🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#1 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Pessoal,
Preciso da ajuda colaboração de vocês para o projeto que pretendo começar.
Sou aquarista há anos apenas de CA e Doce .. será meu primiro marinho!

Sou muito medroso para alguns projetos que vejo e quero evitar a parafernalha que vejo em "super-aquarios", quero algo mais "modesto", por isso , pensei inicialmente em um projeto com SUMP/Refugio no mesmo nível dentro do aquario, mas tenho visto por aqui uma critica muito grande quanto a isso, talvez por ocupar espaço do Display e não ter o "volume" de filtragem necessário para o tamanho do aquario ...

Tenho muito medo dos projetos que tem aquele "FURO" dentro do display para o refugio, onde na ocorrência de falha mecanica, do diafragma e falta de energia pode ocorrer vazamento, por isso queria um esquema onde a quantidade máxima de agua que saia, caiba dentro do SUMP/refugio.

Outra ideia que pensei era em fazer o aquario com um formato em "L" igual a algumas fotos de projeto que aparecem por aqui no forum (tenho um topico que abri que tem foto dele), mas como não sei fazer as medicdas, calculo de espessura, etc .. tenho medo que este formato se não for feito por alguem experiente, possa causar rompimento devido pressão.

Minha ideia é fazer um aqua que divida a copa e sala, quero fazer um movel que eu possa "envolvê-lo" com papel de parede simulando textura de argamassa e fazer uma estrutura até o teto para "fechar" a ideia de parede onde filtragem, iluminação tudo fique "escondido".

A fauna que eu quero ter são "poucos" peixes, adoraria ter uma anemona com um casal de peixes-palhaços e os corais mais fáceis que tiverem .. (apesar que quero tentar ter uma mudinha do sun-coral)

Segue abaixo as fotos da ideia do projeto, por favor, critiquem, dêem sugestões, coloquem fotos de outras ideias .. não quero gastar muito e quero me planejar bem para conseguir montar um aquario bem montado para manter na melhor qualidade uma estrutura viva básica.

Segue projeto:

Medidas:
Imagem

Esquema Aquario+SUMP/Refugio
(peguei um desenho do forum e adaptei, não sei se o que fiz é possível e também não entendo estas divisões no Refugio, o que devo colocar em cada parte, equipamentos, etc). Outro ponto, como o aquario será uma "parede" a parte de queda d'agua não ficará no meio do aquario como a maioria, ficara em uma das extremidades "escondido", certamente terei que usar boas bombas para fazer a circulação de uma ponta até a queda.
Imagem

Estrutura basica inicial:
Imagem

Estrutura Final + ideia do "L":
Imagem

Este aqui é meu objetivo final!!! exemplo que peguei daqui do forum de onde pretendo chegar ..
Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#2 Mensagem por Matias Gomes »

wilson_antunes escreveu:Tenho muito medo dos projetos que tem aquele "FURO" dentro do display para o refugio, onde na ocorrência de falha mecanica

tive meus reefs por 6 anos e nunca tive um unico problema de vazamento quer por queda de eletricidade ou outra coisa qualquer, então digo que sou totalmente adepto do sistema de furos e overflow para baixo do movel onde fica o sistema de filtragem.
wilson_antunes escreveu:tenho medo que este formato se não for feito por alguem experiente, possa causar rompimento devido pressão.

realmente vc precisa de alguem experiente para fazer isso, o reef que vc mostra na foto deve ter todo o sistema de filtragem na parte de baixo do movel, não tem como vc fazer isso?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#3 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Matias,
Como pode observar na minha descrição, praticamente já descartei a ideia original. Estou trabalhando na ideia do SUMp abaixo conforme desenhos que postei, observe:

wilson_antunes escreveu:Esquema Aquario+SUMP/Refugio
(peguei um desenho do forum e adaptei, não sei se o que fiz é possível e também não entendo estas divisões no Refugio, o que devo colocar em cada parte, equipamentos, etc). Outro ponto, como o aquario será uma "parede" a parte de queda d'agua não ficará no meio do aquario como a maioria, ficara em uma das extremidades "escondido", certamente terei que usar boas bombas para fazer a circulação de uma ponta até a queda.
Imagem


A diferença é que quero fazer a "queda" não partindo do fundo do display e sim fazendo a partir de um desnivel superios (observe a figura a direita, do lado esquerdo do aquario haverão filamentos no vidro ou uma altura menor que permitrá que uma quantidade controlada de agua caia em uma parte que tenha sim o "buraco" que dará acesso ao SUMP.)

