🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Removedor de Fosfato e Nitrato Mega Power -DIY

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Luiz Moraes

Removedor de Fosfato e Nitrato Mega Power -DIY

#1 Mensagem por luiz moraes »

Bom pessoal, buscando coisas curiosamente na internet eu encontrei o seguinte post sobre um sistema de filtragem para remoção de nitrato e fosfato do aquário e que me parece muito bom. Então resolvi traduzir pra que discutíssemos esse sistema. Eu pretendo testar em um aquário í parte em breve, se alguém conseguir fazê-lo antes de mim ou comigo, será ótimo para discutirmos o funcionamento desse filtro. Segue o link original:Mega powerfull nitrate and fosfate remover.
Só um comentário que devo deixar aqui é que as unidades de medida como polegadas e gallons, eu tentei traduzir para o que usamos no Brasil, se alguém tiver alguma correção í fazer, por favor me ajudem a melhorar a tradução, principalmente quanto ís medidas.

Usei para 1 gallon: 3.78 Litros e para 1": 2.54 cm.

Mega Powerful Nitrate and Phosphate Remover - DIY!
Tópico traduzido e adaptado de : http://www.aquaticplantcentral.com/foru ... r-diy.html
Você está cansado das algas verdes nas suas rochas? Você tem que limpar o vidro do seu aqua mais de uma vez por semana? Bom, então tenho certeza que já te disseram (ou você mesmo descobriu) que o seu Nitrato e/ou Fosfato estão em níveis elevados. Certamente se eles estão elevados as algas verder começam í crescer. Fosfato é o mais importante: Se você detectar fosfato com qualquer um desses testes que vendem em lojas de aquário, então o nível de fosfato é alto o suficiente para causar o crescimento de algas. Então o que eu devo fazer?
Construir um filtro de algas! Um filtro de algas (repositório de algas), basicamente livra a sua água do nitrato e fosfato que deixando suas rochas e vidros livres das algas. Isso é feito “movendo” o crescimento dessas algas do seu tanque para uma “tela” fora dele. A idéia é você criar um melhor ambiente de crescimento de algas em uma tela fora do aquário de modo que elas cresçam na tela e não no seu tanque. Funciona muito bem, tanto em aquas de água doce quanto nos marinhos. Segue a foto do aquário do autor do artigo em dezembro de 2008:

Imagem

Em resolução maior: http://www.radio-media.com/fish/Whol...12-29-2008.jpg
Detalhes do aqua: http://www.radio-media.com/fish/Tank.htm

O que se deve esperar desse filtro: Se você construir um filtro de algas corretamente, seu nitratro e fosfato abaixarão incrivelmente, algumas vezes para níveis imensuráveis por um teste comum, em 8 semanas. Eu (o autor) uso os tests da Salifert e a leitura é de que eu limpei a zero os níveis de fosfato e nitrato. Se você tiver pensando em tentar isso sozinho, então aí vai um filtro de algas.

Esse é o filtro de algas DIY original em um balde de 18 litros onde eu comecei, era o único filtro que eu tinha (exceto as rochas vivas) no meu aquário de 378 litros:

Imagem

Aqui é o filtro funcionando com as luzes acesas:

Imagem

Tive uma versão feita em acrílico, usando lâmpadas T5, é a caixa preta longa que aparece no sump:

Imagem

Esses são os materiais que você vai precisar pra fazer a versão desse filtro em um balde:

Imagem

Meu nitrato e fosfato estão zero (limpos, nos testes da Salifert), e as únicas coisas no meu sump são água e a bomba do meu filtro de algas. Eu tirei o skimmer, carvão ativado, resina phosban, Perlon e sharkbag. Eu não uso ozonizador, vodka, zeolita ou qualquer coisa do tipo. Também tenho dado bastante comida, o suficiente para com a antiga filtragem eu ter que limpar o vidro duas vezes por semana e tudo no tanque estar coberto por algas verdes e marrons. Sensacional. E não é só no meu tanque, nos últimos 6 meses, centenas de outras pessoas criaram versões desse filtro de algas. Todos tiveram seus níveis de nitratos e fosfatos reduzidos e a maioria deles eliminaram completamente as algas das ronchas, troncos, areia e vidros.

