🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Reef 72 Lt

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Projeto Reef 72 Lt

#1 Mensagem por Alessandro Lima »

Fala ai pessoal, to namorando marinhos a algum tempo e estou muito inclinado a me aventurar neste mundo, mas ainda tenho poucas informações e to estudando tudo o que posso e me parece pertinente, portanto no que puderem ajudar serei muito grato não tenham duvidas.

Bom ao que parece pelo tamanho do meu vidro 40 x 40 x 45 (alt) vou precisar de um sump, ele ficara embaixo so nao tenho a medida dexata do espaço que tenho para colocar o sump, mas amanha mesmo parei essa medição.

Alguém sabe me dizer se este skimmer me serve http://brasilreef/26Fvl ???

O que podem me adiantar que precisarei em um aquario com essas medidas?

Obrigado desde ja pessoal.

Ps.: Logo postarei foto de tudo aqui, cada passo, conforme a evolução.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pela medida creio serve (caberia num sump)... mas nunca vi um desses trabalhando

Modelo compacto: 11 x 8,5 x 29 cm ( C x L x A )
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#3 Mensagem por Alessandro Lima »

Celso Suguimoto escreveu:Pela medida creio serve (caberia num sump)... mas nunca vi um desses trabalhando

Modelo compacto: 11 x 8,5 x 29 cm ( C x L x A )



Medi o espaço aqui disponivel onde pretendo colocar o sump, ele pode ter as seguintes medidas 38 cump. 30 larg. 40 Alt.

Alguém poderia me dizer se com esse espaço daria pra criar um pequeno refugio (Acho que não mas não custa perguntar)?

Alguém pode me dar uma luz das medidas das divisões, como ficaria o melhor projeto pra essas medidas cruas?


Obrigado pessoal.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Projeto Reef 72 Lt

#4 Mensagem por dletieri »

Pode parecer muita coisa... Mas vamos lá...
Não sou, nem de longe, a pessoa mais indicada para te falar exatamente o que vai precisar... Mas vou colocar um mais ou menos aqui e o pessoal vai completando... Pode ser?

Lá vai...

Iluminação (vai depender dos corais que vc pretende ter... )

Skimmer (vc já está vendo um, né!) (talvez valha a pena vc pegar algum um pouquinho mais forte do que este... pelo preço, sabe... só que mais uma vez eu digo que não sou o mais indicado pra falar do assunto... rsrsrs... não uso skimmer... )

Ventilação (vc está no rio... provavelmente terá de deixar umas ventoinhas ligadas no verão... ) (e aí vem controlador de temperatura, aquecedor, caso no inverno esfrie por aí... controlador o da COEL é mto legal...)

Bombas de recalque e circulação (recalque para mandar a aqua que desceu pro sum de volta pro display)

Substrato

Rochas Vivas

Sal e Deionizador (para filtrar a agua doce... ) (a menos que vc vá usar agua natural... mas mesmo assim vai precisar de agua doce para repor a que evapora... )


Acho que é mais ou menos isto... Boa sorte com a montagem e poste a evolução!!!
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#5 Mensagem por Alessandro Lima »

dletieri escreveu:Iluminação (vai depender dos corais que vc pretende ter... )

Pensei em algo do tipo:

trumpet super green
zoanthus rosa nacional
Yellow Star Polips
Kenya
Carpet Green
Green Star Polips
Zoanthus Chocolate
Frog verde ponta rosa
Mushi roxo
Leather Finger
Leather Umbrella
Trumpet Rosa
Carpet green
Palitoa

2 Occealaris 1 Camarão e mais alguma coisa possivel dentro do meu aqua sem comprometer o bem estar de ninguém.

dletieri escreveu:Skimmer (vc já está vendo um, né!) (talvez valha a pena vc pegar algum um pouquinho mais forte do que este... pelo preço, sabe... só que mais uma vez eu digo que não sou o mais indicado pra falar do assunto... rsrsrs... não uso skimmer... )


Na verdade foi o unico que achei que cobre a litragem que vou usar e não é absurdamente caro. rs Aceito sugestões e informações pessoal.

dletieri escreveu:Ventilação (vc está no rio... provavelmente terá de deixar umas ventoinhas ligadas no verão... ) (e aí vem controlador de temperatura, aquecedor, caso no inverno esfrie por aí... controlador o da COEL é mto legal...)