O que acha?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu nao sou muito criativo pra projetos... gosto de observar outros aquarios e copiar algumas solucoes pro meu....

Aquarios divisores de ambiente tem varios projetos... esse modelo q vc postou é parecido com o do Diogo de Portugal... acho q o primeiro q vi parecido.

Outro q curto bastante mas acho q dá um certo trabalho a mais na limpeza do vidro é o do Walmyr de Campinas

Imagem

A diferença é q a frente é curva... dá um certo ar diferente no aquario, embora isso distorça um pouco o visual

http://www.aquaricamp.com.br/aquacurvowalmyr.php
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#5 Mensagem por Matias Gomes »

como vc vai fazer uma caixa lateral pode usar o sistema de dursos, é bem silencioso.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

Meu ultimo aquario era deste estilo, na lateral havia o overflow, só que usei tres saidas de 3/4, uma para chiller, outra para UV e a terceira de ladrão.

Funciona muito bem
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:53
Localização: Carioca - RJ
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#7 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Eu faria o aqua mais largo e mais baixo ou com a mesma altura e mais largo.
Mig Reef 2Imagem
Imagem [sup]AFX AQUARIOS[/sup]

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#8 Mensagem por wilson_antunes »

O que são dursos?

Matias Gomes escreveu:como vc vai fazer uma caixa lateral pode usar o sistema de dursos, é bem silencioso.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#9 Mensagem por André Fonseca »

Fala Wilson,

Num falei que a Galera ia dar uma boas dicas?!

Sobre a montagem que vc pretende fazer, dividindo o ambiente, esse projeto que vc mesmo colou a foto seria perfeito!!!

É que também curti ele, e se for fazer isso em casa, é exatamente assim que queria...

Como um dos lados vai ficar na parede, vc pode fazer esse lado como overflow, como o desenho que vc mesmo postou. O furo para a descido pro Sump, não se preocupe, pois existem boas lojas que fazem isso com "os olhos fechados" e vc nem vai lembrar que existe.

Sobre o retorno, se vc colocar duas bombas de 3000 l/h na outra extremidade do aqua, já vai ter o problema resolvido. Além disso, uma deas vc pode colocar com saída dupla, direcionando para o lado que quiser.

Sobre o Durso, uma imagem vale mais do que mil palavras, né?!

Imagem

Só que no seu caso, como o aqua teria que ficar encostado na parede, o Durso não seria uma boa não, já que vc perderia um espaço abaixo do sistema...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#10 Mensagem por wilson_antunes »

Andre,
Não entendi muito bem esta foto que postou .. muito complexo este sistema .. fora o tamanho .. isso parece mais sistema de filtragem de loja!

Com relação ao SUMP, naveguei pelos topicos de iniciante aqui do forum e não achei explicação detalhada suficiente para eu montar o meu, o que fica em cada parte do SUMP, quais equipamentos devem estar lá dentro, devo fazer alguma parte de reposição de agua doce? como funciona isso? É obrigatório ou posso fazer a reposição manualmente?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sump eu montaria bem simples... muitas divisorias apenas dificultam a limpeza... e as vezes impede de fazer um upgrade no skimmer por exemplo.

Eu usaria apenas uma divisoria pro skimmer e deixaria o outro compartimento pro recalque.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#12 Mensagem por André Fonseca »

Wilson,

Sobre o tamanho do Durso, nessa foto parece grande pq o aqua é grande também...

Num projeto menor, vc diminuiria a quantidade de descidas.

Dá uma olhada nesse "esqueminha" aqui...

Imagem

O overflow e o retorno do durso funcionam da mesma forma que nos outros sistemas. Encontra-se um equilíbrio entre a água que desce e a que sobe, e por isso o registro do overflow tá meio fechado. O cano da esquerda seria o ladrão...

Já sobre o Sump, tudo vai depender dos equipamentos que vc vai colocar nele, como disse o Celso.

Se vc optar por duas bombas de retorno, deixando o aqua sem as bombas internas de circulação, o compartimento onde elas ficariam precisaria ser maior para comportar as duas tranquilamente, sem que uma fique em cima da outra. O Skimmer precisa ficar num compartimento com o nível de água sem constante para poder trabalhar melhor, então geralmente coloca-se ele no compartimento que recebe a água do overflow...