A única coisa que você precisa é se decidir sobre o quão grande o seu filtro precisa ser e se você o montará próximo do seu tanque, em um balde ou no seu sump. A regra básica é um centímetro quadrado de tela para cada 3 litros de água no tanque (se você colocar luzes dos dois lados da tela), o tamanho da tela deve ser o dobro se você colocar luzes de um lado da tela somente. Uma tela de 30cmX30cm, iluminada pelos dois lados, equivalente a 900 centímetros quadrados que trata 300 litros. Uma de 15X15 tem 225 centímetros quadrados e trata 75 litros. Um filtro de algas é realmente pequeno como você pode notar. Um nano reef de 45 Litros precisa de uma tela de 12X12 cm! Essa pequena pecinha pode substituir um skimmer, refúgio, removedor de fosfato, carvão ativado, sharkbag e trocas de água se a finalidade desses dispositivos for somente reduzir nitrato, fosfato e diminuir algas. Se esses dispositivos de filtragem são usados com outras finalidades, então você não poderá substituí-los. Se seu aquário é maior do que 284 Litros, então comece com um balde de 18 Litros e veja o que acontece. Você pode adicionar um segundo filtro a qualquer momento ou fazer um maior depois.
A minha versão em balde do exemplo levou 4 horas pra ser feita. A água passa pelo cano de pvc até o topo, escorre pela tela e então escorre até o fundo. É isso!
Eu posso colocar bastate comida no tanque e o que não for comido por corais ou peixes eventualmente acabará no filtro de algas (ao invés de alimentar algas no vidro, rochas ou troncos)

Aqui vai um exemplo de uma tela DIY para o filtro já feita, para um nano:

Imagem

Imagem

Imagem

Para os maiores:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui vão algumas vantagens de se usar um fitro de algas:

- Permite-lhe alimentar o tanque com grandes quantidades sem causar o crescimento de algas.
- Substitui TPA’s caso essas sejam feitas somente para diminuir nitrato, fosfato ou o crescimento das algas. Caso contrário ele NíO substitui as TPA’s.

- Aumenta a quantidade de copepods.
- Aumenta o PH

- Aumenta a oxigenação.
- A não propagação de algas no tanque. Esse filtro remove as algas do tanque.
- Não tem cheiro de algas (apesar de um ligeiro cheiro de mar durante a limpeza)
- É bem silencioso, semelhante a uma cascata decorative de mesa. Suas bombas fazem mais barulho.
- Não cria microbolhas quando é bem feito.
- Remove ammonia também.
- Funciona em aquários de água salgada, água doce e em lagos também.

Como fazer o seu:

Primeiro, pegue a sua tela. Qualquer material rígido contendo furos, como apoio para tricô, lona plástica, tapete de lona, protetor de calha, ou divisor de aquários. Tente ir a lojas de ferragens, loja de artesanatos, loja de jardinagem, loja de costuras, ou apenas pegar um desses online (em ordem de preferência):

http://www.craftsetc.com/store/item.aspx?ItemId=43844
http://www.aquaticeco.com/subcategor...nk%20divider/0

Nota do tradutor: Eu acredito que uma tela acrílica das que usamos em mudários sirva para fazer esse filtro, mas a primeira opção que ele colocou no link me parece muito boa, só não sei onde encontrar isso aqui no Brasil, conheço esse tipo de tela em tecido e não em plástico.
Não use tela de janela (mosquiteiro). O principal problema de usar esse tipo de tala macia é que ela precisa se manter esticada e esse tipo de tela irá dobrar ou enrugar. Telas rígidas são mais fáceis para montar o filtro e mais fáceis de limpar.
Se você tiver um nano com um compartimento de filtro na tampa, então a tarefa fica bem fácil: Somente corte um pedaço de uma tela para substituir a esponja do filtro e coloque-a onde a esponja estava. Deixe o compartimento aberto e ponha uma luz forte em cima, diretamente na tela. Essa é uma boa lâmpada para fazer o filtro, ela sera brilhante o suficiente para “alimentar” a tela e para iluminar o seu nano também:

http://www.buylighting.com/23-Watt-R...1r4023-51k.htm

Se o seu nano não tem compratimento de filtro em cima, ou se você tem um tanque comum (com sump), então aqui vão algumas opções para versões maiores:

