Fala Galera do Forum.! Tud blza
Ontem a noite ao chegar em casa e dar aquela revisão diaria no Reef constatei que recebi em meu aquario pela primeira vez uma visitante indesejada, porem, esperada desde o primeiro dia que o enchi de agua, a morte
Mas como a ideia do hobby é lidar com a vida nada mais normal do que volta e meia se topar com a morte, pq ambas sao irmãs e convivem proximas desde que o mundo é mundo. Encontrei somente a carcaça do meu Zé do Espinho ( o ouriço roxo ) os paguros fizeram ( como sempre e muito bem ) a limpesa de tudo e nao ouve maiores prejuizos. No restante do reef a vida segue seu curso e pelo sim pelo não repeti todos os textes que havia feito na sexta-feira, está tudo Ok... amonia, nitrito, nitrato, ph, kh, calcio, temperatura e densidade, enfim, só me leva a crêr que foi um fato isolado e comum em um ambiente com tantas e diversas especies convivendo e disputando comida. No sub-mundo do sump o universo under funciona normalmente, skimmer fazendo suas bolhas de sujeira e gordura, os filtros filtrando ( filtro de placas, camada de conchas, filtro de resida 2, filtro de carvao, filtro de amonia, filtro de nitrito e nitrato em placas, alem dos perlon em todos os desniveis ) enfim, lá no fundo do aquario resta uma curiosa e bela carapaça ovalada do que foi outrora um lindo ouriço roxo, é o ciclo da vida perpetuando a regra que diz: Tudo que é vivo morre.!
Agora, como é de lei, até porque o forum nao pode virar um diario, a pergunta de hoje é:
Quando morrem coisas no aquario, devemos retirar as carcaças ou deixar que elas fiquem? No fundo do meu aquario ja tenho uma verdadeira colonia de carcaças de turbos, paguros e agora ouriço, afinal, elas ficam e tem alguma utilidade ou devem ser retiradas?
E qual a altura ideal que o substrato de areia da praia deve ter? existe uma altura ideal?
Abraço turma,,, até breve...!