Se poder me dar exemplos e modelos pra eu pesquisar e ter uma noção fica mais facil, creio que não nescessite de nada muito "grande" por que o local do aqua é bem arejado.

dletieri escreveu:Bombas de recalque e circulação (recalque para mandar a aqua que desceu pro sum de volta pro display)


Sugestões???

dletieri escreveu:Substrato

Rochas Vivas

Sal e Deionizador (para filtrar a agua doce... ) (a menos que vc vá usar agua natural... mas mesmo assim vai precisar de agua doce para repor a que evapora... )


Essas rochas vivas encontradas no mercado livre, sal etc... serve? são boas?

Nãu usarei agua natural não.


dletieri escreveu:Acho que é mais ou menos isto... Boa sorte com a montagem e poste a evolução!!!

Obrigado cara, conforme os progressos e ideia forem surgindo vou postando aqui. Precisarei muito da ajuda de vocês.

Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alguém poderia me dizer se com esse espaço daria pra criar um pequeno refugio (Acho que não mas não custa perguntar)?


Vc ja tem um espaço meio limitado... eu nao usaria um refugio .... aproveitaria melhor o espaço pra outras coisas como uma caixa repositora ou algo assim.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Projeto Reef 72 Lt

#7 Mensagem por dletieri »

Maridu escreveu:
dletieri escreveu:Iluminação (vai depender dos corais que vc pretende ter... )

Pensei em algo do tipo:

trumpet super green
zoanthus rosa nacional
Yellow Star Polips
Kenya
Carpet Green
Green Star Polips
Zoanthus Chocolate
Frog verde ponta rosa
Mushi roxo
Leather Finger
Leather Umbrella
Trumpet Rosa
Carpet green
Palitoa

2 Occealaris 1 Camarão e mais alguma coisa possivel dentro do meu aqua sem comprometer o bem estar de ninguém.



Acho que os únicos corais que talvez sejam mais exigentes quanto a iluminação sejam o trumpet e o frog... Ainda não tenho nenhum destes... O meu aqua eu toco com fluorescentes e tenho GSP, Zoanthus, Cloves, Xenia, Kenia, Spaguetti, etc... Nada de problemas até então... Acho as fluorescentes uma boa... Não sei se pela largura do seu aqua (40 cm, né?!) acha fluorescentes... Eu coloquei aqui as de 20w (60cm). Devem ter menores...

Maridu escreveu:
dletieri escreveu:Skimmer (vc já está vendo um, né!) (talvez valha a pena vc pegar algum um pouquinho mais forte do que este... pelo preço, sabe... só que mais uma vez eu digo que não sou o mais indicado pra falar do assunto... rsrsrs... não uso skimmer... )


Na verdade foi o unico que achei que cobre a litragem que vou usar e não é absurdamente caro. rs Aceito sugestões e informações pessoal.


Esta eu passo... rs... Como eu disse, não uso... Na loja onde costumo comprar as coisas, eles tem um moratinho usado por 150 (se não me engano...) e é um skimmerzinho legal... Novo eu não sei quanto custa...
Aff... Deixa outro comentar... rsrsrsrs

Maridu escreveu:
dletieri escreveu:Ventilação (vc está no rio... provavelmente terá de deixar umas ventoinhas ligadas no verão... ) (e aí vem controlador de temperatura, aquecedor, caso no inverno esfrie por aí... controlador o da COEL é mto legal...)

Se poder me dar exemplos e modelos pra eu pesquisar e ter uma noção fica mais facil, creio que não nescessite de nada muito "grande" por que o local do aqua é bem arejado.