Imagem

Imagem

Imagem

A primeira coisa a considerar é o fluxo na tela. Você precisa de 130 L/H para cada dois centímetros de largura da tela. Assim uma tela de 4cm precisa de 260 L/H e assim por diante. Aqui temos uma tabela:
Largura da Tela----- Litros por hora

2.54cm 132.3L/H
5.08cm 264.6L/H
7.62cm 396.9L/H
10.16cm 529.2L/H
12.7cm 661.5L/H
15.24cm 793.8L/H
17.78cm 926.1L/H
20.32cm 1058.4L/H
22.86cm 1190.7L/H
25.4cm 1323L/H
27.94cm 1455.3L/H
30.48cm 1587.6L/H
33.08cm 1719.9L/H
33.02cm 1852.2L/H
35.56cm 1984.5L/H
38.1cm 2116.8L/H
40.64cm 2249.1L/H
43.18cm 2381.4L/H
45.72cm 2513.7L/H
48.26cm 2646L/H
50.8cm 2778.3L/H

Tabela que o autor usou com medidas de polegadas e gallon por hora:
Largura da tela ----- Galões por hora (GPH)

1 "35
2 "70
3 "105
4 "140
5 "175
6 "210
7 "245
8 "280
9 "315
10 "350
11 "385
12 "420
13 "455
14 "490
15 "525
16 "560
17 "595
18 "630
19 "665
20 "700

Note que para o fluxo, não importa o quão alta é a tela, somente a largura da mesma. Vamos começar com um overflow de alimentação: Neste caso a quantidade de fluxo é pré-determinada pelo quanto já está transbordando, o fluxo máximo que você obterá pela tela será o quanto você tem no seu overflow agora. Isso será fácil de descobrir, contando quantos segundos leva para o transbordamento encher um recipiente de um gallon (3.78 Litros):

60 segundos = 226.8 L/H
30 segundos = 453.6 L/H
15 segundos = 907.2 L/H
10 segundos = 1360.8L/H
8 segundos = 1701 L/H
5 segundos = 2721.6 L/H

Pegue essa medida de L/H, divida por 132.3 e multiplique por 2.54 para obter o número em centímetros de largura que sua tela deverá ter. Por exemplo, se a sua queda de água for de 907.2 L/H, então divida por 132.3 e multiplique por 2.54 e você obterá 17.41 (ou somente 17 ou 18) centímetros. Então sua tela deverá ter 17 cm de largura. Quão alta deve ser a tela? Alta o suficiente para que ela entre na água (isso manterá a queda silenciosa). Mas para o fluxo, a altura não é tão importante quanto a largura.

Bomba de alimentação (circulação): Já que você tem que usar uma bomba para controlar a queda, comece com o tamanho da tela que pode caber no seu espaço. Se a tela ficar dentro do seu sump, então meça quão comprida será a sua tela. Pegue a medida de comprimento que você tirou, e multiplique por 132.3 e divida por 2.54 para saber quantos Litros por hora você precisará. Por exemplo se você pode usar uma tela de 25.40 cm no seu sump ou balde, então multiplique 25.4 por 132.3, obtendo 3360.42 e divida por 2.54, obtendo 1323 L/H. Então a sua bomba deve ter 1200 L/H ou pouco mais para esse tamanho de tela.

