaria que ele fosse marinho mas as dificuldades estao surgindo...
outra coisa, se eu nao conseguir furar, fico sem sump ja que o sexto vidro, depois de alguns ensaios e medidas vi que nao da, ai coloco um skimmer externo e a duvida: como faço a filtragem da agua? volto a perguntar: um canister resolve?

obrigado mais uma vez,,,
abraço a todos
JP

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: sou novato...

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Joao tenta no antonio da planet aquarium de alto de pinheiros... como ele faz a colagem de vidros provavelmente tenha mais know-how. Tem um cara q monta aquarios aqui na Zona Sul, mas nao tenho o telefone dele
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#12 Mensagem por joao.paulo »

pessoal, o celso me deu a dica do Antonio de pinheiros,,, liguei la e provavelmente eu va no sabado tentar o furo,,, rsrrsr que medo!!!!!! rsrrsr..... mas aí surgiu uma duvida enorme: esses aquarios boyu tem seu vidro normal ou eles sao temperados? alguem pode me ajudar? porque se forem temperados pelo que andei vendo nao dá pra furar né?,,, aí minha ultima alternativa seria o overflow,,,, alguem sabe que tipo de vidro é??
abraços a todos
JP

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#13 Mensagem por joao.paulo »

Celso Suguimoto escreveu:Joao tenta no antonio da planet aquarium de alto de pinheiros... como ele faz a colagem de vidros provavelmente tenha mais know-how. Tem um cara q monta aquarios aqui na Zona Sul, mas nao tenho o telefone dele

pessoal, o celso me deu a dica do Antonio da planet aquarium pra eles furarem o vidro do aquario ......
fui te la e deu tudo certo,,,,,,,,, o Antonio é dez e os dois "juniors" tambem,,, os caras de deram a maior atençao e de quebra conheci o marcelo, amigo e cliente
, que tambem me deu muitas dicas,,,,
CELSO , muito obrigado pela dica,,,,
agora posso dar andamento ao projeto do aqua com o sump...
alguem tem um projeto de sump??
obrigado,,,
abraço a todos

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: sou novato...

#14 Mensagem por wilson_antunes »

Oi João,
dá uma olhada no meu topico, to em uma situação parecida com a sua, lá me deram algumas ideias de SUMP com direito a esboço, fotos e tudo mais:

viewtopic.php?f=45&t=5842&start=20

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: sou novato...

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

alguem tem um projeto de sump??


O proprio Antonio pode fazer um pra vc... Sump pra mim tem q ser simples... uma divisoria pro skimmer e uma caixa de reposicao. Muitas divisorias atrapalham a limpeza e um upgrade futuro.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#16 Mensagem por joao.paulo »

wilson_antunes escreveu:Oi João,
dá uma olhada no meu topico, to em uma situação parecida com a sua, lá me deram algumas ideias de SUMP com direito a esboço, fotos e tudo mais:

viewtopic.php?f=45&t=5842&start=20

wilson, tentei mas só abriu a foto do overflow...

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#17 Mensagem por joao.paulo »

Celso Suguimoto escreveu:
alguem tem um projeto de sump??


O proprio Antonio pode fazer um pra vc... Sump pra mim tem q ser simples... uma divisoria pro skimmer e uma caixa de reposicao. Muitas divisorias atrapalham a limpeza e um upgrade futuro.

legal Celso!!,, obrigado mais uma vez....
abraço!!

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#18 Mensagem por joao.paulo »

pessoal, preciso mais uma vez da ajuda de todos:
agora preciso escolher um skimmer,,, estou totalmente perdido ja que existem muitas marcas e modelos,,,, meu aquario tem capacidade maxima de 237 litros ( acho que podemos considerar uns 200 lts depois de montado) e mais a capacidade do sump (nao sei se faz diferença para a capacidade do skimmer) que eu ainda nao sei qual vai ser mas imagino uns 50 lts................... alguem me ajuda? qual a melhor relaçaop custo beneficio? aqueles skimmer caseiros funcionam?

um abraço a todos, obrigado
JP

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: sou novato...

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Custo/ beneficio um Morato 600 com palhetas modificadas ou um R600

viewtopic.php?f=29&t=3616

Skimmers caseiros funcionam, mas aquarismo pra mim é estetica, e a maioria dos skimmers caseiros tem um acabamento meio aquem.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#20 Mensagem por joao.paulo »

pessoal, estou de volta!!
antes de mais nada quero agradecer a ajuda de todos ate agora. estamos evoluindo, devagar mas evoluindo... rsrsrr... ja tenho uma luminaria com 6 t5, skimmer R600, sump bomba de recalque, de circulaçao e logo logo compro o restante...
surgiu agora uma duvida em relaçao ao substrato. alguem pode me ajudar?... como, desde o inicio, nao posso gastar muito... aquela areia grossa de praia, tipica do litoral norte de sao paulo, ficaria legal? ela da a biologia ideal? e as conchas trituradas?.......................... mais uma vez conto com a ajuda de todos... muito obrigado!!!
um abraço!!!!
JP

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”