🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#1 Mensagem por Felipe »

Pessoal vou contar uma breve história minha com aquarismo.
Há dois anos montei um aquario de ciclideos. Desde o começo o que eu queria mesmo era um aquario doce que se parecesse mais com o marinho. Fiz rochas artificiais, comprei corais artificiais, mas nunca realmente chegava perto de um marinho. Isso tudo quando eu ainda morava em Belo Horizonte. Por motivo de trabalho mudei para Volta Redonda e meu aquario ficou com minha mãe. Naquele momento não tinha como eu trazer ele para cá. Até que um dia minha mae me ligou dizendo que meu aquario tinha rachado, foi o maior desespero e o maior trabalho para minha mae pois eu não estava lá. Ela limpou todo a bagunça e colocou os peixes dentro de um super balde. Comprei um movel de aquario aqui em Volta Redonda, viajei para BH e trouxe todos meus peixes. Acreditem isso deu muuuuuuito trabalho. Apesas do trabalho deu tudo certo os peixes ficarem bem. Fiz um canister caseiro excelente tava tudo indo as braçadas. Certo dia fiz uma TPA em que tudo saiu errado. Naquela epoca, usava esses anticloros vagabas. Bom os peixes morreram todos. Fiquei chateado. Quase desisti de aquario. Mas depois de tanto trabalho e vontade resolvi meter a cabeça no mundo do marinho. Bom, para falar a verdade, naquela epoca não manjava nada de marinho. RSSSSSSSSSS. Montei o aquario sem SUMP, sem skimmer, sem nadas. Aos poucos fui aprendendo, montei o SUMP, comprei o Skimmer, luzes T5. Apesar de não ser o super aquario, gastei muito dinheiro, mas o aquario não tinha aquela cara de marinho. O aquario estava todo marrom cheio de algas. Pesquisando, descobri que eram diatomaceas. Como ainda usava Aquasafe, declarei guerra e comprei um deionizador Morato. A noticia boa é que as algas marrons sumiram, mas a ruim é que as verdes explodiram. O que eu queria mesmo era que as algas pink explodissem, mas acho dificil isso por enquanto, pois só tenho um pequeno zoanthus em cima de uma pedra onde aparentemente só tem uns pontinhos de algas pink. De qualquer maneira como posso acabar com essas algas verdes. Essas pragas já estão formando perucas nas minhas rochas.

Setup
Aquario 100x40x40
Sump 60x40x25
Bomba Recalque Via Aqua 4000 ou 5000 l/h (não lembro, mas ta superdimensionado)
Skimmer Dymax Ls10
Carvao Ativado Boyu
Ceramica
Bomba circulação SunSun 3000
Iluminação 1 t5 Giesemann
Densidade 1024
ph 8,0
e temperatura o grande Problema nesse verão 29ºC (era para estar uns 31ºC, mas adiquiri uma ventoinha a pouco tempo)

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#2 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Boas!!!! olha a temperatura tem que ficar no maximo em 27,,o bom seria 26.5,,,quanto as algas verdes..no meu aqua e do meu amigo..só consegui acabar trocando o carvão pelo Purigen da seachem e apesar de eu nao gostar de por resina no aqua,,só acabei com algas verdes colocando Phosguard tbm da seachem,,,no meu aqua e do meu amigo funcionou...e poe alguns pagurus e turbo pra ir limpando as rochas....faz o teste e boa sorte!!!!! espere mais comentarios tbm.........
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#3 Mensagem por Matheus Mendes »

No meu aquario, assim que as algas marrons desapareceram as verdes cobriram tudo, e quando já não tinha nada sem alga verde as pink começaram a crescer por cima rss
Ciclo complicado rss agora tá tudo cheio de pink.

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#4 Mensagem por Felipe »

Que maravilha. Já há quase um ano estou esperando as algas Pink Matck!!
O problema é que meu aquario não tem muito coral. Para falar a verdade só tem uma pequena rocha viva de uns 7cm² onde está o zoanthus. Nessa rocha tem umas manchinhas vermelhas, acredito ser algas coralineas. Há uma semana atrás mais ou menos raspei essas mancha com uma faca e surgiu outros pontos vermelhos bem tímidos em outras rochas cruas. Eu adiciono Calcio 3+ da Red Sea.
Vamos acompanhar o andamento disso. Espero que prosigua igual ao seu.

