🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Icticio ou Oodinium

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Daniel Passaes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Ago 2010, 21:56
Apelido: Daniel_Pots
Cidade: SJC
País: Brasil
Localização: São José dos Campos
Curtiu: 7 vezes

Icticio ou Oodinium

#1 Mensagem por Daniel Passaes »

Olá Pessoal,

Ajuda para um iniciante e sua primeira triste história... ;o(

Depois de quase 8 meses de muita alegria...introduzi um PB no meu aqua, que morreu em 24h e em menos de 2 semanas morreram quase todos os demais peixes do aquário...

1 Centropigue bicolor nacional - 8 meses
1 Coral Beauty - 4 meses
1 Hepathus - 1 mes
1 YT - 1 mes
1 Ocelaris 8 meses

Hoje ví que 1 dos meus Stenopus morreu tbém.

Só sobrou 1 Ocelaris, 1 Stenopus e uma estrela....

Será que foi o tal do Odinium? Se foi...como faço pra ter certeza que ele não está mais "vivo" no meu aquário?
Segue foto do bicho doente.

Desde já obrigado!
Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#2 Mensagem por Robson Sandrini »

Daniel_Pots escreveu:Se foi...como faço pra ter certeza que ele não está mais "vivo" no meu aquário?

Pra ter CERTEZA vc tem que deixar o aquário sem qualquer peixe por 8 semanas.

Clique aqui pra ler um tópico sobre isso.

[]´s

P.S. Se vc não tratar os sobreviventes a chance de morte é enorme (mesmo tratando a chance de morrerem já é enorme).

R.

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#3 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Daniel, desculpe invadir o seu tópico, mas vou aproveitá-lo para levantar a questão sobre a prevenção de oodinium.

Pessoal como muitos sabem meu reef já pegou planária e Íctio, até que foi tranquilo cuidar, peguei informãçoes no forum, cuidei conforme as informações e agora está tudo bem. E também são parasitas que temos como prevenir, mas e o oodinium??

Afinal é possível prevenirmos o oodinium?
Em que tipo de situação ele pode aparecer??
Somente em peixes que entram no ambiente? Já ouvi dizer que artemias podem trazer essee parasita.
Instabilidade de temperatura pode causar isso?
Temperatura baixa ou alta?
Existe algum outro parametro na água que desregulado pode fazer com que ele apareça?

Estou levantando essas questões, pois estamos percebendo aquarios bem estabilizados e maturados que podem ocorrer esse problema, e é triste quando temos notícias no forum de catastrofes de reef em tão pouco tempo.. Isso desanima muito.

Abraços pessoal..
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Icticio ou Oodinium

#4 Mensagem por James Torres »

Daniel , pena que aconteceu isso com vc ... aconteceu o mesmo problema comigo a 2 mesês atrás , e como disso o Robson , tem que deixar seu aquario sem peixes por 2 mesês ...
Minha quarentena pra me recuperar o oodinium tá quase acabando ... vou começar a povoar o meu com peixes novamente em dezembro ...
O interessante agora seria vc passar os sobrevivente para um aquario hospital e tratar com medicamento a base de cobre pra ver se vc consegue salvar , mas não coloque remedio no aquario principal ...
Vamos fazer de nossas experiencias um aprendizado , vou fazer quarentena em um aquario proprio pra isso daqui pra frente ... só coloco peixes no aquario principal quando eu tiver certeza que ele não tem nenhum tipo de doença ... BOA SORTE !

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

Gleidson escreveu:Afinal é possível prevenirmos o oodinium?

É sim, quarentenando o peixe. Não na loja, na sua casa. E não é por uma semana e pronto, joga-se o peixe no display. Mesmo o cara sendo um bom observador ele pode comer bola na quarentena já que o parasita adora as células das brânquias. Quando surgem os sintomas (manchas no corpo, respiração dificultosa ou rápida e tal) o parasitismo já está avançado (e o peixe organicamente debilitado). O problema é que a maioria de nós acaba pulando a quarentena por falta de grana ou espaço. Tem gente que aproveita a quarentena e já submete todo e qualquer peixe ao tratamento com cobre. Profilaxia questionável mas se o cara perde uma porrada de peixes duma vez pro parasita nunca mais esquece, traumatiza. Dependendo de quantos e quais peixes vc perdeu, sai mais barato quarentenar.

