🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação mais forte com calha

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Iluminação mais forte com calha

#1 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá pessoal, gostaria de saber se é possível através daquelas calhas para boyu 130l colocar lâmpadas mais fortes do que PL.
Gostaria de fazer um up de iluminação no meu reef mas não sei se é possível.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Iluminação mais forte com calha

#2 Mensagem por Marcus l lage »

Opa ó lampadas quente neiiii querendo eu acho Gleidson ainda mais para boyu o resto creio eu pode. icon_joia
Editado pela última vez por Marcus l lage em 14 Dez 2010, 18:15, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Iluminação mais forte com calha

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Gleidson.

É possivel sim, verifique o tamanho e lembre-se de que sera preciso trocar os reatores também.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Iluminação mais forte com calha

#4 Mensagem por Valter Pereira »

Alem das pl, vc pode colocar t5 ou t8, mas de baixa podencia, tem que qual cabe lá.
vc ainda pode colocar uma hqi, mas acredito que seja bom trocar uma parte da tampa de acrilico por vidro, ja vi casos em que começou a derreter.
HQI vc teria que melhorar a troca de ar, pois vai esquentar bastante tanto a tampa quanto o aqua.
Aqui no meu eu troquei toda a iluminação pl por leds, ficou bem mais forte e deu um efeito muito bom nos corais. Mas acabei gastando bastante com leds de qualidade.

Qq coisa da uma olhada no meu tópico.
Vc consegue achar bastante aquas da boyu adaptados para uma iluminação melhor. Sai fuçando.. =]

Abráss.

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iluminação mais forte com calha

#5 Mensagem por Gleidson Santos »

Estou pensando em trocar a iluminação pois acredito que com uma iluminação mais forte os corais irão se desenvolver melhor também certo? Mas por outro lado tenho receio de queimar os corais por ter uma iluminação bem forte.

Vi o seu projeto de leds e ficou muito show parabéns..
Onde vc foi comprando todos os equipamentos elétricos?
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Iluminação mais forte com calha

#6 Mensagem por Valter Pereira »

Gleidson, queimar os corais só vai se ficar mesmo muuuito forte.
Aqui eu ainda deixei o tempo da iluminação bem reduzido, cerca de 5h por dia nas primeiras semanas, depois, a cada 15 dias eu aumentava 1h (acendia 30min antes e apagava 30min depois).
Não tive problemas com nenhum coral, pelo contrario, todos expuseram melhor seus pólipos.

Os leds e drivers eu comprei na RapidLed, demora uns 15 a 20 dias pra chegar, mas é o que tem de melhor.
O dissipador comprei na Fenite.
A fiação, pasta termica, aparelho de solda e estanho eu comprei em loja de eletronica aqui perto mesmo.

No mais.. só alegria.

Independente do que vc escolher, faça um estudo antes, para saber o que precisará comprar, adaptar, quanto de potencia irá usar na iluminação.. por ai vai.
Como por exemplo, se eu fosse usar t5, precisaria de uns 1,5w por litro para chegar onde eu desejo, com as pl seria algo do tipo tmb, ja HQI, pela tampa do boyu ser baixa, teria que usar algo para suspender a tampa do boyu, o que perderia parte do charme. Ja para os leds, faço o calculo de dividir a litragem total do aqua por 1,5. No meu caso, o boyu de 80L seria 80/1,5= 53,3 Usei 60W. Ficou até um pouco forte.. mas gostei.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”