🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeira Vez

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#201 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sobre estas placas havia uma camada de conchas moidas, uma tela fina e uma camada de areia do mar... Hoje o fundo do reef só tem uma areia fina e branquinha... Ficou bem mais bonito,,, No Sump o filtro de placas segue fazendo seu trabalho somado aos demais filtros mecanicos e biologicos


Isso é o antigo filtro biologico... nem em água doce é utilizado mais....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#202 Mensagem por Fmago »

Oi gente... 4 dias após a troca do Substrato, novos textes e: surpresa geral,,, parece que eu nem mexi em nada, tudo igual, veremos os próximos dias. Porém, peixes ok, corais ok, pH ok ( 8.4 ) amônia, nitrito, nitrato ok ( 0 ) kh ok ( 8' ) Calcio excelente a ( 450' ) Aparentemente esta tudo ok,,, só o tempo dirá, pelo sim pelo não estou de olho nos peixes e dando ração com alho e tal.! Abracuuu e veremos os próximos dias.! Quero dicas para deixar o aquário Com aparência mais natureba .! Bom Findi galera ! Vcs são " o cara " icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#203 Mensagem por Fmago »

Fala galera.! Eai blza !!! Aqi tud tranqilo com parâmetros tods estáveis e as mesmas medidas desde meu ultimo post.! Realment a mudança do filtro d placas e da camada d substrato com colchas moídas do reef para o sump Nao Causou nenhuma mudança na biologia do aquário. Todos os habitantes estão bem e não ouve nenhum problema com os pequenos corais q crescem a olhos vistos.! icon_joia Mudando d alhos pra bugalhos meu ouriço roxo soltou os espinhos, continua vivo e andando mas soltou os espinhos roxos, alguém sabe algo sobre isso? No aguardo d alguma informação, desd já obrigado.!
Fmago

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Primeira Vez

#204 Mensagem por Robson Sandrini »

Fmago escreveu:(...) meu ouriço roxo soltou os espinhos, continua vivo e andando mas soltou os espinhos roxos, alguém sabe algo sobre isso?

"Se você tem um ouriço que começa a perder ou "soltar" espinhos, este animal está com um problema sério e provavelmente irrecuperável. Cada espinho perdido representa uma ferida aberta no corpo do animal. Enquanto um ou dois espinhos podem ser perdidos de tempos em tempos, a perda generalizada de espinhos é resultado de desnutrição ou doença e deixa a superfície corpórea do animal aberta para infecções. O fato geralmente representa uma condição terminal. O ouriço morre alguns dias após começar a soltar os espinhos."

Sea Urchins, A Testy Subject - Ronald Shimek

É do tipo que come o que, alga calcárea?

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#205 Mensagem por Fmago »

Fala Galera do Forum.! Tud blza icon_joia

Ontem a noite ao chegar em casa e dar aquela revisão diaria no Reef constatei que recebi em meu aquario pela primeira vez uma visitante indesejada, porem, esperada desde o primeiro dia que o enchi de agua, a morte icon_Snorkle Mas como a ideia do hobby é lidar com a vida nada mais normal do que volta e meia se topar com a morte, pq ambas sao irmãs e convivem proximas desde que o mundo é mundo. Encontrei somente a carcaça do meu Zé do Espinho ( o ouriço roxo ) os paguros fizeram ( como sempre e muito bem ) a limpesa de tudo e nao ouve maiores prejuizos. No restante do reef a vida segue seu curso e pelo sim pelo não repeti todos os textes que havia feito na sexta-feira, está tudo Ok... amonia, nitrito, nitrato, ph, kh, calcio, temperatura e densidade, enfim, só me leva a crêr que foi um fato isolado e comum em um ambiente com tantas e diversas especies convivendo e disputando comida. No sub-mundo do sump o universo under funciona normalmente, skimmer fazendo suas bolhas de sujeira e gordura, os filtros filtrando ( filtro de placas, camada de conchas, filtro de resida 2, filtro de carvao, filtro de amonia, filtro de nitrito e nitrato em placas, alem dos perlon em todos os desniveis ) enfim, lá no fundo do aquario resta uma curiosa e bela carapaça ovalada do que foi outrora um lindo ouriço roxo, é o ciclo da vida perpetuando a regra que diz: Tudo que é vivo morre.!

Agora, como é de lei, até porque o forum nao pode virar um diario, a pergunta de hoje é:
Quando morrem coisas no aquario, devemos retirar as carcaças ou deixar que elas fiquem? No fundo do meu aquario ja tenho uma verdadeira colonia de carcaças de turbos, paguros e agora ouriço, afinal, elas ficam e tem alguma utilidade ou devem ser retiradas?
E qual a altura ideal que o substrato de areia da praia deve ter? existe uma altura ideal?

