🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:28
Apelido: RenatoHilkner
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas/SP

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#21 Mensagem por RenatoHilkner »

Fala galera, blz?

Bruno, como estão indo as coisas? Espero que bem.

Primeiro, não desista. Se pudessemos dar uma dica antes, provavelmente alguns de nós diriamos pra não pegar um aquá "plug and play", como já disseram. Mas esse hobby é muito gratificante!

Só pra deixar registrado um epsódio trágico com aquasafe: sempre tive aquários marinhos, mas há cerca de uns 5 anos precisei desmontar meus maiores e fiquei com um de 72l apenas. Doei todos os peixes, muitos corais, fiquei apenas com zoanthus e mushroons (mais resistentes) e uma donzela que eu tinha (naquela época), já há uns 5 anos.

Esse aquário era muito bem estabilizado (mais de 7 anos montado). Uma camada alta de cascalho e muita biologia permitiam que ele funcionasse apenas com 2 filtros externos sem mídia alguma, pouquíssima reposição de suplementos e água evaporada e TPA de uns 20% a cada 6 meses e olhe lá.

Bom, como a reposição de água era muito pouca, fui pro aquasafe, que prometia tudo aquilo que vem escrito na embalagem. Juntei água e sal, dosei aquasafe e repus no aquá. Na manhã seguinte notei uma espuma densa e oleosa na superfície, minha donzela (que tinha há pelo menos 9 anos) rodopiando pelo aquário, com uma bola enorme na barriga (como se um órgão tivesse estourado).

Corri para uma loja, comprei água de boa qualidade e fiz uma TPA de uns 50%. Minha donzela ganhou uma sobrevida de uns 2 meses, e morreu (foi como se tivesse morrido meu cachorro, ela deixava eu passar a mão nela).

Na época pesquisei muito sobre o assunto e achei um tópico que explicava essa reação. Não sou químico e nao me lembro de cabeça, mas era algo como o aquasafe associar um anion í prata (ou o cobre, não me lembro), isso para aquários doce não prejudica em nada, mas para aquários marinhos, é uma bomba, um veneno, pior que jogar detergente.

Procurei muito agora esse tópico para postar aqui, mas não achei. É uma pena!

Algumas pessoas já me falaram que se misturar primeiro o aquasafe na água doce, esperar a reação e depois misturar o sal, não tem esse problema, mas se quer minha opnião: doe seu aquasafe pra quem tem aquários doces, mesmo que para isso você precise colocar água de torneira no seu aquá por um tempo (eu mesmo passei anos colocando aguá torneiral + anticloro - é calro que corais/peixes mais exigentes sentem).

Bom, esse é um relato meu de uma situação que passei, mas sem qualquer pretensão de ser verdade absoluta.

Não leve isso como má-fé do vendedor tb, poucos sabem dessa reação (e muitos usam aquasafe sem problemas, vai entender :?: )

Abraços e boa sorte

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#22 Mensagem por alex braga »

com certeza se for usar condicionador tem de ser o Erase ou o Alpha mas isso longe do ideal, aqua safe, ate mesmo o prime nao da pra confiar nao, por mais que tire os "venenos" da agua nao vai tirar silica e o que resulta da reaçao quimica tb vai para o aqua
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#23 Mensagem por ThiagoBG »

Meu aqua é novo... Tem 30 dias de montado e todas reposições e TPA's feitas com aquasafe!

Tenho um Sargentinho apenas, mais os Turbos, Mini Paguros e um Stenopus. Com uso do skimmer (Hang-on Azoo com coletor de superfície), não tenho nenhum problema na superfície da água e a fauna está muito bem.

Como eu disse, coloco o aquasafe na medida correta, deixo batendo por 1h e só depois coloco no aqua. Realmente, tem crescido algas marrons no aqua e pode ser em função do Silicato, mas para um aqua com 30 dias de montado o aparecimento de algas é normal.

Claro que é muito melhor usar RO/DI, mas não acho que aquasafe seja esse monstro todo...
Imagem

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#24 Mensagem por alex braga »

Thiago nao é um monstro, para agua doce é muito bom mas para marinho é muito melhor o Erase da brigthwell ou o Alpha, que apesar de ser caro, 68 reais aqui perto de casa rende muito se eu nao me engano da pra tratar 1500 lt de agua doce, e o skimmer nao transborda? aqui eu usei umas vezes o aquasafe e o skimmer ficava loco, fora que nao tinha alga nenhum quando eu caia na besteira de usar agua da torneira + aquasafe no outro dia o vidro estava inteiro marron.
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#25 Mensagem por ThiagoBG »

Alex, meu Skimmer tá trabalhando normalmente... sem problema nenhum.

