🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#1 Mensagem por Robson Sandrini »

Não manjo nada de hidráulica, canos, flanges, bombas... icon_frusty poderiam dar um help? (Obrigado) icon_iCo01

O sistema: display de 200 lts (sistema Basso) + Nano (100 lts) que compartilharão o mesmo sump (caixa plástica de aproximadamente 100 litros).

[1] A mesma bomba mandará água para o display, para o nano e para o chiller (futuramente) mas o que eu uso pra fazer essa derivação? Existe alguma peça (tipo essas da Tigre) de 3 vias pra eu acoplar as mangueiras e/ou canos de retorno?

[2] Vi que a tigre tem sistema de componentes roscáveis e soldáveis, um é mais indicado que o outro (pros manés que não entendem de hidráulica) ou tanto faz?

[3] As caixinhas (sistema Basso) têm flange (se esse é o nome daquele troço lá) de 1 1/2, é muita coisa pra queda d´água né? No caso de usar os tais registros de esfera, precisarei de um pedaço de cano entre a flange e o registro? Preciso diminuir essa medida ou posso comprar tudo na medida de 1 1/2 pra queda d´água?

[4] Tenho uma Syncra Silent 3.0 (2700 l/h coluna d´água 3 m) ela dá conta das 3 derivações ou preciso de uma bomba mais potente? A 4.0 é 3500 l/h e coluna d´agua 3,7 m. A 5.0 é 5000 l/h e 3,8 m. Da bomba ao topo dos aquários: 1,51 cm de altura.

icon_iCo01 Obrigado novamente. icon_iCo01

[]´s

R.

Ah, que saudade dos filtros externos de água doce!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Robson.

Para derivação, PVC e Conexões Tigre mesmo, o leque de opções é imenso.

Eu usaria depois da saida, uma derivação em Y, e, no cano que daria a continuidade para chegar ao objetivo, colocaria registro esférico. Afinal de contas, a água vai procurar o caminho mais fácil, então, com o registro, voce limita a passagem e controla o que vai para cada lado.

A vantagem de usar conexões com rosca, é que é mais fácil montar ou alterar depois.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#3 Mensagem por Fernando Duso »

Acho que pode reduzir de 1 1/2" pra 1" que já é mais do que suficiente, usar apenas uma bomba para fazer 3 coisas até da, mas a regulagem de quanta água vai pra cada derivação é difícil equalizar, e com o tempo vai variar porque vai acumula sujeira ai um belo dia de calor a passagem pro chiller entope e te deixa na mão, pra fazer a água subir até o display você vai ter que deixar o registro do chiller mais fechado porque ele estará no mesmo nível do sump e o do display todo aberto, se fosse 3 saídas na mesma altura de coluna de água é fácil agora 3 em diferentes níveis talvez o resultado final não compense.

Tu pode usar essa bomba pro display e o nano e comprar uma de uns 500L ou menos pro chilher.


Abraço
Fernando

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

Renato Vidal escreveu:Eu usaria depois da saida, uma derivação em Y, e, no cano que daria a continuidade para chegar ao objetivo, colocaria registro esférico. (...) A vantagem de usar conexões com rosca, é que é mais fácil montar ou alterar depois.

Valeu Renatão, posso usar veda-rosca? É suficiente (e seguro)?

Fernando_Duso escreveu:Tu pode usar essa bomba pro display e o nano e comprar uma de uns 500L ou menos pro chilher

Obrigado Fernando, orientação acatada. Vou comprar uma bomba exclusiva pro chiller qdo compra-lo então.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#5 Mensagem por Renato Vidal »

Robson, claro que sim, veda-rosca e pronto.

Tenho alguns canos aqui que nem veda-rosca coloquei, com o tempo, o sal vai vedar mesmo. rsss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#6 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Robson acho que é a primeira vez que do um alo em uns dos topicos tudo bem com vc. Fiquei enter..do neste assunto de vedar tubo de PVC da colocar algumas slr slr para gente. Vc sabe que estou montado o meu por risto esta vontade de ver como vc fez. Valeu icon_joia



Um Abraço ..;.... Mostra ae as slr slr slr :shock:

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

Eu usei tudo roscável [vedado com veda rosca] e mangueira pro retorno [não faz cotovelo, nao diminui "potência" da bomba e minimiza vibração]. Duas pessoas aqui no fórum que eu pentelhei muito e sem eles a parte hidráulica do meu aquário nunca sairia:

Fernando Duso icon_iCo01 e Renato Vidal icon_iCo01

Não tenho fotos ainda icon_bag

[]´s

R.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Derivando a bomba de recalque + dúvida hidráulica

#8 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Robson já eu fui menos feliz que vc pois coloquei no furo do vidro um conector que não tem rosca vou ter que colar o tubo de PVC que vai ate a sump mesmo. Eu acho. Valeu Um Abs :roll:



Mais tudo bem eu acho que duma forma ou de outra vai dar certo valeu. :roll:

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”