Você pode fazer o seu setup usando o qualquer método que você gostar. A única dificuldade é a parte do cano para a cascata, que tem que ter uma parte de corte com largura correta para que a tela caiba. Não faça o corte muito comprido, comece com somente 3mm e você poderá aumentar depois se precisar, com base no fluxo de água que você obtiver. Eu usei uma Dremel pra com uma cerra circular:

Imagem

Agora instale o cano sobre a tela no balde ou sump inclinando o cano e começando o encaixe por um dos lados, em seguida encaixando o cano no resto da tela. Você pode ter que mexer na tela em alguns lugares para fazê-lo caber:

Imagem

Iluminação: Esse é o aspecto mais importante de todo o sistema. Você deve, DEVE, ter iluminação forte. Eu vou colocar novamente o link para a lâmpada que eu citei anteriormente:
http://www.buylighting.com/23-Watt-R...1r4023-51k.htm

Essa é a watagem mínima que você tem que ter nos dois lados da sua tela. Você pode obter lâmpadas mais fortes, ou usar múltiplas lâmpadas pelos lados, para telas maiores do que 30X30, ou para tanques com maiores cargas de resíduos. Quanto mais forte for a potência das luzes usadas na tela, mais nitrato e fosfato serão retirados do tanque e mais rapidamente isso acontecerá. Você não pode exagerar nas luzes. Quando alguém disser que não há algas crescendo na tela ou não está funcionando corretamente, o problema sempre é do uso de luzes fracas, ou que estavam í mais de 10cm de distância da tela. À todo instante.

Operação:
Independentemente de qual versão você construir, o processo de inicialização sera o mesmo. Primeiro, limpe a tela com água corrente (sem sabão), enquanto isso esfreque com algo abrasive. Em seguida seque-a e lixe de ambos os lados. Então pegue algumas algas (qualquer tipo) do seu aquário e esfregue de ambos os lados. Então jogue água em cima da sua tela para remover o excesso de algas perdidas, você não verá os sporos remanescentes que ficam na tela... Eles são muito pequenos, mas estarão lá.
Ponha um times nas lâmpadas, para 18 horas ligado e 6 horas desligado. Você não verá absolutamente nada crescendo na tela nos 2 primeiros dias. Mas no 3º dia você começará a ver algum crescimento castanho claro (marrom claro), e 5º dia a sua tela deverá ter um revestimento marrom claro. Se essa quantidade de algas não aparecer na sua tela, sua iluminação não está forte o suficiente (você usou uma lâmpada mais fraca), ou as lâmpadas não estão perto o suficiente da tela (não pode ser mais do que 10 cm da metade da tela). Aumente o poder de iluminação ou coloque as lâmpadas mais perto.

Quando a tela estiver parecida com isso:

Imagem

… Então você deve limpar pela primeira vez, comente de um lado. Leve a tela até a pia, ligue a torneira, deixe a água escorrer pela tela e somente passé os dedos pela tela (não as unhas):

Imagem

Espere uma semana e limpe o outro lado da tela, gentilmente. Espere mais uma semana e limpe o primeiro lado novamente e assim por diante. Depois de um tempo você terá que pressionar com um pouco mais de força para tirar algas da tela, e depois de alguns meses você provavelmente precisará raspá-la com algo, e eventualmente se tornará tão forte que você precisará de uma lâmina para raspar. Mas por enquanto, seja gentil, você sempre quer algumas algas para permanecer na tela quando você tiver acabado. NUNCA limpe a tela completamente. As algas tem permanecer na tela para fazer a filtragem.

Não se esqueça de testar seu nitrato e fosfato antes de você começar a filtrar, e a cada dia seguinte. Eu uso Salifert:

http://www.marinedepot.com/ps_Aquari..._salifert.html

Publique suas fotos de como fez isso, o crescimento no dia a dia e seus níveis de nitrato e fosfato lidos, então poderemos todos ver como você está fazendo! Tem um monte de informações que eu não coloquei aqui (para manter o artigo curto) e eu estou disponível para responder a todas as perguntas. Se você tiver alguma situação fora do comum, ou se você acha que tem algo novo, então posta aí pra gente.

Bom pessoal, é isso, espero que a tradução ajude, não está das melhores mas acho que dá pra entender a mensagem que o autor quis passar. Se tiverem sugestões, idéias ou qualquer coisa pra enriquecer esse post, mandem brasa, vai que daí sai mais um sistema de filtragem para usarmos em nossos tanques...

Abraços í todos.