O único "poblema" que estou tendo são as algas marrons, mas como disse, o aquário tem apenas 30 dias, então considero "normal". Quanto a isso, provavelmente eu utilize removedor em um filtro externo que tenho parado aqui.

Apesar de se novato, acho que a melhor coisa é a observação e já pude perceber que cada aquário tem seus prblemas e soluções e, muitas vezes, uns não se aplicam aos outros.

Claro, é bem melhor usar água de RO/DI, mas pra quem não tem, acho que dá pra levar com condicionador sem maiores problemas.

Essa é só minha opinião mesmo, pelo que tenho visto até agora no meu aqua... Sou completamente novato em aquarismo.

Abraço!
Imagem

Bruno Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2010, 21:02
Apelido: Nunes
Data de Nascimento: 18 Out 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#26 Mensagem por Bruno Nunes »

Olá a todos!

Voltei agora após todas as coisas resolvidas e muitas pesquisas com algumas observações.

Comprei um cooler que deu conta do recado....minha temperatura agora está sempre em 26,5º. Ocorreu um aumento expressivo na evaporação e repuz com água deionizada (compra da loja....fiz esta opção por enquanto). A densidade continua um pouco alta mesmo após a reposição....continuarei o processo até normalizar...

Os corais já dão um certo destaque ....ficando realmente bonito com as luzes acesas...

E meus paguros parece que simplesmente sumiram.....tinha uns 15....hj se eu consigo contar 2 ou 3 é muito...eles ficam escondidos nas rochas será?

Meu próximo passo é comprar o kit de testes....e o skimmer (por enquanto ainda compro água da loja e testarei a água la)...a busca agora é por um skimmer próprio para o MT 50....estou analisando as opções!

Obrigado a todos novamente...o fórum esta se tornando meu guia!

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:28
Apelido: RenatoHilkner
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas/SP

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#27 Mensagem por RenatoHilkner »

Fala Bruno.

Que beleza. Tudo indo bem, então!

A densidade você terá que corrigir nas TPAs, porque apenas repondo água evaporada não vai dar.

Seus paguros eram pequenos suficiente para passarem pelo "ladrâo" do sump? Se sim, alguns podem estar morando lá (as vezes eles escalam e passam por cima tb). Se não, normalmente se escondem nas fendas das rochas ou até se enterram. Se não tem conchas vazias espalhadas pelo aquário, eles não devem ter morrido.

Abraço, boa sorte e feliz natal antecipado.

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#28 Mensagem por ThiagoBG »

Até dá pra corigir a densidade apenas com água de reposição.

Você vai precisar adicionar mais água do que evaporou, para ir abaixando a densidade.

Agoa, os paguros aqui vivem entocados nos cantos e buracos das rochas mesmo...
Imagem

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#29 Mensagem por Valter Pereira »

Boas Bruno.

Os paguros provavelmente estão entocados.
Quanto a densidade, é bom medir com um refratometro pra ter certeza, não da pra confiar muito em densimetros.
Para diminuir a salinidade vc pode tirar um pouco da aqua do aquario e repor com agua doce.. pouca coisa.

O skimmer será um problema um pouco mais complicado.
A boyu costuma recomendar o wg308 ou 310, mas alem de serem chatos para regular, são fracos.
Ja vi o pessoal pegando skimmer mais potente, cortando parte do copo e adaptando para caber no espaço do boyu.
Aqui no meu eu coloquei um Dymax XP 30, gostei bastante do resultado.
Só tive que baixar um pouco o nivel do sump, coisa que fiz tapando parte da entrada de agua do sump com um plastico de pote de sorvete, aumentou o nivel do aqua e baixou no sump, ficou até melhor.

Se encontrar alguma outra opção manda pra ca icon_clap

Agora é só admirar a vida debaixo d'agua...

Abráss..

Bruno Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Dez 2010, 21:02
Apelido: Nunes
Data de Nascimento: 18 Out 1989
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Novo Aquário - Conselhos a um desesperado..

#30 Mensagem por Bruno Nunes »

Fala Rapaziada tudo bom?

feliz natal a todos primeiramente....
gostaria de continuar minha narrativa aqui...
bom...temperatura estabilizada....densidade controlada....acho que estou começando a fazer as coisas certas....

segunda feira realizarei a primeira TPA sozinho..vamos ver...e levarei a agua para testes também...

uma curiosidade....comprei o aqua estabilizado....e do dia pra noite....o surgimento de algas marrons no substrato....como combate-las hein?

abraço a todos e obrigado!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”