Abraço turma,,, até breve...! icon_iCo01 icon_joia icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#206 Mensagem por Fmago »

Fala galera.!.!.! Tud blza.!.!.! Escuta, tenho uma pequena duvida; de uma semana para ca notei uma espécie de gordura bem fininha tipo umas bolhinhas boiando no reef, oq pode ser??? Parâmetros ok, temperatura ok, skimmer ok, filtros ok. Oq pode ser isto??? Aguardo alguma informação !.!.! Boa Semana a todos
Fmago

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#207 Mensagem por Celso Suguimoto »

SE for uma espécie de nata (semelhante ao do leite) direcione as bombas para cima q a turbulencia e o skimmer acabam por remove-la
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#208 Mensagem por Fmago »

Oi. Valeu Celso mas me parece mesmo uma fina camada de gordura,,, vou direcionar as bombas e veremos... Meio que me arrependo de ter retirado o sistema de filtro com placas, nunca formou essa gordura antes... Porem, como os parametros estão ok nao deve ser problema...
Vou repetir duas perguntas que ninguem respondeu e aguardar suas respostas Ok.

* Quando morrem coisas no aquario, devemos retirar as carcaças ou deixar que elas fiquem? No fundo do meu aquario ja tenho uma verdadeira colonia de carcaças de turbos, paguros e agora ouriço, afinal, elas ficam e tem alguma utilidade ou devem ser retiradas?
* E qual a altura ideal que o substrato de areia da praia deve ter? existe uma altura ideal?


No aguardo e boa semana galera.!. icon_joia
Fmago

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Primeira Vez

#209 Mensagem por Robson Sandrini »

Quando morrem coisas no aquario, devemos retirar as carcaças ou deixar que elas fiquem? No fundo do meu aquario ja tenho uma verdadeira colonia de carcaças de turbos, paguros e agora ouriço, afinal, elas ficam e tem alguma utilidade ou devem ser retiradas?

Se vc gosta da estética deixa [a carcaça do ouriço, por exemplo, é bonita] mas pode se tornar mais um agente de acúmulo de sujeira [dependendo de fatores como quantidade de organismos, alimentação, circulação]. Pegue algumas e veja se há acumulo de sujeira dentro ou ao redor delas, ai vc ve oq faz. Eu não gosto de muita coisa no substrato, acho que dá uma poluida no visual, outros acham que fica natural.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#210 Mensagem por Fmago »

Galeraaaa um help imediato !!!

Put... icon_censored q... p... icon_censored Quem comeu meu Trumpet Coral ???
Um breve relato : comprei uma muda com 2 bocas por R$15 aqui nos classificados do forum, estava tudo bem até segunda, eles crescem a olhos vistos, na noite de segunda vi sobre eles um paguro e ofiuros estava tambem naquela rocha, no dia seguinte 'pasmem' sumiu uma das bocas. Simplesmente sumiu, ta limpinho o buraquinho na base. O outro continua abrindo e crescendo normalmente.! Quem comeu a porr... icon_censored do Trumpet? icon_comemorando icon_headstars icon_comemorando

Se alguem souber algo a respeito favor entrar ai e dar sua opinião, se possivel antes da outra boca sumir tambem... quantos vão ajudar???
Desde já meu muito muito muito Obrigado icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#211 Mensagem por Fmago »

?
?
?
?
?
?
?

icon_headstars
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#212 Mensagem por Fmago »

Oi !!! Tem alguém aí ??? Pq ninguém responde ??? Alguma coisa comeu meu Trumped /// alguém pode me ajudar ??? Vcs simplesmente não respondem por coincidência ou existe uma senha ou um conluio tipo " ninguém fala com ele " e tipo máfia o negocio !!!???!!! Estou sendo punido, castigado, como um paria, um dalith, a casta mais baixa!!! E vcs os Bramas os mestres, tudo podem !!! Huashuashuashuas ?!!! Aguardo uma dica, uma piedosa dica "daqueles que detém mais sabedoria" !!!
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#213 Mensagem por Fmago »

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Alguma coisa comeu meu Trumped /// alguém pode me ajudar ??? ??????????????????

Oq pode ter comido meu Trumped ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#214 Mensagem por Fmago »

Sinistro !!! O Limbo !!! Castigado por pensar ? Por ousar dar opiniões ? Por perguntar ? Ou ??? Afinal oq qerem os sábios dos q frequentam este fórum ??? Senhores do conhecimento oq teria devorado meu Trumped ??? A pergunta feita a quase uma semana permanece sem resposta !!! Sinistro !!!!!!!
Fmago

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Primeira Vez

#215 Mensagem por Victor D' Abronzo »

icon_rotfl2
Seguinte Fmago, paguro não come coral.
Muito provavelmente seu trumpet morreu e o paguro fez a parte dele, ou seja, limpou.
Aqui em casa é normal, quando um coral começa a definhar, os paguros vão pra cima e fazem a faxina.
Abraço