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Removedor de Fosfato e Nitrato Mega Power -DIY

#2 Mensagem por antonio carvalho »

eu gostei! atualiza ai!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

#3 Mensagem por Valter Pereira »

A vontade de fazer é grande... o único problema aqui é o espaço..
To precisando de um brinquedo desses!!

Vou ficar de olho, parabéns pela iniciativa Luiz.

Abráss.

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por luiz moraes »

Valeu Valter,
Espero em breve arrumar um espaço aqui pra fazer o teste desse esquema, vamos ver no que dá... Caso funcione vai ser duro criar coragem de largar o skimmer, sou dos que baba no skimmer espumando... =P

Se alguém puder fazer os testes comigo, acho uma boa pra compararmos os resultados. Ainda preciso receber meu salário pra comprar os testes e começar a brincadeira. Acabei de montar um reef e to meio sem grana... hehehe

Abraços

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: mauricio_Nogueira
Recebeu Curtir: 5 vezes

#5 Mensagem por mauricio nogueira »

será q funciona? to enfrentando problemas com algas.... sou o maior criador de RVC... Rocha viva cabeluda hehehehehh

abraços

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por luiz moraes »

Hahuahaha RVC foi boa... =P

Eu acho que vale a pena testar, pelos fundamentos eu boto fé que dê certo, só não posso dar total certeza por não ter experimentado ainda.

Abraços

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#7 Mensagem por Marco Augusto »

nao sei se realmente funciona,
mas eu nao troca o metodo da vodka por nada, rsrs
2 meses ja com vodka , nitrato = 0 , fosfato = 0 sem algas...
as vezes limpo o vidro da frente do aqua...

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: LuizTapia
Recebeu Curtir: 1 vez

#8 Mensagem por LuizTapia »

Fala ae Marcão!!

Cara, eu já to naquela fase do desespero icon_censored icon_censored !!!!!

Amônia: 0ppm
Nitrito: 0,1ppm
Nitrato: 20ppm
Fosfato: 0,1ppm

O Skimmer tá rodando a milhão, já coloquei zeolites, doso 1,5ml de vodka todo dia (meu aqua tem 130L), uso Biodigest, e a icon_censored do nitrato não baixa nem a pau!!

Vou montar um filtro desse e vamos ver o que dá!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia
Atual --> Nano do Tapia 2 - A Fenix

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por Marco Augusto »

Grande Luiz...
como foram as festas?

cara, aqui em casa umas 3 semanas atras fiquei muito bravo , nitrato com 50ppm , fosfato estourando também
eu entrei em desespero , skimmer tirando muita sujeira e nada de me livrar do maldito nitrato e fosfato , so que eu nao tava nem pensando em usar
vodka porque na verdade ela ainda é muito discutida e muitos nao utilizam porque dizem que o aquario se torna viciado e quando interrompemos a adicao causa colapso etc etc etc, mas sinceramente? o Marcio da fazendo do chocolate usa e o aquario dele é maravilhoso, outros aquas que usam tb muito bem estabilizados , ai resolvi utilizar... cara faz 1 mes ja que estou dosando vodka , é cedo ainda pra te dizer alguma coisa sobre ela, mas te digo uma unica coisa... nitrato sumiu , mas nao sumiu um pouco ... sumiu tudo! kkkkk , fosfato ta bem pouco perto do 0 , so nao ta zero ainda porque tinha um carvao ativado made in paraguay no sump que eu descobri que era um dos causadores da minha insonia... rs

bom, esse filtro que foi postado ai em cima parece funcionar sim, mas todo tipo de filtro que utiliza biologia pra eliminar algum material é perigoso
portanto se foz fazer leia bastante antes de se aventurar , assim como o metodo da vodka , mas na minha opniao , vodka é o mais eficaz pra fosfato e nitrato , se com ela nao deu certo é porque existem fontes de entrada desses elementos no aquario que vc nao esta se dando conta, pode ser pela agua de reposicao , carvao ativado, ou alguma problema na montagem do reef ... se precisar de ajuda da um toque que na medida do possivel com um pouco de conhecimento tento te ajudar...

abraço

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por luiz moraes »

Eu acho que todos os métodos que temos hoje em dia quando bem feitos funcionam bem, por isso é que vemos vários aquários e histórias de sucessos e insucessos com as mesmas técnicas ou ís vezes rolou uma falta de sorte mesmo, pq acho que o sucesso não é atingido somente por um fator único, pode haver alguma coisa, como no caso do Marco que tinha o carvão atrapalhando, que diminua ou anule os resultados de algum método que utilizamos.