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#5 Mensagem por Bernardo Berro »

Estou com 45 dias ciclando meu aquario de 130litros... E agora apareceram muitas algas marrons.... Meu substrato de samoa pink virou samoa brown... Agora estou na duvida dessas algas marrons serem cianobacterias, veja as fotos abaixo e comentei para solucionar o problema:
Imagem
Imagem
Imagem

Tambem estou na duvida de estar tento aiptasia, veja a foto abaixo e me deem uma luz:
Imagem

Fico no aguardo, abraços a todos!!!
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#6 Mensagem por Felipe »

Acho que são diatomaceas. Você esta usando deionizador? Se estiver de tempo ao tempo. Você pode dar uma aspirada no fundo e lavar esse substrato. Eu fiz isso. As marrons desapareceram e as verdes apareceram. Gostaria de saber se faz parte do ciclo. Se faz como posso acelerar o ciclo. Se não faz como posso acabar com elas.

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#7 Mensagem por Matheus Mendes »

Adiciona purple up, que vai fazer crescer as pink e troca a resina e o carvão do DI.
Acho que com isso as algas vão melhorando com o tempo.

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#8 Mensagem por Felipe »

Eu adiciono Calcio 3+ da Red Sea que vem com Calcio, Magnesio e Estroncio. Acho que vai cumprir o mesmo papel do Purple-up. Quanto ao deionizador, eu acabei de comprar o refil ta novinho. Eu uso carvão ativado da Boyu. Será que o Purigen é melhor?

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#9 Mensagem por dletieri »

Pensando nas algas pinlk....

Montei o meu aquario dia 10 de agosto. Amanhã ele completa quatro meses. Minha bomba já está quase 50% rosa (as partes onde eu nasceu. As partes cinzas nada... Só nas pretas... Vai saber... rs). O vidro de uma lateral, o qual eu não limpo pois fica do lado da parede, e eu quero ele rosa cheio de corais... rs.. já tem uns 10 pontos rosas de mais de 0,5 cm cada....

O que eu fiz? Comprei uns 5k de rochas já maturadas (tinham um bocado de algas pink nelas...) e adiciono Kalk quase todo dia na agua de reposição. (só não quando o pH começa a subir.... Aí vai agua normal....)
(Lembrando que meu aqua tem 120 litros "liquidos" e não uso AAAAAAAA iluminação... E não faço idéia de como está RA, CA etc.).
Joga umas mudas (rochas com elas), tenha certeza que os parametros estão Ok e aguarde... Uma hora elas vem... rs
Purple Up é legal... Mas achei que demora um pouco... Um amigo usou, e ele tinha montado o aqua uns tres meses antes que eu... Os dois aquarios começaram a ter as algas pink ao mesmo tempo.... Isto que ele tem led, parametros zerados, usa um outro negócio mais caro ao invez de kalk...

Quanto ís algas marrons aí no substrato... Meu... Uma das minhas rochas estava forada destas pestinhas.... Aumentei a equipe de limpeza e já tá quase zerado... (aumentei na seguinte razão: para cada 4 litros, um paguro e um snail diverso...). As vezes resolve... Se forem parametros fora (nitrito, nitrato, fosfato... ) o melhor é descobrir o que está causando, e não colocar um removedor (como o purigem... que é bom, mas é remédio, não cura...)

Bom... Não sou nenhum expert, que os mais entendidos me corrijam se estiver viajando em alguma coisa....
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#10 Mensagem por dletieri »

Felipe escreveu:Eu adiciono Calcio 3+ da Red Sea que vem com Calcio, Magnesio e Estroncio. Acho que vai cumprir o mesmo papel do Purple-up. Quanto ao deionizador, eu acabei de comprar o refil ta novinho. Eu uso carvão ativado da Boyu. Será que o Purigen é melhor?