O resto, vai da sua necessidade mesmo. Por exemplo, se vc for colocar um UV ou algum reator, precisaria dimensionar o Sump para isso. Basicamente no Sump seriam a bomba de retorno, o Skimmer, termostato e o sensor da caixa de reposição.

Pra vc ter uma idéia, esse é meu Sump...

Imagem

As medidas dele são 80 X 30 X 40, mas para o que eu preciso, é o ideal!!!

Já utilizei esse mesmo Sump num aqua de 450 litros e em dois de 200...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Aumenta a largura... reef estreito fica ruim pra fazer a disposicao das rochas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#14 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Celso,
Tem uma foto que me mostre isso? :

Celso Suguimoto escreveu:Eu usaria apenas uma divisoria pro skimmer e deixaria o outro compartimento pro recalque.


Quando vejo SUMP's cheio dessas garrafas e outras coisas é porque geralmente o pessoal tem coral duro (cerebro, etc) e precisam de uma reposição de cálcio rigida .. não é o meu caso. Quero corais simples e no máximo o sun-coral que sei que é um pouco dificil .. tem que alimentar boquinhas etc etc .. mas ele é o meu chodó dos mergulhso que faço em Ilha Grande .. há um paredão lá de 5metros cobertos de sun-coral laranja e amarelo e fiz um mergulho noturno e GAMEI!!!!

Com relação ao aquário .. já quebrei minhas fronteiras e certamente monarei o SUMP, porém .. meu APERTAmento é menor do que eu esperava e estou quase em conflito entre ter uma televisão ou um aquário :-)

Talvez eu tenha que voltar a ideia do aquario triangular .. mas ele não tem furo .. como vou fazer pra tirar a água de dentro dele e descer pro SUMP?

Ai ai .. tá dificil de resolver este aquário .. mas é mais facil eu vender o apto do que não ter um aquário em casa ...

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#15 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Wilson.

é possivel sim deixar tudo bem escondido, mas vai precisar de sump para isso.

A idéia da descida na lateral do reef, é totalmente possível, em casa, usamos a tradicional "bota" na lateral do display, a única diferença é que, em vez da bota sair em uma flange para descida, usamos duas, dessa maneira, o risco de entupir ou algum acidente, fica reduzida.

Quanto a ter espaço no sump, suficiente para acomodar a água que desce em caso de falta de energia, é perfeitamente regulável, nos sistemas com bota ou mesmo um cano de overflow (reef do Matias), a água é captada praticamente na linha d'agua, bem no topo do display mesmo, então, a água que vai descer, é praticamente e somente aquela que estava sendo bombeada para cima naquele momento.

Abaixo, imagem do nosso display (já bem desatualizada) para ter uma idéia, no nosso caso, o recalque (subida) e o overflow (descida) estão do mesmo lado.

Imagem

Imagem

Mais ou menos como funciona:

Imagem

Para o sump, sou a favor de espaços divididos, principalmente com o objetivo de gerar barreiras fisicas para a sujeira, pois ela insiste em circular, quando mais particulas conseguir bloquear, menos "sujeira" em suspensão no display.

Imagem

Imagem


Quanto a circulação, se considerarmos que ele tera um metro de comprimento, um recalque bem adequado (entre 2800 lts/hr até 4000 lts/hr) já fara a circulação necessária para esses habitantes que citou (corais moles, anemona e peixes).

A iluminação, como ficara embutida no móvel, acredito que é mais adequada o uso de tubulares (T5 de preferencia) pois dividem melhor a área de calor e fica mais fácil dissipa-lo.


O que voce acha?

Outra coisa, em seu cadastro, voce não colocou sua cidade, dependendo de onde for, voce pode visitar algum reef para ter uma boa idéia.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#16 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Renato,
Adorei este POST, com os desenhos (drafts) do projeto .. ficou bem simples de entender o que vocÊ quis dizer, e parabéns pelo Reef é muito lindo ..

