🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Pico Reef do Cerrado (Primeiros Peixes e Primeira Doença)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Pico Reef do Cerrado (Primeiros Peixes e Primeira Doença)

#1 Mensagem por DanielFroes »

Olá pessoal!! bye1

Aos que não me conhecem, sou de Brasília, tenho 30 anos e este será o meu primeiro marinho, um Pico Reef de [s]30 litros[/s] 60 litros (bruto).
Tenho já alguma experiência com aquários de agua doce e plantados.
Gostaria da opinião e ajuda de todos na montagem, apesar de já ter decidido algumas coisas sozinho.

Segue as especificações:

Aquário: [s]Dolphin 30 Litros 40 x 26 x 30cm[/s] Mudança de planos, comprei um Dolphin 60 litros 50 x 35 x 35cm.
Substrato: Camada inferior de Aragonita fina e camada superior de Aragonita média. (Pode ser?)
Rochas: Natural Sansibar (6Kg)
Filtro: Taam Rio Nano Skimmer (OK)
Iluminação: [s]Luminária Boyu PL 9W (temporário)[/s] Agora que o aquário está maior, preciso de uma luminária melhor desde o início. To tentando aprender a fazer uma de LED.
Circulação: [s]Tenho uma SB mini C (170L/h) mas acho pouco, talvez use duas dessa[/s]. Pretendo usar uma SB1000.
Água: Deionizador de 3 estágios + Sal Red Sea Coral Pro
Testes: (Qual marca me indicam? E quais testes?)
Suplementos: O que acham do Kit 'Reef Pack: Fundamentals' da Seachem? Uso produtos da Seachem no meu plantado mas pra marinho eu não conheço nada.
Outros: Refratometro, PHmetro e TDS. (ORP Meter vale a pena?)

Acho que não esqueci nada... Deem opiniões por favor!
Editado pela última vez por DanielFroes em 31 Jan 2011, 00:15, em um total de 5 vezes.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Camada inferior de Aragonita fina e camada superior de Aragonita média. (Pode ser?)


Pode

(Qual marca me indicam? E quais testes?)


RA e pH pode ser nacional Alcon

As outras Salifert, ELOS.... sao mais confiaveis
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#3 Mensagem por DanielFroes »

Alcon e Labcon é a mesma coisa?
Eu uso teste de KH Labcon no meu plantado, na caixa diz que serve pra marinho também. Apesar de eu achar muito estranho esse teste de ficar contando as gotas pra saber quando de KH tem... São todos assim?

Essa marca Salifert eu não conheço, ELOS eu até consigo encontrar em uma loja aqui em Brasília, mas costuma ser carooo... Tem mais opções de marcas?

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#4 Mensagem por DanielFroes »

Pessoal, ainda estou com dúvidas de quais testes comprar.

Salifert e ELOS são muito caras, tem algum mais em conta?
Preciso de nitrito ou nitrato ou os dois? Me disseram que preciso só do nitrito, mas no que eu entendo, o nitrito é rapidamente transformado em nitrato (se a biologia estiver ok) mas este ultimo é cumulativo, então eu pensei que deveria preocupar mais com ele...
Pensei até no caso de comprar um kit da RED SEA Marine Lab que vem completo, aí ficaria faltando só o Calcio que eu também quero ter.
Vale a pena esse kit da Red Sea?

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#5 Mensagem por DanielFroes »

Mudança de planos, não vou mais desmontar meu aquário de água doce de 30 litros, então já que teria que comprar outro aquário, decidi por comprar um maior, de 50cm, chegando a dobrar a litragem em relação ao aquario anterior.
Neste aquário devo ficar com aproximadamente 50 litros reais. Como meu skimmer é recomendável para aquarios de até 80 litros, acho que serve.
Estou esperando chegar algumas encomendas pra poder montar e deixar ciclando.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Preciso de nitrito ou nitrato ou os dois


Nitrito eu acho desnecessario...

Nitrato é mais util

Qto ao kit... eu prefiro comprar testes individuais.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#7 Mensagem por Alessandro Lima »

DanielFroes escreveu:Como meu skimmer é recomendável para aquarios de até 80 litros, acho que serve.


