🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para montar pico reef.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Ajuda para montar pico reef.

#1 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Olá pessoal!

Deixa eu me apresentar primeiro... meu nome é Eiji, comecei no aquarismo há 5 meses. Atualmente possuo dois aquas plantados, um de 72L comunitário e um de 25L só com camarões. Tinha também um de 5L com camarões, porém eu desativei ele. Como deu pra perceber, gosto de nanos e picos!! rs

Quero começar no mundo dos marinhos e como não tenho muita verba disponível, quero começar com um pico... sei da dificuldade maior de se manter um aquário de pequenas proporções, isso mesmo em plantados é um problema tbm. Porém, estudando bastante e tomando bastante cuidado pretendo fazer dar tudo certo!

Estou na dúvida se compro o JBJ Picotope ( link ) ou o mini Boyu de 13L ( link )

Já comprei pelo eBay uma luminária Boyu T5 3x8W, totalizando 24W, que acredito ser suficiente. Ela vem com duas lâmpadas brancas e uma azul. Mesmo se comprar o picotope, sei que precisaria mudar a iluminação dele (apenas 9W Branca/Azul).

Se eu comprar o picotope, tenho para aumentar a filtragem um filtro hang-on de 250L/h, usaria o original dele mais este. Já se eu comprar o Boyu, comprarei um Rio Nano Skimmer hang-on.

Preço:
Picotope: R$90,00

Boyu + Rio Nano Skimmer: R$48,00 + R$90,00 = R$138,00

Diferença de R$48,00!! (uma muda de coral mole)

Me ajudem?! O que faço?! rs... acho os dois aquários muito bonitos e quanto í estética, os dois estão empatados pra mim!

Outra coisa....

Tenho em casa alguns corais mortos que estão secos há alguns anos, de um reef que meu pai teve há uns 15 anos atrás... gostaria de usar eles... posso?!?! Ai precisaria comprar apenas o substrato e os corais....

No mais, quais testes preciso comprar? Perto de casa tem uma loja boa que vende água pronta a R$1,00 o litro. Compro com eles ou faço eu mesmo a minha? Mais pra frente pretendo fazer um deionizador DIY, mas não agora por causa do custo. E como o aqua é pequeno, não me importo de comprar a água. Apenas compraria dois galoes de 20L daqueles de água mesmo para poder deixar estocado em casa. Ai usaria um pra água pronta e outro pra agua deionizada.

Termostato tenho um de 25W da Elite. Vou ver se terei necessidade de coolers. No local onde pretendo colocar é sempre bem fresco, preciso verificar a temperatura, mas mesmo no verão, não fica quente então não sei se tem necessidade de um cooler....

E então pessoal?!?! o que acham?!?!

Desculpem o topico todo bagunçado... é que fui escrevendo conforme ia me lembrando!! hehehehe

Valeu!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao... mas o JBL ja vem com luminaria... como vc ja comprou acho q o Boyu se encaixa melhor... senao vai sobrar uma luminaria

Especificações Técnicas:

Volume Total: 11 Litros

Dimensões: 30cm C X 20cm A X 20cm L

Fluxo do filtro: 150L/H

Consumo Luminária: 9W

Tipo de lâmpada: PL 10000K (Branca/Azul)

Voltagem: 110V


Qto aos corais mortos... nao sei se tomo checar... mas eles nao podem ter tido contato com algum medicamento a base de cobre caso tenham sido utilizados em aquario antes.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#3 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Opa! Valeu, Celso!

Mas então, eu vi que o picotope vem com luminária. Porém é de apenas 9W. E pelo que eu li, alguns corais preferem uma iluminação mais forte, não!? Por isso que comprei a luminária da boyu.... eu teria que aumentar a iluminação do JBL de qualquer maneira.... poderia deixar mais pra frente apenas..... quanto aos corais mortos, não vou saber dizer mesmo.... tem alguma maneira de "limpar" ele!?!?

pensei em colocá-los numa solução com agua sanitária por um dia e depois deixar uma semana na agua normal com anti-cloro..... mas ai acho que no caso de cobre não resolveria, né?!?! alguma sugestão?!?!?

valeu!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Ajuda para montar pico reef.

#4 Mensagem por Felipe Esteves »

Eiji,

Não acredito que o Picotope após montado tenha mais do que 6 l de água, portanto a luminária de 9w até daria conta!

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#5 Mensagem por Diego Munhoz »

Grande Eiji, você por aqui, hehehehehehe!!!

Cara, eu não gastaria a grana num Picotope ou mesmo o da Boyu... eu pegaria esse que eu tenho da Dophin que é um pouquinho maior... ele tem 15L... o meu tem 13,5L reais...

Se me permite uma opinião, gastaria um pouquinho a mais e pegaria o número superior da Dophin que tem 21L... é é 5cm maior de comprimento e um pouquinho nas outras medidas, vale mais a pena, dá pra vc colocar mais coisa... hoje me arrepende de não ter comprado ele.