Eu uso um TLY-29 + Aquecedor 300w (muito mais do que preciso) + 2 coolers de fonte de pc (ligados a uma fonte de impressora HP).
O pessoal tem usado o TLZ-11 se não me engano... Controlador 120 mangos mais ou menos... Aquecedor não sei, mas é barato... Cooler de fonte um tecnico te arruma... Uma fonte de 12v com amperagem suficiente não sei quanto custa...

Maridu escreveu:
dletieri escreveu:Bombas de recalque e circulação (recalque para mandar a aqua que desceu pro sum de volta pro display)


Sugestões???


Nem idéia.. rsrs Acho que uma sb-2000 pra recalque (que que vcs acham???) e uma tipo stream (Sun sun por ex...) só não sei a potencia para circulação...


Maridu escreveu:
dletieri escreveu:Substrato

Rochas Vivas

Sal e Deionizador (para filtrar a agua doce... ) (a menos que vc vá usar agua natural... mas mesmo assim vai precisar de agua doce para repor a que evapora... )


Essas rochas vivas encontradas no mercado livre, sal etc... serve? são boas?


Mercado livre ou lojas de aquario... Aqui na região, a rocha já com biota custa uns 15 mangos o kilo. Não rende. 1 kilo não vem nada de rocha...rsrsrsrs

Sal uso o red coral que, AO MEU VER, tem um bom custo benefício... Mas eu tenho apenas meses de aquario... Tem tópicos aqui do pessoal discutindo a respeito...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#8 Mensagem por Alessandro Lima »

Pessoal to postando uma foto do movel onde vai ficar o aqua, espero que deem opniões.

Imagem

1 - Local do aquario Superficie de 47 x 45. entrará um aquario de 40 x 40 x 45 alt

2 - Essa gaveta vai subir o espaço equivalente a ela, cerca de 13cm sobrando mais espaço embaixo no Local 3. Local 2 Entrará 2 portas.

3 - Local onde ficará o sump com medidas externas de 38 x 30 x 40 alt (a altura disponivel no espaço será de aproximadamente 58 cm

Ps.: Ja que o espaço pro sump é bem reduzido nao consiguirei colocar nele um reugio, sera que consigo fazer um refugio no local 2?

Pessoal procurando no google encontrei esse projeto de sump.

Imagem

Ele me parece bem Clean, porem pra variar não sei exatamente o q seria cada parte dele.
Alguém pode "traduzir" ele pra mim?
Será que consigo fazer um igual porem dentro de minhas medidas e usar no meu aqua?

Ps.: Lembrando que pela largura do espaço que tenho disponivel este sump entraria de lado no espaço se fosse feito um modelo como este.

Ps2.: Caso alguem se preocupe com o peso, ja chamei um marceneiro para reforçar o movel.

Espero ter sido claro, caso haja duvidas perguntem.
Ajudem por favor amigos.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu nao colocaria proximo ao micro... a maresia do aquario é grande ainda mais qdo se usa ventiladores pra refrigeracao
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#10 Mensagem por Alessandro Lima »

Celso Suguimoto escreveu:Eu nao colocaria proximo ao micro... a maresia do aquario é grande ainda mais qdo se usa ventiladores pra refrigeracao


Olá Celso,

Cara realmente eu não havia atentado a esse detalhe no entanto levando em consideração que a marisia deve ser muito maior e mais intensa em regiões proximas a praia, e nesses locais a troca de equipamentos variam em tempos de minimo quase 2 anos até algo ficar efetivamente danificado, e pensando também em fotos encontradas neste mesm forum onde o aquario foi posicionada emaixo da tv ou ao lado da mesma ou ao lado de notebooks, penso que não haverá grandes problemas por que em 2 anos com certeza ja terei substituido os equipamentos como faço frequentemente.

Desculpa por escrever muito, é um defeito que tenho sry pessoal.

Grato.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#11 Mensagem por Alessandro Lima »

Pessoal, eu realmente preciso e gostaria muito da ajuda de voces com os equipamento e se possivel projetos de sump pra eu começar a comprar as coisas e fazer oaqua "nascer"

Ajudem please.


Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

Da uma olhada no forum mostre seu aquario marinho... la tem muitos projetos de aquarios diferentes e de sump inclusive.... a forma de montar varia muito e depende muito da necessidade ou gosto pessoal.