PurpleUP não são "sementes" de algas pink???
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#11 Mensagem por Felipe »

dletieri escreveu:
Felipe escreveu:Eu adiciono Calcio 3+ da Red Sea que vem com Calcio, Magnesio e Estroncio. Acho que vai cumprir o mesmo papel do Purple-up. Quanto ao deionizador, eu acabei de comprar o refil ta novinho. Eu uso carvão ativado da Boyu. Será que o Purigen é melhor?


PurpleUP não são "sementes" de algas pink???

Não sei. Se for acho que é isso que realmente ta faltando. Vou procurar saber melhor!!!

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#12 Mensagem por Felipe »

Na verdade o Purple-Up é um combinado de Calcio mais elementos importantes para o crescimento de algas coralineas. O que preciso mesmo é de uma boa rocha maturada. Alguém ai quer doar. icon_rotfl2

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#13 Mensagem por dletieri »

Tenho poucas, se não poderíamos trocar uma maturada por uma nova... Só pra te acelerar o processo...
Se o pessoal da sua cidade ou região, se não puder/quiser trocar ou vender ou dar, eu posso ver aqui na loja, se tiver algo, pode ser uma boa! Escolho lá pra vc e te mando, caso o lojista não queira mandar...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#14 Mensagem por Felipe »

dletieri
Moro em Volta Redonda. Não há aqui nem na região nenhuma loja especializada em aquarismo, muito menos em aquarismo marinho. O que tenho é comprado pela internet ou quando vou para Belo Horizonte, cidade em que nasci.
Você é lojista?

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#15 Mensagem por Bernardo Berro »

Felipe,
O que seria um deionizador? Se não me engano seria um filtro para eleminar residuos da agua da torneira para se fazer as misturas dos sais certo?
Pq no meu caso, eu busco agua diretamente do mar, numa reserva ecologica em maré alta.
Fico no aguardo.
Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#16 Mensagem por dletieri »

Sou nada....
rsrsrs...

Trabalho com TI.

Bom, aqui em Araraquara tem uma loja... Em São Carlos (aqui do lado) tem duas.... As vezes vale a pena... Se quiser calcular o frete, o CEP aqui é 14800000... Aí eu posto pra vc... se vc quiser, paga direto pra loja... Ou eu vou escolher pra vc...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#17 Mensagem por Felipe »

Bernardo Berro escreveu:Felipe,
O que seria um deionizador? Se não me engano seria um filtro para eleminar residuos da agua da torneira para se fazer as misturas dos sais certo?
Pq no meu caso, eu busco agua diretamente do mar, numa reserva ecologica em maré alta.
Fico no aguardo.
Grande abraço


É isso mesmo. No seu caso, eu não sei os cuidados necessarios pelo fato da agua ser coletada do mar. Acredito que essas algas fazem parte do ciclo mesmo. Se voce tiver um bom Skimmer e fazer TPA´s frequentes elas sumirão. Pode apostar.

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#18 Mensagem por Felipe »

dletieri escreveu:Sou nada....
rsrsrs...

Trabalho com TI.

Bom, aqui em Araraquara tem uma loja... Em São Carlos (aqui do lado) tem duas.... As vezes vale a pena... Se quiser calcular o frete, o CEP aqui é 14800000... Aí eu posto pra vc... se vc quiser, paga direto pra loja... Ou eu vou escolher pra vc...


Mas qual seria o peso e o preço da pedra?
O frete eu calculo aqui, faço as contas e vejo se vale a pena.
Só mais uma pergunta. A pedra pode vir no seco mesmo, ou precisa vir dentro de um recipíente com agua salgada?
Vlw a força.

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#19 Mensagem por dletieri »

Em média uns 15 conto o kilo... Mas vou perguntar e te passo exatamente...

Acho que envoltas em jornal bem umidecido é o ideal... Por serem pontiagudas acabam furando os saquinhos...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problemas com Algas em uma historia Comovente =)

#20 Mensagem por Felipe »

Voce acha que qual quantidade seria suficiente? Uma pedra de quantos quilos?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”