Em que tipo de situação ele pode aparecer??

Ele precisa ser introduzido no ambiente.

Somente em peixes que entram no ambiente?

Além dos peixes vc pode introduzi-lo através de uma rocha, um coral, um molusco, uma anêmona, água etc. Um único cisto trazido por qualquer desses veículos pode formar mais de 250 parasitas na forma nadante (tarados por um hospedeiro).

Instabilidade de temperatura pode causar isso? Temperatura baixa ou alta?

Instabilidade de temperatura (ou qualquer parâmetro) que cause estresse fisiológico no peixe pode diminuir a imunidade basal do bicho e aumentar a incidência de parasitismos e infecções. Mas pra isso o parasita (ou a bactéria, fungo, virus) tem que estar no sistema.

Existe algum outro parametro na água que desregulado pode fazer com que ele apareça?

Eu tive ictio num água doce que de um peixe passou pra todos os 15 porque fiz melda no pH.

[]´s

R.

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Icticio ou Oodinium

#6 Mensagem por James Torres »

O engraçado é que ninguém quer ter trabalho nem perder tempo quarentenando os animais e com isso introduzem parasitas no aquario ...
Depois colocam a culpa na temperatura , no stress dos peixes , no peixe tal que é mais facil de pegar a doença ... outros ainda falam que é só a temperatura baixar que o peixe pega ... pega nada , a doença tá nele faz tempo .
Como disse o Robson , a doença só entra no reef se for introduzida ... se faz tempo que a pessoa não coloca nada no reef e vez ou outra os peixes aparecem com a tal doença é porque o parasita tá lá escondidinho faz tempo ...
E pra livrar o sistema dessas duas pragas , 60 dias sem peixes ...
POR ISSO QUARENTENA NELES !!! icon_joia

Valdemir Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 30 Set 2010, 14:13
Apelido: Dahu
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Icticio ou Oodinium

#7 Mensagem por Valdemir Carvalho »

Vocês acham que a artêmia poderia mesmo ser um veículo de oodinum/ictio? Será que só ração é segura?

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Icticio ou Oodinium

#8 Mensagem por dletieri »

Qual o mal de quarentenar e "profilaxiar" todos os peixes que entram no aqua com cobre antes?
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Icticio ou Oodinium

#9 Mensagem por Evaristo Poggetto »

dletieri escreveu:Qual o mal de quarentenar e "profilaxiar" todos os peixes que entram no aqua com cobre antes?


Nenhum, é o certo.

Com medicação, alimentação apropriada para a eliminação de possíveis endoparsitas, temperatura 28 a 30, TPAs, etc.... Por 7 dias.

Depois disso feito, voltar a temperatura e densidade normais até a introdução do animal em seu habitat "definitivo".

No nosso caso o ditado é o inverso:

Melhor remediar do que prevenir. icon_yes
Editado pela última vez por Evaristo Poggetto em 25 Nov 2010, 08:54, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alguns animais sao sensiveis ao cobre...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Set 2010, 19:08
Apelido: Dr. VAVA
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: SP / SP - Ipiranga
Contato:

Re: Icticio ou Oodinium

#11 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Quais........????????

Tirando os corais, invertebrados.

Já li uma certa sensibilidade sobre o ocellaris.....

É fato??

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alguns animais sucumbem a tratamento a base de cobre (borboletas), excesso na dosagem altera o funcionamento das branquias.