Com relação aos seus comentários vi algumas coisas diferentes entre seu SUMP já em funcionamento e o qu evocê escreveu com ele vazio, seguem as duvidas:

1 - Em seu SUMP onde vc colocou "SKIMMER" vi 2 canos que me pareceram a descida do display.
2 - O perlon que vc se refere é a lã de vidro?
3 - Não vi o carvão ativado
4 - Os espaços "reatores" e "refugio" estão vazios
5 - O espaço "recalque" que tem aquela borracha amarela é a boma que leva a agua de volta pro display? Onde está a queda de retorno no display, este aquario está tão perfeito que nem achei nele!

Sou do Rio de Janeiro/RJ você é de onde? Conhece algum carioca sangue bom "Reefeiro" que possa me passar como contato?

Outro ponto .. estou brigando para manter o projeto que postei aqui, mas talvez eu tenha que recuar por falta de espaço no apto e tenha que voltar a ideia de projeto triangular de um outro topico que coloquei aqui:

viewtopic.php?f=45&t=2625

Se eu tiver que optar por este aquario retangular:
wilson_antunes escreveu:Segue abaixo as medidas.

Imagem

Peço ajuda de todos aqui para:

Quais são as melhores opções de equipamento para colocar nele? Por favor, me indique a capacidade e se possivel um modelo (colocando nome, qtde e marca)

Skimmer: ?
Bombas: ?
Filtro: ?
Iluminação: ?
Resfriador: ?


Como farei para conseguir montar o SUMP? Este aquario que coloquei ai já vem pronto junto com móvel. O movel até tem buracos nas laterais para colocar borrachas para agua descer e outro para subir, porém .. acho arriscadíssimo mandar alguém "fazer" um furo neste aquaro e se der errado vou perder a garantia! Há algum tipo de equipamento que eu possa adquirir que "puxe" a agua para o SUMP? Creio que para devolver a agua ao display é mais simples, basta uma bomba no SUMP e a saida dentro do aquario certo?

Tem fotos/exemplos de equipamentos?

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#17 Mensagem por Renato Vidal »

wilson_antunes escreveu:Com relação aos seus comentários vi algumas coisas diferentes entre seu SUMP já em funcionamento e o qu evocê escreveu com ele vazio, seguem as duvidas:

1 - Em seu SUMP onde vc colocou "SKIMMER" vi 2 canos que me pareceram a descida do display.
2 - O perlon que vc se refere é a lã de vidro?
3 - Não vi o carvão ativado
4 - Os espaços "reatores" e "refugio" estão vazios
5 - O espaço "recalque" que tem aquela borracha amarela é a boma que leva a agua de volta pro display? Onde está a queda de retorno no display, este aquario está tão perfeito que nem achei nele!


Wilson,

Essa foto do sump limpinho (rsss) é bem no inicio da montagem, os dois canos que voce ve, são a descida do display mesmo, um cano desce ali mesmo, para renovar a água na área do skimmer, o outro, depois de montado, foi alterado para jogar parte da descida do display dentro do refúgio.

O Perlon, é semelhante a manta acrilica, a lã de vidro solta pequenas fibras, já o perlon, é flexivel e não libera partes na água.

Apesar de ter uma área adequada para deixar o carvão, eu não utilizo, é mais em caso de emergencia, após algum tratamento com medicamentos.

No espaço reatores, ficava o reator de cálcio, que foi desativado quando começamos a usar o método Balling, hoje, abriga um centropigue bicolor.

Quanto ao recalque, sim, é a bomba com a mangueira amarela, ali ainda estava em teste, depois foi substituida por uma Multi-Sicce 4000, que é quem faz o recalque hoje.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#18 Mensagem por wilson_antunes »

oi renato
Nao vi o skimmer na sua descida.

Com relaçao aoa meus outros comentarios anteriores, como consigo fazer a descida da agua do aquario triangular sem fura-lo?

Abcs

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Aquario triangular é meio dificil achar alguem que faça ... tenho um amigo q tem um espetacular. O problema é o corte dos vidros e angulos.

Se nao me engano o do Antonio Amaral aqui do forum é semelhante
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: AJUDEM!: PROPOSTA DE PROJETO - Começando ..

#20 Mensagem por Renato Vidal »

Para fazer a descida, sem furar, existe uma maneira com tubos também, porém, não sou especialista em hidraulica. rsss, (acho arriscado) talvez fazer um furo embaixo, adaptar uma flange e levar com um cano até o topo, vai funcionar bem.

Ou ainda, fechar o canto do fundo com um vidro e criar ali uma bota, considerando que o sistema ainda não esta montado.


o skimmer, rss

Imagem
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”