Eu estou usando no meu aqua uma telinha daquelas de berçário da boyu cheia de cerâmica e adiciono uma vez por semana (logo após a TPA) Micro Bacter 7 da Brightwell, mas não uso vodka nem nada, quase não fico em casa durante semana, então esse é um método que pro meu dia-a-dia não dá muito certo (infelizmente, eu gostaria de testar).

Mas a brincadeira com esse filtro de algas eu ainda vou fazer... hehehehe. Quero ver isso funcionando na prática, nem que eu tenha que montar um pico reef e lote ele de bixo pra ver no que dá ou jogue sujeira do skimmer do meu reef nele e fique monitorando o aqua (claro que o aqua tem que ser montado com luz e tudo pra ver se espoca de alga ou se o filtro é bom mesmo... =P)... huahuahuaha

Marco, show de bola saber de mais uma história de sucesso com a vodka, se eu conseguir me disciplinar na correria até tenho coragem de tentar...

Luiz, se for testar o sistema das algas posta a evolução e as fotos aí pra gente, assim quando eu fizer os meus testes aqui a gente vai compartilhando pra ter mais informações pro pessoal do fórum.

Abraços galeraaa...

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por LuizTapia »

Marcão,

As festas foram booooasss icon_drunk icon_drunk icon_drunk icon_drunk !!!

Kra, eu doso vodka há 3 meses...... icon_furious icon_furious

O meu fosfato baixou de 0,1ppm para 0,01ppm, mas até agora não sei o porque!!! icon_wacko icon_wacko

Vou montar, já arrumei uma placa de acrílico, vou bolar o esquema e na medida da evolução vou postando fotos aqui!

Xará,

Estamos no mesmo barco!!!! Essa é minha última esperança sem gastar muito!! icon_frusty icon_frusty

Grande Abraço!!!!!
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#12 Mensagem por Marco Augusto »

pois é ... no meu caso por enquanto resolveu com a vodka, ehehehe
viu, se fez jaubert? ou so botou o substrato no fundo?
o jaubert parece que nao , mas ajuda bastante com o nitrato

LuizTapia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#13 Mensagem por LuizTapia »

Coloquei a halimeda direto no fundo... fiquei com medo do jaubert dar um crash no sistema....
Abraços Fraternos!
Luiz Tapia

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por Marco Augusto »

rsrsrsrs...
ah eu fiz um jaubert mas nao por completo, rs
na verdade o sistema jaubert ja é bem antigo , antes utilizava-se as bombas pra fazer a fixação das bacterias nas zonas anaerobicas durante uma semana e tal, eu nao fiz nada disso , e pelo que percebi parece ter funcionado ou parece estar funcionando por enquanto, sistema jaubert dizem que com o passar do tempo vira um deposito de lixo e tal, mas pra mim ainda é um dos metodos mais estaveis que vejo funcionar ...

agora tem outra questao também , o nitrato nao era pra ser um elemento inicial no aquario por ser o ultimo elemento do ciclo do nitrogenio , eu confesso que teoricamente nitrato em aquario novo nao era pra se ter uma quantidade grande nao, porém acontece por alguns motivos que da pra se evitar,
e um deles é skimmer fraco, pelo que entendi no ciclo do nitrogenio o skimmer fica a grosso modo responsavel por retirar materia organica (amonia , fosfatos, nitratos etc) e como o nitrato é acumulativo e ultimo do ciclo se o skimmer nao tiver força suficiente pra tirar esses elementos , vai acumulando e chegando a niveis muito altos... e um detalhe o skimmer mesmo tirando muita sujeira ou "espumando" muito pode nao ser sinal de bom aproveitamento nao, o outro motivo da entrada de nitrato no reef é a montagem dele , no meu caso com certeza absoluta veio das rochas que coloquei , ela ja estava em outro aquario que tinha um pouco de nitrato , mas isso é relativamente mais dificil de resolver , mas nao impossivel pelo menos penso eu, eu fiz duas trocas parciais com 10% e 20% de agua do aquario e também ajudou bastante, Luiz tenta fazer umas trocas parciais pra ver se entre as trocas o nitrato da uma baixada, mas mesmo assim se ele voltar a aparecer precisa investigar melhor de onde vem vindo mesmo...