Niveis de cobre diminuem rapidamente porque se combinam com carbontos e se precipitam

Em relacao a reproducao do livro da Joyce :

"however, copper is so harsh that it is to be avouded if other remedies will suffice. Clownfishes treated with copper will almost certainly cease spawning for months, and they may fail to spawn again"
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Icticio ou Oodinium

#13 Mensagem por dletieri »

Evaristo Poggetto escreveu:
dletieri escreveu:Qual o mal de quarentenar e "profilaxiar" todos os peixes que entram no aqua com cobre antes?


Nenhum, é o certo.

Com medicação, alimentação apropriada para a eliminação de possíveis endoparsitas, temperatura 28 a 30, TPAs, etc.... Por 7 dias.

Depois disso feito, voltar a temperatura e densidade normais até a introdução do animal em seu habitat "definitivo".

No nosso caso o ditado é o inverso:

Melhor remediar do que prevenir. icon_yes


Tem algum tópico aqui no forum que dá as instruções de como fazer isto? Eu estou pensando em comprar um bahianus e estou morrendo de medo dele vir com alguma doença escondida...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Icticio ou Oodinium

#14 Mensagem por James Torres »

Daniel , compra o peixe ... deixa ela num aquario de quarentena por um bom tempo ... não precisa usar medicamento a base de cobre ... a menos que ele apresente aguma das doenças citadas ...
Depois de quarentenado vc vai poder por ele no aquario principal sem medo ...
Agora jogar o bicho assim que chega no aquario principal é arriscar perder tudo ... boa sorte ! icon_bangin

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#15 Mensagem por Robson Sandrini »

Vocês acham que a artêmia poderia mesmo ser um veículo de oodinum/ictio? Será que só ração é segura?

A artêmia em si não hospeda os parasitas. Dependendo da origem da água do produtor acho que é possível. Mas nunca li relatos de surtos de oodinium ou ictio atribuidos ao uso da artêmia [mesmo pq o pessoal costuma lavar antes de dosar, o que deve diminuir a probabilidade de contaminação], não que eu me lembre. Alguém já teve ou ficou sabendo?

Qual o mal de quarentenar e "profilaxiar" todos os peixes que entram no aqua com cobre antes?

O Celso já explicou bem. Por isso eu chamei de questionável. Não entendo muito de peixe marinho mas já li que alguns tangs também são sensíveis ao cobre. Eu matei 2 labeo bicolor [água doce] com cobre antes de descobrir que a espécie é sensível. Eu vejo quarentena como um período de observação, não de intervenção. E dosar cobre desnecessariamente é, além de perigoso, um pé no saco pro aquarista [vários fatores na água alteram sua “concentração”], além de ser estreita a linha entre dosagem efetiva [porque subdose não adianta de nada] e toxicidade. Também não usaria cobre + hipo. Primeiro porque há estudos comprovando que há cepas de A. ocellatum resistentes í hipo, segundo porque vc junta dois fatores estressantes (cobre + hipo) quando apenas o cobre já deveria resolver a situação. E, como se não bastasse, o cobre pode inibir nitrificação [1] e se vc não souber lidar com a quarentena pode matar o peixe pelo pico de amônio; e o cobre pode ferrar ainda mais a imunidade do peixe [2]

[1] Bower C.E. and Turner D.T. 1982. Effects of seven chemotheraputic agents on nitrification in closed seawater culture systems. Aquaculture 29:331-345.
[2] Cardeilhac P.T., Simpson C.F., Lovelock R.L., Yosha Calderwood H.W. and Gudat J.C. 1979. Failure of osmoregulation with apparent potassium intoxication in marine teleosts: A primary toxic effect of copper. Aquaculture 17:231-239.

Esses dois estudos são citados na página do Cupramine.

[]´s

R.

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Icticio ou Oodinium

#16 Mensagem por dletieri »

Poxa... Legal...