Com a luminária que vc tem e se comprar o Rio nano, putz, aí já era, depois é só diversão, hehehehehehehe!!!

Quanto aos corais, relaxa que os preços que vc viu são de lojas, depois entra aqui nos classificados que vc vai ver que sai bem mais barato... se quiser, depois por e-mail eu te passo alguns contatos bem legais de colegas aqui do fórum super gente fina.


Cara, vai por mim, manda bala nesse aquário que você não irá se arrepender... ontem, eu peguei mais umas mudinhas, ou seja, o aquário estará um pouco mais colorido, hehehehehe, depois posto as atualizações!!!


Abração

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#6 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Felipe, realmente não tinha pensado nisso... bom... mas agora já foi!! ehehehehe....

Diego, onde eu acho os aquarios da dolphin?!?!? pesquisei na internet e não achei nada.... se eu for comprar o de 21L da Boyu, sairia por R$70,00... vou ver direitinho os meus gastos pra ver se dá pra encarar um aqua um pouco maior.... afinal, mais espaço tbm significa mais gastos com corais!! hahahahahaha
eu não estou postando mto no seu topico mas estou acompanhando ele de perto sempre!!! parabéns, está ficando mto loko!!! ainda quero ver ele pessoalmente hein!!!

uma dúvida que me surgiu pessoal.... andei vendo alguns topicos e me interessei em tentar colocar algum sps tbm.... vou precisar então acompanhar o indice de cálcio, ne?!?!? o teste é mto caro?!?! e o acompanhamento do indice de calcio deve ser feito com qual periodicidade?!?! e como aumentar ou diminuir o indice?!?!?

valeu, pessoal!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

heheh Diego eu tinha pensado justamente na sua montagem rs

Eiji SPSs dá até pra por....mas como vc tá começando... eu acho melhor começar por corais moles e mais resistentes... mesmo pq picos sao mais dinamicos e SPSs gostam de uma certa estabilidade... tem até uma brincadeira q fazem SPS = Stability Promete Success
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#8 Mensagem por Diego Munhoz »

Eiji, te mandei um e-mail sobre os aquários... eu os tenho í venda!!!


Fala Celso... os corais ficaram ótimos aqui em casa... ontem eu tive visita acabou não dando pra mexer no layout, acabei de fuçar no aqua, se eles abrirem bem mais tarde eu mando umas fotinhos... eles são demais...


Abração!!!

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#9 Mensagem por Eiji Yoshimura »

opa!!! bom.... então se eu for colocar algum SPS vai ser bem pra frente mesmo, Celso...

Diego vi la seu mail..... te mandei resposta... quero saber dos testes!! hahah

então.... estava pensando pra começar nos seguintes corais.....

cloves,
zoanthus chocolate
zoanthus super green
leather umbrela
galaxea super green


o que vcs acham!??! tem ai algum que é complicado e que recomendam esperar pra colocar?!?!?

ninguém ai tem algumas mudinhas pequenas pra fazer uma doação?!?! rsrs.... pode ser pra daqui 1 ou 2 meses!! hahahah....

uma duvida que me surgiu agora... como é feita a manipulação dos corais?!?! eles queimam como as anemonas?!?! e como que se retira mudas?!?! corta eles?!?!? O.o

valeu!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Eiji.

Eu diria que em torno de 15 a 20 litros vai dar para voce curtir um pouco mais, mas, na verdade, isso é temporário, porque depois, vai querer aumentar para 50, depois para 100, 300, 600, 1000 e assim vai, é dificil para depois. Já me escrevi no AA (aquaristas anonimos) icon_rotfl2


Para essa litragem que pretende, sua luminária vai ser suficiente para os softs, corais LPS e até para alguns SPS, tente com os menos chatinhos, como as montiporas (capricornio, confusa ou digitada) ou com milleporas, ou ainda com psammocora, são corais lindos.

Para qualquer coral, a estabilidade dos parametros é ponto chave, então, precisa se preocupar com a reposição de água (água doce) da evaporação, constante e sem mudanças bruscas, com a temperatura, como é um aquário que ocupa pouco espaço, da para coloca-lo em algum comodo da casa que seja bem ventilado, fica mais fácil manter a temperatura do sistema e, tera que se preocupar com as TPAs (trocas parciais) como é um sistema menor, as TPAs terão o efeito de manter a qualidade dos parametros, repondo calcio e nutrientes que o sistema consome e retirando os excessos não utilizados (nitratos e fosfatos).

Boa sorte
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#11 Mensagem por Diego Munhoz »

Eiji, antes de você se preocupar com os corais, dá mais atenção ao aquário e í montagem do mesmo.

Pesquisa bastante antes porque o marinho não é difícil de se manter, mas na montagem dele as coisas não são tão simples como são nos aquas doces... vc tem de planejar bem o que pretende pra depois não ter decepções...

Vai entrando nos tópicos aqui do fórum porque tem muita coisa mesmo pra te ajudar... eu tive a sorte de ter pessoas bastante pacientes comigo que me deram uma baita força, mas li pacas também, assim como ainda leio, pois o aqua maior que eu quero é totalmente diferente desse pequenininho qu eeu montei!!!