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#216 Mensagem por Fmago »

Oi. Fala galera do Forum!!! Com temperaturas na casa dos 33' e a água do aquário beirando os 28' vou por finalmente a ideia do frigobar em ação.! Uma pequena bomba com a água passando bem lentamente vai levar água por uma mangueira bem fininha ate o interior do congelador de um frigobar que fica ao lado do aquário ( no meu quarto / o aquário ta na sala mas um furinho na parede resolveu o problema ) um furo na borracha da porta do frigobar bem fininho conduz a mangueira ate o interior, lá muitas voltas depois a água volta pro aquário bem mais resfriada. Vou medir a temperatura da água de saída e a de retorno e perceber ao longo do dia de amanha ( cuja previsão marca que pode fazer 35' ) se isso ira gerar um efeito no aquário de resfriamento no aquário.! Veremos.!
Fmago

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#217 Mensagem por Fmago »

Fala galera do Brasil Reef tudo blza ! icon_joia Aqui ta tudo uma blza mesmo, economizei mais de 2500 reais e tenho um aquário com temperatura em torno de 26" cravados. A ideia de usar um frigobar e fantástica e funcionou melhor que o esperado. Meu aquário fica na sala e um simples furinho na parede leva uma mangueirinha ate o interior do frigobar. Fiz um simples furinho na borracha da porta e dei varias voltas da mangueirinha na gaveta que tem água gelada, levou 15metros de mangueira, uma bomba pequena de aquário com regulador de pressão, coloquei no mínimo, e um lindo e novinho frigobar Consul que fica no meu quarto cheinho de cerva, ice, toddynho e energético icon_rotfl2 Como resultado realizei o sonho de ter um frigobar ao lado da cama e a água que sai do sump a 28" retorna em 25,5" e 26" ,,,, icon_joia Isso ontem que fez 38" aqui no Sul. E isso turma, deu muito certo, meu aquário que não baixava a temperatura de 28" com uma ventuinha ligada quase direto, agora tem água na temperatura ideal, isso que o frigobar ta no minimo. Hehehe Como e bom quando da certo !!! Feliz Natal Galeraaaaaaaaa
Fmago

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Primeira Vez

#218 Mensagem por Valter Pereira »

Parabens pelo sucesso no projeto Fmago..
Só fica de olho pra ver se não vai baixar muito.

Tem apenas um problema no seu projeto.
Agora vc vai gastar mais do que os R$2.500,00
Não com um chiller, mas com cerva, ice, yakult, energetico, danoninho, entre outros... Alias.. pra disfarçar, coloca umas frutas pra não ficar feio neh... ahuahuahauah

Abráss..

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeira Vez

#219 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fmago... cria topicos separados sobre assuntos diferentes.... Isso ajuda na organização e facilita pra quem quer ajudar :)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Primeira Vez

#220 Mensagem por Fmago »

Oi Gente !!! Eai tud blza !!! icon_joia Aqui em meu Reef ta tudo as mil maravilhas, a ideia do frigobar foi um tiro certeiro e para tirar a duvida dia desses desliguei por um dia inteiro o frigobar e a temperatura do aquário chegou nos 27,7' e a ventuinha que nunca mais havia ligado voltou a ativa... No dia seguinte liguei o frigobar novamente e a Temperatura do Reef em uma madrugada voltou para os 26,5' e de lá não saiu mais,,, as vezes perto das 14hs da tarde no pico do calor de Janeiro chega aos 27' mas no inicio da noite retorna aos 26,5' variação de três ou quatro pontos no termômetro mas só em dias de muito calor ( 38' ) aqui no Sul ainda não fez 40' este ano. Todos estão muito bem e comprei umas rochas naturebas bem legais, mudei a aparência do Reef fiz uma espécie de montanha e ganhei de Natal uma concha gigante fantástica. Em breve posto uma foto. Agora que caminho para o primeiro ano do meu aquário perco o cabaco e não posso mais participar deste tópico ( primeira vez ) por isso encerro por aqui esta divertida experiência de duvidas, questões, respostas e muita colaboração feita com varias mãos cheias de dedos e muita gente legal. Foi fantástico, muito bom para mim e espero que tenha sido bom pra você também.! Aviso que meu novo Topico vai se chamar ( Primeiro Ano : novas posições e experiências ) Nele vamos discutir assuntos mais sérios e a manutenção de um Reef no seu Primeiro Ano de Vida. Feliz 2011 galera e vamo que vamo !!! Abracusss bjsss e Obrigado por tudo ate agora, prometo neste 2011 ser ainda mais chato e insistente em minhas perguntas...!! E como sou tudo menos politicamente correto, já que esta foi minha Primeira Vez e tudo saiu muito bem, foi bom pra mim e bom pra Vc,,, alguém tem um cigarro ??? icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
Fmago

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”