Eu posso, seguindo o raciocínio do James, "quarentenar" o peixe na loja? Tipo, se for só pra observar posso dar uma observada na loja.... não?
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Daniel Passaes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Ago 2010, 21:56
Apelido: Daniel_Pots
Cidade: SJC
País: Brasil
Localização: São José dos Campos
Curtiu: 7 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#17 Mensagem por Daniel Passaes »

Esse tópico rendeu... hehehe Muito obrigado a todos pela contribuição.

Uma pequena correção, os meus dois Stenopus estão bem foi só uma troca de "pele" mesmo da femea que estava cheia de ovas e tinha uma gosma estranha junto í "pele" que achei que fosse o bicho mesmo já em decomposição. Mas me enganei. Os dois estão vivinhos da silva, assim como a estrela e "o" sobrevidente.

Daí outra pergunta...

Os parasitas podem se hospedar em crustáceos? No caso os stenopus e a estrela? Deveria retirar eles para um aquário hospital e trata-los durante o tempo que o display deve ficar sem hospedeiros? (uns 2 meses)
O Ocelaris sobrevivente parece que criou algum tipo de resistencia ao parasita, pois observando vejo que ele está respirando mais rapido que o normal, porém os pontos brancos sumiram...e ele ainda está lá, e come normalmente...já faz quase 2 semanas que os outros todos partiram dessa pra melhor...

Ou seja, fico na dúvida...se tiro ou não os bichos do display principal...e trato eles com remedios específicos para Ooodinium e Icticio... até começar a inserir novos peixes no display daqui a uns 2 meses.

Fico com dó de colocar donzelas ou qq outro peixe barato como cobaia...independemente do preço, acho sacanagem com o bicho. Porém inserir um hepathus ou outro PB pra morrer novamente é sacanagem dupla...com os bichos e com meu bolso também ;o)

E aí...o que me dizem?

Desde já muito obrigado!

Abraço,

Daniel.

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Icticio ou Oodinium

#18 Mensagem por James Torres »

Daniel , só os peixes são hospedeiros do oodinium e ictio ... crustaceos , corais , rochas , podem trazer a doença mas não hospeda-la ... por isso pra fazer a quarentena de 60 dias é necessario tirar todos os peixes , o resto fica .
Agora se o palhacinho ficar , com certeza será um hospedeiro para o parasita ... eu tiraria o palhaço e deixaria todo resto ...

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Icticio ou Oodinium

#19 Mensagem por James Torres »

Já ia esquecendo .... icon_bangin
Eu não quarentenaria um peixe na loja ... vai saber se o dono da loja não coloca algum coisa no aquario e o peixe pega algum parasita ...
Eu sempre comprava peixes em uma loja aqui perto da minha casa , até que um dia comprei um peixe com oodinium , pois o dono da loja não quarentenava os peixes , comprava e já colocava pra venda ... conclusão , perdi tudo ... o dono da loja perdeu um cliente e eu ganhei experiencia pra não confiar nos outros ... por isso quer quarentenar , quarentena vc mesmo ...
Tem uma palavra na biblia que diz : VAI TER COM A FORMIGA O PRIGUIÇOSO !

Daniel Passaes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Ago 2010, 21:56
Apelido: Daniel_Pots
Cidade: SJC
País: Brasil
Localização: São José dos Campos
Curtiu: 7 vezes

Re: Icticio ou Oodinium

#20 Mensagem por Daniel Passaes »

James Torres escreveu:Já ia esquecendo .... icon_bangin
Eu não quarentenaria um peixe na loja ... vai saber se o dono da loja não coloca algum coisa no aquario e o peixe pega algum parasita ...
Eu sempre comprava peixes em uma loja aqui perto da minha casa , até que um dia comprei um peixe com oodinium , pois o dono da loja não quarentenava os peixes , comprava e já colocava pra venda ... conclusão , perdi tudo ... o dono da loja perdeu um cliente e eu ganhei experiencia pra não confiar nos outros ... por isso quer quarentenar , quarentena vc mesmo ...
Tem uma palavra na biblia que diz : VAI TER COM A FORMIGA O PRIGUIÇOSO !



Obrigado pela ajuda James!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”