Abração e boa sorte...

PS: vc já tem quase tudo aí contigo, monta logo o aqua que no final do ano vc passa o Natal babando em cima dos seus corais, hahahahahahaha!!!

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#12 Mensagem por Eiji Yoshimura »

opa pessoal!! não vejo a hora de montar meu aqua!! rsrs...

Renato, se eu aumentar a litragem para 21L (Boyu ASD5-3), vou ter pouco mais de 1W/L.... acha que é suficiente?!?!

quanto í reposição, estou ciente que precisarei fazer reposiçoes constantes.... vou comprar um galão daqueles de 20L pra deixar estocado em casa.... preciso ver qual a temperatura que vai se manter o aquario durante o dia.... terei dois galoes.... um de agua deioinizada e um de agua pronta, que ainda não decidi se vou comprar ou fazer.... a principio acho que comprar mesmo....

tava vendo... la na casa do meu pai ainda tem o cascalho que ele usava na montagem antiga.... na verdade são apenas conchas quebradas.... posso usar ele como substrato?!?!

pensei em tentar diminuir a granulometria... talvez com uma marreta?!?!rsrs... ou quem sabe jogar aos poucos num liquidificador mesmo.... kkkkk.... qq vcs acham!?!?! depois posto fotos aqui dos corais mortos, pedras e cascalhos que tenho la.....

falta só o vidro mesmo, filtro e luminária (que ja está a caminho...)

Diego, estou estudando igual loko... pior que preciso parar um pouco pra terminar meu TCC... kkkkkk... mas essa coisa de aquarismo é uma doença!! rsrs... fods.... e acho que nas proximas semanas eu monto ele!! não estou aguentando de ansiedade!! rsrsrs
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

ava vendo... la na casa do meu pai ainda tem o cascalho que ele usava na montagem antiga.... na verdade são apenas conchas quebradas.... posso usar ele como substrato?!?!


Vc vai ficar com dor nas maos... como o aquario é pequeno acho mais facil comprar um substrato comercial mesmo....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#14 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Celso, qual substrato que pareça areia, que sirva como um bom tamponador de ph e fonte de cálcio e, o mais importante... que seja barato?!?! RSrs
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Tem aragonita nacional ou mesmo a importada pro volume q vc precisa o preço nao vai ser tao elevado.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#16 Mensagem por Diego Munhoz »

Eiji, tira o escorpião do bolso, hahahahahahaha...

Você está montando um aquário minúsculo, que terá um custo baixíssimo em relação aos aquas que a gente vê.

Não fica economizando no que te trará uma ótima biologia porque depois o seu aqua desanda e você vai ficar frustrado.

Uma coisa que eu acho essencial e que capricho mesmo é na filtragem e iluminação... o resto aos pouquinhos a gente vai conseguindo, estes itens se tem um gasto alto mas é uma vez só!!!


Abraços

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#17 Mensagem por Eiji Yoshimura »

ahahahhaha... vou pesquisar direitinho, Diego!! rsrsrsrs

mas se eu puder usar o que já tenho ueh!!! hehehehehe

e uma coisa... ja que vc falou de filtro.... quais midias preciso colocar dentro do RIo Nano?!?!?

carvão, ceramica?!?!? ouvi dizer que a ceramica não serve para os marinhos... e que preciso usar siporax ou semelhantes... é isso mesmo?!?!?!

valeu!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

A unica midia q uso é carvao ativado de boa procedencia... o resto acho desnecessario.

Basta ver qtos reefs bons la fora usam midias de ceramica... nunca vi nenhum
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar pico reef.

#19 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Pessoal.... não resisti!! olha só!!!

Imagem


hehehe!! comprei um Boyu ASD5-3 de 21L e o Rio Nano Skimmer!!!

agora tenho que esperar a luminária chegar!! vai demorar muito ainda.... [:(]

estou pensando em colocar pra rodar com minha luminária de 9W branca mesmo... o que acham?!?! pelo menos pra ir adiantando a ciclagem.... .


Outra coisa... quais testes acham que preciso comprar??? pH, Nitrito e Nitrato??? primeiro vou iniciar so com corais moles, mais fáceis.... os corais duros quero colocar mais pra frente apenas....

o vendedor da loja me disse que por ser marinho é mais importante ter nitrito e nitrato que nitrito e amonia (típico para plantados) isso procede!!?!? ele disse que o nitrato pode matar os corais moles e os invertebrados... é isso mesmo?!?!?!

valeu pessoal!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar pico reef.

#20 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pra iniciar a ciclagem nao precisa de iluminacao... alguns autores até recomendam deixar no escuro e depois fazer uma troca generosa de água... isso minimiza a fase das algas.

Testes pH, RA, Calcio e nitrato. Nitrito e amonia zeram no inicio da montagem, mas se quiser usar nao tem problemas,.... os outros 4 q citei no começo vc vai usar mais.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”