O recomendado é que o skimmer trabalhe com uma litragem do dobro de toda sua quantidade de agua. Você vai usar sump, refugio, se sim acho que seria uma boa repensar o skimmer.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#8 Mensagem por DanielFroes »

Alessandro, como eu mudei de planos depois de já ter comprado o skimmer e aumentei o tamanho do aquário, agora vou tentar com esse skimmer mesmo. Mas eu acho que o skimmer ainda ta bom, meu novo aquário tem como volume bruto aproximadamente 55 litros, descontando a espessura do vidro e enchendo até a boca (sem nada dentro), creio que a capacidade liquida fique abaixo de 50 litros, uns 45 talvez, o skimmer é indicado para 80 litros, então a diferença não está tão grande assim, é quase o drobro mesmo, tenho esperança que esse skimmer seja o suficiente.
No domingo devo colocar ele pra ciclar, aí eu vou saber a litragem certinha.

[Edit] Esqueci de comentar, não vou usar sump, talvez um hang-on para colocar umas mídias, então a litragem é praticamente a do aquário mesmo.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Montando)

#9 Mensagem por Alessandro Lima »

Ah ja que não vai usar sump, deve atender sim. ;) Não esquece das fotos qnd o projeto sair do "papel".

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#10 Mensagem por DanielFroes »

Pessoal, terminei de montar meu aquário (finalmente) nesta quarta feira dia 22/12/2010.
Aí vão as primeiras fotos slr .

Rochas coladas com durepoxi. (Na foto elas estão molhadas pois eu tinha acabado de lavar)
Imagem

Detalhe da parte de trás das rochas, fiz um "pezinho" para apoiar as rochas um pouco inclinadas para trás.
Imagem

Coloquei as rochas encostadas no fundo (no vidro) e fui adicionando o substrato.
Imagem

Aquário já com água. (Lavei bem o substrato e ainda ficou um pouco branco)
Imagem

Com filtros, aquecedor e bomba. (Skimmer a esquerda e HF-600 a direita)
Imagem

Agua cristalina em menos de 24 horas (na foto o vidro estava sujo ainda, mas eu já limpei). O copo do skimmer estava todo branco do pó do substrato, eu achava que o skimmer não tirava pó, mas ele tirou tudo.
Imagem

Comprei um filtro Atman HF-600 para colocar algumas mídias já que eu não tenho SUMP. Ele circula 650L/h, tem bastante espaço para mídias e tem um copo coletor de superfície que vai ser bem útil também. Neste filtro eu coloquei 1 litro de siporax mini e 100ml de purigem. O siporax coube sem precisar tirar o refil (tirei só aquela placa preta), então eu ainda fiquei com o perlon e carvão do refil pra ajudar na filtragem (será que o carvão desse refil da Atman é confiavel? sem fosfato e nitrato?).

Na saída do skimmer (que é hang-on) eu tirei o refil e coloquei um pouco de ROWA PHOS (Removedor de Fosfato e Silicato). Só que pelo que eu li no manual, o refil desse skimmer ajuda a evitar micro bolhas (é um refil desses normais com perlon e carvão), então estou pensando em colocar um perlon ou algo mais fino junto com o rowa pra tentar manter essa função, pois pelo menos até o momento o filtro ainda está soltando micro bolhas. Estou aguardando uns dias pra ver se diminui, e só então vou fazer um ajuste fino do skimmer.

Foto das mídias.
Imagem

É isso aí!!
Em breve postarei o resultado dos primeiros testes.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#11 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Daniel Que peixes pretende colocar no seu Aquario :?: Ele esta demais hennn. clapping_02

E o que vc vai usar de iluminação. não liga não para tantas perguntas valeu só pra agente saber pare..er ser natural é :?: . bye1



Um Abçs para vc e sua familia Valeu cara. icon_joia

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#12 Mensagem por DanielFroes »

Marcus, obrigado pelo elogio!

Não decidi todos os peixes ainda, estou estudando. Por ser um aquário pequeno devo ter poucas unidades e de tamanhos pequenos. O "nemo" minha namorada já decidiu que eu vou ter, então este deve ser o primeiro que devo colocar. Tem muitos que tenho vontade, mas vou ter que escolher poucos.

