🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Corais: Beneficos ou Maleficos?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Corais: Beneficos ou Maleficos?

#1 Mensagem por Bernardo Berro »

Ola a todos,
Estava aqui nesse dias pensando sobre o papel dos corais em um aquario reef. Logicamente pela sua beleza encanta, assim como todo tipo de vida, principalmente nossos amados peixes.

Minha questão é: Os corais (soft, lps e sps) "ajudam" a melhorar a qualidade dagua? Ou como os peixes, geram nitratos, fosfato, amonia e tudo aquilo que queremos retirar de nossos sistemas?
Ou seja, muito coral, assim como muitos peixes, atrapalham um sistema marinho? Enfocando na qualidade dagua e não no aspecto estetico que ao meu ver é lindo.

Outra questão referente acima: Existe diferença benefica e/ou maléfica dos corais softs, lps e sps em questoes de padrao "clean" da agua? Ou seja, existe particularidades referente a minha questão principal?

Para ter um sistema marinho de corais eu preciso dosar a quantidade dos mesmos da mesma forma que dosamos a quantidade ideal de peixes para determinada litragem?

Mais uma vez grato a todos!!!
Abração,
Bernardo Berro
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Bernardo,

Em geral, os corais se beneficiam de nutrientes na água (principalmente softs e LPSs) porém, o problema do excesso de nutrientes, é que as algas, que deveriam crescer de forma limitada, quando nutrientes em excesso, acabam se desenvolvendo mais e mais, prejudicando o desenvolvimento dos corais e até, no caso dos SPS principalmente, modificando as cores deles.

Quanto a carga organica, acredito que corais que necessitam de alimentação direta, com sun coral e outros LPS, acabam contribuindo para o aumento da carga organcia, o restante, não creio que prejudique, o que acontece, é que torna o controle mais exigentes, peixes toleram nitratos, corais não.


ABraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#3 Mensagem por Bernardo Berro »

Renato Vidal,
Obrigado pela atenção!!!
Vc cita que os corais principalmente soft e lps se beneficiam de nutrientes certo?! Ou seja, eles "utilizam" nutrientes em excesso na agua certo? Com isso contribui para eliminação dos mesmos, correto?

Sobre os corais que devem ser alimentados comprendi, sem sombra de duvida, quanto mais comida, mais materia organica, e mais nitrato e fosfato consequentemente...

Falando em corais, adquiri uma kenia ontem, coloquei ela no fundo do aquario, onde a menos moviumentação de agua, so que desde ontem a noite, quando ela começou a abrir os polipos, se corpo afroxou e ela esta deitada. DEvo intervir de alguma forma? Ou é um comportamento normal? Meu medo é o coral acabar se desenvolvento de forma horizontal com o tempo...

Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#4 Mensagem por Bernardo Berro »

Bernardo Berro escreveu:Renato Vidal,
Obrigado pela atenção!!!
Vc cita que os corais principalmente soft e lps se beneficiam de nutrientes certo?! Ou seja, eles "utilizam" nutrientes em excesso na agua certo? Com isso contribui para eliminação dos mesmos, correto?

Sobre os corais que devem ser alimentados comprendi, sem sombra de duvida, quanto mais comida, mais materia organica, e mais nitrato e fosfato consequentemente...

Falando em corais, adquiri uma kenia ontem, coloquei ela no fundo do aquario, onde a menos moviumentação de agua, so que desde ontem a noite, quando ela começou a abrir os polipos e crescer, seu corpo afroxou e ela esta deitada. DEvo intervir de alguma forma? Ou é um comportamento normal? Meu medo é o coral acabar se desenvolvento de forma horizontal com o tempo...

Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Comportamento normal... corais moles inflam e desinflam enqto estao se adaptando em um novo ambiente. O problema é se houver alguma necrose (perda de tecido)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#6 Mensagem por Bernardo Berro »

Celso Suguimoto, Necrose ainda não, mas como ela esta muito deitada, tenho medo de acabar necrosando a base que esta sofrendo a tensão da curvatura acentuada.
Veja a foto:
Imagem
Imagem
Imagem

Esta Kenia esta em meu aquario cerca de 20h.... Como nunca tive uma, e pelo oq busquei pelos foruns, parece ser um comportamento "normal", meu medo mesmo é gerar lesao no "caule" devido ao excesso de estiramento.

Grato a todos!!!
Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#7 Mensagem por Andre Varella »

Não precisa se preocupar com a kenia....
E sobre sua pergunta inicial.... os corais geram dejetos sim.... bem menos do que os peixes, claro, mas não fazem esse papel de consumir os dejetos como vc disse.... eles se alimentam.... seja diretamente ou iniretamente pela relação de simbiose com as zooxanthele, e como qualquer outro ser, liberam dejetos sim.

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#8 Mensagem por dletieri »

Certo que não na mesma proporção, mas a minha, com uns dois meses de aquario, as vezes dá umas murchadas tb...
A criculação está fraquinha? A minha com circulação empurrando fica virada de lado... rsrsrs
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#9 Mensagem por Bernardo Berro »

Andre Varella, Isso que eu queria saber, ou seja, como qualquer ser vivo, consume e produz materia organica, ou seja, tem que ter um controle. Obrigado pela informação!!!

dletieri, e demais, apos 36h a Kenia estava completamente aberta!!! Maravilha. Posto amanha as fotos da mesma.

Valeu pela atenção galera!!!
Abração
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Corais: Beneficos ou Maleficos?

#10 Mensagem por Bernardo Berro »

A Kenia apos 36h no aquario:
Imagem
Imagem

Valeu pela ajuda galera!!! Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”