EU hj montaria um sump apenas com uma divisoria pro skimmer e outra pro recalque. Isso facilita a limpeza e upgrades futuros q venha a fazer no skimmer.

Sump com muitas divisorias acaba atrapalhando a manutencao

Esse é o meu sump.... hj eu faria sem a divisoria do meio


Imagem

Provavelmente quem for fazer a colagem do seu aquario tenha varios projetos ou sumps ja montados... tbem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#13 Mensagem por Alessandro Lima »

Entaõ pessoal, andei pesquisando por ai meio no escuro, e encontrei alguns equipamentos que acredito que vou usar no meu aqua, estou colocando link para cada um deles, se pudessem me confirmar se realmene vou precisar deles ou não e até auxiliar no sentido de conhecer um produto melhor e com preço similar fico grato.

Lembrando que usarei um sump com medidas externas de: 35C x 28L x 37A


Refratrometro
Termostato
Aquecedor
Bomba
Filtro 1
Filtro 2

Pessoal, preciso ter certeza do que devo comprar pra que eu possa comecar a juntar os materias e ter tudo pronto o quanto antes.
Editado pela última vez por Alessandro Lima em 16 Nov 2010, 09:09, em um total de 1 vez.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#14 Mensagem por Alessandro Lima »

Pessoal fiz um mega desenho de como seria o sump que tenho em mente, por favor me digam se é posivel um sump desta maneira e o que acham.

Imagem

Tentando explicar minha obra prima, o circulo meio oval seria o skimmer, o quadrado seria a bomba.

Onde esta marrom seriam as midias filtrantes.

A parte em branco seriam os quebra bolhas.

Tirando a minha falta de talento com desenhos, onde errei?


Obrigado pessoal.
Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Os links da Startfish abrem pra pagina inicial do site.

Nao vejo necessidade de midias filtrantes... eu nao usaria... como disse prefiro um sump simples com apenas uma divisoria ou duas no maximo. Uma pro skimmer, outra pro recalque e outra TALVEZ pra um refugio.

Nao entendi o fluxo de água por esse sump q vc desenhou.... mas lembre-se qto mais divisorias mais chato pra limpar depois
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#16 Mensagem por Alessandro Lima »

Celso Suguimoto escreveu:Os links da Startfish abrem pra pagina inicial do site.

Nao vejo necessidade de midias filtrantes... eu nao usaria... como disse prefiro um sump simples com apenas uma divisoria ou duas no maximo. Uma pro skimmer, outra pro recalque e outra TALVEZ pra um refugio.


Se eu entendi bem, o sump como vc disse não trataria a agua, apenas serviria como casa de maquinas e refugio. Certo?

Algo como:

Imagem

1- Bomba
2- Skimmer
3- Refugio

Não tem mesmo nescessidades de quebra bolhas e midias filtrantes?

Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Quebra bolhas sim... midias filtrantes nao.

Provavelmente a pessoa q foi montar o seu aquario tem noção de como montar um sump... mas como disse na minha concepcao ele deve ser simples pra facilitar limpeza e upgrades de equipamento
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#18 Mensagem por Alessandro Lima »

É que na verdade no esboço que fiz, eu so teria acesso facil a parte onde ficam o skimmer e a bomba ou onde fica o refugio, um dos 2 o outro vai ficar para os fundos do movel com pouca luminosidade a principio e de acesso muito ruim.

Por que eu tenho espaço pro fundo e não pros lados.

flw.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#19 Mensagem por Alessandro Lima »

Links dos equipamentos corrigidos.

Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Projeto Reef 72 Lt

#20 Mensagem por Alessandro Lima »

Pessoal, fiz o projeto inteiro, acho que ficou mais facil entender, queria a opnião de vocês, o que esta ruim, o que mudariam e por que.

Eu ia colocar o projeto por partes aqui, mas como o pessoal demora um pouco a responder resolvi colocar logo inteiro. :)

Imagem

Fico muito grato pelos comentarios e sugestões.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”