A luminária ainda não está decidida, por enquanto eu peguei uma Boyu PL de 9w que eu tinha em outro aquário só pra clarear um pouco. Mas a intenção é conseguir uma luminária boa, de preferencia de LED, estou até pensando em fazer eu mesmo, mas to meio perdido na escolha do material, quero uma com bom acabamento.

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#13 Mensagem por ThiagoBG »

Gostei do Layout. Ficou bem clean.

No meu eu peguei um gaveteiro que ia pro lixo e fiz uma tampa... Coloquei 2 T8 de 20w (uma actínica e uma branca). Bom que já deu pa colocar ventoinhas... tudo já na tampa mesmo.

Abraço!
Imagem

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#14 Mensagem por Marcus l lage »

Imagem


Ola pessoa este jogo de LED serve para o Daniel luz Azul. valeu.
Só tem que pedir a alquem que faça um surporte de aluminio. icon_joia Preço quarentinhassss


Um Abçs icon_joia

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#15 Mensagem por DanielFroes »

Marcus, essa luminária é azul? eu tenho uma parecida, mas é branca e é BEM fraquinha, uso ela como luz de emergência mesmo, fica na cozinha.

Estou ainda com a idéia de fazer uma luminária de LED, de preferência de boa qualidade (LEDs de 1 a 3W), estou ainda pensando nos materiais que posso usar e como apoiar ela no aquário.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#16 Mensagem por Marcus l lage »

Esta eu vou colocar na minha sump. Pensei que no reef daria ela tem liga para mais claridade e para nenos e liga na energia mesmo, mais esta é azul fiz um video do meu Aquario novo com ela na sump ver lá em mostre seu Aquario o video dela tala.ver se serve quando ver o video. icon_joia

Um Abçs valeu icon_joia

Vitor
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 26
Registrado em: 15 Nov 2010, 00:22
Apelido: Vitao
Cidade: Santos
País: Brasil

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#17 Mensagem por Vitor »

E ae daniel ficou show de bola hein.... tava namorando um aqua dolphing desse e o numero 6?E quanto a luminaria da uma olhada na minha la eu que fiz toda com lampadas pl 27w coloquei duas e umas ventuinhas. Da uma olhada la no meu topico. Mais pro seu aqua acho que ficava mais legal vc fazer o suporte da luminaria de vidro . Meu proximo aqua vou fazer de vidro....
Valew meu boa sorte.

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#18 Mensagem por DanielFroes »

Valeu Vitor!!
Eu vi a sua luminária, achei show de bola, ficou bom o acabamento! Eu tava com o desejo de uma luminária de LED, fica muito bonito e se tudo estiver OK um dia colocarei corais mais exigentes, então já tento colocar tudo do melhor. Estou estudando as idéias de luminárias (PL, T5 e LED), vou precisar de uma urgente, por enquanto to com uma PL de 9W apenas emprestada.

Esse aquário Dolphin eu gosto muito, tenho um dele de água doce também, não sei te dizer a numeração, mas é o de 50cm. O acabamento dele é excelente!

Como você está pensando em fazer o suporte da luminária de vidro? Gostei da idéia mas não imagino como fazer!

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#19 Mensagem por Renan Kfouri »

Muito legal a montagem, eu só desencostaria as rochas do fundo, deixaria um espaço pra melhorar a circulação!

Abraços!

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Pico Reef do Cerrado (Primeiras Fotos)

#20 Mensagem por DanielFroes »

Obrigado Renan! As rochas não estão encostadas no fundo não, tem um espacinho bom até, na segunda foto dá pra você ver a parte de trás das rochas com um "pézinho" feito de durepóxi, eu fiz exatamente pra poder inclinar as rochas sem encostar nem encher o fundo de rochas. Inclusive o aquecedor está ali atrás das rochas meio escondido. Vou colocar uma foto dele de lado mas foi do dia da montagem então a água ainda estava bem branca.

Aqui da pra ver um pouco como está atrás das rochas, depois tiro uma foto melhor.
Imagem

Coloquei umas pequenas rochas que pequei de um aquário já maturado pra tentar acelerar a biologia.
Imagem
Imagem

Primeiro habitante que veio de brinde nas rochas do outro aquário. (É um Ofiuro certo?)
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”