abraço

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por Marco Augusto »

Ahhhh outra detalhe Luiz...
esse metodo postado aqui como "Removedor de fosfatos e nitratos" eu acho que é meio equivocado ,
ele pode ser considerado um redutor de algas , mas nao sei se elimina nitrato nao cara, alem do que
no texto cita "Elimina as TPA's" ISSO NUNCA! TPA nao é feita com a intenção de retirar fosfatos e nitratos mas sim pra renovar o Ambiente
do aquario , colocando de volta os oligoelementos e traços elementos que o sistema necessita, a grosso modo podemos dizer que a "agua cansada" é substituida por uma agua nova , por isso que eu acho que essa solucao é muito superficial , nao demerecendo o nosso amigo que postou e os creditos de quem a fez , mas o que me parece é que o sistema acima descrito somente muda de lugar as algas , do display pra outro lugar no sump ou num filtro externo...

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#16 Mensagem por Marco Augusto »

Algumas dicas ja sabidas por alguns aquaristas de como evitar as algas clapping_02

Controlar a quantidade de peixes;
Alimentação sem excessos;
Cuidado com trocas parciais de água; use sempre água deionizada;
Mantenha uma boa circulação de água;
Use um Skimmer eficiente;
Remova o excesso de algas;
Use produtos sem fosfato e sem nitrato;
Use somente se necessário removedores de fosfato e nitrato;
Iluminação correta;
Cuidado com a temperatura;
Estimule o crescimento de algas calcárias;
Tenha algumas espécies de macro algas;
Tenha alguns mini paguros e turbo snail;
Tenha muita paciência.

a ultima dica é a melhor, e confesso que nem eu mesmo a tenho... rsrsrsrs
queremos tudo na hora, e o pior que houvi de um amigo logista esses dias "Marco seu aquario vai ficar bom daqui uns 6 ou 7 meses, ai sim voce pode dizer se tem nitrato e fosfato suficiente pra comprometer o sistema , por enquanto é tudo novo e tudo esta sendo alterado"
rsrsrs, em partes ... concordo

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#17 Mensagem por luiz moraes »

Marco, só pra esclarecer melhor, o autor do artigo disse que elimina as TPA's quando o intuito em fazê-las é somente o de eliminar fosfato e nitrato. Para você, pra mim e para a maioria dos aquaristas a TPA é feita por esses e por muitos mais motivos, mas se alguém na face da terra as faz com a intenção de reduzir/eliminar fosfato e nitrato (o que eu duvido, mas vai saber), eis a solução segundo o autor.

O fato de ter algas em um aquário significa alimento para as mesmas, que são fosfato, nitrato, entre outros que são nocivos para o aquário (por isso é que se coloca algas em um refúgio por exemplo), então não há equívoco quando se diz que um filtro de algas elimina nitrato e fosfato pois esses são os alimentos das algas e mantê-las cultivadas em um sistema controlado reduz a quantia desses alimentos no aquário, se não houvesse esse filtro, obviamente que essas algas nasceriam no tanque, e isso é o total sinal de que há sim um meio favorável para o crescimento das mesmas, e isso quer dizer: Nitrato e fosfato.

Dizer que o artigo está equivocado nesses dois aspectos é sim o equívoco, pode haver equívocos sim, mas não no que foi apontado.

Abraço,

luiz moraes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#18 Mensagem por luiz moraes »

Olha só como não há equívocos, as dicas que você mesmo deu são anti fosfato e nitrato. Vejamos:

Marco Ferro escreveu:Algumas dicas ja sabidas por alguns aquaristas de como evitar as algas clapping_02

Controlar a quantidade de peixes;Tanto nitrato quanto fosfato
Alimentação sem excessos;Nitrato e fosfato
Cuidado com trocas parciais de água; use sempre água deionizada;Fosfato
Mantenha uma boa circulação de água;Nitrato
Use um Skimmer eficiente;Nitrato e fosfato
Remova o excesso de algas;Paleativo somente, pois se houver nitrato e fosfato elas voltarão de qq maneira
Use produtos sem fosfato e sem nitrato;Nitrato e fosfato como a própria dica já diz
Use somente se necessário removedores de fosfato e nitrato;Notrato e fosfato, nesse caso o filtro de algas acho que se propõe em agir assim.
Iluminação correta;Se não houver nitratos e fosfatos não há tanto problema com algas nesse caso (se tiver os dois benditos elementos a iluminação pode favorecer o crescimento). Acho que afeta mais os corais do que outra coisa
Cuidado com a temperatura;O grande cuidado aqui é por causa da oxigenação e perda de animais por conta de temperaturas fora do padrão (o que aumenta amônia, nitrito,nitrato e fosfato. Aumentando algas consequentemente), amônia e nitrato são tóxicos afetam a respiração dos animais do tanque, já consegui usar uma boa aeração como auxílio em um tanque de discos até conseguir a redução de nitrato
Estimule o crescimento de algas calcárias;Nitrato e fosfato.Elas se alimentam de nitrato e fosfato, porém precisam de cálcio e magnésio para se reproduzir, tendo então crescimento mais lento do que as outras e perdendo na competição natural, mas a função das calcárias é exatamente reduzir fosfato e nitrato do tanque
Tenha algumas espécies de macro algas;Nitrato e fosfato. Isso é exatamente o mesmo que fazer o que o artigo do cara disse, porém com a idéia de ter o filtro de algas, você não precisa tê-las no tanque por exemplo, a competição de algas é a mesma, porém direcionada, como no caso dos refúgios.
Tenha alguns mini paguros e turbo snail;Paleativo, se alimentam das algas que crescem se houver nitrato e fosfato
Tenha muita paciência.Isso acho que é difícil pra qq aquarista praticamente... huahahahaha

a ultima dica é a melhor, e confesso que nem eu mesmo a tenho... rsrsrsrs
queremos tudo na hora, e o pior que houvi de um amigo logista esses dias "Marco seu aquario vai ficar bom daqui uns 6 ou 7 meses, ai sim voce pode dizer se tem nitrato e fosfato suficiente pra comprometer o sistema , por enquanto é tudo novo e tudo esta sendo alterado"
rsrsrs, em partes ... concordo

O que você deu de dicas reforça que não há equívocos quanto í redução de fosfato e nitrato.

Abraços

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#19 Mensagem por Marco Augusto »

Concordo em partes ,
a remoção do nitrato e fosfato do aquario por completo nao seria possivel com esse sistema , pois eliminando eles por completo as algas morreriam
de forma que algumas delas eliminaria fenol na agua, de qualquer forma entendi sim o relato do autor do projeto , so acho um pouco arriscado e confuso utilizar um sistema que so altera o local de propagação das algas , nesse caso o que me parece que é um eliminador de algas ou melhor dizendo, nao elimina e sim as alimenta pra que elas apareçam em local diferente no caso , o sump ... tudo bem que o aumenta das algas diminui o excesso de nutrientes ruins (nitrato e fosfatos) mas nao acredito que elimine por completo, e tem uma questao muito importante... nitrato e fosfato sao acumulativos , primeiro devemos descobrir a fonte deles senao de nada adianta tentar eliminar um elemento que esta entrando no reef por meios desconhecidos...

vlw
abraço

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Daniel
País: Brasil

#20 Mensagem por dletieri »

Meu... Já tinha visto este filtro outra vez (versão em inglês) e tinha gostado pacas!
Assim que alguém fizer, por favor compartilhe aqui no forum!
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”